FANDOM


Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre a série em geral. Caso você estiver procurando o artigo sobre o personagem, você deve ir para Naruto Uzumaki. Para outros usos, veja Naruto (desambiguação).

Naruto (ナルト, NARUTO) é um mangá de Masashi Kishimoto com uma adaptação para série de anime de TV. Seu personagem principal, Naruto Uzumaki, é um barulhento e hiperativo adolescente ninja que constantemente procura por reconhecimento e aprovação, bem como se tornar Hokage, que é reconhecido como o líder e o mais forte de todos ninja na aldeia.

O mangá foi publicado pela Shueisha em 1999 na edição 43 da revista japonesa Shōnen Jump. A VIZ Media publica uma versão traduzida na Shonen Jump Americana, e está atualmente dentro de alguns volumes da publicação japonesa. Naruto tornou-se uma série de mangá best-seller da VIZ Media.[1]

A série de anime, produzida pelo Studio Pierrot e Aniplex, estreou no Japão na rede TV Tokyo terrestre e o anime de televisão por satélite da rede Animax em 3 de outubro de 2002, e ainda está sendo exibido. A Viz também licenciou o anime para a produção norte-americana. Naruto estreou nos Estados Unidos no bloco de programação Toonami do Cartoon Network em 10 de setembro de 2005, e no Canadá na Bionix da YTV em 16 de setembro de 2005. Naruto começou a ser mostrado no Reino Unido na Jetix em 22 de julho de 2006. Ele começou ser mostrado na Toasted TV em 12 de janeiro de 2007, na Austrália, embora pudesse ser visto no Cartoon Network em 2006. A primeira série durou nove temporadas, enquanto a segunda começou a sua primeira em 15 de Fevereiro de 2007.

No Brasil, Naruto é publicado pela editora italiana Panini Comics desde maio de 2007, vendido nas bancas ou por assinatura. A "Parte I" do mangá foi finalizada em julho de 2009, com todos os 27 volumes. E a "Parte II" iniciada no mês seguinte, em agosto. Após o sucesso de Naruto a Panini lança uma nova versão do mangá; Naruto Pocket, originalmente uma reedição do mangá Naruto no formato original dos tankobon, publicação essa anunciada para junho de 2009. A primeira aparição nacional de Naruto Pocket foi em um comercial que estourou no ar no Cartoon Network em abril de 2010, um mês antes da primeira edição do mangá. O comercial dizia a facilidade da versão pocket e o bônus da primeira edição com um pôster da série. A edição brasileira do mangá, assim como vários outros títulos, é publicada no tradicional formatinho brasileiro.

Em 22 novembro de 2012, o vice-presidente de Marketing & Promoções Estratégicas para o Cartoon Network, Jason DeMarco, anunciou que Naruto vai fazer uma volta ao Toonami no sábado, 1 dezembro, 2012. Além disso, eles mencionaram que será sem cortes e o tempo será 00:30 est. O show vai começar todo o caminho de volta para um episódio e seguir em frente.

Mangá Naruto

Artigo Principal: Lista de Volumes e Diferenças dos Capítulos Tankōbon

O mangá Naruto terminou com 72 volumes e 700 capítulos.

Piloto do Mangá Naruto

Artigo Principal: Piloto do Mangá Naruto
KonohagakureIwagakureIshigakureAmegakureKusagakureTanigakureSunagakureTakigakureOtogakureYugakureShimogakureKumogakureKirigakureCastelo HōzukiPonte TenchiPonte KannabiMina de Ouro KatabamiAntigo Esconderijo da AkatsukiRōranDeserto DemoníacoGrande Ponte NarutoCemitério das MontanhasVale do FimVale do InfernoQuartel General das Forças Aliadas ShinobiIlha TartarugaVale das Nuvens e RelâmpagoCidade TanzakuVila KisaragiVila HachōVila TonikaPaís das OndasAntigo País do RedemoinhoAntigo País do RedemoinhoIwagakureIshigakureAmegakureKusagakureTanigakureSunagakureTakigakureOtogakureYugakureShimogakureKumogakureUzushiogakureKirigakureKonohagakurePaís da TerraPaís do VentoPaís dos PássarosPaís dos RiosPaís do SomPaís da ÁguaPaís do MarPaís dos RedemoinhosPaís da GeadaPaís das Fontes TermaisPaís do FogoPaís do RelâmpagoMapa Mundial.svg
Sobre esta imagem

Mapa do Mundo de Naruto.

