Fandom

Wiki Naruto

Shisui Uchiha

9 642páginas
na wiki
Adicione uma página
Discussão5 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Shisui Uchiha[1]
Shisui Uchiha.png
(うちはシスイ, Uchiha Shisui)
Shisui do Corpo Cintilante (瞬身のシスイ, Shunshin no Shisui, TV Brasileira: Shisui, o Teletransportador)[2]
Estréia
MangáCapítulo 459
AnimeEpisódio 201 (Shippūden)
NovelaItachi Shinden: Livro da Luz Resplandecente
OVANinjas Fugitivos
GameNaruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Revolution
Aparece emAnime, Mangá, Novela e Game
Dubladores
JaponêsHidenobu Kiuchi
Kengo Kawanishi (Criança)
PortuguêsGuilherme Marques
Informações Pessoais
EstadoMorto
SexoSímbolo Masculino.svg Masculino
Aniversário19 de Outubro
AlturaParte II: 180 cm
PesoParte II: 68.9 kg
Tipo Sanguíneo A
ClãSímbolo Clã Uchiha.svg Clã Uchiha
Kekkei GenkaiSímbolo Sharingan Triplo.svg Sharingan
Símbolo MS Shisui.svg Mangekyō Sharingan
AfiliaçãoSímbolo Konohagakure.svg Konohagakure
TimesTime Shisui (Apenas Anime)
Rank NinjaParte II: Anbu

Shisui Uchiha (うちはシスイ, Uchiha Shisui), famoso como "Shisui do Corpo Cintilante" (瞬身のシスイ, Shunshin no Shisui, TV Brasileira: Shisui, o Teletransportador), foi um shinobi do clã Uchiha de Konohagakure.

Personalidade

Shisui era um indivíduo muito humilde e realista. Ele nunca foi arrogante sobre seu próprio talento ou realizações, porém não estava acima de contar aos outros quando cometiam erros. Ao mesmo tempo, ele tinha uma mente aberta, nunca acreditando obstinadamente em um ideal único e se esforçou para ver essa natureza única da situação atual diante dele. Ele também foi mostrado sendo muito perspicaz e intuitivo mesmo em uma idade jovem, capaz de ver através da natureza emocional dos outros e também capaz de perceber os menores detalhes ao seu redor.[3] Shisui chegou a cuidar muito de Itachi; na verdade, ele era como um irmão mais velho para Itachi.[4] Shisui ensinou a Itachi que "auto-sacrifício... um shinobi sem nome, que protege a paz pela sua sombra..." é a verdadeira marca de um shinobi.[5]

Shisui Diz a Verdade Para Hiruzen.png

Shisui diz a verdade para Hiruzen.

Shisui foi também muito dedicado ao clã, razão pela qual a Polícia Militar de Konoha pediu-lhe para espionar Itachi. É por causa desta devoção que a polícia não acreditava que ele poderia ter cometido suicídio.[2]

Apesar de Shisui ter sido leal ao seu clã, ele era ainda mais dedicado para o bem estar de sua aldeia, um traço que seu próprio clã, aparentemente, ignora. Sua devoção à sua aldeia era tão forte, que ele nunca foi vítima de cair na Maldição de Ódio quando despertou seu Sharingan ou até mesmo seu Mangekyō Sharingan. Ele até chegou a tentar colocar o seu clã em um genjutsu, a fim de parar o seu golpe de Estado que levaria à  uma guerra civil.[6] No entanto, isto acaba falhando quando Danzō roubou seu olho direito. Conhecendo a personalidade faminta por poder de Danzō, poderia levá-lo a roubar seu olho esquerdo, Shisui resolveu impedi-lo de ganhar tanto poder. Com isto em mente, ele confiou seu olho esquerdo para Itachi e lhe disse para proteger a vila, ainda com isso, Shisui foi capaz de morrer com um sorriso, sabendo que a aldeia estaria em boas mãos apesar de tudo que ele tinha passado antes de sua morte.
Sasuke, Itachi e Shisui.png

Shisui ensinando Sasuke a usar uma Shuriken.

Shisui ainda foi sagaz ao ponto de apagar sua própria existência para impedir que seu corpo acabasse caindo em mãos erradas, que inadvertimente, o impediu de ser reencarnado por Kabuto anos depois que por consequência seria forçado à lutar contra sua aldeia.[7] De acordo com Itachi, Naruto Uzumaki e Shisui tinham ideias e objetivos semelhantes.[8] Shisui também valorizava muito a noção de "família" como visto quando ele jurou nunca deixar as questões do clã destruir a relação entre Itachi e Sasuke. Ele também tinha um senso de humor, como pode ser visto quando desfrutava a difícil situação que ele colocou em Itachi quando Sasuke discutiu com Shisui sobre quem é o mais forte.

Como Itachi, Shisui não parece gostar de matar pessoas e prefere usar métodos não-letais, sempre que possível, como mostrado quando ele usou um genjutsu para assustar o esquadrão de Ao quando foi afirmado que ele poderia ter matado toda sua equipe com facilidade. Shisui também usou um genjutsu em Danzō, que desapareceria em breve, em vez de matá-lo, quando este tentou roubar seus olhos.

Aparência

Shisui Uchiha - (Infobox - Renderização).png

A aparência de Shisui.

Tendo forte semelhança com seu antepassado Kagami Uchiha, Shisui também tinha cabelo curto, despenteado, de cor escura, olhos negros e um nariz relativamente amplo, e ele era bem definido com cílios, que foram virados para cima em cada extremidade. No anime, no entanto, essas linhas são interrompidas em vez de inteiras.

Ele usava o traje padrão do clã Uchiha, que inclui uma gola alta, roupa de cor escura, juntamente com uma tantō presa ao lado direito da parte de trás do seu ombro. Ele também usava o que parecia ser um arnês para sua tantō que corre em seu peito e é preso sobre ambos os seus ombros. Ele vestia calças longas escuras, cobertas na parte da canela por faixas brancas, juntamente com a tradicional sandália ninja.

Durante seu tempo nas forças regulares, Shisui vestiu o uniforme padrão dos shinobi de Konoha.

História

Passado

Shisui (Criança).PNG

Shisui quando era mais jovem.

No final da Terceira Guerra Mundial Ninja, Shisui testemunha seu melhor amigo morrer sem poder fazer nada para salvá-lo, consequentemente despertando o Mangekyō Sharingan.[9] Um ano mais tarde, ele conheceu um Itachi Uchiha de cinco anos de idade, tornando-se melhores amigos e formando um laço semelhante ao de irmãos. Quando Itachi começou a agir estranhamente, Shisui foi instruído pela Polícia Militar de Konoha a monitorar Itachi porque a posição do Uchiha mais novo na Anbu foi fundamental para o futuro status do Uchiha em Konoha.[10] Sem o conhecimento do clã, Shisui, na realidade, simpatizava com Itachi, não querendo que o Uchiha fosse à guerra com a aldeia.

No anime, foi atribuída uma longa missão ao Time Shisui, na qual eles foram incumbidos de afugentar as forças de Kirigakure sendo lideradas por Ao. O time completou sua missão depois que Ao percebeu que estavam enfrentando Shisui e teve a retirada de seu time,[11] não sem guardar uma memória aguda da cor do chakra de Shisui.[12] Como o Uchiha continuou a crescer com mais raiva e mais violento em relação à desconfiança da aldeia devido à suspeita de seu envolvimento no Ataque do Nove-Caudas em Konoha, Shisui se aproximou de Hiruzen Sarutobi e revelou a verdade para o Terceiro Hokage. Confiando em Shisui, vendo que ele é descendente de Kagami Uchiha, Hiruzen permitiu que o Uchiha espionasse seu clã para a aldeia. Shisui estava perplexo que o clã não impediria o golpe de Estado que eles estavam planejando e logo se tornou muito preocupado com as consequências que se seguiriam das suas ações. Em última análise, foi decidido que Shisui usaria seu Kotoamatsukami em Fugaku Uchiha para acabar sutilmente com o plano do golpe de Estado.

Shisui sem seu olho direito.png

Shisui após Danzō roubar seu olho direito.

Mais tarde, como Shisui preparou-se para fazer sua jogada, Danzō Shimura, acreditando que simplesmente manipulando o líder dos Uchiha não iria acabar com o conflito e que ele acabaria por tentar manipulá-lo igualmente, optou por ter os olhos de Shisui para si mesmo no desejo de proteger a aldeia de sua própria maneira. Enquanto Shisui facilmente subjugou Danzō no início, o mais velho cruel pegou Shisui desprevenido usando o Izanagi proibido com outro Sharingan já em seu poder para se libertar e roubar o olho direito de Shisui. Apesar de Danzō e seus homens cercarem Shisui para tomar o olho esquerdo, Shisui conseguiu escapar.[11]

Shisui dá seu olho.png

Shisui confiando seu olho restante para Itachi.

Temendo que Danzō estivesse certo sobre a incapacidade de Shisui para parar a revolta dos Uchiha e que o mais velho continuaria a perseguir seu olho esquerdo também, Shisui confiou o olho a Itachi, dizendo-lhe para proteger ambos a aldeia e o nome dos Uchiha.[13] Shisui escreveu uma nota de suicídio dizendo ao seu clã que ele não pode seguir com o golpe de Estado, mas a mentalidade estreita de seu clã fez que eles fossem incapazes de entender isso, acreditando que ele iria até mesmo sacrificar vidas inocentes para o bem do clã Uchiha. O conteúdo da nota de suicídio também fez parecer que ele havia esmagado seus olhos ao saltar de um penhasco no Rio Naka para se matar, a fim de prevenir conflitos que surjam pelos seus olhos dentro do clã.[8] Ele foi, ao mesmo tempo, capaz de apagar a sua existência, não deixando o corpo para trás.[8][14] No anime, Shisui também esperava usar sua morte para despertar o Mangekyō Sharingan de Itachi, alcançando seu objetivo.

Habilidades

Até mesmo para os padrões Uchiha, Shisui foi notado sendo um dos membros mais talentosos que o famoso clã já teve.[2] Até mesmo Danzō saudou-o como o mais forte Uchiha do seu tempo.[15] Suas habilidades permitiram-lhe subir ao posto de jōnin em uma idade jovem[3] e, eventualmente, um capitão de sua própria equipe. Seu talento foi tão amplamente conhecido que um esquadrão inteiro de shinobi de Kiri rapidamente escolheu fugir ao tomar conhecimento de sua presença.[11] Outra prova de seu talento é o fato de que Kabuto Yakushi queria reencarná-lo para a próxima guerra, mas foi incapaz de encontrar uma amostra de DNA suficiente para isso.[14]

Proezas Físicas

Clones não materializados.png

O uso de Shisui da Técnica de Cintilação Corporal.

Shisui ganhou o apelido de "Shisui do Corpo Cintilante", como ele tinha grande domínio da Técnica de Cintilação Corporal.[2] Shisui muitas vezes faz usos práticos da Técnica de Cintilação Corporal para desaparecer de vista, não deixando nenhum vestígio de qualquer presença dele ou de seu destino.[11] No anime, sua velocidade e mobilidade foram tão grandes, que ele poderia deixar para trás múltiplos rastros reais que podiam atacar com força real e também podiam se mover sem ser detectados por um ninja sensor.[3] Em batalha, sua velocidade foi mostrada sendo capaz de perfeitamente esquivar-se de barragens de projéteis de seu inimigo e também superá-las. Ele também foi um usuário proficiente de taijutsu, sendo capaz de derrotar Itachi em vários duelos.[15] Além disso, ele também apresentou um alto nível de tolerância à dor, como ele não hesitou de ter seu próprio olho esquerdo removido.[7][11]

Ninjutsu

Katon Gōkakyū no Jutsu (Shisui Uchiha - anime).PNG

Shisui dispara uma bola de fogo contra a Raiz.

Shisui era capaz de invocar um bando de corvos para ajudá-lo em batalha. Como é tradicional no clã Uchiha, Shisui era um usuário adepto das técnicas de Liberação de Fogo, especialmente no ritual de passagem com a Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo. Ao Shisui utilizar a técnica, foram necessários esforços de muitos usuários de Liberação de Água de nível Anbu para contrabalanceá-la.[11] Shisui também foi capaz de dominar outras duas transformações básicas da natureza (Relâmpago e Vento), juntamente com a Liberação de Yin.[1] Shisui mostrou notáveis proezas em shurikenjutsu para Itachi e também demonstrou notável prestidigitação com múltiplas kunai.[16] Shisui também provou ser um rastreador muito hábil.[3]

Kenjutsu

Shisui criança usa sua espada.png

Shisui lutando contra um membro da Anbu.

Shisui empunhava uma tantō em combate, mostrando habilidades consideráveis em kenjutsu desde uma idade jovem, conseguindo lidar com dois Anbu com sua tantō.[3]

Dōjutsu

Sharingan

Sharingan de Shisui.png

O Sharingan de Shisui.

Como muitos membros de seu clã, Shisui era um portador do Sharingan, que ele despertou em idade jovem.[3] Seu domínio do Sharingan rivalizava com o de Itachi, sendo ambos muito elogiados pela sua notável alta habilidade e poder absoluto em seu uso.[2] Usando este, ele ganha acesso a habilidades genéricas do dōjutsu tais como ver chakra, prever movimentos, e colocar a vítima sob um genjutsu de paralisia com apenas um único olhar. Seu genjutsu foi especialmente poderoso, reconhecido como o mais poderoso usuário do clã.[5] Suas técnicas mais básicas poderiam facilmente interceptar outros usuários poderosos do Sharingan, tais como Danzō, forçando o último a recorrer ao uso do Izanagi.[11] Shisui foi também capaz de interceptar vários indivíduos em seu genjutsu, afastados a longa distância.[11]

Mangekyō Sharingan

Símbolo MS Shisui.svg

Design do Mangekyō Sharingan de Shisui.

Shisui foi um dos poucos membros da história do clã que foi capaz de despertar o Mangekyō Sharingan. Ele despertou-o ao assistir um amigo querido e rival morrer. Seu design é um cata-vento de quatro pontos e o dōjutsu lhe deu acesso a um poderoso genjutsu, uma técnica única notada como sendo do mais alto calibre, o Kotoamatsukami.[5] Esta técnica permitiu-lhe entrar na mente de uma pessoa e manipulá-la, dando-a falsas experiências, fazendo parecer como se estivessem fazendo coisas em sua própria vontade; a vítima nem sequer nota que ela está sendo manipulada.[12] Esta técnica foi tão poderosa que Shisui acreditava que poderia usá-la para fazer todo o clã Uchiha abandonar o golpe de Estado.

O Kotoamatsukami era uma habilidade tão única e poderosa, que até mesmo Tobi queria para si próprio e estava com raiva que Danzō conseguiu destruir o olho de Shisui antes de morrer.[17] Kabuto ficou também extremamente perplexo quando soube que o olho restante estava dentro de um dos corvos de Itachi.[18] Este genjutsu, no entanto, só poderia ser utilizado uma vez por década,[19] a menos que o usuário tivesse uma maneira de aumentar o processo como com as células de Hashirama Senju, desse modo reduzindo drasticamente o tempo necessário a partir de dez anos para apenas algumas horas.[20][21] Shisui e seus olhos também foram vistos como um tesouro mesmo dentro de seu próprio clã, como antes de sua morte ele tinha de garantir que parecia que ele tinha destruído antes que ele havia morrido, temendo que isso iria acabar em conflito de outra forma.[8]

Susanoo (Shisui Uchiha - Anime).PNG

Shisui manifestando seu Susanoo humanoide.

Em Ninjas Fugitivos, o Mangekyō Sharingan de Shisui também despertou a capacidade de manifestar o Susanoo. Sua proficiência com esta técnica ainda permitiu a Shisui produzir e totalmente manifestar sua forma logo após ter seu olho direito roubado. É de cor verde, e quando se manifesta tem um olhar diabólico. Sua defesa foi capaz de suportar os papéis explosivos ligados a kunai, deixando Shisui intacto. Seu Susanoo demonstrou a habilidade de lançar uma barragem de agulhas de chakra de seu peito em uma velocidade incrível.

Legado

Kotoamatsukami de Shisui.png

O dōjutsu de Shisui implantado no Corvo de Itachi.

Ao longo de sua vida e até na morte, Shisui influenciou muito Itachi como um amigo para lhe ensinar o auto-sacrifício e como um verdadeiro shinobi deve proteger sua vila de dentro de sua própria sombra. Isto possivelmente influenciou Itachi em suas ações futuras para prevenir uma possível guerra civil dentro da aldeia, que poderia se transformar em uma guerra mundial.[6] Apesar de deixar uma mensagem, dizendo que estava cansado de cumprir os deveres do clã, a polícia suspeitava de que Itachi havia assassinado-o e usado seu Sharingan para forjar o bilhete de suicídio, uma vez que o suicídio era muito improvável para alguém do caráter de Shisui.[22] Usando a morte de Shisui para sua vantagem, Itachi disse mais tarde a Sasuke que ele matou Shisui para despertar seu Mangekyō Sharingan e forjou a nota de suicídio, tudo em um esforço para motivar Sasuke a matá-lo como arrependimento por seus crimes.[23]

Mesmo anos depois de sua morte, os poderes de Shisui e ações deixaram a sua marca no mundo. Enquanto Danzō usou o olho que ele roubou para suas pautas questionáveis ​​para manter a sua aldeia, Itachi manteve o outro olho de Shisui para honrar último pedido de seu amigo para proteger a vila bem como o nome do clã.[7] Inserindo o olho no corpo de um corvo, Itachi fez arranjos finais para implantar o pássaro no corpo de Naruto como uma medida contra Sasuke caso ele descobrisse a verdade por trás da morte do clã Uchiha e tentasse destruir Konoha.

Entretanto, devido ao imenso poder que os olhos de Shisui mantia, eles foram eventualmente destruídos para evitar que caíssem em mãos inimigas: Danzō destruiu seu olho em seus momentos finais para mantê-lo longe de Tobi; e Itachi, quando reencarnado, depois de ter sido acidentalmente usado nele, incinerou o corvo. Mas Itachi também afirmou que, acima de tudo, Shisui queria alguém para herdar a sua vontade e ideais, acreditando em Naruto para era esse alguém.[19]

Curiosidades

  • O nome de Shisui tem dois significados interpretáveis. Combinando as palavras Shi (死, Morte) e Sui (水, Água), Shisui significaria "água da morte", o que é uma referência à sua morte por afogamento. "Shisui" (止水) sozinho significa "água imóvel" ou "água estagnante".
  • Enquanto foi dito que Shisui é "descendente" de Kagami Uchiha (子孫, shison), sua relação exata é desconhecida.
  • No anime, o padrão do Mangekyō Sharingan de Shisui é retratado como um cata-vento de quatro curvas em espiral em vez de quatro pontos.
  • Apesar de seu encontro com Danzō não ser mostrado no mangá, ele foi retratado na novela Itachi Shinden: Livro da Noite Sombria, no anime e no OVA de Ultimate Ninja Storm Revolution, ainda que de forma diferente.
  • Na novela, Shisui foi atacado por Danzō e Sugaru do clã Aburame, cujos insetos envenenaram Shisui.
    • No anime, Danzō marcou um encontro com Shisui e roubou seu olho após uma pequena briga.
    • Na história "Os Dois Uchiha", Danzō e a Raiz emboscaram Shisui e colocaram-no em um canto até que Itachi veio em seu socorro.

Referências

  1. 1,0 1,1 Quarto Databook, página 56
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 Naruto capítulo 222, página 7
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 Naruto: Shippūden episódio 454
  4. Naruto capítulo 222, página 5
  5. 5,0 5,1 5,2 Naruto capítulo 550, página 10
  6. 6,0 6,1 Naruto capítulo 590, página 5
  7. 7,0 7,1 7,2 Naruto capítulo 590, página 6
  8. 8,0 8,1 8,2 8,3 Naruto capítulo 550, página 11
  9. Itachi Shinden: Livro da Noite Sombria
  10. Segundo Databook, páginas 38-39
  11. 11,0 11,1 11,2 11,3 11,4 11,5 11,6 11,7 Naruto: Shippūden episódio 358
  12. 12,0 12,1 Naruto capítulo 459, página 14
  13. Naruto capítulo 590, páginas 5-6
  14. 14,0 14,1 Naruto capítulo 520, página 15
  15. 15,0 15,1 Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Revolution OVA
  16. Naruto: Shippūden episódio 452
  17. Naruto capítulo 482, página 13
  18. Naruto capítulo 550, página 13
  19. 19,0 19,1 Naruto capítulo 552, página 11
  20. Naruto capítulo 461, página 10
  21. Naruto capítulo 479, página 5
  22. Naruto capítulo 222, páginas 4-7
  23. Naruto capítulo 225, página 3

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Shisui Uchiha

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória