FANDOM

Enton (Sasuke Uchiha)

A Liberação de Chama: Kagutsuchi é um exemplo de Transformação de Forma.

A Transformação da Forma (形態変化, Keitai Henka) é uma forma avançada de controle do chakra e uma técnica importante na manipulação do chakra e na criação de uma nova técnica (jutsu). Ela envolve a mudança da forma e movimento do chakra, determinando seu tamanho, alcance e a função de uma técnica.

O maior exemplo dessa técnica é o Rasengan, decrito como o "último nível" de manipulação da forma. O Rasengan requer um amplo controle do chakra e não precisa de selos de mão. Com os preceitos aprendidos nos exercícios de controle de chakra da prática de escalar árvores e de andar na água, o Rasengan é apenas chakra girando e comprimido numa forma de esfera. Quando um jinchūriki está em suas transformações progressivas de bijū, o chakra ao seu redor começa a tomar a forma da besta, podendo até se materializar na carne e osso deles quando a transformação está num estágio avançado.

Combinando com a Transformação da Natureza

A Transformação da Forma é uma das duas técnicas necessárias na criação ou modificação de uma técnica, juntamente com a transformação da natureza. Enquanto a transformação da forma muda a forma e o movimento do chakra, a transformação da natureza muda a natureza atual do chakra, alterando suas propriedades e características. Por causa disso, uma técnica como o Rasengan pode ser tornar em uma Liberação de Vento: Rasengan ou em uma Liberação de Vento: Rasenshuriken. A natureza cortante de Vento, combinada com o movimento em espiral do chakra, pode mudá-lo para milhões de lâminas minúsculas em uma formação espiral, assim como quando Naruto usou o Rasenshuriken em Kakuzu.

Sasuke Uchiha também foi visto usando manipulação da forma e da natureza nas chamas negras do Amaterasu, criando a Liberação de Chama e as várias técnicas derivadas do Chidori.