Fandom

Wiki Naruto

Sunagakure

10 193páginas
na wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Sunagakure (砂隠れの里, Sunagakure no Sato; Literalmente significa "Vila Oculta da Areia") é a vila oculta do País do Vento. Como uma vila de um dos Cinco Grandes Países Shinobi, Sunagakure tem um Kage como seu líder conhecido como Kazekage, dos quais existiram cinco durante toda a sua história. Ser cercada por desertos oferece para a vila um obstáculo natural contra invasões, já que poucas potências estrangeiras estariam dispostas a suportar as tempestades de areia e a escassez de água comuns à Suna. A própria Sunagakure situa-se num vale fortificado atrás de uma falésia de rochas, com passagem para dentro e fora da vila restrita a uma única fissura entre duas falésias, tornando a área muito difícil de ser atacada pelo solo. As construções de dentro da vila aparentam ser constituídas de argila ou estuque, os quais ajudariam a manter um clima ameno dentro dessas construções.

O traje típico de Suna consiste de uniformes azuis ou pretos debaixo de coletes de várias tonalidades de bege para melhor se camuflar com o seu ambiente natural e inclui protetores de ombro. Apetrechos na cabeça que consistem de um componente que molda a cabeça e um cobridor de pescoço feito de pano para proteger contra as duras condições meteorológicas são populares entre os shinobi de Suna. Muitos ninja de Sunagakure usam técnicas de Liberação de Vento, as quais podem ou não envolver leques.[1][2] Os shinobi desta vila acreditam que a execução de uma missão predomina sobre a vida dos ninja que tentam executá-la. De tal forma, eles implacavelmente buscam a vitória numa batalha, e mesmo se o fracasso é inevitável, eles ainda vão tentar obter algum sucesso que puderem adquirir contra os seus inimigos. Em Gaara Hiden, foi relatado que Sunagakure foi criada a partir de várias famílias, aos invés de clãs.

História

Residência do Kazekage.png

O edifício do escritório do Kazekage.

Sunagakure foi fundada após o Era dos Estados Combatentes pelo Primeiro Kazekage, que juntou os shinobi que povoavam o deserto sob seu controle com seu poder dominador. Pouco tempo após de suas vilas serem formadas, o Primeiro Hokage de Konoha ofereceu vender bestas com cauda para Suna como um sinal de amizade e para garantir um poder balanceado entre as suas novas vilas. Por causa que Suna já tinha o Uma-Cauda, o Primeiro Kazekage ao invés disso tentou negociar uma porcentagem do preço de venda para as outras vilas e uma porção do território do País do Fogo em troca.[3] Apesar dos pedidos do Primeiro Hokage para se manter a paz, o mundo por fim acabou se envolvendo numa guerra. A proximidade de Suna com Iwa levou a inúmeros conflitos ao longo dos anos, suficiente para uma inimizade entre as duas vilas tornar-se profundamente arraigada. Durante a Segunda Guerra Mundial Ninja, as tentativas de Chiyo para envenenar os inimigos foram consistentemente combatidas por Tsunade de Konoha.

Para tempos de guerra, Suna pesquisou diferentes jutsu para oferecer a si mesma uma vantagem sobre as outras vilas. Pelo fato de a Técnica de Marionetes ter ficado famosa entre os seus shinobi, a Brigada de Marionetes foi formada para verificar se havia um meio para dar vida às marionetes. Isso levou à criação da Reencarnação da Própria Vida, mas o custo de uma vida humana para efetuá-la a tornou impraticável e Suna abandonou o projeto. Desde o tempo do Segundo Kazekage, a vila tem estudado o jinchūriki do Uma-Cauda com o intuito de reproduzir as habilidades da besta. O Terceiro Kazekage foi capaz de imitar os poderes do Uma-Cauda usando a Areia de Ferro, e com isso ele adquiriu a fama como o Kazekage mais forte da história. Quando ele misteriosamente desapareceu num certo dia, Suna realizou grandes esforços para encontrá-lo, espalhando suas principais forças para as buscas e deixando a vila com uma defesa fragilizada. Quando outros aproveitaram a oportunidade para declararem guerra contra Suna, a vila foi forçada a finalizar as buscas, nunca descobrindo o destino do Terceiro Kazekage.[4] Sasori, o neto de Chiyo, foi considerado um prodígio na arte das marionetes, e montou marionetes inovadoras que tingiam as areias de vermelho com o sangue dos inimigos durante a Terceira Guerra Mundial Ninja, assim dando origem ao seu apelido de "Sasori da Areia Vermelha". No entanto, ele desertou a vila por volta de vinte anos atrás, e pouco após, sua vó e seu tio-avô, ambos célebres veteranos, aposentarem-se.

Gaara perde controle.png

Shukaku sendo selado novamente.

Após a Terceira Guerra Mundial Ninja, o Daimyō do País do Vento começou a terceirizando missões para Konoha sendo que previamente elas eram destinadas para Suna. O Quarto Kazekage começou a vender pó de ouro para tentar reparar a perda de fundos, mas foi por fim decidido que os shinobi de Suna precisariam depender de sua força individual do que da força dos números.[5] Para ajudar neste objetivo, o Quarto Kazekage promoveu o selamento do Uma-Cauda em seu filho recém-nascido, Gaara, com esperanças de que ele se tornaria uma arma valiosa.[6] Pelos seus anos iniciais de vida, Gaara lutou para manter o Uma-Cauda sob controle, e viria a atacar involuntariamente a vila e/ou seus cidadãos quando perdia o controle. O Quarto por fim decidiu que Gaara foi um experimento falho e tentou assassiná-lo várias vezes, sendo todas as tentativas sem sucesso. Os atentados contra a sua vida, no entanto, ensinaram a Gaara como controlar o Uma-Cauda, tornando-o na arma que o seu pai queria que ele fosse e convencendo o Quarto a cancelar as tentativas de assassinato.

Explosão em Sunagakure.png

Akatsuki ataca Sunagakure.

Doze anos após o nascimento de Gaara, Orochimaru de Oto se aproxima de Suna com uma oferta para juntar forças numa invasão a Konoha. Datada para ocorrer durante os Exames Chūnin acontecendo em Konoha, Gaara devido atacar a vila de dentro enquanto as forças de Suna e Oto invadiam. Em algum momento antes de a invasão ocorrer, no entanto, Orochimaru assassina e personifica-se no Quarto Kazekage e os lidera para devastadora derrota contra as forças de Konoha. Quando a vila descobre a fraude de Orochimaru, Suna alia-se novamente com Konoha e obtém ganhos com a paz, levando a uma nova prosperidade para a vila. Dois anos e meio mais tarde, Gaara, agora o Quinto Kazekage, é capturado enquanto defendia Suna da Akatsuki. Lembrando de seus erros anteriores quando o Terceiro Kazekage desapareceu, a liderança de Suna ficou hesitante em resgatá-lo. Konoha envia uma equipe para ajudar e consegue resgatar Gaara, apesar de a Akatsuki ter sido capaz de obter o Uma-Cauda. Chiyo e Ebizō notaram que a vila tinha enfraquecido já que tinham que confiar em veteranos aposentados e até mesmo em vilas aliadas. Também foi durante este incidente que fez Chiyo finalmente descobrir o destino do Terceiro Kazekage: Sasori foi aquele que o raptou e o assassinou antes de sua deserção.

Sunagakure Afetada pelo Mugen Tsukuyomi.png

Suna aprisionada no Deus: Natividade de um Mundo de Árvores.

Após outras vilas terem experiências com os seus próprios ataques da Akatsuki, elas decidem formar as Forças Aliadas Shinobi para se oporem à Akatsuki na Quarta Guerra Mundial Ninja. Sendo muito mais jovem do que os seus companheiros Kage, Gaara foi capaz de convencer os outros Kage sobre quão atrasadas as suas metodologias eram e demonstra inspiração ao convencer as diversificas Forças Aliadas a deixarem as suas diferenças de lado e trabalharem juntas. As forças de Suna provam-se valiosas durante a guerra, particularmente com a Técnica da Ligação de Pano para neutralizar a Reencarnação do Mundo Impuro. Apesar dos habitantes das vilas estarem entre a massa presa no Tsukuyomi Infinito e no Deus: Natividade de um Mundo de Árvores, a guerra foi por fim vencida e as vilas foram deixadas em boas condições.

Locais

Clãs/Famílias

Curiosidades

  • Dois ninjas poderosos e muito famosos dessa vila possuem epítetos relacionados a areia: Sabaku no Gaara e Akasuna no Sasori.
  • Estranhamente nenhum dos personagens dessa vila confirmou seu último nome na série, mesmo ela sendo a segunda vila mais frequente em Naruto.
  • Em Gaara Hiden, foi relatado que o estranho e submerso terreno é dito não ser natural, que, durante o tempo dos mitos, foi pensada que poderia ser o resultado de um deus, assim como Susanoo e Amaterasu, usando uma técnica além do conhecimento humano.
  • De acordo com Gaara Hiden, pelo fato de os dois Kages anteriores terem sido assassinados, grupos Anti-Kazekage tem se tornado comuns em Suna porque desejavam um Kazekage "mais forte". No entanto, com a subsequente detenção de vários membros do Conselho de Suna que ativamente formaram e auxiliaram esses grupos, muitos dos grupos Anti-Kazekage assumidos foram finalmente detidos.
  • Durante a primeira Reunião dos Kage, o Primeiro Hokage entregou a Suna um terreno fértil perto de Konoha para cultivar a partir de então. O proprietário do terreno causou muitas batalhas entre as duas vilas.

Veja Também

Referências

  1. Naruto capítulo 553, página 10
  2. Naruto capítulo 611, páginas 16-17
  3. Naruto capítulo 648, página 12
  4. Naruto capítulo 266, página 10
  5. Naruto capítulo 547, página 5
  6. Naruto capítulo 262, página 14

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Sunagakure

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória