FANDOM

Batalha das cinco Naturezas

Um exemplo das cinco transformações da natureza básicas.

Transformação da Natureza (性質変化, Seishitsu Henka) é uma forma avançada de controle do chakra. Isso implica na moldagem e definição de seu chakra em um tipo de inato de natureza de chakra, alterando suas propriedades e características. A transformação da natureza é uma das duas técnicas necessárias para a criação de uma técnica, sendo o seu homólogo a transformação da forma.[1][2] Poucos shinobi podem usar tanto a manipulação da forma e a manipulação da natureza.

Tipos Básicos

Diagrama de Relacionamento Elemental

Um diagrama circular das fraquezas de diferentes elementos. No sentido horário começando pelo topo: Fogo, Vento, Relâmpago, Terra e Água. O sentido horário também denota qual elemento em particular é forte contra.

Há cinco tipos básicos na qual a natureza do chakra pode ser transformada, chamados de Transformações da Natureza dos Cinco Elementos (五大性質変化, Godai Seishitsu Henka). Esses tipos também são chamados de elementos e não são só a origem dos nomes das Cinco Grandes Nações Shinobi, mas também os fundadores de todo ninjutsu elementar.[3] As cinco naturezas básicas estão todas conectadas em um círculo, onde cada uma é mais fraca que uma ou mais forte que outra.

As cinco naturezas básicas do chakra são:

  • Fogo (火, Hi), cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Fogo (火遁, Katon), que é forte contra Vento, mas fraco contra Água.
  • Vento (風, Kaze), cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Vento (風遁, Fūton), que é forte contra Trovão, mas fraco contra Fogo.
  • Trovão (雷, Kaminari), cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Relâmpago (雷遁, Raiton), que é forte contra Terra, mas fraco contra Vento.
  • Terra (土, Tsuchi), cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Terra (土遁, Doton), que é forte contra Água, mas fraco contra Trovão.
  • Água (水, Mizu), cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Água (水遁, Suiton), que é forte contra Fogo, mas fraco contra Terra.

Basicamente, isso significa que se uma técnica elemental é usada contra uma outra técnica elemental do mesmo nível, porém de uma natureza superior, então ela irá prevalecer. Porém, uma técnica de natureza inferior pode prevalecer sobre uma de natureza superior se tiver um nível maior, por exemplo, uma técnica que emprega apenas a Liberação de Água não pode extinguir uma técnica de fogo reforçada pelo vento, como visto quando Kakashi tentou apagar a técnica de fogo e vento combinados de Kakuzu com o a Liberação de Água: Formação da Parede de Água sem sucesso, foi no entanto contrariada pela combinação de água e vento: Técnica do Vórtex do Tufão de Água.

Contrabalança

Nas relações entre as naturezas de chakra existe o conceito conhecido como contrabalança (相殺, Sōsai). Este princípio afirma que duas técnicas da mesma natureza se cancelam se ambas possuem a mesma quantidade de chakra usado. Por exemplo, na luta de Kakashi e Kakuzu, ele cancelou a Liberação de Relâmpago: Falsa Escuridão de Kakuzu com sua própria técnica, o Corte Relâmpago.

Porém, se uma das técnicas tiver mais chakra, ela prevalecerá sobre a outra. Não apenas isso, mas a técnica mais forte iria absorver a mais fraca, e o usuário da técnica mais fraca receberia mais dano do que o normal. Por exemplo, na luta de Sasuke e Itachi, ambos se atacam com a Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo, e a técnica de Sasuke começa a ultrapassar a de Itachi quando ele ativa sua Marca da Maldição. Itachi reage ativando seu Amaterasu, que acaba consumindo todo o fogo criado com as duas técnicas, o absorve e cresce ao ponto de cegar o campo de visão de Sasuke.

Afinidade

Papel de Chakra

O resultado do chakra de Kakashi em contato com o papel especial: amassa.

Em geral, toda pessoa tem um chakra que possui afinidade com uma ou mais dessas naturezas básicas, fato que parece ser genético, pois existem clãs que possuem a mesma afinidade elemental. A maioria dos membros do Clã Uchiha, por exemplo, possui afinidade com o Fogo.[4]

Para alguém descobrir sua afinidade elemental, é utilizado folhas de papel feitas a partir de um tipo especial de árvore (que é cultivada e alimentada com chakra) que reagem ao menor sinal de chakra de diferentes maneiras, dependendo da natureza latente no chakra.[5]

As reações do papel de chakra são as seguintes:

  • Fogo: o papel vai inflamar e virar cinzas.
  • Vento: o papel será dividido em dois.
  • Relâmpago: o papel vai amassar.
  • Terra: o papel vai virar a sujeira e esfarelar.
  • Água: o papel vai ficar molhado/úmido.

Tendo conhecimento de sua afinidade elemental, torna mais fácil para aprender a criar e controlar a natureza em questão, embora ainda com uma afinidade este processo geralmente leva alguns anos. Shinobi não são limitados apenas a natureza que tem afinidade, apesar de tudo. A maioria dos que chegam ao posto de jōnin, já tem dominado duas naturezas.

Devido a dificuldade de dominar a natureza e o tempo necessário para aprender, é quase impossível para qualquer pessoa dominar todas as cinco naturezas através de métodos naturais. No entanto, Hiruzen Sarutobi foi capaz de dominar todas as cinco naturezas.[6] Aqueles que possuem o Rinnegan ou o Bashōsen também podem usar todas as cinco naturezas, enquanto Kakuzu as obteve roubando o coração dos outros. No anime, Fūka tinha-as por roubar chakra dos outros. Em Naruto Shippūden 3: Herdeiros da Vontade do Fogo, declarou-se que aquele que absorve cinco Kekkei Genkai com a Técnica Quimera ganharia um domínio sobre todas as cinco naturezas. Em Naruto Shippūden: Dragon Blade Chronicles, Naruto utiliza a Lâmina do Dragão, o que lhe permite usar todas as cinco naturezas.

Tipos Avançados

Liberação de ÁguaLiberação de CalorLiberação de ChamaLiberação de CristalLiberação de ExplosãoLiberação de FervuraLiberação de FogoLiberação de GeloLiberação de LavaLiberação de MadeiraLiberação de MagnetismoLiberação de PóLiberação de RelâmpagoLiberação de TerraLiberação de TempestadeLiberação de TufãoLiberação de VentoLiberação de YangLiberação de YinLiberação de Yin–YangDiagrama de Naturezas Avançadas

Além dos tipos básicos de natureza, há muitos tipos avançados. Esses elementos são formados com a combinação simultânea de mais de uma natureza básica de chakra, onde uma natureza completamente nova é criada com propriedades únicas, e é referida como um "tipo de natureza elemental-recomposta". Essa habilidade de combinar elementos é única dos Kekkei Genkai ou Kekkei Tōta. No anime, afirma-se que aqueles com a capacidade de utilizar naturezas avançadas possuem uma afinidade com suas naturezas de chakra originadoras e podem ativa-las simultaneamente.

No mangá, dez naturezas foram mostradas

  • O Gelo (氷, Kōri), usado ​​por Haku e o Clã Yuki, é criado pela combinação simultânea das naturezas Água e Vento. Esta natureza permite o uso de ninjutsu de Liberação de Gelo (氷遁, Hyōton). Usado através de um kekkei genkai.
    • Os ninjas de Yukigakure foram capazes de usar um tipo diferente de Hyōton, recorrendo ao gelo já existente, neve e frio. Esta não foi uma kekkei genkai, como Kakashi pôde copiar uma dessas técnicas com o seu Sharingan. Este é provavelmente um erro, já que a kekkei genkai do clã Yuki não tinha sido referida como "Liberação de Gelo" ainda naquela época, e também os detalhes da transformação da natureza ainda não haviam sido revelados, permitindo que os criadores de Naruto o Filme: Conflitos Ninjas no País da Neve para "inventar" esta natureza "nova". Além disso, enquanto que as técnicas de gelo de Haku teve efeitos incomuns, este tipo de Liberação de Gelo foca efeitos mais evidentes do gelo, tais como congelamento.
  • A Madeira (木, Ki), usada por Hashirama Senju, Yamato, Danzō Shimura, Madara Uchiha, Zetsu, e Obito Uchiha, é criada combinando simultaneamente as naturezas Terra e Água. Esta natureza permite o uso de ninjutsu de Liberação de Madeira (木遁, Mokuton). Usado através de um kekkei genkai.
  • A Lava (溶岩, Yōgan), usada por Son Gokū e seu jinchūriki Rōshi, bem como Mei Terumī, Kurotsuchi, Dodai e Kyūsuke, é criada pela combinação simultânea das naturezas fogo e terra. Esta natureza permite o uso de ninjutsu de Liberação de Lava (熔遁; 溶遁, Yōton). O Yonbi e Rōshi usam através da habilidade da própria Besta com Cauda, enquanto Mei, Kurotsuchi , Dodai e Kyūsuke usam através de uma kekkei genkai.
    • Subentende-se que as duas formas de escrever essa natureza (熔遁; 溶遁) estão apontando que elas são diferentes de alguma forma. Elas são ligadas em torno e se alternaram ao longo da trama, com personagens de Iwagakure, Kumogakure e Amegakure usando o kanji "熔" e a personagem de Kirigakure usando o kanji "溶". No entanto, o verdadeiro propósito desta diferença é desconhecida.
  • A Chama (炎, Honō), usada ​​por Sasuke Uchiha, origina as chamas do Amaterasu e permite o uso de ninjutsu de Liberação de Chama (炎遁, Enton). Não se sabe o que esta natureza implica.
  • A Tempestade (嵐, Arashi), usada por Madara Uchiha e Darui e roubada por Hiruko a partir de um shinobi desconhecido, é criada pela combinação simultânea das naturezas relâmpago e água. Esta natureza permite o uso de ninjutsu de Liberação de Tempestade (嵐遁, Ranton). Usada através de um kekkei genkai.
    • É provável que os dois usuários estavam usando um tipo diferente deste elemento, já que Hiruko é um personagem visto apenas em Naruto Shippūden 3: Herdeiros da Vontade do Fogo, e Darui não tinha sido introduzido naquela época. Há também uma diferença significativa entre as técnicas desta natureza que eles usam.
  • A Fervura (沸騰, Futtō), usada por Mei Terumī , Han e Kokuō é criada pela combinação simultânea das naturezas Água e Fogo. Esta natureza permite o uso de ninjutsu de Liberação de Fervura (沸遁, Futton). Usada através de um kekkei genkai.
  • Han utiliza Fervura pois é o Jinchūriki do Kokuō que acabam usando através de sua Besta com Cauda.
  • A Poeira (塵, Chiri), usada por Ōnoki e , é criada combinando simultaneamente as naturezas fogo, terra e vento. Esta natureza permite o uso de ninjutsu de Liberação de Poeira (塵遁, Jinton). Usado através de uma kekkei tōta.
  • A Explosão (爆発, Bakuhatsu), usada por Gari e Deidara, permite o uso de ninjutsu de Liberação de Explosão (爆遁, Bakuton). Não se sabe o que esta natureza implica. Usada através de uma kekkei genkai.
  • O Calor (灼熱, Shakunetsu), usado por Pakura, permite o uso de ninjutsu de Liberação de Calor (灼遁, Shakuton). É sugerido sendo criado pela combinação simultânea das naturezas fogo e vento. Usada através de um kekkei genkai.
  • O Magnetismo (磁力, Jiryoku), usado por Toroi, Terceiro Kazekage e Rasa, permite o uso de ninjutsu de Liberação de Magnetismo (磁遁, Jiton). Ele é criado através da combinação simultânea das naturezas de Vento e Terra. Usado através de um kekkei genkai.

Tipos Não-Canônicos de Naturezas

No anime, novelas e filmes, cinco naturezas avançadas adicionais foram mostradas:

  • Cristal (結晶, Kesshō) cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Cristal (晶遁, Shōton), usado por Guren. Esse elemento provavelmente combina simultaneamente a natureza Terra com outra não especificada. Não se sabe quais são suas naturezas. Aparece apenas no anime.
  • Escuridão (冥暗, Meian) cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Escuridão (冥遁, Meiton), roubado por Hiruko no filme. Não se sabe quais são suas naturezas. É usado através de kekkei genkai.
  • Aço (鋼, Hagane) cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Aço (鋼遁, Kōton), roubado por Hiruko no filme. Não se sabe quais são suas naturezas. É usado através de kekkei genkai.
  • Velocidade (迅速, Jinsoku) cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Velocidade (迅遁, Jinton), roubado por Hiruko no filme. Não se sabe quais são suas naturezas. É usado através de kekkei genkai.
  • Tufão (颱, Taifū), cuja natureza cria ninjutsu de Liberação de Tufão (颱遁, Taiton), é uma kekkei genkai utilizada Nowaki. Ela é composta pelo uso avançado da Liberação de Vento.

Combinando com a Transformação de Forma

Enquanto a Transformação da Natureza muda a natureza atual do chakra, a Transformação da Forma permite que o ninja mude a forma atual e as ações do chakra, alterando suas habilidades. Por causa disso, uma técnica como o Rasengan pode se tornar na Liberação de Vento: Rasengan ou na Liberação de Vento: Rasenshuriken, pelo vento ser adicionado ao movimento do chakra. A natureza cortante desse chakra é usada em conjunção com a forma de milhões de lâminas minúsculas em uma formação em espiral, resultando numa técnica muito mais poderosa, assim visto quando esta foi usada em Kakuzu.

Yin e Yang

O chakra de Kurama, Minato e Naruto se unindo

O chakra Yin e Yang da Nove-Caudas.

À parte dos cinco tipos básicos de transformação da natureza, existe um sexto tipo: o Elemento Yin-Yang (陰陽遁, Onmyōton ou também In'yōton), que é a combinação do Yin (陰, In), a base da imaginação e da energia espiritual, usado para executar a Liberação de Yin (陰遁, Inton; "Estilo Sombra"); e do Yang (陽, ), a base da vitalidade e da energia física, usado para executar a Liberação de Yang (陽遁, Yōton; Viz "Estilo Luz"). Yamato sugeriu que o Yin-Yang é a fonte das técnicas não-elementares, como genjutsu, Ninjutsu Médico, Técnica de Imitação das Sombras, Técnica do Tamanho Múltiplo, etc.[7]

A transformação do Yin-Yang tem a ver com alterar a quantidade e a balança entre a energia física e espiritual no chakra. Assim como foi explicado por Shikamaru, os vermes de Tayuya eram formas de energia espiritual que tinham pequenas quantidades de energia física, portanto eles eram sedentos de energia física para assim ganharem estabilidade. Shikamaru também disse que Tayuya era o mesmo tipo de ninja que ele, sendo capaz de usar tipos de "chakra especial" em combate, fortalecendo a ideia de que as técnicas de sombras do clã Nara são baseadas em Yin-Yang.[8]

Curiosidades

  • O conceito de Transformação da Natureza é baseado na arte do Onmyōdō (陰陽道, literalmente Caminho do Yin-Yang), que mistura ciência naturais com ocultismo.
  • Técnicas como Projétil do Óleo de Sapo e a Técnica da Nuvem de Veneno mencionam a "conversão" ou "mistura" de chakra em materiais ou substâncias, mas nunca mencionaram algum uso de naturezas do chakra. Além disso, essas técnicas não são naturezas avançadas justamente por possuírem ranks, e portanto não podem ser Kekkei Genkai.
  • Outras técnicas envolvendo manipulação de substâncias também são confundidas com naturezas do chakra, tais como seda, osso, e tinta. Porém essas substâncias não podem ser produzidas somente com chakra, o que significa que o chakra não muda sua natureza, e sim é usado para mudar substâncias pré-existentes.
  • No anime, durante o episódio 63, Yamato disse a Naruto que nenhum shinobi conhecido jamais dominou todas as cinco naturezas básicas. Isso foi mais tarde provado incorreto, como Hiruzen Sarutobi demostrou tal no capítulo 662. No entanto, no caso da declaração de Yamato, era exclusivo do anime e feito cinco anos antes do lançamento do capítulo.
  • Algumas naturezas, tais como Explosão e Magnetismo, não foram reveladas como naturezas avançadas até muitos capítulos após suas estreias.
  • É dito que o Espelho Yata contém todas as transformações da natureza para mudar suas características para defletir qualquer ataque.[9] Porém não se sabe se isso quer dizer que ele contenha elementos avançados também.
  • Depois de se tornarem o jinchūriki do Dez-Caudas, Obito Uchiha e Madara Uchiha utilizaram um novo tipo de transformação da natureza, que foi uma combinação de pelo menos quatro naturezas de chakra. Eles poderiam aplicar a transformação da forma a esta natureza e usar uma técnica única.

Referências

  1. Naruto capítulo 314, páginas 11-12
  2. Naruto capítulo 321, páginas 4-5
  6. Naruto capítulo 662, páginas 6-7
  8. Naruto capítulo 207, páginas 8-9
  9. Terceiro Databook, páginas 274-275

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Transformação da Natureza

  • Kurama e 5 transformação dá natureza

    4 mensagens
    • Pra mim isso totalmente possível, kurama uma bijju de sabedoria e nao podemos levar tão sério databook ou mangá porque eles focaram m...
    • Lendário, o mangá e o databook são duas fontes em que você deve levar a sério. Pois é a ideologia do criador que está ali. Essa sua id...
  • Combinações

    4 mensagens
    • Liberação de Fogo + Liberação de Relâmpago = Liberação de Velocidade Liberação de Vento + Liberação de Relâmpago = Liberação de Escuridão
    • Liberação de Fogo + Liberação de Relâmpago = Liberação de Explosão Liberação de Relâmpago + Liberação de Vento = Liberação de Velocidade