Wikia

Wiki Naruto

Hagoromo Ōtsutsuki

Redirecionado de Rikudō Sennin

8 642páginas
na wiki
Discussão0
Este artigo está sob revisão de Rodrigo Ōtsutsuki.
Não edite sem permissão.
Envie uma solicitação para editar nessa página.
Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre o Sábio dos Seis Caminhos. Caso você estiver procurando o artigo sobre um clã desconhecido com o mesmo nome, você deve ir para Clã Hagoromo.
Hagoromo Ōtsutsuki[1]
Hagoromo Ōtsutsuki (Anime).png
(大筒木ハゴロモ, Ōtsutsuki Hagoromo)
Sábio dos Seis Caminhos (六道仙人, Rikudō Sennin)
Deus dos Shinobi (忍の神, Shinobi no Kami)[2]
Salvador deste Mundo (この世の救世主, Kono Yo no Kyūseishu)[3]
Estréia
MangáCapítulo 572
AnimeEpisódio 329 (Shippūden)
FilmeThe Last: Naruto o Filme
GameNaruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 4
Aparece emAnime, Mangá, Game e Filme
Dubladores
JaponêsMitsutaka Tachikawa
Tōru Nakane (Episódio 329 Shippūden)
PortuguêsRaul Rosa (Ultimate Ninja Storm 4)
Informações Pessoais
SexoSímbolo Masculino.svg Masculino
Aniversário6 de Agosto
AlturaParte II: 181 cm
EspécieHíbrido Humano-Alienígena
ClãSímbolo do Clã Ōtsutsuki.svg Clã Ōtsutsuki
Kekkei MōraSímbolo Rinnegan.svg Rinnegan
Kekkei GenkaiSímbolo Sharingan Triplo.svg Sharingan (Apenas Anime)
BijūDez-Caudas (Formas)
ClassificaçãoJinchūriki
Sennin
OcupaçãoMonge
AfiliaçãoSímbolo País do Sō.svg País do So (Apenas Anime)
Símbolo Sapo.svg Monte Myōboku (Apenas Anime)

Hagoromo Ōtsutsuki (大筒木ハゴロモ, Ōtsutsuki Hagoromo), conhecido mundialmente como o Sábio dos Seis Caminhos (六道仙人, Rikudō Sennin), era uma figura lendária praticamente divina que fundou o ninshū e criou o mundo ninja. Ele era filho da Princesa Kaguya Ōtsutsuki e ao lado de seu irmão gêmeo fraterno, foram os primeiros a nascerem com o mesmo chakra poderoso herdado de sua mãe. Tanto ele quanto seu irmão derrotaram sua mãe, que havia se tornado o aterrorizante Dez-Caudas, em uma batalha e ele selou a poderosa besta dentro de si mesmo, fazendo assim Hagoromo se tornar o primeiro jinchūriki.

Personalidade

Hagoromo foi um homem que buscou a paz, espalhando sua sabedoria em todo o mundo. Ele foi excepcionalmente sábio, como ele foi capaz de provocar uma grande mudança em todo o mundo, simplesmente disseminando os princípios do chakra e sua religião. Ele também parecia se importar muito com os Bijū, quando eles ainda estavam com ele; dando a cada um deles um nome como um sinal de sua individualidade, e disse para eles que não importa o quão longe eles cresçam, eles estariam sempre juntos, e um dia iriam ser levados para o caminho certo. Em contrapartida, os Bijū mostraram possuir respeito e adoração para com o Sábio. Kurama ainda derramou uma lágrima com o pensamento de sua morte iminente, o que sugere que os animais podem até tê-lo visto como uma espécie de figura paterna.

Durante sua reunião com Naruto, Hagoromo mostrou ser uma pessoa muito paciente e composta, não sendo afetado pelas explosões de Naruto. Ele era um homem muito inteligente, capaz de aprender metodicamente novas formas de estudo, incluindo a língua e a cultura.[4] Ele também ficou muito incomodado sobre seus ensinamentos em relação ao "ninshū" serem considerados como "ninjutsu", o qual ele considera que foi criado para o combate, ao contrário do ninshū que procura promover a paz, e manteve sua opinião firmemente quando Naruto não conseguiu distinguir a diferença entre os dois.[5] Ao mesmo tempo, Hagoromo era um homem muito modesto, admitindo abertamente seus erros pessoais e vergonha como um pai e um líder. Apesar de seu status como deus, ele também acreditava que ninguém deveria ter mais poder do que qualquer outro, porque deixa uma forte chance de a pessoa tornar-se arrogante e desejar ainda maior poder. Depois de tentar desfazer a rixa que ele involuntariamente criou entre seus dois filhos, e suas respectivas encarnações atuais, ele lamenta que ele é incapaz de reparar os danos que ele causou; como tal, ele colocou sua confiança em Naruto, na esperança de que ele salve Sasuke da solidão.[6]

Aparência

Hagoromo Jovem.png

Hagoromo quando era jovem.

No anime, em sua juventude, Hagoromo era um jovem alto e deslumbrante, que, chamou bastante a atenção do público alvo. Por ter sido influenciado pelo chakra de sua mãe, ele recebeu alguns chifres em sua testa. Sua pele era morena, e ele não tinha sobrancelhas. O seu cabelo era castanho um pouco claro e espetado, ainda tendo uma tonalidade um pouco mista, aperfeiçoando de um modo especial, e prendendo uma das mechas de seus cabelos em um acessório antigo, que servia como um prendedor. Apesar de não ser usuário do Byakugan, ele tinha olhos semelhantes, estes recebendo um acabamento em lilás. Posteriormente, seus olhos alteraram-se devido ao despertamento do Sharingan.[7]

Em razão de seu estilo próprio, ele tinha características únicas que o tornavam totalmente exemplar. Sua altura e peso colaboravam muito para seus vestes, evidenciando uma melhor alteração fisionômica. No anime, é nítido os seus músculos em comparação com seu irmão, assim como uma imagem magnífica. Seu vestuário, no que lhe diz respeito, era bastante simples, dado a situação que se encontravam na época, bem como o estilo que era aderido. Ele usava um quimono branco longo, com magatama envoltas da parte do pescoço e, golas altas. Atrás deste quimono, tinha um símbolo e outras nove magatamas, referenciando algum tipo de cultura. Abaixo dele, ele usava uma camisa azul marinho de cacharel, que possivelmente se estendia até a posição de sua calça da mesma cor e customização que a última. Era possível observar que também empregou o uso de luvas, que tinham uma colocação similar de suas sandálias longas que separava o hálux dos demais dedos do pé.

Na proporção em que ele envelheceu, Hagoromo parece ter recebido uma mudança de cor de pele, estando com uma pele mais clara do que no passado e, seus chifres se tornaram mais franzinos. Pelo tempo vivido, ele também adquiriu rugas profundas em todo seu rosto, ganhando principalmente um destaque próximo aos olhos e bochecha. A cor de seu cabelo se tornou um pouco mais avermelhada do que o comum, embora continuasse em um tom distinto do castanho claro, e, recebeu um cavanhaque longo e aparentemente toucado. Com o passar do tempo, agora tendo poderes mais avançados do que antigamente, ele desperta o Rinnegan em ambos olhos, bem como no centro de sua testa, é possível ver a marca de um outro Rinnegan vermelho. Em cada uma de suas mãos, havia símbolos, na direita sendo um símbolo de sol enquanto na esquerda era um símbolo de lua. O seu modo de vestir não alterou-se tanto, permanecendo no mesmo estilo de sempre, modificando-se em geral apenas alguns acessórios básicos utilizados na vestimenta ou em seu próprio corpo. No atual, ele não usava nenhuma roupa por baixo aparentemente, sendo um quimono branco e qualquer traje que cubra suas partes inferiores da cintura. Identicamente, ele passou a utilizar um colar de magatamas em seu pescoço.

História

Passado

Kaguya e seus filhos.png

Hagoromo e seu irmão quando crianças com sua mãe.

Ao lado de Hamura, Hagoromo nasceu como um dos dois filhos de Kaguya Ōtsutsuki, uma princesa que comeu o Fruto de Chakra proibido do Shinju, que aparece uma vez à cada milênio, em um esforço para ganhar habilidades semelhantes a um deus, que ela usou para pôr fim às guerras constantes durante essa era. Como resultado, Hagoromo nasceu com a habilidade de manipular o mesmo tipo de chakra poderoso como sua mãe. Em sua adolescência, Hagoromo e seu irmão viviam na ignorância da verdadeira natureza de sua mãe. Enquanto sua terra natal continuava prosperando, as pessoas desapareciam periodicamente, devido a um ritual sagrado para a Árvore Divina. Certo dia, os irmãos foram abordados por Gamamaru, que revelou-lhes que, além do pico das montanhas próximas, existia a verdade escondida sobre o ritual. Embora de início, ignorando as palavras do sapo, Hagoromo cresceu angustiado quando uma garota que morava no local, no qual ele se importava muito, chamada Haori, tornou-se parte do ritual. Quando os irmãos confrontaram sua mãe, pedindo o fim dos rituais, Kaguya ignorou o pedido, simplesmente dizendo que esse ritual era necessário. Finalmente, decidiram ir investigar, e então, os dois irmãos ficaram horrorizados ao saber que os cidadãos desaparecidos estavam sendo sacrificados para a Árvore Divina. Hagoromo ficou transtornado ao ver o cadáver de Haori, despertando o Sharingan, graças ao seu sofrimento. Querendo saber mais, os irmãos procuraram Gamamaru. Ele revelou a eles a história de sua mãe, que veio à Terra e usou o fruto da Árvore Divina, afim de ganhar um grande poder e escravizar grande parte da humanidade através do Tsukuyomi Infinito, incluindo seu pai. Eles então decidiram que precisavam de mais poder para enfrentar Kaguya, e pediu para Gamamaru lhe ensinar o senjutsu. Enquanto Hagoromo dominava rapidamente a arte do senjutsu, Kaguya acabou chegando mais cedo à aldeia, e pressionou Hamura ao perceber que ele mentiu sobre a real localização de seu irmão mais velho.

Hagoromo e Hamura vs. Dez-Caudas.png

Hagoromo e Hamura batalhando com o Dez-Caudas.

Algum tempo depois, após perceber que seu chakra tinha sido espalhado para outros, Kaguya se fundiu ao Shinju para formarem o Dez-Caudas, em uma tentativa de recuperar seu chakra. O Dez-Caudas atormentava as terras até, Hagoromo, com a ajuda de seu irmão, conseguirem derrotar a besta, tornando-se seu jinchūriki, fazendo ele ser reverenciado como um deus por sua vitória. Hagoromo e Hamura também selaram Kaguya, devido à sua natureza de fome por poder. Com seu conhecimento do conceito de chakra, Hagoromo viajou por todas as terras, dando chakra para os outros, bem como difundir seus ideais e religião, o ninshū, que eventualmente se tornou a habilidade conhecida como ninjutsu.[8] De acordo com Jiraiya, seus grandes feitos e último desejo em trazer a paz ao mundo dilacerado pela guerra fez ele ser amplamente conhecido como o Salvador deste Mundo (この世の救世主, Kono Yo no Kyūseishu).[9][10].

O desejo final de Hagoromo foi estabelecer a paz em todo o mundo, mas era uma meta que nunca seria alcançada em uma única vida. Sabendo disso, ele optou por confiar o seu sonho e legado para seus dois filhos, e começou a ensiná-los o ninshū. O filho mais velho, Indra, foi reconhecido por Hagoromo como um verdadeiro prodígio, que rapidamente começou a deleitar-se com seu talento natural e tornou-se muito solitário. O filho mais novo, Asura, provou ser exatamente o oposto, tendo mostrado nenhuma habilidade especial ou talento natural, mas ele cresceu através de suas limitações, ficando cada vez mais forte e mais maduro por causa de suas lutas e por fazer amigos ao longo do caminho. Hagoromo reconheceu o caminho escolhido por Asura, concordando que o amor e a cooperação eram a verdadeira chave para a paz.[11]

Rikudo Sennin e os Bijuu.png

Hagoromo com os jovens Bijū.

Inspirado por seu filho mais novo, Hagoromo separou o chakra do Dez-Caudas de dentro de seu corpo e usou sua técnica Criação de Todas as Coisas para dividi-lo em nove corpos separados, criando os Bijū e dando a cada um deles um nome.[12] Como resultado por ter extraído todos de uma vez, Hagoromo ficou enfraquecido e incapacitado por vários meses, embora a poderosa força vital da casca do Dez-Caudas o mantivesse vivo.[13] Algum tempo após a sua criação, os jovens Bijū foram informados de que todos eles ainda estavam ligados uns aos outros, apesar de serem entidades separadas. Hagoromo também lhes disse que eles iriam se tornar um novamente, mas não como eles eram originalmente, e que alguém iria mostrar para eles o verdadeiro poder.[14] Hagoromo eventualmente utilizou o Seis Caminhos — Chibaku Tensei para selar a casca do Dez-Caudas no que se tornaria a lua.[15] Em seu leito de morte, ele escolheu Asura para ser seu sucessor, mas Indra, possuído pelo rancor e inveja, além de ser influenciado e manipulado por Zetsu Negro, lutou contra seu irmão, iniciando uma guerra entre eles que continuou através de seus descendentes.[16]

Suspeitando que Indra ou uma de suas reencarnações acabaria por tentar tomar o poder de Asura para si, Hagoromo deixou para trás uma tabuleta detalhando sua história na tentativa de fazê-los reconsiderar.[17] Somente aqueles que possuem o Rinnegan podem decifrar completamente o conteúdo da tabuleta, enquanto um leitor com outro dōjutsu como o Sharingan pode apenas interpretar parcialmente a informação.[18] No entanto, sem seu conhecimento, Zetsu Negro havia alterado o conteúdo de sua tabuleta para que ele pudesse manipular os descendentes de Indra, o clã Uchiha, com a finalidade de ressuscitar Kaguya e iniciar o Tsukuyomi Infinito de novo.[19]

Apesar de Hagoromo ter morrido e seu corpo ter sido destruído, seu chakra e consciência permaneceram e vagaram pelo mundo ao longo dos séculos.

Parte II

Nascimento do Jinchūriki do Dez-Caudas

Artigo principal: Nascimento do Jinchūriki do Dez-Caudas

Naruto e Hagoromo se encontram.png

Hagoromo se apresenta a Naruto.

Após a metade Yin de Kurama ser selado dentro de Naruto Uzumaki, o lendário sábio aparece dentro da mente de Naruto para falar com ele, observando que ele se sentia atraído por Naruto. Depois de o jovem shinobi se irritar com o discurso filosófico de Hagoromo, Hagoromo chega ao assunto em questão. Ele começa a explicar a sua história familiar desde sua mãe até seus dois filhos, para Naruto, que o leva a revelar a este último, que ele é de fato a reencarnação de seu filho mais novo Asura. Percebendo que Naruto já tinha percebido isso em algum momento, Hagoromo explica que, semelhantemente, seu filho mais velho Indra, também têm reencarnado repetidamente com o passar do tempo, sendo sua reencarnação mais recentemente, como Naruto corretamente adivinha, Sasuke Uchiha. Hagoromo explica que a encarnação anterior de Indra, Madara, procurou não só pelo poder do Sábio, mas também o de sua mãe, depois de seu ciclo normal da vida terminar.

Naruto, Sasuke e Hagoromo (Anime).png

Hagoromo transfere seu poder para Naruto e Sasuke.

Quando o Sábio pede a Naruto para parar Madara, Naruto agradece ele por sua confiança, para o qual Hagoromo insiste que ele não é merecedor de elogios após suas falhas como pai e líder, bem como ter deixado o mundo continuar a seguir a crença de que o poder é a chave para a paz. Naruto discorda que Hagoromo seja um fracassado, para o qual Gyūki, Shukaku e a metade Yin de Kurama concordam, como eles aparecem dentro da mente de Naruto. Quando os Bijū dizem que acreditam que Naruto seja a criança da profecia, Hagoromo invoca os outros Bijū. Admitindo seu erro em confiar em apenas um filho e ignorar o outro, Hagoromo diz que acredita que Naruto possa ajudar a mudar o mundo para melhor. Ele então pergunta a Naruto qual é o seu objetivo depois do fim da guerra. Simultaneamente em outro lugar, Hagoromo reunido com Sasuke, conta a mesma história e lhe faz a mesma pergunta. Aceitando as respostas das reencarnações de seus filhos, Hagoromo transfere seu poder para os dois amigos, garantindo que ele não repita o erro de confiar a tarefa a apenas um. Dividindo o seu poder de maneira uniforme entre os dois jovens shinobi, Hagaromo dá para Naruto o seu Senjutsu dos Seis Caminhos e seu chakra Yang e para Sasuke seus poderes dōjutsu e seu chakra Yin.

Ataque de Kaguya Ōtsutsuki

Artigo principal: Ataque de Kaguya Ōtsutsuki

Hagoromo se manifesta.png

Hagoromo se manifesta para os Hokage.

Mais tarde, Hagoromo emerge do corpo de Madara em frente aos Hokage reanimados, reconhecendo Hashirama como a reencarnação anterior de Asura. Hagoromo, em seguida, explica a situação atual para os Hokage e comenta sobre uma técnica de selamento poderosa que ele é incapaz de realizar agora, como ele deu quase todo o seu poder para Sasuke e Naruto. Incapaz de agir sozinho, ele então dá instruções para os Hokage.

Técnica de Invocação Combinada (Colorido).png

Os Kage falecidos e Hagoromo invocam o Time 7 e as bestas com cauda.

Depois de sentir que sua mãe havia sido finalmente selada por Naruto e Sasuke, com as marcas Yin e Yang que ele transferiu para eles reaparecendo em suas próprias mãos, ele começa a por seu plano em prática. Primeiro, ele extraí os nove Bijū de dentro de Kaguya, fazendo ela retroceder para a forma de casca vazia e, junto com cada Kage do passado, eles utilizam uma Técnica de Invocação para trazer o Time 7 e Madara de volta da Dimensão de Kaguya. Depois, ele agradece Naruto e Sasuke por salvarem o mundo. Hagoromo então agradece Kakashi por liderar efetivamente seus estudantes contra Kaguya, que diz humildemente que eles fizeram a maior parte do trabalho. Sasuke, notando que Madara ainda estava vivo, corre em sua direção para matá-lo, porém, Hagoromo o detêm, dizendo que após ter os Bijū removidos dele e sem a assistência da Estátua Demoníaca do Caminho Exterior ele vai morrer em breve por conta própria. Depois de todos dizerem suas últimas palavras, Hagoromo envia todos os Kage do passado de volta à vida após a morte.

Hagoromo Agradece Naruto e Sasuke.png

Hagoromo agradece o Time 7 por salvar o mundo.

Enquanto Hagoromo expressa seus planos para o futuro, ele insiste para que Kurama Yang volte para dentro de Naruto, o qual a raposa aceita. Voltando sua atenção para o presente, Hagoromo começa a instruir Naruto e Sasuke sobre como dissipar o Tsukuyomi Infinito. Porém, antes que qualquer ação pudesse começar, Sasuke revela suas verdadeiras intenções. Planejando matar os Kage atuais e assumir o controle sobre os Bijū, ele então rapidamente coloca os últimos sob seu genjutsu e os sela em seu próprio Chibaku Tensei. Sasuke, então, explica que quer mudar o mundo da maneira que ele é, fazendo uma revolução. Já tendo conhecimento das intenções de Sasuke durante sua última conversa com ele, Hagoromo fica triste, ao ver que apesar de seus esforços para pôr um fim a rixa entre seus filhos em uma nova vida, eles ainda acabaram brigando entre si. Naruto, no entanto, diz firmemente que irá pôr um fim a essa rixa entre irmãos. Sabendo que seu tempo nesse mundo está quase acabando, Hagoromo escolhe confiar em Naruto. Testemunhando o Time Kakashi se dissolver, mais uma vez, ele se aproxima de Kakashi enquanto ele cuidava de uma Sakura inconsciente. Citando que o passado é uma lembrança para eles, Hagoromo expressa sua confiança de que Naruto será capaz de transformar o ódio de Sasuke em amor. Quando Hagoromo começa a desaparecer, ele diz a Kakashi para acreditar neles, porque não há mais nada que eles possam fazer.

Habilidades

Hagoromo e Hamura selam Kaguya.png

Hagoromo e Hamura selando sua mãe pela primeira vez.

Embora não se saiba sobre todas as suas habilidades, Hagoromo é amplamente aceito como sendo a figura mais poderosa da história, perdendo apenas para a sua própria mãe. Ele derrotou o Dez-Caudas com a ajuda seu irmão, embora o último tenha reconhecido que seu irmão mais velho era o mais forte entre os gêmeos.[20] Hagoromo passou a ser reverenciado como um deus depois de se tornar o primeiro jinchūriki da história, pois possuía o grande poder do Dez-Caudas contido dentro dele. Além disso, ele foi o primeiro homem a compreender a natureza do próprio chakra. A sabedoria de Hagoromo, combinada com a sua Kekkei Mōra, o Rinnegan, lhe permitiu criar a forma original do ninjutsu, o Ninshū. Ele obteve um grande número de seguidores, como homens e mulheres de todo o mundo se esforçaram para aprender os seus ensinamentos. O poder de seu chakra foi mais tarde demonstrado ser capaz de transcender o próprio tempo, tornando-se capaz de continuar a observar o mundo e se encontrar com as pessoas mesmo após sua morte.

Proezas de Chakra

Ao lado de seu irmão mais novo, como as primeiras pessoas nascidas com chakra, e sendo filho de Kaguya, Hagoromo foi abençoado com reservas extremamente poderosos e igualmente grandes do chakra de sua mãe. Sem nenhuma formação prévia, ele tinha um controle inato e extremamente preciso sobre o seu poder, bem como, muito versátil na sua utilização. Também foi afirmado que o poder de Hagoromo contém a Liberação de Yin-Yang.[1] Seu poder era tão grande que, séculos depois da sua morte, e mesmo com a sua genética muito diluída, seus descendentes distantes, Kinkaku e Ginkaku foram capazes de obter poderes como os de um jinchūriki, apenas por ter consumido a carne da Kurama e sobreviverem, ao invés de morrer, como outro ninja de Kumogakure fez ao tentar algo semelhante com uma das caudas do Gyūki.

Ninshū

Ninshū (anime).png

Uma ilustração do ideal por trás do Ninshū.

Um homem de grande sabedoria e poder, Hagoromo inventou o Ninshū como uma maneira de trazer a paz a um mundo dilacerado pela guerra, compartilhando seu chakra com os outros, com o intuito de ensinar-lhes a se conectarem uns com os outros utilizando suas energias espirituais, como um meio para entender os sentimentos dos outros. Ele também poderia usá-lo como um meio para curar qualquer doença em um indivíduo. Ele pretendia que este poder de conectar todos os seres humanos iria trazer a harmonia, no entanto, após a sua morte, os seres humanos começaram a usar o novo poder que exerciam para lutar uns contra os outros e passaram a usar isso para alargar o distanciamento entre todos eles em vez disso, transformando-o no que se tornou o ninjutsu.

Transformação da Natureza

Criação de Todas as Coisas.png

Hagoromo usando a Criação de Todas as Coisas.

Com o poder de seu Rinnegan, Hagoromo se tornou a primeira pessoa a dominar todas as cinco transformações da natureza elementais. No anime, ele usou a Liberação de Relâmpago para destruir uma rocha gigantesca que estava impedindo o fluxo de água de um rio, e também usou a Liberação de Vento para cortar um casulo da Árvore Divina.[20] Ele também obteve o poder da Liberação de Yin–Yang. Ao usar seu chakra Yang, a essência da energia física, junto com o seu chakra Yin, a essência da energia espiritual, Hagoromo teve a capacidade de criar formas a partir do nada com um simples pensamento e trazê-las à vida. Hagoromo criou as nove bestas com cauda a partir do chakra do Dez-Caudas usando essa capacidade.[12]

Fūinjutsu

Usando fūinjutsu, ele foi capaz de selar o Dez-Caudas em seu próprio corpo, e mais tarde foi capaz de selá-lo para longe quando sua vida chegou ao fim. Mesmo no leito de morte, Hagoromo foi capaz de empregar sua técnica Seis Caminhos — Chibaku Tensei e usar esse chakra para criar a lua para prender o corpo do Dez-Caudas dentro dela, um testemunho claro de seu incrível poder. Seu domínio com esta habilidade também lhe permitiu outras marcas com uma parte de seus poderes.

Dōjutsu

Sharingan

Sharingan de Hagoromo.png

O Sharingan de Hagoromo.

No anime, Hagoromo despertou o Sharingan após encontrar o cadáver de Haori. Semelhante a seus descendentes, ele ganhou os poderes de clareza do dōjutsu, e aparentemente, ele pode manter esse poder ativado por tempo indefinido. Como um caso único, seu Sharingan surgiu pela primeira vez totalmente maduro, com três tomoe em ambos os olhos.

Rinnegan

O Rinnegan de Hagoromo.png

O Rinnegan de Hagoromo.

Hagoromo possuía uma forma derivada do dōjutsu de sua mãe; o Rinnegan. Ele acreditava ter sido o único shinobi a ter dominado completamente o Rinnegan, e também ter aprendido a controlar todos os cinco tipos de natureza do chakra. Como um portador do Rinnegan,[21] Nagato admitiu abertamente que o poder de seu Rinnegan não é nada comparado ao de Hagoromo.[22] O Rinnegan lhe concedeu a capacidade de usar todas as habilidades da Técnica dos Seis Caminhos.[23] Com o Caminho Exterior, ele pôde invocar as almas da Terra Pura e também desfazer a invocação de outras almas trazidas de volta à vida pela Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro, libertando as almas de suas embarcações e enviá-las de volta para a Terra Pura.

Senjutsu

Graças ao seu grande e imensamente poderoso chakra, herdado de sua mãe, Hagoromo conseguiu aprender a reunir Energia Natural para formar o chakra do Senjutsu com muita facilidade, que acabou melhorando suas habilidades. Ensinado por Gamamaru no Monte Myōboku, Hagoromo mostrou um talento nato para Senjutsu, chocando Gamamaru, com a sua capacidade de sentir claramente a presença de Energia Natural antes mesmo de ganhar experiencia e formação como um Sábio, e ao dominar a arte do Senjutsu em um curto período de tempo. Combinado com seu chakra poderoso e seu Rinnegan, ele desenvolveu o Senjutsu dos Seis Caminhos. Com isso, ele realizou proezas incríveis, como a habilidade de levitar e voar livremente.

Esfera da Busca da Verdade

Esfera da Busca da Verdade Hagoromo Mangá Colorido.png

As Esferas da Busca da Verdade juntamente com a Shakujō de Hagoromo.

Hagoromo também tinha a capacidade de manifestar as Esferas da Busca da Verdade,[24][25][26] que são compostas pelas cinco transformações básicas da natureza e a Liberação de Yin–Yang.[27] Ele tipicamente empunhava uma completamente preta, shakujō de duas cabeças. Uma extremidade tendo um aro rodeado, enquanto a outra extremidade possuía uma curva em forma crescente, o que representa o sol e a lua respectivamente.[28] Com esta substância maleável, ele podia também formar a sagrada espada conhecida como a Espada de Nunoboko, com a qual ele supostamente usou para moldar o mundo.[29]

Bukijutsu

Espada (Rikudo).png

Hagoromo empunhando uma espada e um shakujō.

Hagoromo foi mostrado carregando dois objetos. Um deles era o que parecia ser uma katana, o que implica que ele era hábil em kenjutsu, enquanto o outro era um shakujō — um bastão anelado budista que se destina a ser usado em orações.[30][31]

Ferramentas Valiosas

Hagoromo exercia ferramentas únicas que ficaram conhecidas como as Ferramentas Valiosas do Sábio dos Seis Caminhos, cada uma das quais possuem uma capacidade única e poderosa. As cinco ferramentas são: o Bashōsen, a Benihisago, a Kōkinjō, a Shichiseiken e o Kohaku no Jōhei. Ao combinar o Benihisago, Kōkinjō e Shichiseiken, Hagoromo podia capturar a palavra alma de suas vítimas e, em seguida, trazê-las para a cabaça para selá-los. Com o Bashōsen, ele podia gerar qualquer um dos cinco elementos básicos. O Kohaku no Jōhei lhe permitia selar qualquer um, sem necessitar dos procedimentos elaborados utilizados para a Benihisago. Todas as cinco ferramentas requerem enormes quantidades de chakra para serem usadas, que podem facilmente matar uma pessoa mediana por esgotamento, embora Hagoromo não tenha mostrado nenhum problema com esta questão.

Legado

Conforme o tempo se passou, o Sábio finalmente desapareceu na lenda. Sua linhagem foi dividida em descendentes de seus dois filhos, que eventualmente formam o clã Senju — e através de relações distantes do clã Uzumaki — e o clã Uchiha. Como resultado da aquisição e integração do DNA Senju no corpo de Madara Uchiha, o Rinnegan iria ressurgir mais tarde. Apesar de ter notado nada aconteceu inicialmente após a integração do DNA, quando ele se aproximava do fim de sua vida natural, o dōjutsu finalmente despertou.[32] Com isso, Madara Uchiha conseguiu desfazer o selo do Sábio na Estátua Demoníaca do Caminho Exterior por invocação a partir da lua e formulou o Plano Olho da Lua para se tornar o novo jinchūriki do Jūbi.[32]

Nagato, um aluno de Jiraiya, manifestou o Rinnegan, suponha-se que Nagato é uma reencarnação do próprio Sábio.[33] Na realidade, Madara secretamente transplantou seu Rinnegan para o menino, sem o seu conhecimento.[32] Nagato, como um descendente do clã Uzumaki e também relacionado ao Senju, foi o anfitrião perfeito para o dōjutsu. No entanto, Nagato notou que seu próprio poder seria pouco em comparação com o do Sábio.[34] Outros, incluindo Kakashi Hatake, observou que o Rinnegan era visto apenas como uma mutação.[35] Pelo reconhecimento do Sábio pela Kurama e Son Gokū (e os outros animais de cauda serem os únicos sobreviventes em relação com a vida do Sábio), isso dá credibilidade à sua existência.[36][37]

Antes de morrer, o Sábio disse aos jovens Bijū que alguém iria vir e conduzi-los no caminho certo. Os animais de cauda seriam todos mais tarde a vir a concordar que essa pessoa é Naruto Uzumaki.[38]

Curiosidades

  • O colar que o Sábio usava pode ser uma referência para a Joia Yasakani, um colar de magatama lendária que faz parte do Regalia Imperial do Japão, juntamente com a Espada de Kusanagi e o Espelho de Yata.
  • O Sábio tem o mesmo apelido que o Primeiro e o Terceiro Hokage. Todos foram conhecidos como o Deus do Shinobi (忍の神, Shinobi no Kami).
  • Devido a capacidade dos Irmãos Ouro e Prata em assimilar o chakra de Kurama por comer sua carne, o Raikage suspeita que eles sejam remotamente relacionados ao Hagoromo Ōtsutsuki.[39]
  • Hagoromo (羽衣) se traduz em "manto de penas". O nome é uma referência ao conto do cortador de bambu, no qual a Princesa Kaguya recebe um Hagoromo para usar depois de seu retorno à Lua. Seu último nome significa literalmente Grande Árvore Cilíndrica (大筒木, Ōtsutsuki).

Referências

  1. 1,0 1,1 Quarto Databook, página 70
  2. Capítulo 373, página 3
  3. Capítulo 446, página 10
  4. Naruto capítulo 670, páginas 3-10
  5. Naruto capítulo 670, página 7
  6. Naruto capítulo 692, página 9-17
  7. Naruto: Shippūden episódio 461
  8. Naruto capítulo 665, páginas 6-7
  9. Naruto capítulo 373, páginas 3
  10. Naruto capítulo 446, páginas 9-10
  11. Naruto capítulo 670, páginas 14-19
  12. 12,0 12,1 Naruto capítulo 510, páginas 11-12
  13. Naruto capítulo 656, páginas 8-9
  14. Naruto capítulo 572, páginas 12-13
  15. Naruto capítulo 467, páginas 14-17
  16. Naruto capítulo 462, páginas 13-14
  17. Naruto capítulo 671, página 7
  18. Naruto capítulo 467, página 12
  19. Naruto capítulo 681, páginas 10-11
  20. 20,0 20,1 Naruto: Shippūden episódio 461
  21. Capítulo 551, página 10
  22. Capítulo 439, página 7
  23. Capítulo 637, página 3
  24. Capítulo 670, página 11
  25. Capítulo 690, página 4
  26. Capítulo 670, página 2
  27. Capítulo 689, página 7
  28. Capítulo 671, página 1
  29. Capítulo 651, páginas 4-5
  30. Capítulo 467, página 14
  31. Capítulo 670, página 13
  32. 32,0 32,1 32,2 Naruto capítulo 606, página 13
  33. Naruto capítulo 446, página 10
  34. Naruto chapter 439, page 8
  35. Naruto capítulo 462, página 11
  36. Naruto capítulo 499, página 15
  37. Naruto capítulo 568, página 10
  38. Naruto capítulo 572, páginas 12-15
  39. Naruto capítulo 529, página 4

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Hagoromo Ōtsutsuki

  • Medaka vs Hagoromo

    5 mensagens
    • 201.19.36.193 escreveu: Medaka Vence. Como dito pelo colega acima, ela é praticamente uma Entidade. Hagoromo não iria conseguir matar ela, p...
    • Ramon Mesquita escreveu: 201.19.36.193 escreveu: Medaka Vence. Como dito pelo colega acima, ela é praticamente uma Entidade. Hagoromo não i...
  • Dúvidas sobre Hamura e Hagoromo

    14 mensagens
    • O Kishimoto mudo muitas coisas ao decorrer do Mangá ou Anime fica até dificil de entender...
    • É tem algumas coisas mal explicadas realmente, mas o que piora a situação e quando adicionam mais coisas que deixam ainda mais confusas...

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória