Wikia

Wiki Naruto

Selos de Mão

Discussão0
5 305páginas
na wiki

Redirecionado de Selos de mão

Shizune Fazendo Selo de mão

Shizune fazendo um Selo de mão.

Os selos de mão são usados para realizar ninjutsu, genjutsu e outras artes secretas do taijutsu. A quantidade necessária de chakra para executar uma técnica é manipulada pelos selos de mão. Para cada técnica há diferentes sequências de infinitas combinações de selos, o que requer memorização.

Enquanto técnicas exigem um número de selos, um shinobi experiente pode usar menos selos ou até usar apenas um (ex: Tobirama Senju, que usava a Liberação de Água: Técnica do Projétil do Dragão de Água com apenas um selo, sendo que a técnica requere 44 selos para funcionar) ou até não precisar de selos (ex: Sasuke Uchiha, que dominou o Chidori ao ponto de invocá-lo sem nenhum selo).

Apesar de raro, é possível um shinobi usar selos com uma mão. Os únicos casos vistos até agora são HakuGuren e Heiji.

Selos básicos

  1. Tori (酉, pássaro)
  2. I (亥, carneiro)
  3. Inu (戌, cachorro) geralmente afiliado às técnicas de Liberação de Gelo em filme e às técnicas de Liberação de Vento de Danzō.
  4. Tatsu (辰, dragão)
  5. Ushi (丑, boi)
  6. Tora (寅, tigre) geralmente afiliado às técnicas de Liberação de Fogo.[1]
  7. Mi (巳, cobra) geralmente afiliado às técnicas de Liberação de Terra[2] e Madeira.
  8. Ne (子, rato) geralmente afiliado às técnicas Hiden do Clã Nara.
  9. Uma (午, cavalo)
  10. Saru (申, macaco)
  11. U (卯, lebre)
  12. Hitsuji (未, javali)

Outros selos

Além dos doze selos básicos, existem selos únicos para certas técnicas. Esses selos são raramente vistos, e são considerados únicos para jutsu específicos.

Selo de Clonagem

Este selo é mais comumente associado com a criação de clones usando técnicas como a Técnica Clones das Sombras, seus derivados e o Tajū Mokuton Bunshin no Jutsu, separado dos doze selos básicos, onde os dedos indicadores e médios de ambas as mãos são cruzados.[3] Este selo de mão também é utilizado na realização da Liberação de Água: Técnica do Projétil do Tubarão de Água.

Juntar as mãos

Isto é mais uma iniciação de um jutsu do que um selo de mão onde o usuário simplesmente junta as mãos. Esse selo aparece no final de invocações como a Reencarnação do Mundo Impuro e o Selo Consumidor do Demônio Morto; e além disso, Jiraiya se prepara para entrar no Modo Sábio fazendo e mantendo esse selo. Também foi usado por Naruto Uzumaki quando ele invoca chakra ou quebra genjutsu. Assim que a sequência de selos é feita, as mãos do usuário mantem essa posição até produzir o efeito desejado.

Bater na superfície

Usado em técnicas como a Técnica de Invocação, isso é mais uma iniciação de uma técnica do que um selo. O usuário pressiona com sua mão a superfície que é afetada.

Selos de Haku

Os selos usados por Haku na técnica Mil Agulhas Voadoras de Água da Morte são diferentes dos selos básicos, além de serem feitos com uma mão.

Tora cruzado

A técnica Espelhamento Demoníaco dos Cristais de Gelo de Haku usa um selo especial parecido com o selo Tora, porém com os dedos indicadores e médios cruzados. Interessantemente, Orochimaru também usa esse selo quando implanta a marca Selo Amaldiçoado do Céu em alguém.

Selo Jin

Entre os 44 selos da Liberação de Água: Técnica do Projétil do Dragão de Água, há um selo especial chamado "Jin" (壬, Água Yang). Esse selo, no anime, é parecido com o selo Inu, porém a mão esquerda está invertida e no lado de baixo da mão direita.

Selo do Selo dos Cinco Elementos

O fūinjutsu Selo dos Cinco Elementos usado por Orochimaru usa um único selo especial, que consiste nos dedões e mindinhos de ambas as mãos se tocando nas pontas, com os dedos indicador e médio esquerdos e o dedo indicador direito levantados, sendo que este toca o médio esquerdo. O dedo anular esquerdo está sobre o anular direito, sendo que este e o dedo médio direito estão dobrados para baixo (assim como no selo Ushi na mão esquerda).

Selo Akimichi

O Clã Akimichi usa um certo selo em sua técnica Baika no Jutsu, que parece com o selo Tori de vista frontal. Porém, é confirmado que esse é um selo diferente, já que o selo Tori foi usado de vista lateral em técnicas como a Liberação de Água: Técnica do Projétil do Dragão de Água e Kage Nui no Jutsu. Os dedos indicadores e mindinhos estão levantados, os dedos médios e anulares estão cada um dobrados em cima do lado oposto e interligados com cada um, e os dedões estão pressionados juntos nas pontas.

No anime, há diversas “variações” para esse selo, provavelmente erros. Às vezes, é formado como um meio Tora, com os dedos mindinhos também levantados. Outras vezes, é formado mais parecidamente com o selo Tori, com os dedos indicadores e mindinhos levantados, e com os dedões e os dedos médios e anulares dobrados e pressionados um contra o outro.

  • Esse selo é, portanto muito controverso, já que o selo é usado ao invés do selo Tori muitas vezes no anime ou nos filmes, provavelmente um erro.

Selos da Técnica Mental

O Clã Yamanaka usa diferentes selos para ativar suas técnicas, tais como a Técnica de Troca da Mente do Corpo e a Técnica de Perturbação da Mente do Corpo. Outro selo foi usado para desativar a Técnica de Troca da Mente do Corpo e retornar para o corpo original. Esse selo parece com os dedos de ambas as mãos retos e cruzados em “X”, parecido com o selo Ushi (porém não um “+”), mas sem os dedos médios e anulares esquerdos para baixo.

Selo do Confronto

O “Selo do Confronto” (対立の印, Tairitsu no In), que parece um semi-Tora/Hitsuji, é o símbolo do combate e é um sinal universal de batalha entre os shinobi. Ele representa metade de um selo que pode ser usado pra ativar ninjutsu. Esse gesto é freqüentemente usado para concentrar chakra, e muitos shinobi foram vistos iniciando técnicas simples e básicas assim como algumas complexas com esse selo. Deidara o usou para detonar sua argila explosiva e Sai o usou na sua técnica Desenho de Imitação da Super Besta. As estátuas de Madara Uchiha e Hashirama Senju no Vale do Fim estão ambas com esse selo enquanto se encaram.

Selo da Reconciliação

O “Selo da Reconciliação” (和解の印, Wakai no In) é usado na Disputa Shinobi Tradicional como uma demonstração de que ambos os oponentes ainda são companheiros após a disputa.

Selo da técnica Sōjasōsai no Jutsu

Um selo envolvendo as mãos do usuário e do inimigo é usado na técnica kinjutsu Sōjasōsai no Jutsu.

Selo de Ativação do Mangekyō Sharingan

Provavelmente outro selo para juntar e focar chakra, ele foi usado por Kakashi em sua primeira batalha com Deidara. Quando ele ativou seu Mangekyō Sharingan para usar a técnica Kamui pela primeira vez vista na série. Ele é formado como um selo Tora, exceto pelos segmentos finais dos dedos indicadores pressionados para baixo, formando a imagem de uma casa do ponto de vista do usuário. Quando Kakashi o usou, ele o posicionou na frente de seu olho esquerdo.

Selo das cobras de Sasuke

Sasuke usou um selo parecido com o selo Akimichi em sua batalha com Deidara, quando ele usou tanto na técnica das Mãos de Serpente Oculta na Sombra quanto na Ligação Mágica da Serpente Brilhante.

Selo do Tigre Diurno

Esse selo é usado na técnica Tigre Diurno. Ele não libera chakra, mas o mantém dentro do corpo para usá-lo como energia e força. Isso cria uma técnica como um míssil que não é um corpo de chakra. Esse selo é na verdade baseado em um dos selos originais Kuji-jin, o selo do Leão Exterior. Nesse caso, as mãos são para se assemelharem a um tigre. Os dedos indicadores (os “olhos” do tigre) brilham em verde com o suor verde que evapora do usuário (resultado da abertura do 7º portão, Kyōmon).

Selo do Grande Projétil de Tubarão

A técnica Liberação de Água: Técnica do Grande Projétil de Tubarão de Kisame requer esse selo. Possivelmente uma comparação com o selo do Tigre Diurno de Guy, que lembra um tigre, seu selo de mão é um impulso, mas com ambas as mãos tocando no punho e a mão direito por cima da esquerda. Os dedos estão dobrados num jeito que vagamente lembra os dentes de um tubarão. Essa posição das mãos lembra um tubarão com um maxilar aberto.

Selos do Byakugan no Anime

No anime, certos selos variantes para auxiliar na ativação do Byakugan são vistos. A maioria são alguns dos doze selos básicos, mas vários são diferentes. No mangá, selos são de fato usados diversas vezes, mas é claro, não podem ser vistos com detalhe.

Selo da Formação da Parede de Água no Anime

No anime, um selo especial é usado ao invés do selo que é usado no mangá na técnica da Liberação de Água: Formação da Parede de Água.

Selos da técnica Maldição Mandala

No anime, o Clã Fūma usou vários selos desconhecidos para sua técnica secreta Maldição Mandala.

Selos de Guren

Vários selos "desconhecidos" são usados na técnica Liberação de Cristal: Acampamento da Parede de Cristal de Guren.

Selo do Torunēdo Raitoningu

No segundo filme do Naruto, Ranke usa um selo desconhecido para ativar seu Torunēdo Raitoningu. Porém, considerando que nem ela ou seus companheiros sabiam o que era chakra, é improvável que a técnica seja ninjutsu, e o “selo” dela provavelmente devia ser um mero gesto de ataque.

Selos de Oni no Kuni

No filme Naruto: Shippūden, os shinobi de Oni no Kuni usam selos únicos não usados pelos shinobi vistos pela série.

Selos do Kage Kagami

Taruho usou o Kage Kagami Shinten no Hō, que usava selos como:

  • Tora, mas com os dedos mindinhos pressionados para cima
  • Tora/Hitsuji com a mão esquerda, e mão direita com o dedão levantado “socando” a outra
  • I, mas com a mão esquerda apontada para cima
  • Mão direita para baixo acima da esquerda, mão esquerda para cima abaixo da direita; os dedos indicadores e médios de cada mão dobrados, e dedos anulares e mindinhos retos.

Selos do Selo do Santuário

Além disso, a técnica Selo do Santuário usada por Shion (Yomi também a usou ao repetir os mesmos nomes dos selos, apesar de ele somente ter a palma para frente o tempo todo) usa uma quantidade numerosa de diferentes selos com diferentes nomes, tais como:

  • Hatsu: Palma direita para frente, pontas dos dedos direcionadas para a direita
  • Jin: Tora/Hitsuji com a mão direita para baixo, posto abaixo dos olhos apontando para a esquerda
  • Kai: Tora/Hitsuji com a mão direita, apontando para cima com o braço reto, de frente

Após completos os três primeiros selos, Shion começa a levitar, o selo se ilumina, a barreira é formada ao redor do selo, e as esferas dentro dele se movem em círculos. (Yomi não teve que fazer isso.)

  • Min: Ambas as palmas pressionadas para frente, pontas dos dedos apontando para cima/frente num ângulo de 45°
  • Shin: Ambas as palmas pressionadas juntas
  • Gan: Punho esquerdo “socando” a palma direita
  • Reppyō: “Rep” parece idêntico ao selo Mi. No “Pyō” cada mão no gesto Tora/Hitsuji, braços esticados com as pontas dos dedos apontando para frente
  • Shōzen: Ambas as mãos em punhos, esquerda sobre a direita; parecido com o selo Ne
  • Mika: Parece idêntico ao Min
  • Dan: Cada mão gira ao redor da outra num gesto de Tora/Hitsuji, mão direita atrás da esquerda
  • Raku: Mão esquerda levantada virada para baixo com os dedos médio e anular dobrados e dedos indicador e mindinho retos apontando para a esquerda, palma direita pressionada para baixo apontando para frente
  • Shō: Palma esquerda virada para baixo na frente com as pontas dos dedos apontando para a direita, punho direito socando a palma esquerda por baixo

Após completar esses nove selos, as tábuas de pedra na urna irão se levantar na frente de Shion.

  • Fu: segurar Shō
  • Sai: segurar Shō
  • Dan: segurar Shō
  • Gika segurar Shō
  • Ragu: Mão esquerda apontando diagonalmente para cima/direita num ângulo de 45°, dedos médio e anular da mão direita dobrados, dedos indicador e mindinho retos apontando diagonalmente para cima/esquerda, colocados na frente do antebraço esquerdo
  • Bagi: Palma direita virada para esquerda com as pontas dos dedos apontando para cima na frente do usuário, antebraço esquerdo atrás do selo direito e punho esquerdo colocado acima do cotovelo direito

Os quatro primeiros desses não são vistos e pode ser que ela apenas grita essas palavras enquanto segura o Shō. Yomi não usou esses últimos seis selos.

Selo da Liberação de Tempestade de Hiruko

No terceiro filme do Shippūden, Hiruko usa um selo especial para a técnica da Liberação de Tempestade: Onda Interna da Nuvem Tempestuosa que parece o selo Tora, porém apenas com os dedos médios levantados.

Selo do Torneamento da Palma Rasgadora de Terra

Quando Sumashi usa a técnica da Liberação de Terra: Torneamento da Palma Rasgadora de Terra, ele usa um selo especial que é formado deixando a mão esquerda em forma de concha viranda para o chão e colocando a mão direita próxima a ela com os dedos indicadores e médios levantados.

Referências

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória