Wikia

Wiki Naruto

Shikamaru Nara

8 730páginas
na wiki
Discussão0
Shikamaru Nara[1][2][3][4][5][6][7]

Shikamaru Clássico.PNG

Shikamaru Nara (Infobox - Parte II).PNG

Shikamaru Nara (The Last).png

Shikamaru (Epílogo).png

(奈良シカマル, Nara Shikamaru)
Estréia
MangáCapítulo 34
AnimeEpisódio 1
NovelaKakashi Hiden: Relâmpago no Céu Gelado
FilmeNaruto o Filme 2: Lenda da Pedra Gelel
OVAA Grande Gincana de Konohagakure
GameNaruto: Ninja Council
Aparece emAnime, Mangá, Game, Filme e Novela
Dubladores
JaponêsShōtarō Morikubo
Nobutoshi Canna (Episódio 141)
PortuguêsVagner Fagundes
Informações Pessoais
SexoSímbolo Masculino.svg Masculino
Aniversário22 de Setembro
IdadeParte I: 12-13
Parte II: 15-17
AlturaParte I: 150.8 cm-152.1 cm
Parte II: 170 cm
PesoParte I: 42 kg-42.9 kg
Parte II: 53.4 kg
Tipo Sanguíneo AB
ClãSímbolo Clã Nara.svg Clã Nara
OcupaçãoRepresentante da Quarta Divisão das Forças Aliadas Shinobi
Assistente do Hokage (Apenas Mangá)
Planejador para a União Shinobi (Apenas Novela)
Instrutor dos Exames Chūnin (Apenas Anime)
Líder do Clã Nara (Apenas Novela)
AfiliaçãoSímbolo Konohagakure.svg Konohagakure
Símbolo Forças Aliadas.svg Aliança Shinobi
TimesTime Asuma
Time de Resgate de Sasuke
11 de Konoha (Apenas Anime)
Nijū Shōtai
Quarta Divisão
Time de Resgate de Hanabi (Apenas Filme)
Rank NinjaParte I: Símbolo Genin.svg Genin / Símbolo Chunin.svg Chūnin
Parte II: Símbolo Chunin.svg Chūnin
Período em Branco: Símbolo Jonin.svg Jōnin
Registro Ninja012611
Graduação (Genin)Símbolo Genin.svg 12
Graduação (Chūnin)Símbolo Chunin.svg 12

Shikamaru Nara (奈良シカマル, Nara Shikamaru) é um membro do clã Nara de Konohagakure. Apesar de ser preguiçoso por natureza, Shikamaru tem um intelecto raro que constantemente lhe permite prevalecer em combate. As responsabilidades que esse intelecto gera para ele frequentemente o deixam aborrecido, mas ele as aceita de bom grado, para que possa estar a serviço de seus companheiros do Time Asuma, e para provar a si mesmo e às gerações do passado e do futuro o seu valor. Anos mais tarde, ele se casa com Temari e tem um filho chamado Shikadai Nara. Depois da nomeação de Naruto Uzumaki como Hokage, Shikamaru se torna seu conselheiro pessoal e assistente.[8]

Personalidade Editar

Shikamaru olhando para as nuvens.PNG

Shikamaru observando as nuvens.

Quando ele era um genin, Shikamaru Nara era o tipo de criança sem entusiasmo, que gostava de ver nuvens. Ele preferia não se envolver em atividades "problemáticas", fingindo estar ocupado para evitar a responsabilidade. Ele também não gosta de lutar, considerando que, como a maioria das coisas isso também é "problemático". Ele tem plena consciência deste lado da sua personalidade. Ele até nomeou-se "o número um em fugir" ou "o covarde número um".

No entanto, quando o dever chama, Shikamaru tem uma forte bússola moral e sentido de compromisso para com os seus companheiros. Mesmo que, por seu próprio testemunho, ele não tenha coragem, ele vai sacrificar-se e enfrentar a morte quase certa, para o bem de seus amigos e/ou moradores sem um segundo pensamento. Por causa de sua habilidade de liderança nata, ele foi o primeiro genin dos Nove Novatos a se tornar um chūnin. O peso das decisões que ele deve fazer como um chūnin e, portanto, líder da equipe fizeram com que Shikamaru amadurecesse rapidamente. Isto foi mais evidente após a morte de Asuma. Ele prometeu proteger e, posteriormente, orientar a criança de Asuma, para que a criança possa crescer e se tornar um "adulto legal" como Asuma. O senso de dever e compromisso com o futuro de sua aldeia também fizeram Shikamaru refletir em sua decisão de fazer cumprir a recente decisão dos 11 de Konoha em parar Sasuke Uchiha a qualquer custo, mesmo em face de possíveis objeções em nome dos membros originais do Time 7. Ele também resolve ser o assistente de Naruto, pelo fato de que ele nunca mais quer que Naruto sofra com a mesma solidão que ele sofreu durante sua infância novamente.

Chōji Akimichi é o melhor amigo de Shikamaru. Ele respeita e confia nele. Ele diz que, se tivesse que lutar contra Chōji no Exame Chūnin ele desistiria. Depois de ele deixar Chōji para lutar sozinho contra Jirōbō, Shikamaku diz ao resto da equipe que Chōji é mais forte do que qualquer outro nesta equipe.

Shikamaru gosta de jogar jogos de pensamento, jogos estes que normalmente homens mais velhos jogam, como Shōgi e Go (seu professor, Asuma, chegou a dizer em um ponto "Esse garoto é como um homem velho. Ele gosta de fazer as coisas devagar.").

Sonho de Shikamaru.png

Shikamaru sonhando com uma vida livre de estresse.

O traço de caráter mais distintivo de Shikamaru é que ele considera a maioria das mulheres mandonas e "problemáticas", principalmente Temari, sua mãe e Ino. Ele geralmente define-as como agressivas, exigentes e às vezes até mesmo assustadoras. Considerando a personalidade tirânica de sua mãe, isso não é muito surpreendente. Seu pai também tem a mesma atitude, apesar de ter se casado com Yoshino. Quando Shikamaru questionou o pai sobre por que ele se casou com uma mulher dominadora, Shikaku respondeu que mesmo a mulher mais difícil vai mostrar o seu lado suave para o homem que ela ama.[9] No entanto, Shikamaru é geralmente cortês com as mulheres, fazendo-lhes favores e evitando brigas com elas. Ele sente que os homens, como ele, devem ser seus protetores e não o contrário. Apesar de este último ponto, ele lutou exclusivamente somente contra mulheres durante a Parte I do mangá, embora por causa de circunstâncias que foram em sua maioria fora de seu controle. Sua visão niilista sobre as mulheres também se estende ao casamento, como visto em seu sonho no Tsukuyomi Infinito, onde Shikamaru sonha em ver seus pais e vários outros casais, como seu sensei, observando que o casamento é muito problemático para si mesmo. Ironicamente, mais tarde ele acaba se casando com Temari (uma mulher com personalidade semelhante à sua mãe), que dá à luz ao seu filho, Shikadai.

Ele expressou um maduro e modesto interesse especial no casamento e criar uma família. Ele espera "se casar com uma garota normal que não seja muito feia e nem muito bonita. Ter dois filhos, primeiro uma menina, então um menino. Aposentar depois que minha filha se casar e meu filho se tornar um ninja bem sucedido, e passar o resto da minha vida jogando Shōgi ou Go. Então morrer de velhice antes da minha esposa".[10]

Shikamaru também mostrou um pouco de seu lado desonesto. Quando ele vai levar comida para Chōji, enquanto estava no hospital durante o Exame Chūnin, a enfermeira diz que Chōji tem indigestão e que ele não pode comer. Então, Shikamaru vai ao quarto de Naruto para lhe dar a comida. Quando Naruto diz a Shikamaru para eles comerem na frente de Chōji para irritá-lo, Shikamaru afirma: "Isso é tão erra...eu topo."

Aparência Editar

  • A aparência inicial de Shikamaru na Parte I.
  • A aparência final de Shikamaru na Parte I.

Para enfatizar ainda mais a sua personalidade, Shikamaru é regularmente visto com uma expressão de preguiçoso ou irritado. Ele tem cabelos negros na altura dos ombros amarrados num rabo de cavalo espetado e olhos castanhos estreitos. Inicialmente, ele usava um simples par de brincos de argola de prata dados a ele por seu pai como uma forma de transmitir a sua vontade para ele. Ao se tornar um chūnin, estes foram substituídos por um par de brincos que foram dados a ele — e aos outros membros do Time 10 — por Asuma Sarutobi. Durante a Parte I, seu traje era bastante simples, consistindo em uma camisa verde de malha forrada sob um casaco cinza de manga curta com bordas verdes, adornado em ambas as mangas e as costas com um círculo com uma linha atravessando ele, seu protetor de testa era usado com um pano azul, sendo usado em seu braço esquerdo, calça marrom e sandálias azuis. Após sua promoção a chūnin, ele também passou a usar um colete por cima do equipamento.

Shikamaru Full.PNG

A aparência de Shikamaru durante a Parte II.

Durante a Parte II, ele ficou visivelmente mais alto. Seu penteado continua o mesmo, mas ele trocou os brincos de anéis para pregos. Ele também passou por uma mudança de visual, e entre os membros dos 11 de Konoha, ele é o único a ostentar um traje mais espelhando ao padrão dos shinobi de Konohagakure: ele mantém o seu colete, juntamente com uma camisa preta de manga comprida combinando com suas calças e sandálias, ele também usa uma armadura verde de malha forrada em seus pulsos e tornozelos. A posição de sua bandana é a mesma de antes, mas só a parte de metal é visível, aparentemente costurada na camisa em si. Ele também é equipado com uma tantō de chūnin que é amarrada horizontalmente na parte de trás de seu colete através de uma cinta marrom. Durante a segunda parte da Missão de Repressão da Akatsuki, ele usava um cinto de utilidades ao redor de sua cintura com bolsas ligadas a ele.

Shikamaru (O Último).png

A aparência de Shikamaru em The Last: Naruto o Filme.

Em The Last: Naruto o Filme, que ocorre dois anos após a Quarta Guerra Mundial Ninja, a aparência, excluindo a altura de Shikamaru e uma estrutura facial mais madura, não mudou muito. Seu rabo de cavalo é mais longo e muito mais espetado. Ele veste um colete de tórax mais simples, com apenas um bolso no lado esquerdo dele. O colete é de cor verde floresta sendo acompanhado por ombreiras cortadas e gola alta. Ele também usa sandálias mais altas que cobrem ainda mais suas panturrilhas.