Em 1997, Masashi Kishimoto criou a primeira encarnação publicada da série Naruto. Estreando em Akamaru Jump, o one-shot Naruto seria a primeira encarnação do universo de Naruto de Kishimoto. Embora o enredo do one-shot tem pouca semelhança com o mais tarde mangá shōnen, muitos dos mesmos personagens e temas ninja seriam exibido pela primeira vez.

Crescimento e Popularidade

O crescimento e a popularidade da série é comparável ao de Dragon Ball de Akira Toriyama, outra ação popular/orientada de artes marciais dos mangás da shōnen, e que foi dito ter grande influência no mangá de Kishimoto, Naruto. Desde a sua criação, Naruto tem gerado um grande número de sites de fãs que contêm informações detalhadas, guias e fóruns ativos. Alguns dos primeiros e mais populares sites segmentados para o público da língua inglesa foram estabelecidos logo após o primeiro volume do mangá Inglês ser lançado em agosto de 2003. E como muitos outros mangás e animes, Naruto também gerou o seu próprio jogo de cartas colecionáveis​​.

Antes da estréia norte-americana do anime em 2005, vários grupos de fansub e scanlation traduziram a série e disponibilizaram para download gratuito na internet. Apesar da percebida tendência das empresas norte-americanas para perseguir grupos de fansub com mais frequência do que as empresas japonesas,[2] há alguns que continuam a traduzir novos episódios de Naruto, devido á extremamente grande diferença entre as versões em inglês e japonês.

O volume 7 do mangá ganhou o prêmio Quill para o melhor romance gráfico na América do Norte.[3] No último top Ranking 100 do Anime da TV Asahi, Naruto foi classificado em 17º na lista.[4]

Detalhes do Anime

Artigo Principal: Lista de Episódios e Diferenças do Anime e Mangá

Mesmo que tenha estreado algum tempo após o mangá, o anime rapidamente alcançou-o, já que um episódio de anime geralmente cobre um ou dois capítulos de mangá. Para evitar sobreposições, os produtores do anime tendem a organizar o conteúdo dos capítulos de mangá em seções sem intercorrências longas seguidas de rajadas curtas de ação, às vezes adicionando conteúdo de enchimento no meio. Até o momento o Arco Resgate de Sasuke terminou no anime (episódio 135), a série estava em um ponto onde ele foi rapidamente ganhando no mangá. Na conclusão desse arco, o anime imediatamente foi ligado a episódios somente do anime para permitir que o mangá ampliasse o fosso mais uma vez. A maioria desses episódios são histórias independentes, com um sendo parte de arcos que eram vários episódios por muito tempo, e durou um total de 85 episódios na primeira série.

Depois que a série voltou em episódios adaptados do mangá, ela foi renomeada para Naruto: Shippūden (ナルト 疾風伝, Naruto Shippūden; Literalmente significa "Naruto Crônicas Furacão"). A nova série estreou em 15 de Fevereiro de 2007.

O anime geralmente permanece fiel ao mangá, geralmente mudando apenas pequenos detalhes (causas de morte, perda de membros, e outras lesões têm sido diminuídos no anime) ou expandindo em partes ignoradas pelo mangá, tais como a luta entre Tenten e Temari. Os arcos apenas do anime, embora sem referência no mangá (salvo algumas cenas escassas), lidam com as rupturas entre volumes de mangá, que abrange um período curto antes do Arco Resgate de Sasuke e vários meses antes do tempo pular. Os arcos apenas do anime tendem a cobrir os personagens de apoio, às vezes dando uma visão em um personagem de outra maneira raramente vista.

Novos episódios, animados pelo Studio Pierrot, colocados no ar semanalmente na TV Tokyo no Japão durante o horário nobre (equivalente ao horário nobre nos EUA do Japão). Em 5 de outubro de 2006, ele é mostrado na quinta-feira de noite. A série também gerou nove filmes, Naruto o Filme, Naruto o Filme 2, Naruto o Filme 3, Naruto Shippūden: o Filme, Naruto Shippūden o Filme 2, Naruto Shippūden o Filme 3, Naruto Shippūden 4: A Torre Perdida, Naruto 5: Prisão de Sangue, Naruto 6: Road to Ninja, The Last: Naruto o Filme e Boruto: Naruto o Filme.

Visão Geral do Enredo

Artigo Principal: Enredo de Naruto e Enredo de Naruto Shippūden

Doze anos antes dos eventos no foco da série, a Raposa Demônio de Nove Caudas atacou Konohagakure. Foi um poderoso demônio, um único balanço de um de suas nove caudas elevaria tsunamis e achataria montanhas. Ele levantou caos e causou a morte de muitos, até que o líder de Konoha, o Quarto Hokage, derrotou-o por sacrificar sua própria vida para selar o demônio dentro de uma criança recém-nascida. Nome da criança era Naruto Uzumaki.

O Quarto Hokage foi celebrado como um herói por selar o Kyūbi. Ele queria que Naruto fosse respeitado sob uma luz semelhante, por ser o recipiente de contenção para o Kyūbi. Na aldeia em que ele cresceu, no entanto, a maioria evitava Naruto, pois eles viam como se ele fosse o Kyūbi em si e maltratavam ele durante a maior parte da sua infância.

Um decreto feito pelo Terceiro Hokage fez com que os outros moradores fossem proibidos de mencionar o evento para ninguém, nem mesmo aos seus próprios filhos. No entanto, isso não os impediu de tratar Naruto como um abandonado. Embora seus filhos não especificamente sabiam por que seus pais tratavam Naruto da forma como fizeram, eles aprenderam com o exemplo a desprezar o menino. Como resultado, Naruto cresceu como um órfão em um ambiente solitário, sem amigos, família, ou reconhecimento. Ele não podia forçar as pessoas a fazer amizade com ele, então ele buscou o reconhecimento e a atenção da única maneira que sabia – por meio de brincadeiras e travessuras. No entanto, isso logo mudou após Naruto se formar na Academia usando seu Tajū Kage Bunshin no Jutsu para salvar seu professor, Iruka Umino, do ninja renegado Mizuki. Esse encontro deu a Naruto dois conhecimentos: a de que ele era o recipiente do Kyūbi, e que havia alguém, além do Terceiro Hokage que realmente se importava com ele. Sua graduação na academia abriu uma porta de entrada para os eventos e pessoas que mudariam e definiriam o seu mundo, incluindo a seu jeito ninja para o resto de sua vida.

Naruto mantém um equilíbrio entre drama e comédia, com muita ação intercalada. Segue-se o crescimento pessoal de Naruto e de seus amigos e o desenvolvimento como ninja, e enfatiza suas interações entre si e com a influência das suas origens em suas personalidades. Naruto encontra dois amigos e companheiros, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, dois companheiros do jovem ninja que são atribuídos com ele para formar uma equipe de três pessoas com um sensei muito experiente chamado Kakashi Hatake. Naruto também confia em outros personagens, assim que ele os conheceu através do Exame Chūnin. Eles aprendem novas habilidades, conheceram uns aos outros e outros aldeões melhor, e experimentaram uma viagem do amadurecimento como Naruto sonha em se tornar o Hokage de Konoha.

Naruto coloca forte ênfase no desenvolvimento dos personagens. Quase todos os resultados são o resultado de decisões, caráter e personalidade, muito poucas coisas acontecem apenas por causa do acaso. Em primeiro lugar, a ênfase é colocada em Naruto, Sasuke e Sakura, que são os membros da Time 7. No entanto, outros personagens são desenvolvidos, como Kakashi, Guy, e Jiraiya, assim como os colegas de Naruto nas outras equipes Genin e outras aldeias.

Vários grandes vilões entraram em jogo, bem como, sendo o primeiro Zabuza Momochi, um nukenin de Kirigakure, e seu parceiro, Haku. Mais tarde, no Arco Exame Chūnin, Orochimaru é apresentado como um nukenin Rank-S no topo da lista dos mais procurados de Konoha. Mais tarde, uma misteriosa organização chamada Akatsuki começa a perseguir Naruto, a fim de tomar o Kyūbi dentro dele e aproveitar o seu poder.

Personagens

Artigo Principal: Personagens

Naruto tem um elenco grande e de personagens coloridos, executando uma gama de histórias detalhadas e personalidades complexas e permitindo muitas partes justas deles no centro das atenções, pois eles também são vistos crescendo e amadurecendo com a série, pois se estende por vários anos. Como é montado uma saga de amadurecimento, o mundo de Naruto constantemente se expande e engrossa, e as suas relações sociais não são exceção – durante a sua introdução, ele tem apenas o professor e líder da aldeia como figuras simpáticas, mas como a história avança, mais e mais pessoas se tornam uma parte de sua história.

Os alunos da Academia, onde começa a história, são divididos em equipes de três após a sua graduação e se tornarem Genin. A cada equipe é atribuído um sensei experiente. Essas equipes centrais formam uma base para as interações dos personagens mais tarde na série, onde os personagens são escolhidos para missões de acordo com a força de sua equipe e habilidades complementares; o Time 7 de Naruto torna-se o quadro social onde Naruto está familiarizado com Sasuke Uchiha e Sakura Haruno e seu sensei Kakashi Hatake, também chamado de "ninja copiador" por copiar milhares de técnicas ninja com seu Sharingan, formando o núcleo de seu mundo em criação. As outras equipes de três homens de seus ex-colegas formam outra camada, tais como Naruto se conecta com eles em vários graus, a aprendizagem de seus motivos, vulnerabilidades e aspirações, muitas vezes relacionando-as com o seu próprio. Os grupos de três, não se limitam a idade dos companheiros de Naruto - grupos na história, em geral, vêm em grupos de três e múltiplos de três, com muito poucas exceções.

As relações sensei-aluno desempenham um papel importante na série, Naruto tem um número de mentores com quem ele treina e aprende, mais notavelmente Kakashi Hatake e Jiraiya, e funcionam muitas vezes como fios da tradição e da tutela que une várias gerações. Estes modelos de comportamento fornecem orientação para seus alunos, não só nas artes ninja, mas também em uma série de estética japonesa e ideais filosóficos. Técnicas, ideais e mentalidades visivelmente funcionam nas famílias, Naruto frequentemente é exposto às habilidades e tradições dos clãs da antiga geração, em sua aldeia, quando os amigos de sua faixa etária demonstram-as, ou até mesmo consegue melhorias de seu próprio país, que é pungente observado que a geração de Naruto é particularmente talentosa.

Muitos dos maiores mistérios remanescentes da série são questões de motivos de caráter e identidade. O legado dos pais de Naruto, as metas que orientam Kabuto Yakushi, a identidade do líder da Akatsuki misterioso - estas são apenas algumas das perguntas sem respostas fundamentais de "quem" e, representados, "por que" atualmente o cerne da série. A história é extremamente direcionada ao personagem, o tema da causalidade corre inerentemente ao longo da série como personagens retribuem por suas ações e relacionamentos passados​​. A este respeito, os personagens dos respectivos destinos estão muito interligados, e uma grande ênfase é colocada na camaradagem e "laços" entre a comunidade ou indivíduo.

Nomes de personagens muitas vezes são emprestados da mitologia japonesa, folclore e literatura (como os nomes emprestados do conto folclórico Jiraiya Goketsu Monogatari), ou de outra forma em trocadilhos elaborados, muitas vezes há uma influência notável da história por trás do nome levados pelo personagem.[5]

Referências

Links Externos

Enciclopédias Online sobre Naruto
Em Inglês
Em Japonês

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Naruto (Série)

  • Kishimoto e anime Shippuden

    4 mensagens
    • Então canônicamente liberação de fogo e vento dá Kurama não é canônico dá obra
    • Fwy
      Você pode se informar disso por meio da página de jutsu do personagem a desejar.
  • Sobre o Flashback

    2 mensagens
    • Flashback pode dura pelo- um episódio todo?
    • Pode, as crônicas de Kakashi sobre quando Minato era seu professor duraram 2 ou 3 episódios.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória