FANDOM

Monumento Hokage (Epílogo)

O Monumento Hokage.

O Monumento Hokage, Montanha Hokage, Penhasco dos Hokage ou Rochedo Hokage (火影岩, Hokage-iwa) é o monumento mais representativo de Konohagakure. É uma montanha que tem tido os rostos de todos os Hokage esculpidas na pedra. Foi imaginado por Hashirama Senju como um símbolo de que os Hokage sempre zelarão pela aldeia.[1] No início da série, o monumento tinha as faces do Primeiro, Segundo, Terceiro e do Quarto Hokage. Durante o tempo de pausa, o rosto da Quinta Hokage foi adicionada à montanha. No anime, enquanto a quinta estava em coma, foi mostrado que os rostos de Danzō Shimura e mais tarde Kakashi Hatake estavam sendo esculpidos como o próximo Hokage, após a Quinta se recuperar, eles pararam este procedimento antes que pudesse ser terminado.[2] Quando ele era mais novo, Naruto Uzumaki pichava os rostos dos quatro Hokage como um meio de ganhar a atenção, e revelou que ele planejou superá-los, afirmando que o seu rosto, um dia também estaria no monumento.[3]

O monumento tem sido importante durante muitas partes da história, principalmente por causa de seu simbolismo:

  • No Episódio 161, os rostos de pedra foram mostrados fazendo caretas de nojo e o monumento do Yondaime segurando o nariz, quando Naruto derramou um barril inteiro de estrume nos espiões Mondai e Potcha no que ele pensava ser um treinamento de taijutsu.
  • Durante o ataque de Orochimaru em Konoha, o rosto do Terceiro Hokage rachou, dando um mau presságio (sinalizando a morte do Hokage nas mãos de Orochimaru).[4]
  • Durante o Arco Mestre das Armadilhas, o clímax ocorreu no Monumento Hokage, simbolizando que o futuro da aldeia estava seguro nas mãos dos genin.
  • Durante os eventos da Invasão de Pain, após o uso do Shinra Tensei, a maior parte da aldeia foi destruída, mas o Monumento Hokage escapou do ataque gravitacional. Após seu retorno, Naruto estava confuso sobre onde ele estava. Mas, depois de ver o Monumento Hokage, ele percebeu que as ruínas em que ele estava era os restos de Konoha.

Há vários lugares incorporados a ele, e no topo da montanha, tem a Biblioteca de Arquivos de Konoha, assim como uma casa segura que evacuar os moradores em momentos de apuros. Também foi mostrado ser forte o suficiente para permanecer de pé, mesmo depois do Ataque de Pain na aldeia.

Curiosidades

  • No Episódio 187 do anime, o rosto de Tsunade já está no monumento antes de Naruto e Jiraiya deixar a aldeia.
  • Embora Naruto só tenha visto o rosto de Tsunade no início da Parte II, no anime, o rosto de Tsunade foi esculpido enquanto Naruto ainda estava na aldeia e tendo missões. Isto pode ser explicado de uma forma: é um erro, embora uma forma muito consistente.
  • O monumento é semelhante ao Monte Rushmore, que apresenta esculturas de quatro presidentes dos Estados Unidos.
  • O primeiro episódio de Naruto: Shippūden tem um omake dedicado ao Monumento Hokage, e os cinco rostos neles atualmente.
  • No passado, os monumentos do Shodai e do Sandaime Hokage tem um rachado no rosto. No caso do último, quando isso aconteceu, foi visto como um mau presságio durante a Invasão em Konoha. Os rostos já foram restaurados.
  • No capítulo 599, quando Obito olhou para o monumento, o rosto de Minato já estava esculpido na montanha. Minato, no entanto, se tornou Hokage depois da Terceira Guerra Mundial Ninja. Este foi posteriormente corrigido nos capítulos seguintes, e liberado no tankōbon, respectivamente.
  • O cabelo do quarto Hokage é retratado plano no anime e também nos primeiros capítulos do mangá.[5] No entanto, ele é descrito ser espetado em todos os outros capítulos do mangá.

Referências

  2. Naruto: Shippūden episódio 219
  3. Naruto capítulo 1, páginas 5-7