Anos mais tarde, a aparência de Shikamaru se torna muito parecida com seu pai, incluindo um curto cavanhaque no queixo, mas sem as cicatrizes faciais.

História Editar

Passado Editar

Shikamaru Criança.png

Shikamaru quando era criança.

Shikamaru nasceu no clã Nara e é filho de Shikaku e Yoshino. Ele tem uma amizade de longa data com Chōji Akimichi. Eles se conheceram antes mesmo de ingressar na Academia Ninja, quando os outros ridicularizavam Chōji por ser gordo. Por causa da bondade de Shikamaru sempre demonstrada à ele, Chōji é inabalável em sua lealdade a ele, e de boa vontade dar a sua vida por Shikamaru.

Shikamaru e Chōji quando crianças fugindo do Terceiro Hokage.png

Shikamaru e Chōji correndo do Sandaime.

Uma vez que entrou para a Academia, Shikamaru e Chōji estavam entre os alunos rebeldes de sua classe, junto com Kiba Inuzuka e Naruto Uzumaki, gastando seu dia buscando o que eles consideram-se os passatempos mais interessantes. No caso de Shikamaru, ele iria passar todo o dia dormindo, para Shikamaru, mesmo muito o esforço de colocar a caneta para o papel foi apenas muito esforço para ele colocar nele a menos que ele tinha que fazer. Iruka Umino, seu instrutor, lhes daria toda a punição.

No anime, Shikamaru, junto com Chōji e Ino Yamanaka foram à procura das kunai que Chōji perdeu. Durante as buscas, eles encontraram um menino misterioso chamado Yota. Eles logo descobrem que Yota tem a capacidade de manipular tempo, especialmente por meio de seu estado emocional. Temendo como a vila iria responder a um estranho, considerando o quanto tumulto que tinha com as outras nações, Shikamaru e os outros decidiram esconder a existência de Yota, dando-lhe abrigo em uma casa na árvore e regularmente trazendo-lhe comida.[11]

Parte I Editar

Exames Chūnin Editar

Artigo principal: Exames Chūnin (Arco)

Time10.png

Shikamaru, no Time 10, junto com Chōji, Ino e Asuma.

O Time 10 é inscrito nos Exames Chūnin. Shikamaru percebe que terá dificuldades nesses exames. Na primeira fase, Ino Yamanaka entra no corpo de Sakura para copiar as respostas da prova dessa e depois passar para seus colegas: Shikamaru e Chōji, e em seguida, eles finalmente passam para a segunda fase. Durante a segunda fase do Exame Chūnin, o Time 10 se deparou com Sakura sendo atacada por alguns genin de Oto. Embora ele dissesse que não queria se envolver, Shikamaru foi arrastado ao longo de uma vez quando Chōji e Ino entraram na briga. A equipe, então, iniciou a formação de batalha Ino-Shika-Chō, onde Shikamaru imobilizou Dosu Kinuta. Logo depois, Sasuke Uchiha despertou, ativando seu recém recebido juin. Como Sasuke estava preparado para atacar os genin de Oto, Shikamaru disse para Ino e Chōji recuarem do campo de batalha, onde os três se esconderam atrás de alguns arbustos. No final do segundo exame, eles passam para as batalhas preliminares.

Shimakaru (Esquivando).png

Shikamaru derrotando Kin.

Em sua batalha preliminar, Shikamaru lutou contra Kin Tsuchi. Ele derrotou Kin através de suas sombras escondidas debaixo das linhas usadas por ela para controlar seus sinos, o que ela não percebeu. Shikamaru então pegou uma shuriken de sua bolsa, e Kin também, presa na Técnica de Imitação das Sombras. Por causa da maior proximidade de Kin para a parede da arena, ela bateu a cabeça na parede, caindo inconsciente, enquanto Shikamaru leva a vitória da luta.

Um dia antes da rodada final Chōji ouviu Naruto e Guy falarem sobre o "legado do Quarto Hokage". Chōji, então, disse para Shikamaru e Ino sobre isso. Mais tarde, Naruto e Sakura se reuniram com Time 10 na entrada. Eles acabaram se unindo com Sakura e Naruto para encontrar o "Legado do Quarto Hokage". Através de suas aventuras, Shikamaru mostrou seu intelecto resolvendo vários enigmas e acabando salvando os outros várias vezes. No final, ele decidiu dar o "Legado do Quarto Hokage" para Naruto percebendo que desde que alguém de Konohagakure estará bem. No entanto, eles perceberam que esta missão foi toda composta por Guy e, parcialmente, por Kakashi como uma espécie de treinamento especial extra.

Temari (vs Shikamaru).png

Temari ao ser capturada pelo Kage Mane no Jutsu de Shikamaru.

Na rodada final, Shikamaru foi colocado contra Temari, onde inicialmente parecia que ele estava apenas criando inutilmente estratégias depois de estratégias. Temari percebeu que ele estava apenas ganhando tempo até o sol se pôr, promovendo o alcance de sua sombra. Ele era de fato manipulando-a em uma posição em frente à saída de um túnel que foi cavado por Naruto durante uma luta anterior, onde ele poderia garantir que ela fosse pega por sua sombra por trás. No entanto, após Temari está realmente presa em sua sombra, Shikamaru decidiu desistir da partida, garantindo a vitória para Temari, alegando ter gasto chakra demais para prosseguir com qualquer partidas adicionais. Além disso, ele disse que não gostava de machucar ou bater em mulheres. Apesar de ter perdido, a brilhante estratégia de Shikamaru impressionou a todos, incluindo o Hokage.

Esmagamento de Konoha Editar

Artigo principal: Esmagamento de Konoha (Arco)

Asuma (vs Otonins).png

Os ninjas de Oto capturados pela sombra de Shikamaru.

Quando a invasão em Konoha começou, Shikamaru foi capaz de dissipar o genjutsu que varreu o estádio, embora ele tenha fingido estar dormindo para evitar tomar parte na batalha. Sakura percebeu isso e forçou-o a ajudar na busca de Sasuke. Quando eles perseguem Sasuke, eles descobriram que nove ninjas de Otogakure estavam perseguindo-os, e Shikamaru escolheu ficar para trás para que ele pudesse despistá-los, enquanto os outros continuaram a seguir Sasuke. Usando uma estratégia inteligente, ele foi capaz de interceptar oito com sua sombra. No entanto, o nono ninja estava escondido entre as árvores, protegendo os oito capturados contra os ataques de Shikamaru. Apesar de descobrir o esconderijo do nono, ele não poderia lutar contra o último ninja de Oto, depois de perder muito chakra após sua batalha anterior contra Temari. Asuma chegou a tempo de salvá-lo, e derrotou todos os nove ninjas de Oto sozinho.

Missão de Recuperação de Sasuke Editar

Artigo principal: Missão de Recuperação de Sasuke

Shikamaru Chūnin.png

Shikamaru, após ser promovido a chūnin.

Por causa de sua performance durante as finais do Exame Chūnin, Shikamaru foi o genin promovido ao posto de chūnin. Foi dado à Shikamaru a missão de formar e liderar a equipe de resgate para parar Sasuke e trazê-lo de volta à Konoha. Porque Konoha sofreu pesadas baixas durante a fracassada invasão de Sunagakure, Shikamaru foi forçado a limitar os membros de sua equipe para genin. Ele imediatamente recrutou Naruto e Chōji, e então acrescentou Neji e Kiba para a equipe. Após a formação, Shikamaru formulou um plano sobre como abordar as escoltas de Sasuke, o Quarteto do Som. Sua presença foi detectada, e eles ficaram presos por Jirōbō. No entanto, Shikamaru foi capaz de encontrar uma maneira de escapar. Ele foi finalmente forçado a deixar Chōji para trás para lutar contra Jirōbō, mas não teve a preocupação de que Chōji perderia, e marcou o caminho da equipe para que Chōji pudesse segui-los.

A equipe continuou a se separa, um membro do Time Shikamaru para lutar contra um membro do Quarteto do Som. Para dar Naruto a chance de ir atrás de Sasuke, Shikamaru lutou contra Tayuya. Tayuya convocou três demônios, Doki, que ela controlava com sua flauta e facilmente ganhou a vantagem contra Shikamaru. Contando suas armas restantes, Shikamaru desenvolveu um plano elaborado. Jogou oito kunai em Tayuya para ver o movimento dos seus dedos ao tocar a flauta para proteger-se. Sendo incapaz de ler a sua música, ele finalmente assumiu o controle dos três com a sua sombra, dizendo-lhe como ele encontrou um divertido shogi porque ele poderia ter controle sobre as peças de seu oponente. Shikamaru então atacou Tayuya com os três demônios levando essa à remover os demônios, mas ela ainda estava presa por sua sombra. Ativando a segunda etapa de seu selo amaldiçoado, Tayuya foi capaz de resistir à sombra de Shikamaru.

Shikamarutayuya.png

Shikamaru contra Tayuya.

Tayuya colocou Shikamaru em um genjutsu muito poderoso. Pegando uma kunai arremessada anteriormente, Tayuya tentou cortar a garganta de Shikamaru, mas de repente tomou um soco no estômago e foi presa por sua sombra novamente, revelando que ele só fingiu ser vítima de seu genjutsu, como ele tinha usado a sua sombra para quebrar o seu dedo para escapar dela. Shikamaru então explicou sobre seu plano e como ele errou o alvo da kunai com o propósito de levá-la para perto dele, enquanto ele estava preparando sua Kage–Kubishibari no Jutsu Quando ele estava prestes a ficar sem chakra, ele foi salvo por Temari. Depois de Shikamaru falar-lhe sobre as habilidades de Tayuya, Temari usou seu kuchiyose para desmatar toda a floresta e esmagar Tayuya debaixo de umas árvores.

Shikamaru chorando.png

Shikamaru chorando por ter falhado em sua primeira missão como chūnin.

Temari o acompanhou de volta para Konoha, onde eles descobriram que Sasuke havia escapado, e que todos na equipe sofreram ferimentos, apesar de ser ajudado pelos irmãos de Temari, Gaara e Kankurō. A reação inicial de Shikamaru para a missão não era para deixar de ser um ninja por completo, mas seu pai o repreendeu por ser tão covarde, explicando que os seus amigos, então, sendo levado por alguns outros ninjas. Se fossem morrer sob o comando de que ninja, Shikamaru se sentiu pior por não ter estado lá para tentar salvá-los. Quando ele foi informado de que todos na equipe iria ter uma recuperação completa, Shikamaru gritou de alegria e de alívio, e resolveu fazer melhor da próxima vez.

Interlúdio Editar

Seguindo os Passos de Naruto: Os Caminhos dos Amigos Editar

Artigo principal: Seguindo os Passos de Naruto: Os Caminhos dos Amigos

Reunião entre Konoha e Suna.PNG

Shikamaru na reunião entre Suna e Konoha sobre os Exames Chūnin.

No anime, cerca de dois anos depois de Naruto deixar a aldeia para treinar com Jiraiya, Tsunade contatou Gaara como o Kazekage recém-nomeado, pedindo-lhe para reunir-se em Konoha. Quando Gaara chegou com seus irmãos, Shikamaru foi designado para cumprimentar e levá-los para a reunião. Na reunião, que Shikamaru se juntou, discutiu-se para Konoha sediar o início dos Exames Chūnin para ajudar a restaurar a reputação da vila após o ataque de Orochimaru nos exames anteriores arruinando a aldeia. Na esperança de conseguir a aprovação de outras aldeias, Tsunade pediu a Sunagakure para co-patrocinar este evento. Os irmãos de areia observaram que Tsunade tinha uma segunda intenção nessa ideia. Depois de Tsunade revelar suas esperanças de atrair a Akatsuki com este evento, Gaara concordou com o plano. Após a natureza dos exames improvisados serem decididos, Shikamaru ajudou os Irmãos da Areia quando eles deixaram a aldeia, com Temari, mais uma vez provocando o antigo Shikamaru chorão.[12]

Shikamaru e Temari monitoram os Exames Chūnin.png

Shikamaru e Temari examinando a primeira etapa dos Exames Chūnin.

Mais tarde, como Time Asuma começou a discutir sua adesão dos exames, foi começado a notar que Shikamaru já um chūnin e, portanto, inaceitável para participar, ele deixou o resto da equipe pequena. Ino surgiu com a ideia de ter Sakura preenchendo nos exames.[13] Shikamaru seria então escolhido como o supervisor e designer para a primeira fase dos exames. Ele fez cada equipe ser separada e situada em salas diferentes. Uma vez feito, ele explicou que o primeiro exame acarretava que cada equipe deveria responder a uma das três perguntas com sua pontuação combinada igual a 100, testando seu trabalho em equipe.[14] Depois de examinar os exames através de monitores e tempo acabar, ele anunciou a todos de uma pergunta bônus pedindo para que os companheiros de equipe sacrificaria um da equipe como um chamariz e afirmando que a pessoa escolhida seria eliminada. Esta foi uma manobra por Shikamaru para testar a lealdade, já que a resposta correta era que nenhum membro da equipe deveria ser sacrificado, portanto, aqueles que não responderam a pergunta passaram. Mais tarde, ele felicitou os participantes que passaram na primeira rodada, deixando o resto para Temari, que está no comando da segunda rodada realizada em sua terra natal.[15]

Os exames são forçados a serem cancelados durante a segunda rodada e o Kazekage consulta Shikamaru sobre o que fazer. Decidiu-se que os relatórios de desempenho de todos os participantes restantes serão enviados a suas respectivas aldeias para decidir quem será promovido a Chūnin. Shikamaru depois ajuda Tsunade a escolher quem promover.[16]

Parte II Editar

Missão de Resgate do Kazekage Editar

Artigo principal: Missão de Resgate do Kazekage Dois anos e meio mais tarde, no início de Naruto Shippūden, Naruto viu Shikamaru e Temari logo depois de voltar para Konoha. Naruto pensou inicialmente que Shikamaru e Temari eram um casal, embora ambos negaram, explicando que eles estavam trabalhando no planejamento para o Exame Chūnin seguinte. Esta tarde o impediu de ajudar com a primeira tentativa de Naruto de buscar Sasuke, mas ele foi capaz de ajudar durante a briga breve de Naruto com Sai.

Doze Guardiões Ninja Editar

Artigo principal: Doze Guardiões Ninja (Arco) No anime, quando Konoha foi invadida por Furido e sua equipe, Tsunade colocou Shikamaru no comando da defesa de Konoha. Ele ficou frustrado que seus amigos estavam lutando no chão, enquanto ele estava na linha de trás. Shikamaru afirmou que um estrategista deve levar suas tropas da linha de frente, e não ter medo de correr riscos. Depois de encontrar Ino, Shikamaru levou o contra-ataque contra os mortos-vivos, ordenando um plano de ataque que levou o inimigo. Mais tarde, Shikamaru usou sua Técnica de Imitação das Sombras para prender Sora.

Missão de Repressão da Akatsuki Editar

Artigo principal: Missão de Repressão da Akatsuki Shikamaru foi revelado ser um membro da Nijū Shōtai, onde foi unido com Asuma, Izumo Kamizuki, Kotetsu Hagane e em um esforço para rastrear e eliminar qualquer e todos os membros da Akatsuki. Eventualmente, a equipe encontrou um desses membros: Hidan, e, esse foi contido pela sombra de Shikamaru, deixando o resto da equipe foram capazes de coordenar um ataque de acabamento em Hidan. Quando foi revelado que tinha feito pouco para parar Hidan, o parceiro de Hidan,Kakuzu, apareceu, forçando Shikamaru à liberar Hidan.

Shikamaru (Sombra) vs Hidan.png

Shikamaru prendendo Hidan com suas sombras para ajudar Asuma.

Asuma lutou com Hidan, e Hidan começou um ritual que causou o dano a si próprio e afligindo à Asuma também. Devido a aparente imortalidade de Hidan, Hidan foi capaz de usar isso para sua vantagem, dando a si mesmo lesões facilmente mal afetando na realidade Asuma com golpes debilitantes si mesmo. Para ajudar Asuma, Shikamaru capturou Hidan com a sua sombra, mais uma vez, e aprovou sua análise meditativa de todas as ações de Hidan e palavras até o ponto. Ele rapidamente percebeu que o "ritual", criado quando Hidan consumiu o sangue de Asuma, só poderia ser mantido por Hidan dentro do selo de sangue que ele já havia desenhado no chão, então Shikamaru puxou Hidan para fora do selo. Com danos causados ​​ao Hidan não prejudicando Asuma, Shikamaru amarrou Hidan com seu Kage Nui no Jutsu, permitindo Asuma decapitar o membro da Akatsuki.

AsumavsHidan10.png

Asuma morto, após a luta contra Hidan.

No entanto, mesmo isso não foi suficiente para derrotar Hidan. Depois de Kakuzu recolocar a cabeça de seu parceiro, ele se juntou à luta e lutou com Izumo e Kotetsu, enquanto Hidan conseguiu ligar sua maldição com Asuma novamente, voltando para o selo de sangue. Shikamaru correu para a ajuda seu sensei, assim como Hidan deu um golpe certeiro em seu corpo com sua lança, entregando o golpe final para Asuma. Chōji e Ino chegam para ajudá-los, e Hidan e Kakuzu são forçados a fugirem. Ino tentou curar Asuma, mas não havia nada que pudesse fazer, e os estudantes só foram capazes de ouvir as últimas palavras de Asuma. Para Shikamaru, Asuma disse que ele tinha grande potencial, talvez o suficiente para um dia se tornar Hokage. Depois de Asuma morrer, Shikamaru começou a fumar seu último cigarro, culpando sua fumaça por suas lágrimas.

Shikamaru não assiste ao funeral de Asuma, em vez disso ele faz um plano para derrotar a dupla da Akatsuki. Isto foi tirado para fora consideravelmente no anime, onde seu pai fez uma tentativa de consolá-lo com um jogo de shogi, embora Shikamaru só podia culpar a si mesmo e foi muito investido em vingança. Quando ele terminou seus preparativos, ele partiu com Ino e Chōji. Eles foram parados por Tsunade, que insistiu que eles fossem uma equipe de quatro. Kakashi apareceu, e se ofereceu para ajudar, então Shikamaru rapidamente modificou o plano para acomodar sua presença.

Ao encontrar Hidan e Kakuzu, Shikamaru usou as facas de Asuma, combinadas com a sua sombra, para conter os membros da Akatsuki fixando suas sombras. Com os dois incapazes de lutar, Shikamaru preparou para prender os dois com sua técnica de Imitação de Sombra para deixá-lo mais de uma vantagem, embora Kakuzu foi capaz de escapar antes que Shikamaru pudesse enganá-lo. Com Hidan sob seu controle, Shikamaru usou-o para atacar Kakuzu, forçando Kakuzu a ir para um canto onde Kakashi atacou com seu Corte Relâmpago. Isso destruiu apenas um dos quatro corações de Kakuzu, e, surpreso com o rumo dos acontecimentos, Kakashi e Time 10 se reagruparam. Depois de ser deixado na defensiva por um tempo, Shikamaru concluiu que eles devem separar Hidan e Kakuzu se fossem para ganhar. Para este fim, Shikamaru novamente prendeu Hidan com sua sombra, e o levou.

Tantō Shikamaru.png

Shikamaru prestes a derrotar Hidan.

Uma vez longe o suficiente, ele cobriu a área com kibakufudas para o canto imortal. O limite de tempo para seu Kage Mane no Jutsu, em seguida, mudou, por isso Hidan foi capaz de atacá-lo, pegando um pouco de sangue de Shikamaru e iniciando o seu ritual. Hidan rapidamente se esfaqueou no coração, causando um dano à Shikamaru, aparentemente morto. Shikamaru, no entanto, estava vivo e bem, o sangue que Hidan ingeriu era de Kakuzu, que Kakashi tinha tomado anteriormente ao usar o Corte Relâmpago nesse. Com efeito, Hidan esfaqueou o coração de Kakuzu. Como Hidan tentou atacar Shikamaru, Shikamaru usou sua Técnica de Ajuntamento da Sombra para cobrir Hidan com as tarjas explosivas na área. Com Hidan amarrado no local, Shikamaru ativou uma marca que ele havia preparado para a batalha, fazendo com que o chão debaixo de Hidan entrasse em colapso e fizesse um buraco. Hidan amaldiçoado em dizer uma vez que ele estará livre, ele iria matá-lo, mas Shikamaru explicou que a floresta era propriedade do clã Nara, só foram autorizados a entrar ou sair da floresta membros do clã, garantindo assim que Hidan nunca seja encontrado enquanto um de cervos do seu clã estiver aqui, enquanto Rikumaru assiste. Depois de acender um cigarro, no anime, para o espírito de Asuma, Shikamaru acendeu um selo explosivo em Hidan, desencadeando todas os outros selos, explodindo de uma vez.[17]

Hidan caiu no buraco com os membros do corpo totalmente despedaçados e, ele jura vingança contra Shikamaru. O buraco é fechado por vários pedras. Com a batalha ganha, Shikamaru se reagrupa com sua equipe escoltado por Rikumaru, Kakuzu tendo também sido derrotado por Naruto, e voltaram para casa. Quando voltou, Shikamaru declarou a Kurenai que agora é a sua ambição proteger e treinar a próxima geração de ninja.

Ataque de Pain Editar

Artigo principal: Ataque de Pain (Arco) Shikamaru ficou encarregado de decifrar a mensagem deixada por Jiraiya, antes de sua morte, sobre Pain. Quando informado por Shiho que o Esquadrão de Criptoanálise de Konoha não poderia quebrar o código sem algum tipo de chave, Shikamaru foi até Naruto para obter ajuda. Usando suas próprias experiências com a morte de Asuma, ele o ajudou a superar a morte de Jiraiya, apontando que eles um dia tanto os alunos, e também iriam para grandes lutas para protegê-los, assim como Asuma e Jiraiya. Revitalizado, Naruto ajudou a decifrar o código que revelou a mensagem: "O real não está entre eles". Shikamaru começou a descobrir o que isso significava, mas foi interrompido pela invasão de Pain em Konoha.

KonohagakureShikavsPain.png

Shikamaru protegendo Kurenai.

No anime, Shikamaru vai imediatamente verificar como está Kurenai, chegando a tempo de matar a Centopeia Gigante nas proximidades. Em seguida, ele ajudou Kurenai a ir por uma passagem subterrânea para evacuar do local de perigo.[18] Após a destruição da aldeia, ele e seu pai foram mostrados terem sobrevivido, apesar de Shikamaru ter quebrado a quando ele blindou Shiho do dano.[19] Eles se reagruparam com Ino e seu pai, e juntaram todas as suas informações sobre Pain para tentar descobrir o seu segredo. Eles descobriram que Pain tinha um corpo principal que deve estar por perto, então Inoichi, Shikaku e um ANBU foram procurar por ele. Porque a perna dele dificultava para se mover, Shikamaru ficou para trás, mais tarde, juntando-se na celebração da derrota de Naruto sobre Pain.

Reunião dos Cinco Kage Editar

Artigo principal: Reunião dos Cinco Kage (Arco) Quando a notícia de que Sasuke fez negociações recentes a Akatsuki chega em Konoha, o Time 10, Time 8, e o Time Guy decidem que eles deveriam matar pessoalmente Sasuke antes que ele envolvesse Konoha em uma guerra. Shikamaru decide ser voluntário para informar aos membros do Time Kakashi, em nome do grupo, sobre sua decisão. Sakura relutantemente concorda com ele. Por Naruto estar no País do Ferro, Sakura oferece para lhe dizer sobre a decisão em vez de Shikamaru. Quando Naruto volta para Konoha ele se encontra com Shikamaru e os outros para lhes dizer que entende suas razões, mas pede que somente ele mesmo lute contra Sasuke sozinho.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem Regressiva Editar

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem Regressiva Shikamaru e seu pai assistem a um conselho de guerra para discutir sobre os preparativos da aldeia para a Quarta Guerra Mundial Ninja que vem se aproximando. Embora Shikaku acreditava que seu filho jovem é inexperiente demais para estar lá, Shikamaru resolveu usar o cérebro que ele tinha que memorizar tudo durante a reunião.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto Editar

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Shikamaru acerta Kinkaku com Kagemane.png

Shikamaru captura Kinkaku com a Técnica de Imitação das Sombras.

Quando a guerra começa, Shikamaru é colocado na Divisão 4, juntamente com Chōji e Temari. Embora Gaara é tecnicamente o comandante, Temari diz que Shikamaru é como o segundo comandante de Gaara, ele é efetivamente no comando. Shikamaru, Chōji, e outros membros da sua divisão são posteriormente enviados para fornecer suporte para a Divisão 1. Eles se encontram com Ino - enviada para ajudar também - e eles se unem para ajudar Darui na luta contra Kinkaku. Shikamaru restringe Kinkaku com a sua sombra, mas apenas o tempo suficiente para que Ino use a Técnica de Troca da Mente do Corpo sobre Kinkaku, que é capturado para dentro do Kohaku no Jōhei. Ino-Shika-Chō se envolvem com o Kakuzu revivido. Enquanto se preparam para enfrentá-lo novamente, ele aponta que ele não é o ninja só para ter sido revivido: Asuma também foi ressuscitado e está no campo de batalha também.

O trio Ino-Shika-Cho parte para cima.png

Ino-Shika-Chō vs. Asuma.

Como eles eram estudantes de Asuma e, assim, especialistas em seu estilo de luta, Shikaku deixa o Ino-Shika-Chō para lutar com Asuma. Shikamaru vai atrás de Asuma com a sua sombra para criar uma abertura para Chōji atacá-lo, mas Chōji é relutante em atacar o seu professor. Enquanto Chōji luta para encontrar sua determinação, Shikamaru tenta acertar Asuma com sua Técnica de Imitação das Sombras de Shuriken. Asuma bloqueia com uma kunai e vai atrás de Chōji, forçando Ino a transferir sua consciência para o corpo de Chōji e lutar por ele. Shikamaru cuida do corpo inconsciente de Ino, utilizando a sua sombra para fazer ações defensivas contra os Zetsu brancos. Com o incentivo de Shikamaru, Ino, e até mesmo Asuma, Chōji encontra a vontade de lutar. Shikamaru usa novamente a sua sombra para criar uma abertura, permitindo que Chōji arremesse Asuma em uma parede do penhasco. Shikamaru prende Asuma nessa parede. Derrotado, Asuma diz, alegremente, que eles estavam com a formação Ino-Shika-Chō finalmente feita. Em seguida, Asuma é selado.

A batalha continua por noite adentro e Shikamaru auxilia Chōji contra o resto dos ninjas revividos. Antes que eles possam reivindicar a vitória, Tobi aparece no campo de batalha com a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior. Enquanto a estátua causa estragos, Tobi vai atrás do Kohaku no Jōhei e a Benihisago. Lembrando as informações dadas a ele por Temari sobre a estátua e os animais de cauda, Shikamaru deduz que Tobi planeja usar o chakra da Kyūbi dos Irmãos Ouro e Prata. Tobi chama Shikamaru de um adversário digno por descobrir o que ele tinha planejado e faz a Estátua atacá-lo. Ele é salvo por Chjōi enquanto Tobi foge com o recipiente. Após o desaparecimento desse ataque, Shikamaru é visto fazendo planos de batalha com o resto de sua equipe e com Tenten.

No dia seguinte, a fim de combater o caos que o Exército de Zetsu Branco fizeram, Shikamaru criou círculos em volta dos ninjas, não dando permissão para ninguém sair nem entrar no outro, até que Naruto chegasse. Quando Ino lhe pergunta se eles não poderiam simplesmente fazer perguntas para descobrir a identidade das pessoas, mas Shikamaru diz que tem uma grande chance de o inimigo simplesmente achar a resposta certa. Ele comemora a chegada de Naruto, e depois quando Dan confunde Naruto com Nawaki, Shikamaru diz que ele era o seu amigo mais corajoso, cujo o sonho era se tornar Hokage, e que agora ele vê que esse sonho é possivel.

Quando a Aliança é informada pela Q.G que, Naruto e B estavam lidando bem com o mascarado Madara, Shikamaru, junto com o resto do 11 de Konoha continua indo em direção de Naruto. Como ele corre, ele diz a Chōji que ele esperaria nada menos do Naruto exagerasse as coisas no campo de batalha e por causa de seu temperamento, ele não era de pensar com calma através de um plano, de modo que Naruto devia esperar por ele.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax Editar

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

A Aliança Shinobi junta para enfrentar Madara e Obito.png

Shikamaru, juntamente com o restante das Forças Aliadas Shinobi, chega ao campo de batalha.

Ao chegar ao campo de batalha, Shikamaru observou que com a Técnica de Ocultação na Névoa e o Mushi Jamingu no Jutsu trabalhando em conjunto, tornaria mais difícil para a oposição senti-los. Mais tarde, ele retransmitiu que o resto de sua divisão havia chegado antes de ficar pé ao lado de todos os demais membros das Forças Aliadas para enfrentar sua oposição. Quando se comprovou depois que seus esforços haviam sido inúteis, como o Jūbi emergiu totalmente amadurecido do buraco que havia sido preso e começou a dispara vários ataques, um Shikamaru visivelmente entristecido ouviu o que seria a estratégia de batalha final de seu pai para o Aliança, já que uma Bijūdama havia sido arremessada contra o Q.G. Ele agradece a seu pai por tudo, telepaticamente, e aceita o papel de mestre estrategista no lugar de seu pai. Chōji tenta confortar Shikamaru, mas Shikamaru lembra a Chōji e Ino que eles ainda estão no meio da batalha e que eles não têm tempo para se lamentar. Mais tarde, ele fica sabendo da morte de Neji.

Shikamaru imobiliza o Jubi.png

Shikamaru usa a Técnica de Imitação das Sombras no Jūbi.

Depois que Kurama acumulou bastante chakra, Naruto manda um clone das sombras para dar o chakra de Kurama para Shikamaru, Ino e Chōji, além do resto dos Shinobi das Forças Aliadas. Quando o chakra de Kurama começou a rodeá-lo, ele começa a estratégia que seu pai tinha transmitido a eles. Com Chōji Akimichi e vários outros parando as caudas da besta, Ino toma o controle de Obito Uchiha, mais uma vez, desviando um ataque fatal para fora do curso. Trabalhando com vários outros membros de seu próprio clã, eles e Shikamaru imobilizam a besta e sinaliza para que Ino libere a sua técnica, agora que tinham tornando o Jūbi imóvel.

Com a situação no campo de batalha ficando terrível quando o Jūbi cria uma Bijūdama ainda maior, Shikamaru formula uma estratégia e pede para Ino contactá-lo com Kitsuchi. Uma vez conectado, ele pede para Kitsuchi ensinar a toda a Aliança os selos utilizados para realizar a mais simples defesa de terra. Explicando que eles irão tentar combater qualidade com quantidade em uma tentativa de desviar o ataque, Shikamaru então pede para Ino conectá-lo com o restante da Aliança, onde ele transmite os selos de mão para serem usados em seu plano. Seus valentes esforços, bem como a tentativa de Killer B em desviar a direção do ataque, entretanto, não são suficientes para parar o ataque. A Aliança é salva, no entanto, com a chegada do Quarto Hokage no campo de batalha.

Com o aparecimento posterior de Sasuke, Shikamaru, junto com Chōji, advertem Ino para ser cautelosa ao se aproximar dele, como ele ainda é um criminoso perigoso. Ele repreende Sasuke, completando a afirmação de Shino de que ele não pode simplesmente ser perdoado depois de tudo que ele fez. Shikamaru e o resto de seus colegas ficam, então, chocados após Sasuke declarar que ele vai se tornar Hokage. Em seguida, ele comenta sobre o reencontro do Time 7, dizendo que ele não quer confiar em Sasuke, mas eles têm uma guerra para se preocupar. Em seguida, ele parte para enfrentar o Jūbi com seus amigos. Ino, em seguida, diz para sua própria equipe trabalhar em conjunto, para executarem a Formação E. Enquanto Chōji usa sua Técnica do Tamanho Múltiplo, e Shikamaru usa seu Kage Tsukami no Jutsu sobre ele, Ino usa suas habilidades sensoriais para rastrear todos os clones na área circundante, antes de colocar a sua própria percepção de sensoriamento na mente de Shikamaru. Com Ino agindo como a mente, Shikamaru como o corpo e Chōji como o ioiô, o trio realiza o Nikudan Yō-Yō, destruindo todos os clones circundantes. Quando Chōji se prepara para dobrar de tamanho para fortalecer seu ataque, Shikamaru diz que a equipe tem muito mais para mostrar, com Ino, em seguida, repreendendo-o por sua competitividade súbita com as outras equipes. Ele, então, observa Naruto e Sasuke atacarem o Jūbi, aplaudindo-os discretamente. Seu humor, no entanto, muda severamente e ele fica muito contemplativo após aparentemente ouvir a pergunta de Sai sobre os motivos de Sasuke, embora ele diga a Ino, quando ela pergunta o que estava o incomodando, que não é nada.

Mais tarde, quando os shinobi começam a perder a moral ao verem os titãs no embate no campo de batalha, Shikamaru pede para Ino conectá-lo com toda a Aliança, mais uma vez, onde ele diz que não importa quão pequeno eles sejam, eles podem explorar uma abertura apresentada com o seu poder combinado. Mais tarde, após Obito lançar outro ataque, Shikamaru se força para manter a calma enquanto ele analisa a situação e cria uma estratégia para combater o ataque. Sem ideias para encontrar uma forma de combater este ataque, Shikamaru e os outros logo se vêm envoltos na versão 1 do manto de chakra novamente. Acreditando que Naruto tinha a intenção de protegê-los com o manto novamente, Shikamaru, posteriormente, se encontra do lado de fora da barreira, escapando do ataque quase fatal graças a ação de Naruto e Minato.

Sakura curando Shikamaru (Anime).png

Shikamaru quase inconsciente sendo apoiado por Chōji enquanto Sakura o cura.

Pronto para começar a fase final de seu plano, Obito desencadeia a verdadeira forma do Jūbi, a fonte original de todo chakra conhecido como o Shinju. A enorme árvore começa a liberar inúmeros galhos, atacando todos os alvos vivos para absorver seu chakra, matando a vítima no processo. Sendo um dos poucos sobreviventes do ataque, mas tendo quase todo o seu chakra drenado, Shikamaru desaba nos braços de Chōji. Entrando e saindo da consciência, o jovem pede desculpas a seus pais por suas falhas. Pouco depois, quando Hashirama pede para Ino conectar todos telepaticamente para informá-los do que seu original tinha descoberto sobre o Plano Olho da Lua e o Shinju, Naruto, em seu Bijū Mōdo reforçado com senjutsu se conecta com a telepatia de Ino e faz suas emoções e memórias pessoais serem transmitidas para todos. Ainda fraco, mas consciente, Shikamaru se simpatiza com Naruto sobre a perda de Asuma.

Quando Naruto e Sasuke se juntam para atacar Obito, o chakra residual ainda dentro de Shikamaru se expande e começa a ajudar na cura dele. Apesar de Sakura acreditar que Naruto esta dividindo sua atenção entre o combate e a cura, Ino explica que é, na verdade, o chakra de Naruto atuando fora de seu subconsciente por vontade própria. Relembrando de seu tempo com Naruto, Shikamaru ganha força de sua crença nele e as dificuldades que Naruto havia enfrentado. Shikamaru decide ficar ao lado de Naruto como seu assessor quando ele se tornar Hokage, acreditando que ele precisa de alguém inteligente em torno dele, semelhante ao papel que Tobirama havia tomado com seu irmão Hashirama. Desta forma, Naruto nunca estaria sozinho novamente. Recuperando-se o suficiente para sentar-se, Tsunade aparece logo em seguida no campo de batalha e acelera sua recuperação com suas habilidades.

Nascimento do Jinchūriki do Dez-Caudas Editar

Artigo principal: Nascimento do Jinchūriki do Dez-Caudas

Os 11 de Konoha atacam Obito.png

Shikamaru e seus companheiros atacam a defesa de Obito com o Rasengan de Naruto.

Mais tarde, ao lado de seus companheiros quando Naruto os chama, Shikamaru e os outros ficam chocados quando eles são envolvidos pelo manto do Bijū Mōdo de Naruto. Usando o Rasengan formado nas caudas de Kurama, Shikamaru e os outros são capazes de quebrar as defesas de Obito, dando a Naruto e Sasuke a oportunidade de conseguir desferir um golpe fatal. Ele e seus outros camaradas mais tarde assistem Naruto arrancar o controle do chakra dos Bijū de Obito, a fim de parar a floração do Shinju. Shikamaru mais uma vez usa a ligação telepática para reunir as forças e diz para eles que não importa quão pequenos eles sejam, seus esforços combinados irão ajudar muito no longo prazo.

Vítimas do Tsukuyomi Infinito.png

Shikamaru e Chōji são pegos pelo Tsukuyomi Infinito.

Apesar de serem bem sucedidos em parar Obito, Shikamaru e o resto da Aliança logo descobrem o fato de que Madara foi capaz de reviver a si mesmo. Antes que eles possam até mesmo lidar com Madara, a Aliança é confrontada por Guruguru que os ataca com sua enorme estátua animada. Depois de Hiruzen defender a Aliança habilmente, Shikamaru observa que a Aliança está começando a ficar sem chakra, com Hiruzen sendo o único capaz de lidar com o inimigo. Mais tarde, ele vê vários meteoritos, mais uma vez caindo no chão perto dele. Ele observa que não só o chakra de Naruto tinha desaparecido, mas o Shinju também. Seu sentimento de mau presságio é realizado depois que todos eles são vítimas do Tsukuyomi Infinito de Madara.

Ataque de Kaguya Ōtsutsuki Editar

Artigo principal: Ataque de Kaguya Ōtsutsuki Dentro do genjutsu, Shikamaru sonha que seu sensei e seu pai ainda estão vivos com suas respectivas esposas, assistindo junto com Temari as diferentes possibilidades no casamento e diz a si mesmo que não deve se preocupar com isso. Em última análise, Shikamaru e o resto do mundo são libertados do genjutsu por Naruto e Sasuke após o fim da guerra. Algum tempo depois, Shikamaru é promovido para o cargo de jōnin.

Período em Branco Editar

Kakashi Hiden: Relâmpago no Céu Gelado Editar

Artigo principal: Kakashi Hiden: Relâmpago no Céu Gelado Um ano após o fim da guerra, Shikamaru é colocado no comando da Prisão de Sangue, como parte da obrigação de Konoha para proporcionar segurança. Quando a Aliança Armamentista Ryūha sequestram o Tobishachimaru para resgatar o seu líder, Garyō, a partir da Prisão de Sangue, Tsunade contacta Shikamaru para discutir suas opções. Eles decidem não ceder às exigências da Aliança Armamentista e enviar reforços para a Prisão de Sangue para evitar uma potencial fuga da prisão.

Quando o Tobishachimaru se aproxima da Prisão de Sangue, a Aliança Armamentista expulsa seus passageiros para dentro da prisão, cada um dos quais são amarrados com Pólvora de Fogo Azul que detona quando fazem contato com a terra firme. Shikamaru instrui as forças de Konoha para salvar os passageiros antes de serem explodidos e depois fazê-los recapturar os prisioneiros que escaparam através das paredes exteriores danificadas. Shikamaru vai atrás de Garyō, planejando capturá-lo usando sua Técnica de Imitação das Sombras, mas descobre que Ino já o pegou usando sua Técnica de Troca da Mente do Corpo. Eles voltam para a Prisão de Sangue e observam o Tobishachimaru cair nas proximidades. Tsunade decide que Kahyō, a integrante mais graduada da Aliança Armamentista, seja executada por sua tentativa falha de fuga da prisão. Kakashi Hatake sugere que ao invés disso ela se torne a nova diretora da prisão, libertando assim, Konoha das suas obrigações de segurança. Shikamaru vê mérito na ideia e Tsunade aprova na condição de que Kakashi se torne o sexto Hokage. Todos concordam.

Shikamaru Hiden: Uma Nuvem se Acumulando na Escuridão do Silêncio Editar

Artigo principal: Shikamaru Hiden: Uma Nuvem se Acumulando na Escuridão do Silêncio Após a Quarta Guerra Mundial Shinobi terminar, Shikamaru se torna o chefe coordenador da União Shinobi, sucessora das Forças Aliadas. Dois anos após a guerra, a União Shinobi criou uma paz sem precedentes, em grande parte devido ao trabalho incansável de Shikamaru. A quantidade de trabalho que ele vem fazendo na verdade incomoda Shikamaru, como ele ficou muito longe de seu sonho de passar seus dias fazendo nada além de observar as nuvens. Após ele decidir que não quer mais nenhuma responsabilidade, ele percebe uma das aves de tinta de Sai entregando uma mensagem para Kakashi e vai imediatamente ao escritório de Kakashi para ler a mensagem. Ambos ficam incomodados pelo relato de Sai, o qual adverte sobre Gengo, o líder carismático do País do Silêncio e seu relatório que diz que equipe Anbu enviada ao lado local desapareceu totalmente. O que incomoda mais é que Sai não entrega esta mensagem em pessoa e que suas palavras sugerem que ele está impressionado com Gengo.

É evidente para Kakashi que Gengo é uma grande ameaça para a paz da União Shinobi e que, a fim de proteger a União, Gengo deve ser assassinado. Shikamaru não hesita em se oferecer para o trabalho, principalmente para que ele possa tentar encontrar Sai. Ele vai precisar de ajuda na missão, mas se encontra em problemas em pedir ajuda aos seus amigos: ele não quer falar com Temari sobre isso, preferindo mantê-la em Konoha; ele não quer envolver Chōji ou Ino porque é uma missão suja; ele não quer pedir para Naruto ajudá-lo porque ele não quer que Naruto perca a sua fé nele. Kakashi atribui dois Anbu, e Soku, para ajudar Shikamaru e eles deixam Konoha secretamente, viajando para o País do Silêncio depois de três dias de viagem sem parar. Eles se infiltram na capital e começam a interrogar os Iluminados, os seguidores de Gengo, o qual todos o reverenciam e acreditam que ele vai revolucionar o mundo.

Shikamaru, Soku e Rō se disfarçam como os Iluminados e participam de um comício onde Gengo faz um discurso para uma multidão extasiada. Quando eles se movem para a posição para assassinar Gengo, a sua presença é inexplicavelmente descoberta. Shikamaru tenta capturar Gengo com a sua sombra, mas a sua sombra se recusa a ser usada contra Gengo. Sai, agora um Iluminado, vem em auxílio de Gengo e captura Shikamaru e os outros. Shikamaru é preso e forçado a suportar os sons de tortura de Rō e Soku e uma pequena conversa ocasional de Gengo. Depois de dez dias eles são trazidos diante de Gengo, que convida Shikamaru para ser seu braço direito. Quando Shikamaru se recusa, Gengo observa como o mundo está inclinado contra os shinobi: somente os shinobi podem usar ninjutsu, no entanto, são as pessoas normais que formam a maioria da população; são pessoas normais que governam, mas são os shinobi que morrem nas guerras que essas mesmas pessoas normais começam.

Gengo acredita que o mundo é injusto com os shinobi, fazendo Rō e Soku concordarem com ele. Shikamaru também passa a considerar suas palavras como sendo convincentes e começa a duvidar do trabalho que ele fez para proteger o sistema shinobi atual. No entanto, ele não pode concordar com isso, com um pequeno lugar no seu coração agarrando-se à questão de por que ele deveria estar subordinado a Gengo. Gengo convida Shikamaru para matá-lo se ele realmente acredita que é a coisa certa a fazer. Shikamaru começa a suspeitar que Gengo está usando algum tipo de genjutsu, mas desiste de entender isso e se prepara para unir as mãos com Gengo. Antes que ele possa, uma rajada de vento de repente o levanta no ar e, em seguida, deixa-o cair no chão. Shikamaru vê que é obra de Temari e, a partir de sua aparição e as suas palavras, a influência de Gengo sobre ele desaparece. Ele percebe que as palavras de Gengo são atadas com genjutsu, e que, agora que ele sabe disso, significa que elas não tem mais domínio sobre ele. Embora ele não consiga realmente refutar qualquer coisa que Gengo disse, Shikamaru afirma que o sistema shinobi tem Naruto e Temari e isso é motivo suficiente para ele defendê-lo.

Gengo ataca, trocando golpes e palavras com Shikamaru. Shikamaru decide que, em vez de seguir a vida banal que ele costumava querer, ele prefere se dedicar à criação de um mundo de paz, onde não importa se uma pessoa seja ou não um shinobi. Shikamaru domina Gengo, mas Sai o obriga a deixar Gengo escapar. Temari luta com Sai para que Shikamaru possa ir atrás de Gengo. Ele o segue para um quarto escuro demais para usar a sua sombra, forçando-o a confiar em seus outros sentidos para se esquivar e desarmá-lo. Quando Rō e Soku – libertados do genjutsu de Gengo – o acompanham e abrem uma porta para fornecer um pouco de luz, eles se unem contra Gengo: Shikamaru distrai Gengo com clones das sombras, enquanto Rō esconde o seu chakra, o que lhe permite manobrar por trás Gengo. Ele restringe Gengo com a sua sombra e Soku usa uma Agulha de Chakra em sua língua, roubando-lhe a sua capacidade de falar. A influência de Gengo sobre os Iluminados desaparece e ele é levado sob custódia.

Na sequência, Shikamaru é confrontado por Naruto, que está chateado que Shikamaru decidiu se colocar em perigo sem avisá-lo. Shikamaru promete não esconder nada de Naruto nunca mais. Gengo é entregue a Gaara, o Kazekage, que liderou os reforços responsáveis por salvá-lo. Embora Gaara afirme que ele só fez isso por causa do quão importante Shikamaru é para a União Shinobi, ele ressalta que ele não poderia ter feito isso sem a insistência de Temari. Após o Kazekage partir junto com os outros shinobi de Suna, Shikamaru pede para Temari esperar para que ele possa lhe pedir para sair em um encontro. Ela responde com: "Que problemático." Após Shikamaru voltar a Konoha ele recebe uma semana de folga por Kakashi, mas ele não encontra mais a distinção entre trabalho e relaxamento como sendo preocupante como ele fazia antes. Kakashi lhe dá uma missão quando ele retorna ao trabalho que, embora importante, pode ser feita por quase ninguém. Por essa razão, Shikamaru recusa a missão, como seu encontro com Temari é no dia seguinte.

The Last: Naruto o Filme Editar

Artigo principal: The Last: Naruto o Filme

Kakashi conversando com o Time.png

O Time de Shikamaru é incumbido de resgatar Hanabi.

Dois anos após o fim da guerra, Shikamaru é implantado em uma equipe com Naruto, Sakura, Sai e Hinata para resgatarem Hanabi Hyūga, que foi raptada por Toneri Ōtsutsuki. Ele recebe um relógio especial que mostra a contagem regressiva em que a Lua irá destruir a Terra.

Shikamaru vs Guardião do Portão.png

Shikamaru imobiliza o Guardião do Portão.

Eles acabam sendo presos em uma armadilha de Toneri, mas conseguem sair dela graças a Sakura. Após Hinata ir voluntariamente com Toneri para salvar Hanabi, Shikamaru e Sai viajam para o sol artificial e descobrem a entrada para o palácio de Toneri via suas marionetes. Depois de Naruto recobrar a consciência depois de três dias a partir de sua luta com Toneri, Shikamaru diz que ele não deve desistir de Hinata, afirmando que ele não se importa com o que aconteceu entre eles, mas que ele é um shinobi e tem direito à sua causa. Ele, então, o leva até Sakura, revelando que ela usou quase todo o seu chakra para salvá-lo.

Shikamaru vs as Marionetes de Toneri.png

Shikamaru enfrenta as marionetes de Toneri.

Após sua conversa com Sakura, Shikamaru os leva ao palácio de Toneri para resgatarem Hinata e Hanabi. Sakura e Sai partem para resgatar Hanabi enquanto Shikamaru enfrenta as marionetes de Toneri. Depois de Naruto e Hinata destruírem o Tenseigan, Shikamaru observa o relógio não parou, sendo capturado em um ataque de Toneri, revelando que ele ativou seu Modo de Chakra do Tenseigan. Depois de Naruto derrotar Toneri, a equipe vai para casa, com Shikamaru sendo visto pela última vez na casa de Naruto e Hinata durante o seu casamento ao lado de Temari.

Konoha Hiden: O Dia Perfeito para um Casamento Editar

Artigo principal: Konoha Hiden: O Dia Perfeito para um Casamento Enquanto tenta pensar sobre o que dar de presente para Naruto e Hinata, Shikamaru se reúne com Chōji e os dois almoçam no Yakiniku Q. Chōji revela que ele pretende presentear Naruto e Hinata com uma refeição de cortesia em um agradável restaurante. Shikamaru fica impressionado com o presente de Chōji, no entanto, ele menciona que é uma refeição para três e que Chōji pretende acompanhá-los; sentando-se em uma mesa separada para não ser rude. Shikamaru considera presenteá-los com dinheiro, mas decide que seria muito imprudente. Ele finalmente decide pagar uma viagem de lua de mel romântica.

Shikamaru fica feliz com sua decisão, mas precisa da inclusão de uma mulher para ajudá-lo a planejar algo adequado. Ao caminhar em torno de Konoha depois do almoço ele pensa em pedir a ajuda de Ino Yamanaka, mas se depara com Temari ao invés disso. Embora Temari seja de fato uma mulher, Shikamaru não acredita que ela tenha a personalidade certa para aconselhá-lo sobre este assunto. Chōji, no entanto, o obriga a convidá-la de qualquer maneira, mas do jeito que ele coloca a questão para Temari, ela acredita que ele está lhe pedindo ajuda para planejar sua própria lua de mel. Temari fica envergonhada e Shikamaru, não percebendo a confusão, acredita que a está ofendendo. Chōji se dispensa do local por questões de fome e Shikamaru tenta fazer o mesmo, mas Temari o impede e concorda em fazer uma excursão pelo distrito das Fontes Termais de Konoha com ele.

O Time Asuma felicita Naruto e Hinata.PNG

Shikamaru e sua equipe felicitam Naruto e Hinata.

Quando a noite caí, Shikamaru e Temari caminham na iluminação suave das águas termais. Temari permanece quieta e esquisita o tempo todo, então Shikamaru sugere que eles visitem uma loja para que a viagem não seja desperdiçada. Temari indica algumas cabines de tiro ao alvo onde numerosos casais estão tentando ganhar prêmios. Shikamaru acaba ganhando duas pequenas bugigangas em sua determinação de descobrir o truque das estandes, as quais ele entrega para Temari. Depois, ele a leva para uma hospedaria, esperando que ela possa lhe dizer se Hinata irá gostar. Temari suspeita que ele tem outras intenções e declina, acreditando que ela não vai recusá-lo se eles forem para dentro. Shikamaru coloca as mãos em seu rosto, preocupado que ela está doente por causa da vermelhidão em seu rosto, fazendo-a fugir. Ele a persegue, precisando desesperadamente dela (opinião). Quando ela para, ele garante a ela como ela é importante para ele, explicando que ele, como homem, não pode avaliar os serviços da pousada para as mulheres. Temari se confunde mais uma vez e Shikamaru fica confuso por sua confusão. Ele repete que ele quer dar para Naruto e Hinata uma bela lua de mel e, agora que ele diz isso, ele percebe o que Temari pensou que ele queria dizer mais cedo. Temari fica à vontade e Shikamaru sorri do mal-entendido. Shikamaru mais tarde participa do casamento de Naruto e Hinata ao lado Temari.[20]

Gaara Hiden: Uma Miragem de Tempestade de Areia Editar

Artigo principal: Gaara Hiden: Uma Miragem de Tempestade de Areia Shikamaru e Temari decidem se casar, o que se torna um assunto político em Sunagakure e também gera um problema: como Gaara deve se casar primeiro. Quando Gaara se encontra com a mulher que ele está disposto a se casar, Hakuto, Shikamaru assiste secretamente o encontro de ambos. Quando vários nukenin atacam o encontro, Shikamaru salva Temari de ser morta por um titereiro inimigo.

Após o ataque ser combatido, Gaara pede para Shikamaru, através de Temari, para que ele o encontre na fronteira entre o País do Vento e o País do Fogo. Lá, Gaara juntamente com Hakuto e seu amante, Shigezane, se encontram com Shikamaru para que eles possam fugir e se estabelecer em Konoha sob novas identidades; a fim de se certificar de que não serão incomodados em suas novas vidas, Shikamaru vai apresentar um relatório corroborando com a história de Gaara de que eles foram mortos no deserto. Antes de Shikamaru partir com Hakuto e Shigezane para Konoha, ele sorri ao ver Gaara com a irmã Hakuto, Shijima.

Sasuke Shinden: Livro da Alvorada Editar

Artigo principal: Sasuke Shinden: Livro da Alvorada Quando ninjas inimigos se infiltram em Konoha, Shikamaru é parte de uma força tarefa responsável por encontrar e capturar os intrusos.

Editar

Anos mais tarde, Shikamaru se casa com Temari e tem um filho chamado Shikadai, crescendo perto dos irmãos de sua esposa também. Ele também se junta com sua equipe para treinarem seus respectivos filhos para se tornarem a nova geração do trio Ino–Shika–Chō. Mais tarde, quando Naruto é escolhido para se tornar o sétimo Hokage, Shikamaru ajuda na preparação para a cerimônia de posse. Para seu espanto e de Kakashi, Naruto não aparece na hora marcada. Não sendo possível esperar mais, eles mandam Konohamaru Sarutobi preencher o seu lugar, disfarçando-se de Naruto.[21] Quando Naruto se torna o Sétimo Hokage, Shikamaru finalmente realiza seu desejo de se tornar o conselheiro e guarda pessoal de Naruto, o que também resulta em ele ter mais dificuldade para ajudar no treinamento de seu filho.

Naruto Gaiden: O Sétimo Hokage e o Mês da Primavera Escarlate Editar

Artigo principal: Naruto Gaiden: O Sétimo Hokage e o Mês da Primavera Escarlate Shikamaru é visto sendo acompanhado de seu filho enquanto ele para Boruto de interromper o Sétimo Hokage de seus deveres.

Mais tarde, como as graduações da Academia estão se aproximando, Shikamaru insiste que ele irá cuidar da produção para os protetores da testa. A conversa é interrompida pela chegada do falcão de Sasuke com uma mensagem. Ao saber da mensagem que um jovem rapaz empunhando o Sharingan atacou Sasuke e Kakashi teorizando que possa ser outra experiência de Orochimaru, Naruto decide se encontrar com Sasuke pessoalmente. Embora Shikamaru expresse suas preocupações de ter o Hokage saindo da aldeia tão perto das graduações, ele concorda que eles devem lidar com esta questão rapidamente.

Boruto: Naruto o Filme Editar

Artigo principal: Boruto: Naruto o Filme A já pesada carga de trabalho de Naruto torna-se ainda mais complicada pela aproximação dos Exames Chūnin. Sentindo as dificuldades que isso está causando a vida pessoal de Naruto, Shikamaru se voluntária para completar alguns de seus trabalhos para ele, para que Naruto possa passar mais tempo com sua família. Shikamaru projeta a primeira fase dos exames e mantém Naruto informado sobre como Boruto está se saindo. Quando ambos Boruto e Shikadai avançam para as rodadas finais, Shikamaru configura uma competição com Naruto sobre qual dos seus filhos vai ganhar se eles acabarem lutando entre si. Boruto e Shikadai, de fato, lutam um contra o outro e Boruto é inicialmente declarado o vencedor, mas Naruto pega Boruto por trapacear e o obriga a ser desqualificado.

Shikamaru restringe os intrusos.png

Shikamaru tenta parar Momoshiki e Kinshiki.

As finais são interrompidas por Kinshiki e Momoshiki Ōtsutsuki, que atacam Naruto e destroem grande parte do estádio onde as finais estão sendo realizadas. Shikamaru tenta conter ambos com a sua sombra, mas Momoshiki a absorve e Shikamaru é forçado a se retirar. Naruto é capturado e Sasuke organiza uma equipe de resgate composta por ele mesmo, Boruto e os outros cinco Kage. Shikamaru os observa enquanto eles viajam para o Planeta de Momoshiki, notando que Katasuke e Kōsuke estão seguindo atrás deles. Naruto é salvo e a vida em Konoha volta ao normal; na novela do filme, Shikamaru é encarregado de organizar outro Exame Chūnin.

Habilidades Editar

Kageyose.png

Shikamaru integrando as habilidades de seu clã com as facas de trincheira de seu mestre.

Shikamaru é um shinobi altamente capaz, comprovado pelo fato de ele ser o primeiro de seus colegas à ser promovido ao posto de chūnin,[22] além de ser o Comandante Representante da Quarta Divisão.[23] Shikamaru também derrotou Hidan, um poderoso membro da Akatsuki, sozinho. No anime, foi revelado que ele foi convidado para se tornar um dos Doze Guardiões Ninja, mas recusou a fim de ficar em Konoha e protegê-la.[24] De acordo com Temari, Shikamaru poderia facilmente se tornar um jōnin se ele não fosse tão preguiçoso.[25] Isto foi finalmente provado correto como dois anos após a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Shikamaru foi promovido a tal cargo, sendo mais uma prova de suas habilidades e também conseguiu derrotar facilmente dezenas de marionetes de Toneri Ōtsutsuki.[26] Anos após o fim da guerra, Shikamaru se tornou o assistente e braço direito do Sétimo Hokage, mostrando ainda mais suas habilidades.[27]

Ninjutsu Editar

Técnicas do Clã Nara Editar

Técnica de Imitação das Sombras (Shikamaru).png

Shikamaru utilizando sua Técnica de Imitação das Sombras para manipular o corpo inconsciente de Ino.

As táticas de batalha primárias de Shikamaru envolve o uso das técnicas secretas de seu clã com a manipulação das sombras. Seu movimento assinatura é a Técnica de Imitação das Sombras, que, conectando a sua sombra ao de um alvo, o obriga a imitar seus movimentos; sendo eficaz, mesmo quando ele está incapacitado. No anime, mesmo quando ainda era uma criança que acabou de começar na Academia, ele já era competente o suficiente nesta técnica para subjugar três Anbu, e foi considerado um prodígio por Ino (embora ele fosse inexperiente demais para considerar a sua fraqueza).[28] Dois anos após a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Shikamaru passou a ser capaz de usar essa técnica para manipular os movimentos de um alvo enquanto permanece parado. Em sua fase adulta, Shikamaru é capaz de imobilizar um alvo com a técnica sem usar selos de mão ou se movimentar.[29] Shikamaru também é capaz de fazer uso das variações mais avançadas da técnica para combater diretamente os inimigos utilizando mãos de sombra e agulhas. Da mesma forma, Shikamaru também pode usar suas técnicas de sombra para pegar e jogar objetos como selos explosivos, e anexá-los a um adversário preso. Ele também pode usar a Técnica da Embreagem de Sombra, que, proporcional à quantidade de chakra usado, é forte o suficiente para agarrar e manipular objetos maciços, sendo capaz de até mesmo levanta-los no ar. Na batalha, ele é capaz de usar simultaneamente todas estas técnicas com uma surpreendente coordenação.

Kagemaneshuriken.png

Shikamaru utilizando a Técnica de Imitação das Sombras de Shuriken.

Shikamaru mais tarde herdou as Lâminas de Chakra de Asuma após sua morte. Depois de muito treinamento, ele aprendeu a fluir chakra para elas e usá-las em conjunto com as habilidades de seu clã. Usando esta habilidade em conjunto com suas técnicas, ele desenvolveu a Técnica de Imitação das Sombras de Shuriken. Isto lhe permite "pregar" a sombra de seu adversário no chão, sem precisar conectar a sua própria sombra, dando-lhe um alcance muito maior, flexibilidade e liberdade de movimento.

Usando sua técnica em seus companheiros de equipe, Shikamaru pode protegê-los de forma eficaz a partir de seus próprios pontos cegos ou fraqueza pessoal provocada por suas próprias técnicas, tais como o corpo inconsciente de Ino depois que ela utiliza a Técnica de Troca da Mente do Corpo.

Transformação da Natureza Editar

Shikamaru mostrou alguma habilidade com a transformação da natureza da Liberação de Terra, depois de ter sido capaz de criar paredes de terra após aprender os selos de mão com Kitsuchi.[30] Da mesma forma, Shikamaru também tem habilidade com a Liberação de Fogo e Yin.[5]

Inteligência Editar

Shikamaru pensando.png

Shikamaru pensando.

A maior característica de Shikamaru apesar de sua idade adolescente e suas notas baixas na Academia (devido principalmente à sua preguiça) é sua capacidade mental; grande o suficiente para ser mais esperto que um esquadrão inteiro de ninjas de Oto de nível chūnin ou superior,[31] como tal, ele foi a primeira pessoa de sua geração a ser promovido a chūnin devido ao seu conhecimento de seus próprios pontos fortes e fracos em comparação com o resto dos seus companheiros. Seu intelecto ganhou elogios de shinobi notáveis como Kakashi Hatake, que também é considerado um gênio,[32] e Tobi, que lamentou abertamente que era uma pena que Shikamaru fosse um inimigo seu tendo tal proeza.[33] O seu amigo de longa data e aparentemente o melhor, Chōji, afirmou que, apesar de Sasuke e Neji possuírem renome como gênios, eles não se comparam com o intelecto de Shikamaru.[34] Bem conhecido por suas habilidades estratégicas e táticas, ele é mais comumente visto ganhando nos jogos que requerem uma abordagem metódica como shōgi, nunca tendo perdido para Asuma. Percebendo seu potencial, Asuma testou Shikamaru (disfarçando-o como um jogo para manter Shikamaru focado) e descobriu que o jovem membro Nara é um gênio surpreendente, com um QI de mais de 200.[35] No anime, Sakura Haruno afirmou que Shikamaru é a pessoa mais inteligente do País do Fogo.

Partindo de sua natureza naturalmente calma e perda rara de compostura, Shikamaru é surpreendentemente astuto para sua idade, sendo bem consciente de seu entorno e é capaz de ver através da maioria das ilusões e de que pode fazer escolhas precisas durante momentos intensos. A partir dessas características, Shikamaru pode facilmente se concentrar em todos os dados adquiridos de forma rápida e eficaz, analisando a situação para discernir como lidar com isso, antecipando as ações inimigas, e formar planos eficazes rapidamente. Uma vez completamente focado (visto de seu hábito de fechar os olhos e fazer posições com seus dedos), ele pode rapidamente pensar dez movimentos à frente de seu oponente e elaborar mais de cem estratégias, escolhendo a melhor delas.[36] Da mesma forma, ele é altamente adaptável, sendo regularmente capaz de pensar por seus adversários, manipulando-os para uma armadilha pré-formada com várias distrações. Shikamaru é muito talentoso, sendo capaz de se ajustar facilmente ou mudar seu plano e usar as mais aleatórias ferramentas para a sua vantagem para minimizar as lesões a si próprio ou aos seus aliados, se não evitar uma luta direta completamente.

Por causa de sua inteligência, Asuma acredita que Shikamaru poderia se tornar um Hokage se ele não fosse tão preguiçoso.[37] Ele, no entanto, recebe responsabilidades, como ajudar a Quinta Hokage a formular estratégias defensivas[38] e foi escolhido para se tornar o Comandante Representante da Quarta Divisão durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi.[39] Durante sua luta com Temari, ele declarou que suas reservas de chakra não coincidem com a sua capacidade de pensar nas quantidades de movimentos que ele pode pensar contra um adversário.

Outras Habilidades Editar

Campo de Água Portátil.PNG

Shikamaru invocando água para ajudá-lo na batalha.

Mesmo quando ele ainda era um genin, Shikamaru estava entre os poucos shinobi que detectou e dissipou o genjutsu de indução ao sono de Kabuto.[40] Na Parte II do anime, ele foi visto sendo capaz de invocar objetos de pergaminhos a seu favor.[41] Em um ponto, Shikamaru começou a empunhar um tantō, e parece ser competente na esgrima, como visto quando ele atacou Hidan, deixando um corte no lado do pescoço de seu alvo.[42]

Estatísticas Editar

Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Primeiro 2.5 1.5 2.5 5.0 1.5 2.0 1.5 2.5 19.0
Segundo 3.0 1.5 3.0 5.0 2.0 2.5 2.0 2.5 21.5
Terceiro 3.5 2.0 3.0 5.0 2.0 2.5 3.0 3.0 24.0

Curiosidades Editar

Shikamaru Shippūden.png

O logotipo de Shikamaru: Shippūden.

  • No omake no final do episódio Shippūden 75, Shikamaru disse a Asuma que Naruto: Shippūden hoje seria chamado de Shikamaru: Shippūden, depois de rejeitar sua ideia de renomeá-lo de Asuma: Shippūden. O logotipo apareceu com o título, e duas silhuetas apareceram em frente para o outro: a de Shikamaru e de Temari.
  • Shikamaru foi classificado tão alto quanto o quarto personagem mais popular em Naruto, de acordo com a terceira pesquisa de popularidade de personagem de Naruto. Ele foi classificado em quinto na votação seguinte. Ele ficou em décimo na sexta. Na sétima enquete ele ficou em nono, tornando esta a quinta enquete consecutiva que ele estava no top 10.
  • Assim como Naruto, Shikamaru é o único dos 11 de Konoha que não subiu no ranking durante o tempo de Naruto e Naruto Shippūden, embora ele fosse um chūnin antes da segunda série.
  • Após a morte de Asuma, Shikamaru temporariamente pegou hábito de fumar de Asuma. Os cigarros foram retirados do manga e do anime em inglês, vendo apenas a fumaça.
  • De acordo com Naruto databook:
    • Os hobbies de Shikamaru são tirar sonecas e jogar shōgi contra oponentes formidáveis.
    • Shikamaru não deseja lutar contra ninguém, e sempre tenta evitar ficar em apuros.
    • As comidas favoritas de Shikamaru são carapau e alga marinha, enquanto sua menos favorita é ovo cozido.
    • Shikamaru completou 39 missões oficiais no total: 8 rank-D, 3 rank-C, 9 rank-B, 19 rank-A, 0 rank-S.
    • A frase mais usada por Shikamaru é "Como é problemático" (面倒く せい, mendōkusei).

Frases Editar

  • (Para si mesmo sobre Ino) "Eu digo uma única coisa contra Sasuke, e eu tenho que ter que olhar o mal de seus olhos."
  • (Para si mesmo enquanto luta contra Temari) "Às vezes eu desejo ser uma nuvem... Só flutuando, indo para onde a brisa me leva."
  • (Sobre Sasuke) "Eu nunca realmente gostei Sasuke, mas tudo é a mesma coisa, ele é um membro de Vila da Folha que ele é um camarada e eu vou colocar minha vida em risco para ajudá-lo, esse é o caminho da nossa aldeia, eu sei eu normalmente pareço um cara muito preguiçoso, mas não hoje, porque agora eu sou responsável por suas vidas também."
  • (Para Tayuya) "Quantas vezes tenho que lhe dizer? O primeiro movimento é sempre uma finta".
  • "Você pensaria que só desta vez, quando era de vida ou morte, eu poderia sobreviver."
  • (Para Hidan) "Veja, você e eu temos crenças diferentes. Acredito na vontade do fogo".
  • (Para Tsunade) "Não somos estúpidos o suficiente para ir lá fora e o planejamento para morrer."
  • (Para Kurenai) "Quando você tiver esse garoto, eu vou ter que protegê-lo. Então eu tenho que crescer para ser um adulto legal também!"
  • (Sobre as mulheres, para seu pai) "Você sabe como elas são. Você nunca pode entendê-las. Você nunca sabe onde você poderia estar com elas. O menor das coisas poderiam colocá-las em seu lado ruim. Sempre jogando jogos de mente com você. Tentando fazer você fazer o que querem. Elas são apenas uma grande dor, basicamente." [43]
  • (Sobre Temari) "Sutil como um rinoceronte... ela é mais assustadora do que a minha mãe."
  • (Para Naruto) "Meu senhor me confiou muito, a partir de coisas grandes para as pequenas coisas. É a mesma coisa para você um número ilimitado de coisas, você não acha que é hora para nós, para ser os que não confiam a confiada, é um pé no saco, mas não posso dizer que; Algum dia você vai ser o único a tratar os outros de ramen e você vai ser chamado de Naruto-sama... não podemos ficar para sempre crianças, eu quero ser tão legal como Asuma e Jiraiya."

Referências Editar

  1. Primeiro Databook, páginas 84-87
  2. Segundo Databook, páginas 116-120
  3. Shō no Sho, página 8
  4. Terceiro Databook, páginas 122-126
  5. 5,0 5,1 Quarto Databook, páginas 131-132
  6. Retsu no Sho, página 29
  7. Zai no Sho, página 32
  8. Naruto capítulo 700, página 12
  9. Naruto capítulo 182, página 09
  10. Naruto capítulo 119, página 7
  11. Naruto Shippūden episódio 313
  12. Naruto: Shippūden episódio 394
  13. Naruto: Shippūden episódio 395
  14. Naruto: Shippūden episódio 396
  15. Naruto: Shippūden episódio 397
  16. Naruto: Shippūden episódio 413
  17. Naruto capítulo 338, páginas 14-17
  18. Naruto: Shippūden Episódio 158
  19. Naruto: Shippūden Episódio 163
  20. The Last: Naruto o Filme
  21. O Dia em que Naruto se Tornou Hokage
  22. Capítulo 172, página 19
  23. Capítulo 515, página 15
  24. Naruto: Shippūden episódio 87
  25. Naruto: Shippūden episódio 7
  26. The Last: Naruto o Filme
  27. Capítulo 700
  28. Naruto Shippūden episódio 315
  29. Naruto Gaiden capítulo 1, página 8
  30. Capítulo 630, página 14
  31. Capítulos 118-119
  32. Capítulo 332, página 3
  33. Capítulo 537, página 12
  34. Capítulo 174, página 9
  35. Capítulo 107, página 14
  36. Capítulo 324, página 17
  37. Capítulo 328, página 8
  38. Naruto: Shippūden episódio 66
  39. Capítulo 515, página 17
  40. Capítulo 117, página 7
  41. Naruto: Shippūden episódio 85
  42. Capítulo 337, página 3
  43. Naruto Episódio 98

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Shikamaru Nara

  • Kakashi vs Shikamaru (Inteligencia vs Inteligencia)

    9 mensagens
    • Fwy escreveu: MyiakoHatake escreveu: Pessoal eu to falando de questão de inteligencia e como tá escrito nessa Wiki diz que o Kakashi ...
    • Em questão de inteligência o Shikamaru é superior, como o Fwy já citou. 
  • Shikadai = Shikamaru e Ino

    3 mensagens
    • Fwy
      Isso não é motivo. Ino não ficou "triste", ela simplesmente ficou decepcionada pelo modo que o pai e filho agiram durante os exames, quando...
    • Nada haver cara.A Ino não é mãe do Shikadai,ela só ficou decepcionada pelo modo que o filho do seu amigo reagiu,já Temari ela ficou ri...

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória