Wikia

Wiki Naruto

Hagoromo Ōtsutsuki

Discussão0
3 572 pages em
Este wiki

Redirecionado de Rikudō Sennin

Hagoromo Ōtsutsuki

Hagoromo Ōtsutsuki (Infobox - Mangá)

Informações
Estréia (Mangá): Capítulo 373
Estréia (Anime): Episódio 128 (Shippūden)
Estréia (Filme): Naruto 5: Prisão de Sangue (Mencionado)
Estréia (Game): Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 2
Aparece em: Anime, Mangá, Game e Filme
Seiyū: Tōru Nakane
Kanji: 大筒木ハゴロモ
Rōmaji: Ōtsutsuki Hagoromo
Sexo: Símbolo Masculino Masculino
Altura: Parte II: 181 cm
Kekkei Genkai: Símbolo Rinnegan Rinnegan
Bijū: Shinju (Formas)
Elemento do Chakra: Símbolo Katon Katon
Símbolo Futon Fūton
Símbolo Raiton Raiton
Símbolo Doton Doton
Símbolo Suiton Suiton
Símbolo Inton Inton
Símbolo Yang Yōton
Símbolo Yin-Yang Onmyōton
Família: Kaguya Ōtsutsuki (Mãe) (Apenas Mangá)
Irmão de Hagoromo (Irmão) (Apenas Mangá)
Asura (Filho)
Indra (Filho)
Classificação: Jinchūriki
Sennin
Ocupação: Monge

Hagoromo Ōtsutsuki (大筒木ハゴロモ, Ōtsutsuki Hagoromo),[1] conhecido mundialmente como o grande Rikudō Sennin (六道仙人, Sábio dos Seis Caminhos), foi a figura lendária que fundou as artes do ninjutsu e criou o mundo ninja. Ele foi o filho da Princesa Kaguya Ōtsutsuki‎‎ e o primeiro humano a nascer com chakra. Ele derrotou o Jūbi e o selou dentro de seu próprio corpo, tornando-se o primeiro jinchūriki.

Personalidade

O Hagoromo foi um homem que buscou a paz, espalhando sua sabedoria em todo o mundo. Ele foi excepcionalmente sábio, como ele foi capaz de trazer uma grande mudança para o mundo, com a simples divulgação dos princípios do chakra e sua religião. Ele também parecia se importar com os Bijū quando eles ainda estavam com ele, dando nomes para cada um como um sinal de sua individualidade, e disse-lhes que não importa o quão longe eles estivessem, eles sempre estariam juntos e um dia iriam ser guiados para o caminho certo. Em contrapartida, os Bijū mostraram um grande respeito e adoração pelo Sábio. Kurama, por exemplo, derramou uma lágrima com o pensamento de sua morte iminente, o que sugere que os animais o vissem como uma espécie de figura paterna.

Aparência

Embora inicialmente descrito como uma silhueta, vários detalhes sobre a aparência do sábio podem ser descritas. Ele tinha cabelo curto que era espetado na frente com dois pedaços distintos de cabelo que se assemelhavam a chifres. Ele usava o que parecia ser um casaco com uma gola alta, revelando o seu colar com seis magatama vermelhos. Esses símbolos foram posteriormente imitados pelo Caminho Deva de Nagato e o selo em torno do pescoço de Naruto no Kyūbi Chakura Mōdo. Na parte de trás de sua capa havia um Rinnegan estilizado com nove magatama em três linhas abaixo dela. Em uma aparição de seu rosto que era parcialmente visível, ele estava em um estado de velhice.[2]

História

Passado

Kaguya e seus dois filhos
Hagoromo e seu irmão quando crianças com sua mãe.
Rafael UchihaAdicionada por Rafael Uchiha
Hagoromo nasceu como um dos dois filhos de Kaguya Ōtsutsuki‎‎, uma princesa que comera o fruto proibído do Shinju, que aparece uma vez a cada milênio, com um esforço para ganhar as habilidades divinas, que ela as usou para pôr fim nas guerras constantes durante aquela época. Como consequência, Hagoromo nasceu com a mesma capacidade de manipular o poderoso chakra como sua mãe. O Shinju, furioso com as ações de Kaguya, estava determinado a obter seu chakra roubado devolta, que o causou a assumir uma forma monstruosamente colossal que viria a ser conhecido como o Dez-Caudas.

O Dez-Caudas atormentava as terras até que, Hagoromo juntamente de seu irmão, conseguiu derrotar a besta, tornando-se seu jinchūriki, causando-lhe a ser reverenciado como um deus por virtude de sua vitória. Com seu conhecimento do conceito de chakra, Hagoromo viajou por toda a terra, dando o chakra para os outros, bem como propagar seus ideais e religião, o ninshū, que eventualmente ficou conhecido como ninjutsuDe acordo com Jiraiya, o Sábio era um monge que apareceu há muito tempo em uma época de guerras sem fim. Seus grandes feitos e o desejo de trazer a paz ao mundo dilacerado pela guerra fez com que ele fosse amplamente conhecido como o Salvador do Mundo (この世の救世主, Kono Yo no Kyūseishu).[3]

Séculos antes do início da história principal, o Sábio derrotou o demônio mais poderoso do mundo ninja, o Jūbi, e foi elogiado como um deus por ter conseguido derrotá-lo. A fim de proteger o mundo do Jūbi, o Sábio desenvolveu uma certa técnica para selar a besta dentro de seu próprio corpo, dando-lhe a capacidade de aproveitar e controlar o seu poder avassalador, ele se tornou o primeiro jinchūriki. No entanto, isto ofereceu apenas uma solução temporária. No caso de sua morte, o selo poderia quebrar e o Jūbi mais uma vez seria solto no mundo.[4]

Rikudo Sennin e os Bijuu
Os Bijū com Hagoromo.

Consciente de seu destino iminente, o Sábio usou o Banbutsu Sōzō (万物创造, Criação de Todas as Coisas) para dividir o chakra do Jūbi em nove animais individuais que ficariam conhecidas como Bijū. Como precaução final, ele usou o Chibaku Tensei para enterrar os restos físicos do corpo do Jūbi dentro de uma prisão gigantesca de pedra, que ele lançou para o céu, criando a lua.[5][6] Mais tarde é revelado que o Sábio deu nomes a esses animais.[7][8] O Sábio também deixou uma tábua de pedra para seus descendentes, detalhando a história de sua luta com a besta. Apenas aqueles que possuem o Rinnegan podem decifrar inteiramente o conteúdo da tábua, enquanto um leitor com um dōjutsu menor pode ainda parcialmente interpretar a informação.[9] Algum tempo depois de criar os Bijū, o Sábio disse que eles estariam juntos, mesmo quando separados, e que um dia seriam novamente uma única entidade.[10]

O desejo principal do Sábio foi o de estabelecer a paz em todo o mundo, mas era um objetivo que nunca seria alcançado em uma única vida. Sabendo disso, ele optou por confiar a sua força de sonho e legado em seus dois filhos. O filho mais velho, que herdou os "olhos" do Sábio (seu chakra poderoso e energia espiritual), ele acreditava que o poder era a verdadeira chave para a paz. O filho mais novo, herdou o "corpo" do Sábio (sua vontade poderosa e energia física), ele acreditava que o amor era a verdadeira chave para a paz. Em seu leito de morte, o Sábio escolheu o filho mais novo para ser seu sucessor. Consumido pela amargura e inveja, o filho mais velho atacou o irmão, começando uma guerra entre eles. Sua rivalidade continuaria através de seus descendentes: o clã Senju e o clã Uchiha.[11]

Habilidades

Babutsu Sozo
Hagoromo usando o Banbutsu Sōzō.
Thiago.queiroz.5682Adicionada por Thiago.queiroz.5682

Apesar de não se saber muito sobre todas as habilidades que o Sábio possuía, é seguro assumir que ele era uma pessoa muito poderosa. Mesmo entre os padrões de hoje, Kurama ainda considera-o como o indivíduo mais poderoso do mundo, tendo sido a única pessoa a derrotar o Jūbi. Sendo que era reverenciado como um deus, fazendo com que o próprio Sábio se visse como um deus. O Sábio também foi reverenciado como o primeiro homem a entender a natureza do chakra em si. Esta sabedoria, combinado com a sua kekkei genkai, o Rinnegan, permitiu ao Sábio criar o primeiro ninjutsu moderno. Com tais poderes à sua disposição, o Sábio obteve um grande número de seguidores, como homens e mulheres de todo o mundo que se esforçaram para aprender os seus ensinamentos. Como os discípulos do Sábio cresciam continuamente em maior número, isso levou à criação de clãs ninja, e mais tarde, aldeias ninja. É impossível superestimar o efeito do Sábio no curso do desenvolvimento do mundo ninja. Como o primeiro ninja verdadeiro, ele criou o mundo ninja, que se revolucionou e mudou para sempre.

O Sábio foi mostrado carregando dois objetos. Um era o que parecia ser uma grande katana na mão, enquanto a outra era uma shakujō — um equipamento budista anelado que se destina a ser usado em orações, mas também pode ser eficazmente utilizado como uma arma.

Rinnegan

Ver artigo principal: Rinnegan

O Sábio foi dito ter sido o único shinobi a ter dominado totalmente o Rinnegan, o que lhe permite manipular todos os cinco tipos de chakra da natureza. Ele é reverenciado como uma das figuras mais lendárias do mundo ninja, e é provavelmente o mais forte ninja que já existiu. Ele era tão poderoso, que ele criou a lua usando o Chibaku Tensei em seu leito de morte. Mesmo Nagato afirmou que o seu poder não era nada em comparação com o do Sábio. Como portador do Rinnegan, o Sábio, também exercia todas as habilidades do Rikudō no Jutsu.[12]

Jinchūriki

O Sábio desenvolveu a primeira técnica capaz de selar um Bijū dentro de um corpo humano, tornando-se o primeiro Jinchūriki da história. Possuindo o grande poder do Jūbi contido dentro dele, o Sábio desenvolveu um imensurável poder e chakra que ultrapassava de longe todos os outros. Mesmo em seu leito de morte, o Sábio foi capaz de empregar sua técnica Chibaku Tensei em grande escala e usar esse chakra para criar a lua e selar o corpo do Jūbi dentro dela, uma prova clara de seu incrível poder.

Chakra Yin e Yang

Ao usar o chakra Yin, que vem da energia espiritual e o chakra Yang, que vem da energia física, ele tinha a capacidade de criar formas a partir do nada com um simples pensamento e depois dar vida à elas. O Sábio criou os nove Bijū com o chakra do Jūbi usando essa capacidade.

Ferramentas Valiosas

O Sábio exercia ferramentas únicas que ficaram conhecidas como as cinco Ferramentas Valiosas do Rikudō Sennin, com cada uma possuindo uma habilidade única e poderosa, mas todas elas requerem um vasto reservatório de chakra, o que pode rapidamente matar qualquer ser humano normal, em ter utilizado uma delas. Sendo o jinchūriki do Jūbi, isto não representava nenhum problema para o Sábio. Os cinco tesouros são: o Bashōsen, Benihisago, Kōkinjō, Shichiseiken, e o Kohaku no Jōhei. Ao combinar a Benihisago, Kōkinjō, e Shichiseiken, o Sábio (ou qualquer usuário) pode capturar a palavra alma de suas vítimas, e depois prendê-la na cabaça para selar a vítima. O Bashōsen pode gerar qualquer um dos cinco elementos básicos. O Kohaku no Jōhei pode selar qualquer pessoa, sem utilizar os procedimentos da Benihisago. As ferramentas valiosas finalmente caíram em posse de Kumogakure, e depois para as mãos dos Irmãos Ouro e Prata, que fizeram uso das ferramentas nas suas atividades criminosas.[13] Kumo no entanto, conseguiu recuperar o Kohaku no Jōhei que foi mantido no gabinete do Raikage.[14]

Legado

Conforme o tempo se passou, o Sábio finalmente desapareceu na lenda. Sua linhagem foi dividida em descendentes de seus dois filhos, que eventualmente formam o clã Senju — e através de relações distantes do clã Uzumaki — e o clã Uchiha. Como resultado da aquisição e integração do DNA Senju no corpo de Madara Uchiha, o Rinnegan iria ressurgir mais tarde. Apesar de ter notado nada aconteceu inicialmente após a integração do DNA, quando ele se aproximava do fim de sua vida natural, o dōjutsu finalmente despertou.[15] Com isso, Madara Uchiha conseguiu desfazer o selo do Sábio no Gedō Mazō por invocação a partir da lua e formulou o Plano Olho da Lua para se tornar o novo jinchūriki do Jūbi.[15]

Nagato, um aluno de Jiraiya, manifestou o Rinnegan, suponha-se que Nagato é uma reencarnação do próprio Sábio.[16] Na realidade, Madara secretamente transplantou seu Rinnegan para o menino, sem o seu conhecimento.[15] Nagato, como um descendente do clã Uzumaki e também relacionado ao Senju, foi o anfitrião perfeito para o dōjutsu. No entanto, Nagato notou que seu próprio poder teria pouco em comparação com o do Sábio.[17] Outros, incluindo Kakashi Hatake, observou que o Rinnegan era visto apenas como uma mutação.[18] Pelo reconhecimento do Sábio pela Kurama e Son Gokū (e os outros animais de cauda serem os únicos sobreviventes em relação com a vida do Sábio), isso dá credibilidade à sua existência.[19][20]

Antes de morrer, o Sábio disse aos jovens Bijū que alguém iria vir e conduzi-los no caminho certo. Os animais de cauda seriam todos mais tarde a vir a concordar que essa pessoa é Naruto Uzumaki.[21]

Curiosidades

  • O colar que o Sábio usava pode ser uma referência para a Joia Yasakani, um colar de magatama lendária que faz parte do Regalia Imperial do Japão, juntamente com a Espada Kusanagi e o Espelho de Yata.
  • O Sábio tem o mesmo apelido que o Primeiro e o Terceiro Hokage. Todos foram conhecidos como o Deus do Shinobi (忍の神, Shinobi no Kami).
  • Devido a capacidade dos Irmãos Ouro e Prata em assimilar o chakra de Kurama por comer sua carne, o Raikage suspeita que eles sejam remotamente relacionados ao Hagoromo Ōtsutsuki.[22]
  • Hagoromo (羽衣) se traduz em "manto de penas". O nome é uma referência ao conto do cortador de bambu, no qual a Princesa Kaguya recebe um hagoromo para usar em cima de seu retorno à Lua. Seu último nome significa literalmente Grande Árvore Cilindrica (大筒木, Ōtsutsuki).

Referências

  4. Naruto capítulo 467, páginas 14-17
  5. Naruto capítulo 467, páginas 15-16
  6. Naruto capítulo 510, páginas 11-12
  10. Naruto capítulo 572, páginas 12-13
  11. Naruto capítulo 462, páginas 12-13
  15. 15,0 15,1 15,2 Naruto capítulo 606, página 13
  17. Naruto chapter 439, page 8
  21. Naruto capítulo 572, páginas 12-15

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Hagoromo Ōtsutsuki

  • Hagoromo Ootsutsuki

    14 mensagens
    • Não, estava falando do Frankstein-kun XD De nada :)
    • (pk2)
  • hagoromo e o shinju

    6 mensagens
    • Repare que é "Versão Prévia" de um site não-oficial, logo não podemos dar 100% de confiabilidade às suas traduções. No Mangá da Viz, ...
    • Sim, sim, 100% de certeza nem eu tenho, creio eu que tenha acontecido isso, podemos esperar para ver a versão da panini, mas teria ...

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória