FANDOM


Rasa (羅砂, Rasa), foi o Quarto Kazekage (四代目风影, Yondaime Kazekage; Literalmente significa "Quarta Sombra do Vento"), era o líder anterior de Sunagakure. Ele, também, é o pai dos Três Irmãos da Areia, e um dos principais incentivadores do incidente em Konohagakure, junto de Orochimaru e seus capangas.

Personalidade Editar

Com sua merecida responsabilidade como líder, o Quarto Kazekage se preocupava profundamente com o bem-estar de sua aldeia, tanto que ele estava disposto a aliar-se com Orochimaru para destruir Konohagakure, a fim de trazer recursos para Sunagakure novamente, apesar de saber da posição criminosa de Orochimaru. Este acabou por ser um erro fatal em nome deste, uma vez que ele e seus guarda-costas foram traídos e assassinados por Orochimaru, antes que o plano pudesse ser colocado em prática. Anos mais tarde, ao voltar à vida, ele esperava que o Terceiro Raikage estivesse certo sobre a próxima geração ter se tornado forte o suficiente para impedi-los de suas ações sem sentido. No anime se estende em sua natureza cruel como um líder, onde ele ordena que Pakura se sacrifique, para salvar a vila de uma reputação negativa. Ele também tinha o hábito de colocar o "valor" nas coisas que poderia ser uma alusão ao fato de que ele usa o pó de ouro.

Enquanto sua mulher estava na beira da morte, Rasa entrou em pânico, mostrando seu amor profundo a ela. Ele também foi dividido entre seus deveres como o líder da aldeia e de ser pai, como quando Gaara tido considerado um fracasso pelo conselho, levando-o a chorar pela tamanha decepção e, finalmente, decidir dar ao filho uma última chance antes de decidir ou não eliminá-lo. Para este fim, ele estava disposto a definir uma mentira elaborada e potencialmente devastadora para ver a determinação de seu filho. Vendo o fracasso, ele escolheu a segurança de sua aldeia.

Aparência Editar

Quarto kazekage usando Jiton

Os olhos de Rasa, enquanto usando o Pó de Ouro.

Rasa tinha cabelos ruivos e era geralmente representado com um olhar muito severo no rosto. Ele usava uma roupa preta simples com uma gola alta. Ele também usava uma pequena bolsa amarrada a seu quadril e armaduras de malha debaixo de sua roupa. Usava um recipiente anexado em sua cintura com barbante. Na medida em que envelhecia, dois vincos ao redor da boca se tornaram mais nítidos. Ao usar o pó de ouro, as manchas escuras apareceram ao redor dos olhos, mantendo uma forte semelhança com as próprias marcas escuras nos olhos de Gaara.

História Editar

Passado Editar

O nascimento de Gaara

O Quarto Kazekage durante o nascimento de Gaara.

Após o Daimyō do País do Vento cortar o orçamento de Sunagakure, e em vez de usar os serviços mais acessíveis de Konohagakure, o Quarto Kazekage viu sua aldeia em perigo de extinção. Objetivando evitar isso, ele decidiu se concentrar no aumento da qualidade dos ninjas na vila. Como tal, ele ordenou Chiyo para selar Shukaku dentro de seu filho mais novo, Gaara, para que ele pudesse se tornar a futura arma de Suna. Como resultado, sua esposa, Karura, morreu após o parto, dado o nascimento prematuro, embora, ainda assim, Rasa entrasse em desespero para salvar sua vida. Ele, então, ensinou ninjutsu à Gaara, mas atribuiu Yashamaru para ser o zelador de Gaara, enquanto cuidava de seus outros filhos mais velhos, Temari e Kankurō.

Gaara perde controle

O Kazekage vendo o Shukaku libertado.

Com o crescimento de Gaara e manifestação de suas habilidades, Rasa percebeu que tinha tomado uma péssima escolha, e começou a exibir Gaara como uma experiência fracassada que ameaçava os habitantes de Suna, devido à natureza instável de Gaara para atacar os cidadãos involuntariamente. Sendo pressionado pela taxa de mortalidade na vila e com o Conselho declarando que Gaara era inútil para a revitalização da mesma, ele formulou um plano juntamente com Yashamaru para testar o controle de Gaara sobre o Shukaku. O plano foi um fracasso, já que Yashamaru morreu e Gaara perdeu o controle, permitindo que Shukaku dominasse seu próprio corpo, induzindo ao Kazekage parar seu próprio filho em descontrole emocional. Depois deste incidente, Rasa liderou o envio de várias missões de assassinatos em nome de Gaara, mas todas as suas seis tentativas terminaram sem sucesso. No entanto, mais tarde, quando Gaara começou a ter mais controle sobre seus poderes devido a seus novos ideais de estar sozinho, Rasa aprendeu a apreciar a utilidade de Gaara, e parou de emitir atentados contra a vida de seu filho, na esperança de ele se tornar uma ferramenta poderosa.

No anime, notou-se que ele também enviou Pakura para a morte como parte de um injusto tratado de paz entre eles e Kirigakure. Ela foi enviada para Kirigakure sob o pretexto de ser um tesouro abdicado por Sunagakure, resultando em sua morte. A culpa por isso foi lançado em Iwagakure quem sua aldeia tinha uma rixa com na época como um meio para agitar seu shinobi para a guerra. Além disso, durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi, como Konohagakure desejava formar um tratado de paz com o Iwa, eles deliberadamente teve a reunião na fronteira de Suna, levando a supervisão do Kazekage e de suas forças contra os eventos que poderiam ocasionar uma batalha. Ele chegou afirmar que lidaria com quaisquer incidentes que algum dia viessem a acontecer, e com isso, os ninjas de Iwa deixaram o local.

Parte I Editar

Esmagamento de Konoha Editar

Artigo principal: Esmagamento de Konoha (Arco)

Orochimaru mata Rasa

Rasa sendo traído, e subsequentemente, morto por Orochimaru antes do início dos Exames Chūnin.

Quando Orochimaru se aproximou de Sunagakure com a proposição de unir forças em invadir Konohagakure, ele concordou. Com Sunagakure ainda sofrendo cortes do daimyō pelos orçamentos, o Kazekage esperava que uma invasão bem-sucedida seria bom para financiamento adicional. Ele planejou que Gaara desencadeasse o Shukaku no centro de Konoha durante o Exame Chūnin, dando aos invasores uma vantagem para atacar. Ele, no entanto, não seria capaz de ver através de seus planos, como a traição de Orochimaru, lhe esfaqueando no peito com a Espada de Kusanagi. Seus guardas foram mortos junto dele. Como disfarce, Orochimaru fingiu ser Rasa, tornando mais fácil o controle da vila. Após a fracassada invasão, Baki e alguns outros ninjas de Sunagakure encontraram os cadáveres em decomposição no deserto, com seus rostos roubados. Gaara, cuja vida foi feita infeliz por seu pai, viria a sucedê-lo se tornando o Quinto Kazekage, em seguida.

Parte II Editar

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto Editar

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto O Quarto Kazekage foi ressuscitado por Kabuto Yakushi, juntamente com os outros Kage falecidos através da Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro, em preparação para a Quarta Guerra Mundial Ninja.[2]

Mu invoca os Kage

Rasa é invocado por Mū ao campo de batalha.

Quando , apesar de sua camuflagem, é detectado se aproximando da Divisão 4, Kabuto faz com que ele invoque os outros três Kage, a fim de prestar apoio. Entre estes três Kage está Rasa que, durante a conversa entre o Segundo Mizukage e o Segundo Tsuchikage, divulga que ele tinha apenas consciência de suas façanhas, devido a serem mais velhos. Ele, então afirma que, o Segundo Hokage — o criador da técnica de ressuscitação — havia morrido muitos anos antes de sua própria vida, estando sob controle de outro shinobi, chamado Orochimaru. Enquanto os Kage discutiam seus desejos mútuos para lutar uns contra os outros, o Quarto Kazekage notou o Terceiro Olho de seu filho observando-os de longe.

Kage presos

Os Kage são rapidamente interceptados pela areia de Gaara.

Continuando a ir para a Divisão 4, cada um dos Kage lamentam a possibilidade de se opor à suas próprias vilas respectivas, com o Kazekage esperando que o Raikage Terceiro estivesse correto em sua crença de que a geração atual tem ultrapassado eles. Confrontado por uma enorme onda de areia, ele instintivamente integra seu Pó de Ouro mais pesado na substância, a fim de retardá-lo, o tempo todo sob a presunção de que Gaara já desencadeou Shukaku. Divulgando que ele já usou essa sua técnica para parar a besta no passado, Gaara aproveita para restringi-los momentaneamente. Quando Gaara finalmente vem à vista, ele fica chocado ao observar que era seu filho controlando sem indução à besta com cauda, perguntando a si próprio o paradeiro de Shukaku, recebendo em resposta que Gaara não era mais o jinchūriki que seu pai tinha criado.[3]

Kazekage contando a verdade

O Kazekage revela a verdade à Gaara.

Incapazes de compreender as circunstâncias que cercam revival de seu filho após a extração de Shukaku, apesar da explicação de Gaara, especialmente no que diz respeito à forma como obteve os amigos, a surpresa de Rasa continuava depois de ter sido informado de que Gaara não o odiava. Relembrando o passado, incluindo tanto o nascimento de seu filho e a eventual descida para o fracasso como um jinchūriki, ele supõe que existe algum valor em sua ressurreição, uma vez que lhe permite determinar o valor real de seu filho.

Quarto Kazekage Sendo Selado

Rasa prestes a ser selado, dentro da areia de Gaara.

Questionando se Gaara é realmente capaz de superar ele, a batalha entre pai e filho começa com a colisão de suas respectivas manipulações de areia, resultando em uma mistura de ambas. No entanto, ao tentar proteger dois dos outros Kage a partir de vários projéteis aéreos, a areia de Gaara é capaz de conter todos os três em um abraço inevitável. Admitindo-se o crescimento de seu filho como contadores continuam a falhar na cara do Escudo de Areia de Gaara, Rasa chega à conclusão de que todos os pais uma necessidade fazer é confiar em seus filhos, contrariando os seus conceitos sobre o valor antes. Declarando que a força de Gaara não vem do Shukaku, mas sim de sua mãe, comentando que Karura o amava verdadeiramente, e explicando o porquê dele mandar Yashamaru mentir para ele sobre sua mãe a fim de testá-lo. Finalmente, ele pede perdão ao seu filho por tudo o que havia feito a ele durante sua infância, e reconhecendo que, apesar de ele não ser como um verdadeiro pai estava feliz que a força de Karura tinha ajudado Gaara ao longo de sua vida. Antes que ele fosse selado, ele, com lágrimas, admira os esforços de seu filho.

Mais tarde, com a liberação das almas trazidas pela Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro, uma luz se envolta em torno do corpo selado do Quarto Kazekage, deixando sua alma partir novamente.

Ataque de Kaguya Ōtsutsuki Editar

Artigo principal: Ataque de Kaguya Ōtsutsuki Após Kaguya Ōtsutsuki ser selada por Naruto Uzumaki e Sasuke Uchiha, ele e os outros Kage falecidos são invocados de volta à Terra Pura por Hagoromo Ōtsutsuki, para ajudar ele e os Hokage a invocar o Time 7, os Bijū e corpo descartado de Madara Uchiha da dimensão de Kaguya.

Habilidades Editar

O fato de que ele era o Kazekage implica que ele é um shinobi muito poderoso. Ele mostrou ser bastante observador, notando o Terceiro Olho de Gaara que estava a lhe espionar, depois de sentir seu chakra. Ele também tem o estilo de luta semelhante ao de seu filho.

Técnicas Elementais Editar

Kazekage Usando Sakin

A sua manipulação conjunta do Pó de Ouro combinada com a Liberação de Magnetismo.

O Quarto Kazekage possui o kekkei genkai Liberação de Magnetismo. Ele usa esta habilidade para manipular o pó de ouro como sua arma, de forma semelhante à da areia de Gaara, sendo capaz de controlar grandes quantidades dessas partículas, se necessário, aparentemente do chão imediato ao seu redor, mas se estende em relativo curto tempo. Devido a este ouro ser sensivelmente mais pesado do que a areia normal, ele foi capaz de usar esse peso adicional para parar o Shukaku, e depois parar uma enorme quantidade de areia durante sua batalha com seu filho, simplesmente misturando as duas substâncias. Durante a ativação dessa habilidade, algumas marcas escuras aparecem ao redor dos seus olhos, que são uma reminiscência de que pertencem à Gaara e Shukaku. Ele também é capaz de usar a técnica Terceiro Olho, lhe concedendo a visibilidade de todo um território.

Curiosidades Editar

  • Sua cor do cabelo era de uma coloração púrpura na sua primeira aparição, mas é marrom em outras aparições.
  • A sua morte só foi representada no anime, enquanto Orochimaru planejava com Kimimaro o ataque, enquanto no mangá só houveram menções honrosas.
  • De acordo com o databook(s):
    • Sua comida favorita é qualquer prato que tenha carne.
  • Enquanto suas técnicas não têm nomes no anime e mangá, em vídeo games, as técnicas de Pó de Ouro são nomeadas com base nas técnicas de seu filho.

Referências Editar

  1. Quarto Databook, página 75
  2. Naruto capítulo 515, página 18
  3. Naruto capítulo 546, páginas 7-17

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Rasa

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.