FANDOM

Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre a técnica concebida pelo Mangekyō Sharingan. Caso você estiver procurando o artigo sobre o capítulo 392, você deve ir para Susanoo…!!.

O Susanoo é um humanoide feito de chakra do próprio usuário que luta em seu nome. É a terceira habilidade concedida para aqueles que despertaram as habilidades de ambos os Mangekyō Sharingan.

Atributos

Quando acionado, um ser feito de chakra é materializado em torno do usuário, agindo conforme uma extensão de seu corpo. Essa entidade se comporta basicamente como uma aura em suas fases iniciais, permitindo que o usuário se locomova dentro do Susanoo,[2] enquanto em fases mais avançadas o humanoide assume uma forma mais estabilizada, deixando o usuário suspenso dentro de si.

Apesar do Susanoo ser uma defesa muito eficiente contra os perigos externos, o usuário pode permitir a entrada de corpos estranhos para o seu interior,[3] embora isso propicie brechas à técnicas que consigam puxar o usuário de dentro para fora.[4] É possível também, a utilização de técnicas em seu interior, atravessando o humanoide de chakra sem interferências.[5] Ainda que sua defesa contra ataques físicos seja excelente, ele é ineficaz contra habilidades visuais[6] e sonoras.[7]

Sendo uma habilidade baseada no Mangekyō Sharingan, o Susanoo compromete a saúde do usuário, causando dores por todo o corpo, como demonstrado por Sasuke Uchiha, que descreveu a sensação de sentir dor em todas as células de seu corpo, aumentando ao longo do tempo e em estágios de desenvolvimento mais elevados.[8] Devido ao fato do Susanoo ser feito de chakra emitido pelo corpo do usuário, não é realmente necessário o Mangekyō Sharingan estar ativo enquanto estiver usando-o;[9] de fato, é possível utilizá-lo inclusive sem os próprios olhos.[10]

Desenvolvimento

Susanoo (Braço)

Sasuke manifestando o braço do Susanoo.

Como foi visto através do desenvolvimento do Susanoo do Sasuke, ele possui vários estágios. De acordo com a quantidade de uso do Susanoo, mais evoluído ele acabará se tornando. É possível manifestar o Susanoo fora de seu corpo, como demonstrado por Itachi em sua luta contra Nagato.[11] O usuário também pode utilizar versões mais incompletas da técnica, como meio de realizar ações mais simples, tais como o manifestamento da caixa torácica do Susanoo, como uma forma de defesa, ou, um braço para interagir com o ambiente. Após atingir a forma completa do esqueleto, desenvolver a musculatura e a pele do Susanoo, o usuário alcançará a forma humana completa deste.[12] Devido ao fato de estar em uma forma desestabilizada, o Susanoo fica apenas com a metade de cima do corpo, apresentando-se mais como uma aura do que uma própria forma humanoide completa, apesar de nem todos os usuários serem capazes de alcançar essa última forma.

Susanoo Perfeito Voando (Sasuke)

Susanoo perfeito de Sasuke.

Ao avançar para a próxima fase, uma espécie de armadura se forma ao redor do Susanoo, como uma espécie de proteção adicional, deixando-o com a aparência de um Yamabushi.[13] Em sua fase mais avançada, os usuários conseguem estabilizar o Susanoo para criar uma forma colossal, denominado como Corpo Completo — Susanoo (完成体 須佐能乎, Kanseitai — Susanoo, Literalmente significa "Corpo Completo — Ele com a habilidade de ajudar por todos os meios").[14] Nessa forma, é possível equipar armaduras ornamentadas, fazendo o Susanoo adquirir um nariz de Tengu, asas que lhe permitem voar e um par de katana, sendo intitulado como Susanoo Perfeito (完璧な須佐能乎, Kanpekina Susanoo), que é o poder máximo do Sharingan. É dito, também, que, nessa forma, ele possui o poder comparável a de uma besta com cauda,[15] conseguindo partir montanhas gigantes ao meio, e, quando reforçado pelo chakra do Seis Caminhos, possui a capacidade de destruir pequenos planetoides com relativa facilidade.[16] O usuário também é capaz de manifestar a armadura do Susanoo de forma separada, com o objetivo de equipá-lo em Kurama,[17][18] para melhorar as suas habilidades em geral.

Senjutsu Susanoo

Susanoo de senjutsu de Sasuke.

É possível para os usuários combinar o chakra utilizado para manifestar o Susanoo com o chakra vindo de outras fontes. Sasuke conseguiu utilizar o chakra da Transformação Sábia do Jūgo para fazer o Senjutsu Susanoo (仙術須佐能乎, Literalmente significa "Ele com a Habilidade de Ajudar por Todos os Meios da Técnica Sábia"), demonstrando as marcas do padrão do Selo Amaldiçoado do Céu, no qual se espalham por todo o seu Susanoo, deixando-o imune aos efeitos das técnicas de Obito como jinchūriki do Dez-Caudas.[14] Tempos depois, ele conseguiu armazenar o chakra das nove bestas com caudas dentro de seu Susanoo, aumentando drasticamente seu poder de fogo e tornando-o comparável com Kurama de Ashura de Naruto.[19]

Versão de Itachi Uchiha

O Susanoo de Itachi foi colorido de formas distintas: vermelho no anime,[20] e amarelo no mangá.[21] A forma do seu Susanoo possuia uma aparência mais humana, e conforme iria avançando, ele adquiria uma aparência de um faraó. Itachi conseguia manifestar dois pares de braços, a fim de ter uma variedade mais diversificada de ataques.[22] Em sua forma final, ele adquire uma armadura vermelha com traços que lembram muito os guerreiros Tengu. Exclusivo para o game, Itachi ganhou a sua versão do Susanoo Perfeito, no qual adquire o corpo completo, uma espada diferenciada e possui asas, conseguindo a capacidade de voar.

Em sua forma esquelética, seu Susanoo possuía uma espada simples feita de chakra,[23] algo comum para todos os Susanoo. Enquanto e suas formas mais avançadas, ele era capaz de empunhar algumas ferramentas sagradas: a Espada de Totsuka; uma espada mística e etérea capaz de selar tudo o que perfurar, enviando o alvo para um mundo de genjutsu eterno,[1] e o Espelho de Yata; um escudo capaz de refletir qualquer ataque e é dotado de todas as transformações da natureza. De acordo com Zetsu, ao empunhar ambas as armas místicas, fazia o Susanoo de Itachi invencível. Em sua forma perfeita, o Susanoo de Itachi demonstrou uma espada diferencial e um escudo semelhante ao Yata é visto, porém não se sabe se possuem as mesmas características dos tesouros originais. Itachi conta também como um ataque de longa distância, o Yasaka no Magatama, diversificando ainda mais o seu arsenal.

Versão de Sasuke Uchiha

O Susanoo de Sasuke, assim como o de Itachi, foi colorido de forma diferente da sua versão original, enquanto no mangá ele foi colorido com um tom de anil,[24] enquanto no anime, ele foi colorido com um roxo mais claro. [25]. A aparência do Susanoo de Sasuke possui um visual mais demoníaco, muito mais evidente em sua forma de esqueleto, onde possui um par de chifres e dois antebraços direito e um esquerdo, embora ele pode manifestar dois braços esquerdo quando necessário.[22] Conforme Sasuke tinha sentimentos intensos de ódio, mais o seu Susanoo iria evoluindo, ficando com a aparência mais completa e rodeado por uma armadura semelhante a um Tengu, com um longo nariz, dentes afiados e usando brincos de magatama.[26] Após ele adquirir o Mangekyō Sharingan Eterno, a armadura tengu do seu Susanoo ficou com um aspecto de corvo, com seus braços com aparência de pele descascando e se tornando ainda mais medonho. Nessa fase, seu arco ficou ainda maior, ficando semelhante a um escudo e ele empunhava um orbe de chamas negras em sua mão direita.[27]

Em seu forma de corpo completo, seu Susanoo possuía uma força e agilidade incrível, como demonstrado em sua luta contra Obito como jinchūriki. Sasuke conseguia equipar uma armadura em seu Susanoo, deixando ele com a aparência mais completa do guerreiro Karasu Tengu (烏天狗, Karasu Tengu). Graças ao seu Rinnegan, Sasuke foi capaz de utilizar as asas do Susanoo para proteger a si mesmo e todos os seus companheiros de equipe do Tsukuyomi Infinito.[28] Depois de drenar o chakra de todas as nove bestas com caudas, seu Susanoo passou por mais uma mudança em sua aparência; sua armadura diminui e suas asas desapareceram, deixando mais evidente o seu interior feito pelo elemento raio, denominado como Susanoo de Indra (インドラ須佐能乎, Indora Susanoo). [29][30] Devido a sua maestria, Sasuke demonstrou ter a capacidade de canalizar algumas de suas próprias técnicas através do seu Susanoo.

Como padrão do Susanoo, em sua forma incompleta esquelética, ele possui uma espada de chakra básica, enquanto em sua forma completa, ele adquire um orbe de chakra que é capaz de produzir flechas de chakra, que podem ser imbuídas com chamas negras, que são tão velozes que somente foi possível desviá-las mandando-as para outra dimensão[31] ou com reflexos apurados cedidos pelo Modo Sábio.[32] Através desse orbe foi possível produzir uma lâmina semelhante a um Ōdachi, que é capaz de cortar através das raízes da Árvore Divina com facilidade,[33] e um arco feito de chakra, que aumenta de tamanho ao chegar na sua forma mais avançada. Em sua forma equipada com a armadura, o Susanoo de Sasuke demonstrou possuir um orbe de chamas negras empunhado em sua mão direita, que através dele, foi possível utilizar uma espada de chamas negras, flechas e disparar projéteis a alta velocidades. Em sua forma de corpo completo, seu Susanoo adquiriu um par de Katana e na sua forma final, ele era capaz de utilizar flechas de raios.

Versão de Madara Uchiha

Madara também é usuário do Susanoo, e a sua versão é da cor azul. O principal diferencial do seu Susanoo, é o fato dele possuir duas faces utilizando a mesma coluna, podendo atacar de ambas as direções. Em sua forma esquelética, é possível observar que os caninos de ambas as faces estão em posições contrarias em comparação de ambas. Em sua forma mais completa, Madara conseguiu contar com a colaboração do seu Susanoo, a fim de auxiliá-lo com os selos de mão, para atrair um meteoro gigantesco para destruir a Aliança Shinobi. [34] Ao utilizar o estágio de corpo completo, seu Susanoo fica com uma altura impressionante e com a armadura exterior, que se assemelha apenas remotamente com a habitual armadura como tengu com a marca casamata como chapéu adornada na testa, é dividido ao meio do bico para baixo, onde o Susanoo normal embaixo é revelado. Ao longo desta armadura, que parece muito mais fluida do que a de outros Susanoo conhecidos, são furos na extremidade. Assim como os outros Susanoo, este também possui dois pares de braços, sendo que um deles, parece estar utilizando o selo de mão Tigre.[35]

Após isso, Madara estabilizou a armadura, deixando seu Susanoo com a aparência de um "Konoha Tengu". Ao contrários das outros usuários, Madara preferiu utilizar braços extras, ao invés de um par de asas. Ele ganha o longo nariz tengu tradicional, ao invés de um bico. A boca também é esculpida, com duas linhas correndo para a área do queixo, e ele usa roupas, sapatos pontudos e armaduras em seus ombros e cintura. O Susanoo de Madara também possui "cabelo", nesta forma, que é amarrado nas laterais. O poder ofensivo do Susanoo aumentou de maneira assustadora, sendo capaz, com apenas um golpe de espada, destruir completamente um meteoro, varrer toda a paisagem e ainda cortar duas grandes montanhas pela metade.

Madara conta com duas espadas ondulantes, na forma esquelética do seu Susanoo, e adquire o tradicional par de Katana ao utilizar o estágio de corpo completo do seu Susanoo. Seu Susanoo também foi capaz de utilizar um colar com inúmeras Yasaka Magatama, sendo tão poderosos ao ponto de ser necessário uma barreira combinada de dois Kage para pará-las. Madara conseguiu utilizar vinte e cinco Susanoo através de seus clones de madeira, demonstrando sua supremacia no campo de batalha.

Versão de Hagoromo Ōtsutsuki

Exclusivo do anime, o Susanoo de Hagoromo é de cor azul claro e é capaz de utilizar katana, assim como as outras versões desse Susanoo. Essas katana são resistentes o suficiente para se defender de uma Bola da Besta com Cauda do Dez-Caudas. Duas mechas de cabelo ficam caídas sobre cada um dos lados do rosto e uma barba, semelhante a de Hagoromo, materializando-se no queixo. Possui um nariz de Tengu e dentes irregulares, dando-lhe uma aparência mais demoníaca. O tamanho do Susanoo de Hagoromo era muito grande, da mesma forma como Dez-Caudas em sua segunda forma.

Versão de Indra Ōtsutsuki

Como o primeiro usuário do Mangekyō Sharingan, Indra alcançou domínio completo sobre o Susanoo, permitindo-lhe manifestar sua forma Corpo Completo. No formulário, ele é revestido com uma armadura semelhante a de um samurai, com buracos acentuados nos olhos, e um nariz de tengu longo, e um aumento sobre cada olho, junto com uma fenda em toda a sua boca e três aberturas em cada uma de suas bochechas. Ele veste uma túnica e possui uma armadura em seus ombros.[36]

Versão de Shisui Uchiha

No anime,[37] Shisui Uchiha ganhou acesso a esta técnica após despertar totalmente as duas potências do Kotoamatsukami de ambos seus Mangekyō Sharingan. Ele é de cor verde e tem uma boca grande com dentes caninos inferiores alongados. A construção tem ombros arredondados com lâminas como apêndices sobre eles, bem como do lado de seu rosto e ao longo de seus antebraços. Seu braço direito empunha uma lança, como uma broca que pode ser usada em uníssono com a Liberação de Fogo de Shisui para criar um vórtice de chamas. E também é capaz de desencadear uma enxurrada de agulhas de chakra.
Shisui ganhou uma versão exclusiva do Corpo Completo para o jogo Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 4, no qual ele é jogável. Sua aparência é semelhante ao padrão dos outros Susanoo, ele manteve a broca gigantesca que ele carregava em suas versões anteriores, possui asas e espadas embainhadas nas mesmas além de possuir uma coloração verde.

Versão de Kakashi Hatake

Após receber o chakra de Obito e os poderes do Sharingan, Kakashi o manifesta em ambos os olhos originais, ganhando a habilidade de usar o Susanoo. Com isso, Kakashi é capaz de produzi-lo em sua forma de corpo completo e equipado com armadura, graças ao poder do Seis Caminhos que fortaleceu seus olhos.[38] Ele possui asas para voar e uma marca vertical estendendo-se através de seu olho esquerdo, semelhante a cicatriz na face esquerda de Kakashi. Seu Susanoo é de cor azul celeste, tem o nariz característico do tengu e é vestido com um traje samurai. A estrutura também tem um protetor de testa chapada em sua cabeça, e dois prendedores do "cabelo" caindo em ambos os lados de seu rosto e um buraco no seu queixo.

Influências

  • Semelhante a outras habilidades do Mangekyō Sharingan, o Susanoo foi tirado da mitologia japonesa: Susanoo é o deus selvagem do mar e tempestades, irmão de Amaterasu e Tsukuyomi. Ele nasceu quando Izanagi lavou o nariz. Susanoo herdou de seu pai a espada Totsuka no Tsurugi, que Izanagi usou para matar seu filho recém-nascido, Kagu-Tsuchi, que depois de seu nascimento queimou sua mãe, Izanami, até a morte. Após seu exílio por sua perseguição implacável a Amaterasu, Susanoo se redimiu quando ele usou a Totsuka para matar a serpente Yamata no Orochi e obteve a Espada de Kusanagi do cadáver do monstro. Mais tarde, ele deu a lâmina adquirida a Amaterasu como uma oferta de paz.
  • Em suas formas finais, o Susanoo é vestido com o traje de praticantes shugendō, conhecidos como yamabushi, e usam capuzes que se assemelham à máscaras tengu, com Itachi e Madara aparecendo como narigudo Hanataka Tengu e Sasuke é como um corvo-de-bico Karasu Tengu. Na mitologia japonesa, o Susanoo produziu o demônio Amanozako que se diz ter sido o progenitor do Tengu.
  • O design do Susanoo de Madara é influenciado por Ryomen Sukuna (両面宿儺), um humanoide descrito em Nihon Shoki (日本書紀) que tinha um corpo com duas faces uma nas costas da outra, cada um com seu próprio conjunto de armas e pernas.
  • O Espelho de Yata (八咫鏡; Yata no Kagami; Literalmente significa "Espelho de Oito Extensões") é uma das três Regalias Imperiais do Japão (三種の神器, Sanshu no Jingi), juntamente com a Espada de Kusanagi e a Yasakani no Magatama (八尺瓊曲玉; Literalmente significa "Cadeia de Oito Jóias Curvas").
  • O Susanoo de Itachi carrega a Espada de Totsuka em uma cabaça. Uma arma etérea dentro de uma cabaça poderia ser uma referência para o Hyotan-Kozo, um espírito cabaça do folclore japonês.

Curiosidades

O Susanoo final de Sasuke

O Susanoo Completo de armadura de Sasuke no anime.

  • No anime, a forma completa de armadura do Susanoo de Sasuke tem algumas pequenas alterações: além de ter cinco dedos em vez de seis, e ter dentes retos, também foi mostrado empunhando uma cabaça na mão direita secundária, em vez de uma esfera, fazendo com que pareça semelhante ao Susanoo blindado de Itachi.
  • Antes da conclusão do Susanoo de Sasuke, sua forma completa foi vislumbrada como uma figura sombria em um genjutsu em que Sasuke colocou C.[39]
  • O terceiro databook indica que o usuário deve primeiro despertar Tsukuyomi e Amaterasu antes que eles possam ganhar o Susanoo,[1] embora isto foi apenas o caso de Itachi. No quarto databook, para adquirir esta técnica o usuário deve manifestar o Mangekyō Sharingan em ambos os olhos.[14]
  • Forma do arco no punho do Susanoo de Sasuke tem uma grande semelhança com Raideen o Valente, um de um número de Yoshiyuki Tomino referencia na série (outro ser dos nomes derivados do Gundam das técnicas de Kakuzu).
  • A espada Totsuka empunhada pelo Susanoo de Itachi é considerado uma "Espada de Kusanagi", embora esta tenha sido mal traduzida popularmente como sendo o contra-ataque perfeito para a Espada de Kusanagi.
  • Quando foi exibido pela primeira vez, o Susanoo de Itachi tinha cinco dedos em suas mãos.[40] Depois disso, no entanto, em vez de cinco, tem um total de seis dedos em cada mão, como todos os outros Susanoo conhecidos.[41]
  • Os membros do clã foram notados acessando o Susanoo sem ter seu Mangekyō Sharingan ativado.[42][34][43]
  • De acordo com Madara, apenas uma das espadas do Corpo Completo — Susanoo tem poder suficiente para destruir qualquer material que exista no universo.[15]

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Terceiro Databook, páginas 274-275
  4. Naruto capítulo 560, páginas 12-13
  6. Naruto capítulo 580, páginas 3-4
  7. Naruto capítulo 585, páginas 8-9
  9. Naruto capítulo 392
  11. Naruto capítulo 552, páginas 1-2
  14. 14,0 14,1 14,2 Quarto Databook, página 245
  15. 15,0 15,1 Naruto capítulo 589, página 5
  20. Naruto: Shippūden episódio 138
  21. Capa do Volume 58 de Naruto
  22. 22,0 22,1 Naruto capítulo 579, páginas 6-7
  23. Naruto capítulo 585, páginas 14-15
  24. Naruto capa do volume 51
  25. Naruto: Shippūden episódio 214
  30. Studio Pierrot: Arquivo 1115
  33. "Naruto" capítulo 648, página 2
  36. Naruto capítulo 670, páginas 16-17
  37. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Revolution, OVA cutscene

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Susanoo

Também no FANDOM

Wiki aleatória