Wikia

Wiki Naruto

Hagoromo Ōtsutsuki

Discussão0
4 160 pages em
Este wiki

Redirecionado de Rikudō Sennin

Por favor note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre o Sábio. Se você estiver procurando pelo artigo sobre o clã com o mesmo nome, então você deve ir para Clã Hagoromo.
Hagoromo Ōtsutsuki

Hagoromo Ōtsutsuki (Colorido)

Informações
Estréia (Mangá): Capítulo 373
Estréia (Anime): Episódio 128 (Shippūden)
Estréia (Filme): Naruto 5: Prisão de Sangue (Mencionado)
Estréia (Game): Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 2
Aparece em: Anime, Mangá, Game e Filme
Seiyū: Tōru Nakane
Kanji: 大筒木ハゴロモ
Rōmaji: Ōtsutsuki Hagoromo
Sexo: Símbolo Masculino Masculino
Altura: Parte II: 181 cm
Kekkei Genkai: Símbolo Rinnegan Rinnegan
Bijū: Shinju (Formas)
Elemento do Chakra: Símbolo Katon Katon
Símbolo Futon Fūton
Símbolo Raiton Raiton
Símbolo Doton Doton
Símbolo Suiton Suiton
Símbolo Inton Inton
Símbolo Yang Yōton
Símbolo Yin-Yang Onmyōton
Família: Kaguya Ōtsutsuki (Mãe) (Apenas Mangá)
Hamura Ōtsutsuki (Irmão) (Apenas Mangá)
Asura (Filho)
Indra (Filho)
Classificação: Jinchūriki
Sennin
Ocupação: Monge

Hagoromo Ōtsutsuki (大筒木ハゴロモ, Ōtsutsuki Hagoromo), conhecido mundialmente como o Sábio dos Seis Caminhos (六道仙人, Rikudō Sennin), era uma figura lendária praticamente divina que fundou o ninshū e criou o mundo ninja. Ele era o filho da Princesa Kaguya Ōtsutsuki e, ao lado de seu irmão, eles foram os primeiros seres humanos a terem nascido com chakra. Ele e seu irmão também venceram o Jūbi em uma batalha, e selou a poderosa besta dentro de si mesmo, fazendo ele ser o primeiro jinchūriki.

Personalidade

Hagoromo foi um homem que buscou a paz, espalhando sua sabedoria em todo o mundo. Ele foi excepcionalmente sábio, como ele foi capaz de provocar uma grande mudança em todo o mundo, simplesmente disseminando os princípios do chakra e sua religião. Ele também parecia se importar muito com os Bijū, quando eles ainda estavam com ele; dando a cada um deles um nome como um sinal de sua individualidade, e disse para eles que não importa o quão longe eles cresçam, eles estariam sempre juntos, e um dia iriam ser levados para o caminho certo. Em contrapartida, os Bijū mostraram possuir respeito e adoração para com o Sábio. Kurama ainda derramou uma lágrima com o pensamento de sua morte iminente, o que sugere que os animais podem até tê-lo visto como uma espécie de figura paterna.

Durante sua reunião com Naruto, Hagoromo mostrou ser uma pessoa muito paciente e composta, não sendo afetado pelas explosões de Naruto. Ele era um homem muito inteligente, capaz de aprender metodicamente novas formas de estudo, incluindo a língua e a cultura.[1] Ele também ficou muito incomodado sobre seus ensinamentos em relação ao "ninshū" serem considerados como "ninjutsu", o qual ele considera que foi criado para o combate ao contrário de sua busca ninshū pela paz, e manteve sua opinião firmemente quando Naruto não conseguiu distinguir a diferença entre os dois. Ao mesmo tempo, Hagoromo era um homem muito modesto, admitindo abertamente seus erros pessoais e vergonha como um pai e um líder. Apesar de seu status como deus, ele também acreditava que ninguém deveria ter mais poder do que qualquer outro, porque deixa uma forte chance de a pessoa tornar-se arrogante e desejar ainda maior poder.

Aparência

Hagoromo era um homem alto e de pele cor pêssego. Em sua idade velhice, ele tinha rugas profundas, um longo cavanhaque que descia até sua cintura, short, cabelo desgrenhado cinza-avermelhado, que subia até o alto e tinha uma trança na altura do queixo pendurada na frente de sua orelha esquerda. Hagoromo tinha pequenos supercílios e possuía saliências parecidas com chifres acima deles, bem como uma marca vermelha no centro da testa parecida com o Rinnegan. Depois de se tornar jinchūriki do Shinju, sua pele ficou cinza. Ele usava um quimono completamente branco com um padrão de seis magatama pretos em torno de uma gola alta, sob a qual ele usava um colar que também era formado por seis magatama. Na parte de trás de seu quimono ele possuía um desenho maior parecido com o Rinnegan com um padrão de nove magatama dispostos em três fileiras abaixo dele.

História

Passado

Kaguya e seus dois filhos

Hagoromo e seu irmão quando crianças com sua mãe.

Hagoromo nasceu como um dos dois filhos de Kaguya Ōtsutsuki, uma princesa que comeu o fruto proibido do Shinju que aparece uma vez por milênio em um esforço para ganhar habilidades comparadas a de um deus, que ela usou para pôr fim às guerras constantes durante essa época. Como resultado, Hagoromo nasceu com a habilidade de manipular o mesmo tipo de chakra poderoso de sua mãe. O Shinju, furioso com as ações de Kaguya, ficou determinado em conseguir o seu chakra de volta, o que fez com que a árvore passasse a assumir uma forma monstruosa que viria a ser conhecida como Jūbi.

O Jūbi atormentava as terra até, Hagoromo, com a ajuda de seu irmão, conseguirem derrotar a besta, tornando-se seu jinchūriki, fazendo ele ser reverenciado como um deus por sua vitória. Com seu conhecimento do conceito de chakra, Hagoromo viajou por todas as terras, dando chakra para os outros, bem como difundir seus ideais e religião, o ninshū, que eventualmente se tornou a habilidade conhecida como ninjutsu.[2] De acordo com Jiraiya, seus grandes feitos e último desejo em trazer a paz ao mundo dilacerado pela guerra fez ele ser amplamente conhecido como o Salvador deste Mundo (この世の救世主, Kono Yo no Kyūseishu).[3][4].

O desejo final de Hagoromo foi estabelecer a paz em todo o mundo, mas era uma meta que nunca seria alcançada em uma única vida. Sabendo disso, ele optou por confiar o seu sonho e legado para seus dois filhos, e começou a ensiná-los o ninshū. O filho mais velho, Indra, foi reconhecido por Hagoromo como um verdadeiro prodígio, que rapidamente começou a deleitar-se com seu talento natural e tornou-se muito solitário. O filho mais novo, Asura, provou ser exatamente o oposto, tendo mostrado nenhuma habilidade especial ou talento natural, mas ele cresceu através de suas limitações, ficando cada vez mais forte e mais maduro por causa de suas lutas e por fazer amigos ao longo do caminho. Hagoromo reconheceu o caminho escolhido por Asura, concordando que o amor e a cooperação eram a verdadeira chave para a paz.[5]

Rikudo Sennin e os Bijuu

Hagoromo com os jovens Bijū.

Inspirado por seu filho mais novo, Hagoromo separou o chakra do Jūbi de dentro de seu corpo e usou sua técnica Criação de Todas as Coisas para dividi-lo em nove corpos separados, criando os Bijū e dando a cada um deles um nome.[6] Como resultado por ter extraído todos de uma vez, Hagoromo ficou enfraquecido e incapacitado por vários meses, embora a poderosa força vital da casca do Jūbi o mantivesse vivo.[7] Algum tempo após a sua criação, os jovens Bijū foram informados de que todos eles ainda estavam ligados uns aos outros, apesar de serem entidades separadas. Hagoromo também lhes disse que eles iriam se tornar um novamente, mas não como eles eram originalmente, e que alguém iria mostrar para eles o verdadeiro poder.[8] Hagoromo eventualmente utilizou o Chibaku Tensei para selar a casca do Jūbi no que se tornaria a lua.[9] Em seu leito de morte, ele escolheu Asura para ser seu sucessor, mas Indra, possuído pelo rancor e inveja, lutou contra seu irmão, iniciando uma guerra entre eles que continuou através de seus descendentes.[10]

Hagoromo deixaria para trás uma tabuleta para os seus descendentes, que detalha a história de sua luta com o Jūbi. Só aqueles que possuem o Rinnegan podem decifrar totalmente o conteúdo da tabuleta, enquanto um outro leitor com dōjutsu tais como o Sharingan podem interpretar parcialmente o conteúdo.[11]

Parte II

Retorno de Madara

Técnica de Voo (Hagoromo)

Hagoromo se apresenta a Naruto.

Após a metade Yin de Kurama ser selado dentro de Naruto Uzumaki, o lendário sábio aparece dentro da mente de Naruto para falar com ele, observando que ele se sentia atraído por Naruto. Depois de o jovem shinobi se irritar com o discurso filosófico de Hagoromo, Hagoromo chega ao assunto em questão. Ele começa a explicar a sua história familiar desde sua mãe até seus dois filhos, para Naruto, que o leva a revelar a este último, que ele é de fato a reencarnação de seu filho mais novo Asura. Percebendo que Naruto já tinha percebido isso em algum momento, Hagoromo explica que, semelhantemente, seu filho mais velho Indra, também têm reencarnado repetidamente com o passar do tempo, sendo sua reencarnação mais recentemente, como Naruto corretamente adivinha, Sasuke Uchiha. Hagoromo explica que a encarnação anterior de Indra, Madara, procurou não só pelo poder do Sábio, mas também o de sua mãe, depois de seu ciclo normal da vida terminar.

Hagoromo, Naruto e Sasuke

Hagoromo transfere seu poder para Naruto e Sasuke.

Quando o Sábio pede a Naruto para parar Madara, Naruto agradece ele por sua confiança, para o qual Hagoromo insiste que ele não é merecedor de elogios após suas falhas como pai e líder, bem como ter deixado o mundo continuar a seguir a crença de que o poder é a chave para a paz. Naruto discorda que Hagoromo seja um fracassado, para o qual Gyūki, Shukaku e a metade Yin de Kurama concordam, como eles aparecem dentro da mente de Naruto. Quando os Bijū dizem que acreditam que Naruto seja a criança da profecia, Hagoromo invoca os outros Bijū. Admitindo seu erro em confiar em apenas um filho e ignorar o outro, Hagoromo diz que acredita que Naruto possa ajudar a mudar o mundo para melhor. Ele então pergunta a Naruto qual é o seu objetivo depois do fim da guerra. Simultaneamente em outro lugar, Hagoromo reunido com Sasuke, conta a mesma história e lhe faz a mesma pergunta. Aceitando as respostas das reencarnações de seus filhos, Hagoromo transfere seu poder para os dois amigos, garantindo que ele não repita o erro de confiar a tarefa a apenas um.

Habilidades

Babutsu Sozo

Hagoromo usando o Banbutsu Sōzō.

Apesar de não se saber muito sobre todas as habilidades que o Sábio possuía, é seguro assumir que ele era uma pessoa muito poderosa. Mesmo entre os padrões de hoje, Kurama ainda considera-o como o indivíduo mais poderoso do mundo, tendo sido a única pessoa a derrotar o Jūbi. Sendo que era reverenciado como um deus, fazendo com que o próprio Sábio se visse como um deus. O Sábio também foi reverenciado como o primeiro homem a entender a natureza do chakra em si. Esta sabedoria, combinado com a sua kekkei genkai, o Rinnegan, permitiu ao Sábio criar o primeiro ninjutsu moderno. Com tais poderes à sua disposição, o Sábio obteve um grande número de seguidores, como homens e mulheres de todo o mundo que se esforçaram para aprender os seus ensinamentos. Como os discípulos do Sábio cresciam continuamente em maior número, isso levou à criação de clãs ninja, e mais tarde, aldeias ninja. É impossível superestimar o efeito do Sábio no curso do desenvolvimento do mundo ninja. Como o primeiro ninja verdadeiro, ele criou o mundo ninja, que se revolucionou e mudou para sempre.

O Sábio foi mostrado carregando dois objetos. Um era o que parecia ser uma grande katana na mão, enquanto a outra era uma shakujō — um equipamento budista anelado que se destina a ser usado em orações, mas também pode ser eficazmente utilizado como uma arma.

Rinnegan

Ver artigo principal: Rinnegan

O Sábio foi dito ter sido o único shinobi a ter dominado totalmente o Rinnegan, o que lhe permite manipular todos os cinco tipos de chakra da natureza. Ele é reverenciado como uma das figuras mais lendárias do mundo ninja, e é provavelmente o mais forte ninja que já existiu. Ele era tão poderoso, que ele criou a lua usando o Chibaku Tensei em seu leito de morte. Mesmo Nagato afirmou que o seu poder não era nada em comparação com o do Sábio. Como portador do Rinnegan, o Sábio, também exercia todas as habilidades do Rikudō no Jutsu.[12]

Jinchūriki

O Sábio desenvolveu a primeira técnica capaz de selar um Bijū dentro de um corpo humano, tornando-se o primeiro Jinchūriki da história. Possuindo o grande poder do Jūbi contido dentro dele, o Sábio desenvolveu um imensurável poder e chakra que ultrapassava de longe todos os outros. Mesmo em seu leito de morte, o Sábio foi capaz de empregar sua técnica Chibaku Tensei em grande escala e usar esse chakra para criar a lua e selar o corpo do Jūbi dentro dela, uma prova clara de seu incrível poder.

Chakra Yin e Yang

Ao usar o chakra Yin, que vem da energia espiritual e o chakra Yang, que vem da energia física, ele tinha a capacidade de criar formas a partir do nada com um simples pensamento e depois dar vida à elas. O Sábio criou os nove Bijū com o chakra do Jūbi usando essa capacidade.

Ferramentas Valiosas

O Sábio exercia ferramentas únicas que ficaram conhecidas como as cinco Ferramentas Valiosas do Rikudō Sennin, com cada uma possuindo uma habilidade única e poderosa, mas todas elas requerem um vasto reservatório de chakra, o que pode rapidamente matar qualquer ser humano normal, em ter utilizado uma delas. Sendo o jinchūriki do Jūbi, isto não representava nenhum problema para o Sábio. Os cinco tesouros são: o Bashōsen, Benihisago, Kōkinjō, Shichiseiken, e o Kohaku no Jōhei. Ao combinar a Benihisago, Kōkinjō, e Shichiseiken, o Sábio (ou qualquer usuário) pode capturar a palavra alma de suas vítimas, e depois prendê-la na cabaça para selar a vítima. O Bashōsen pode gerar qualquer um dos cinco elementos básicos. O Kohaku no Jōhei pode selar qualquer pessoa, sem utilizar os procedimentos da Benihisago. As ferramentas valiosas finalmente caíram em posse de Kumogakure, e depois para as mãos dos Irmãos Ouro e Prata, que fizeram uso das ferramentas nas suas atividades criminosas.[13] Kumo no entanto, conseguiu recuperar o Kohaku no Jōhei que foi mantido no gabinete do Raikage.[14]

Legado

Conforme o tempo se passou, o Sábio finalmente desapareceu na lenda. Sua linhagem foi dividida em descendentes de seus dois filhos, que eventualmente formam o clã Senju — e através de relações distantes do clã Uzumaki — e o clã Uchiha. Como resultado da aquisição e integração do DNA Senju no corpo de Madara Uchiha, o Rinnegan iria ressurgir mais tarde. Apesar de ter notado nada aconteceu inicialmente após a integração do DNA, quando ele se aproximava do fim de sua vida natural, o dōjutsu finalmente despertou.[15] Com isso, Madara Uchiha conseguiu desfazer o selo do Sábio no Gedō Mazō por invocação a partir da lua e formulou o Plano Olho da Lua para se tornar o novo jinchūriki do Jūbi.[15]

Nagato, um aluno de Jiraiya, manifestou o Rinnegan, suponha-se que Nagato é uma reencarnação do próprio Sábio.[16] Na realidade, Madara secretamente transplantou seu Rinnegan para o menino, sem o seu conhecimento.[15] Nagato, como um descendente do clã Uzumaki e também relacionado ao Senju, foi o anfitrião perfeito para o dōjutsu. No entanto, Nagato notou que seu próprio poder seria pouco em comparação com o do Sábio.[17] Outros, incluindo Kakashi Hatake, observou que o Rinnegan era visto apenas como uma mutação.[18] Pelo reconhecimento do Sábio pela Kurama e Son Gokū (e os outros animais de cauda serem os únicos sobreviventes em relação com a vida do Sábio), isso dá credibilidade à sua existência.[19][20]

Antes de morrer, o Sábio disse aos jovens Bijū que alguém iria vir e conduzi-los no caminho certo. Os animais de cauda seriam todos mais tarde a vir a concordar que essa pessoa é Naruto Uzumaki.[21]

Curiosidades

  • O colar que o Sábio usava pode ser uma referência para a Joia Yasakani, um colar de magatama lendária que faz parte do Regalia Imperial do Japão, juntamente com a Espada Kusanagi e o Espelho de Yata.
  • O Sábio tem o mesmo apelido que o Primeiro e o Terceiro Hokage. Todos foram conhecidos como o Deus do Shinobi (忍の神, Shinobi no Kami).
  • Devido a capacidade dos Irmãos Ouro e Prata em assimilar o chakra de Kurama por comer sua carne, o Raikage suspeita que eles sejam remotamente relacionados ao Hagoromo Ōtsutsuki.[22]
  • Hagoromo (羽衣) se traduz em "manto de penas". O nome é uma referência ao conto do cortador de bambu, no qual a Princesa Kaguya recebe um hagoromo para usar em cima de seu retorno à Lua. Seu último nome significa literalmente Grande Árvore Cilindrica (大筒木, Ōtsutsuki).

Referências

  1. Naruto capítulo 670, páginas 3-10
  2. Naruto capítulo 665, páginas 6-7
  3. Naruto capítulo 373, páginas 3
  4. Naruto capítulo 446, páginas 9-10
  5. Naruto capítulo 670, páginas 14-19
  6. Naruto capítulo 510, páginas 11-12
  7. Naruto capítulo 656, páginas 8-9
  8. Naruto capítulo 572, páginas 12-13
  9. Naruto capítulo 467, páginas 14-17
  10. Naruto capítulo 462, páginas 13-14
  11. Naruto capítulo 467, página 12
  12. Naruto capítulo 551, página 10
  13. Naruto capítulo 527, página 5
  14. Naruto capítulo 529, página 6
  15. 15,0 15,1 15,2 Naruto capítulo 606, página 13
  16. Naruto capítulo 446, página 10
  17. Naruto chapter 439, page 8
  18. Naruto capítulo 462, página 11
  19. Naruto capítulo 499, página 15
  20. Naruto capítulo 568, página 10
  21. Naruto capítulo 572, páginas 12-15
  22. Naruto capítulo 529, página 4

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Hagoromo Ōtsutsuki

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória