FANDOM


Konohagakure (木ノ葉隠れの里, Konohagakure no Sato; Literalmente significa "Vila Oculta da Folha") é a vila oculta do País do Fogo. Como a aldeia de um dos Cinco Grandes Países Shinobi, Konoha tem um Kage como seu líder, conhecido como Hokage, dos quais tem sete em sua história. A aldeia reside no fundo de uma floresta na base de uma montanha conhecida como Monumento Hokage, ao qual tem os rostos gravados de todos aqueles que ocuparam a residência do Hokage.[1] Embora geralmente vista como a mais poderosa das aldeias shinobi[2], Konoha tem desfrutado de muitos anos de relativa paz e estabilidade.

O vestuário padrão dos shinobis de Konoha consiste em camisas azuis ou pretas que podem ou não ter padrões de redemoinho nos ombros, juntamente com calças coloridas correspondentes sob uma jaqueta de flak verde que também tem um redemoinho vermelho nas costas e bolsos na área do peito. Eles também tendem a envolver bandagens ao redor de suas pernas. Muitos dos ninjas de Konohagakure usam técnicas de Liberação de Fogo.

História

Fundação

O Arcordo entre os Uchiha e Senju

Uchiha e Senju fundaram Konohagakure.

Durante a Era dos Estados Combatentes, os ninjas foram organizados em pequenos clãs mercenários que não sabiam nada além de batalha. Os dois mais fortes desses clãs eram o Senju e o Uchiha, que tinham se guerreado por suas histórias inteiras. Eventualmente, com a intenção de acabar com o incontável derramamento de sangue, Hashirama Senju usou sua posição como líder de seu clã para criar uma trégua com o clã Uchiha através de seu líder, Madara Uchiha. Os Senju, os Uchiha e seus clãs afiliados então formaram a primeira vila shinobi: Konohagakure - um nome inventado pelo próprio Madara.[3] A aldeia fora construída onde tanto Hashirama quanto Madara se reuniam quando crianças, embora durante a era de Sábio dos Seis Caminhos, o local originalmente fora para onde ele enviara a Besta com Cauda Kurama para viver.[4][5] Em geral, conforme o tempo passou, outras aldeias logo começariam a ser formadas seguindo o exemplo de Konoha, terminando o Período dos Estados Combatentes e criando uma paz momentânea no mundo shinobi.

830px-Danzō and Hiruzen as children

Konoha como apareceu pouco depois da sua fundação.

Hashirama usou suas habilidades de Liberação de Madeira para produzir grande parte da infra-estrutura da aldeia.[6] Esta habilidade e seus ideais eram duas das razões pelas quais ele foi escolhido pelos aldeões para se tornar o líder da vila: o Hokage.[7] Neste período, Konohagakure tentara criar uma cooperação entre as aldeias recém-formadas a fim de manter a paz, porém, aparentemente, o ato acabou fracassando pelas ações secretas de Madara que tentou, por sua vez, submeter os vilarejos à autoridade de Konoha.[8] Posteriormente, Madara temia que os Senju oprimissem seu clã e tentou obter apoio para derrubar Hashirama. No entanto, nenhum Uchiha o apoiou, forçando-o a assumir Hashirama por si mesmo. Madara foi finalmente derrotado em o que seria chamado de Vale do Fim e se acreditava ter morrido no rescaldo do confronto. Após a batalha, Konoha entrou na posse da Nove Caudas e para conter seu enorme poder, a aldeia começou sua tendência de selar a besta dentro dos Uzumaki, um clã que como os Senju e, portanto, o resto de Konoha tinham laços estreitos.[9]

Primeira Guerra Mundial Shinobi

Artigo principal: Primeira Guerra Mundial Shinobi

Primeira Reunião dos Cinco Kage (Anime)

A primeira Reunião dos cinco Kage é convocada.

Não muito depois do sistema de cada vila shinobi de cada país ter sido estabelecido, a Primeira Guerra Mundial Shinobi eclodiu. Para tentar manter a balança de poder, em algum momento, Hashirama capturou a maioria das bestas com cauda e convocou a primeira reunião dos cinco Kage em Konoha para vende-las entre as cinco vilas principais, a fim de promover a paz e a tranquilidade.[10] No caso de Sunagakure, como a mesma não estava interessada em ter outra besta como já tinham uma, Hashirama deu parte das terras férteis do País do Fogo próxima de Konoha.[11] O Hokage também entrou em negociações de paz com Takigakure e lhe vendeu também uma besta com cauda.[12] Porém, o desejo de paz de Hashirama não se concretizou durante sua vida e ele morreu enquanto sua vila começou a florescer.[13] A liderança da aldeia então foi passado para seu irmão, Tobirama Senju, que se tornou o Segundo Hokage.

Segundo Hokage e Raikage

Tobirama e o Segundo Raikage formaram uma aliança entre Konoha e Kumo.

Em meio ao conflito que continuava, Tobirama fez uma aliança formal com o Segundo Raikage entre Konoha e Kumogakure, todavia, durante a cerimonia, ambos foram emboscados pelos infames Irmãos Ouro e Prata, que estavam tentando organizar um golpe de estado. Tobirama foi capaz de sobreviver a este golpe, mas o deixou à beira da morte durante o processo.[14] Mais tarde, Tobirama seria morto por Kinkaku e seu esquadrão durante a guerra, mas nomeou Hiruzen Sarutobi como Terceiro Hokage pouco antes de sua morte.[15] A guerra apenas verdadeiramente terminaria quando Konoha e as outras aldeias principais fizeram um tratado de trégua, mas só depois que todos os Cinco Grandes Países foram seriamente prejudicados.[16]

Após a primeira grande guerra, nas próximas duas décadas, Konoha começou a crescer economicamente através do governo do Terceiro Hokage.

Segunda Guerra Mundial Shinobi

Artigo principal: Segunda Guerra Mundial Shinobi

Forças de Konoha durante a Segunda Grande Guerra Mundial Shinobi

As Forças de Konoha durante a Segunda Guerra Mundial Shinobi.

Konoha fora apontada como a "instigadora para o inicio da Segunda Guerra Mundial Shinobi"[17] devido a desigualdade econômica entre os países ter se tornado um sério problema. As nações então começaram a formar facções, e sob o pretexto de expansão de direitos justos, os países começaram a usar força militar para expandir seus territórios, fazendo assim o evento eclodir. Durante o conflito, o Terceiro Hokage liderou as forças de Konoha contra Sunagakure, Iwagakure e Amegakure, tendo sofrido grandes baixas em suas fileiras ninja durante os estágios iniciais da guerra.

Tsunade dita combatendo os Venenos de Chiyo

Tsunade, responsável pela criação do Sistema Ninja Médico que garantiu a vitória de Konoha na guerra.

Foi devido ao inovador sistema de implementação de Ninjas Médicos nos batalhões criado por Tsunade que permitiu Konoha virar a maré da guerra a seu favor. Com esta tática, a aldeia anulou com sucesso todos os venenos usados nas táticas de batalha de Suna, a derrotando pouco depois. Já contra Amegakure, as batalhas entre as aldeias ocorreu principalmente no pequeno país, o devastando quase que completamente como resultado. Embora tenham sofrido baixas consideráveis em seus batalhões causadas principalmente pela grande presença e poder do líder de Ame, Hanzō de Salamandra, Konoha conseguiu prevalecer. É desconhecido como fora o conflito e o decorrer do confronto de Konoha contra Iwagakure. Em geral, o desfecho eventual da guerra parece ter sido a favor de Konoha.

Logo após a segunda grande guerra terminar, um tratado fora feito entre Konoha e as demais aldeias principais para reduzir os tamanhos de suas forças durante tempos de paz. Tempos depois, devido a destruição de Uzushiogakure durante a guerra, Konoha passou a abrigar alguns membros sobreviventes do Clã Uzumaki, sendo que uma em especial viria ser a próxima jinchūriki do Nove-Caudas. Todavia, mais tarde, um esquadrão de Kumo a sequestrou, a fim de estudar seu único chakra e obter o controle da besta com cauda, mas eles acabaram fracassando.[18][19]

Terceira Guerra Mundial Shinobi

Artigo principal: Terceira Guerra Mundial Shinobi

Ponte Kannabi

A Ponte Kannabi destruída levou a guerra a favor de Konoha

Por causa da diminuição no potencial bélico das aldeias, quando a Terceira Guerra Mundial Shinobi estourou, como as outras aldeias, Konoha teve de enviar muitas crianças jovens ao campo de batalha, perdendo suas curtas vidas. Durante o conflito, Konoha lutou contra Kumogakure, Kirigakure e novamente contra Iwagakure, sendo que nos estágios iniciais da guerra, ela começou perdendo as lutas em meio a pesadas baixas. Durante o confronto contra Iwa, ambas as aldeias usaram a região de Kusagakure como seu campo de batalha, depois que esta última tinha se infiltrado, a fim de sitiar a fronteira do País do Fogo. Quando Konoha estava prestes a ser derrotada, Minato Namikaze levou à guerra à favor dela após a destruição da Ponte Kannabi com a ajuda de seu time.

Já contra Kumogakure, ambas as aldeias tiveram diversos conflitos sem precedentes de atrito, embora apenas os confrontos com ninjas destas aldeias, especificamente de Minato e A foram vistas.[20] Pouco se sabe sobre o conflito entre Konoha e Kirigakure, afora o fato que a última transformou Rin Nohara no jinchūriki dos Três-Caudas, a fim de desencadeá-lo dentro de Konoha para destruí-la, no entanto, o plano fora neutralizado quando Rin escolheu morrer pelas mãos de Kakashi Hatake.[21][22][23] No anime, em algum momento durante a guerra, o Terceiro Hokage fez um tratado de paz com o clã Tsuchigumo.[24]

Em última análise, Minato fora o fator chave que garantiu a vitória de Konoha na guerra diante de Iwa e os fizeram cogitar uma trégua. A aliança com Sunagakure também fora essencial para que Konoha prevalecesse. No anime, tanto o Terceiro Tsuchikage quanto o Terceiro Hokage tinham se cansado de sacrificar mais vidas a um impasse contínuo e finalizou o conflito entre ambas com um tratado de paz sobre a objeção do alto escalão em suas respectivas aldeias.

Com o fim da guerra, Hiruzen decidiu renunciar como Hokage, escolhendo Minato como o sucessor de seu governo como o Quarto Hokage.[25]

Ataque da Nove-Caudas

Artigo principal: Ataque da Raposa Demoníaca de Nove-Caudas

O ataque da Kyubi

O ataque do Nove-Caudas

Logo depois que Minato assumiu como Quarto Hokage, um homem mascarado sequestrou a hospedeira Uzumaki do Nove-Caudas e a removeu de seu corpo, que ele usou para atacar Konoha. Minato conseguiu derrotar o homem, mas o Nove-Caudas se mostraram mais difíceis. Deixado com poucas opções, Minato deu sua vida para selar a besta com cauda no corpo de seu filho recém-nascido, Naruto Uzumaki. Muitos ninjas morreram defendendo a aldeia e a maioria dos sobreviventes culpou Naruto pelas ações do Nove-Caudas. Tendo então de regressar ao cargo de Hokage, Hiruzen proibiu qualquer menção ao Nove-Caudas para que as futuras gerações não odiassem Naruto como seus pais o fizeram.

Caso Hyūga

Artigo principal: Caso Hyūga

Hiashi mata o sequestrador

O Chefe Ninja de Kumogakure é morto por Hiashi.

O Caso Hyūga (日向の件, Hyūga no Ken) como o incidente é conhecido em Kumogakure - aconteceu nove anos antes do início da série, enquanto Kumo e Konoha estavam em guerra. Em uma tentativa de pôr um fim aos combates, eles concordaram em assinar um tratado de paz na data que coincidiu com o terceiro aniversário de Hinata Hyūga. O tratado foi revelado em breve para ser nada mais do que um disfarce quando a pessoa que era o Ninja Chefe de Kumogakure na época - que estava em Konoha para assinar o tratado - tentou sequestrar Hinata para obter o Byakugan e seus segredos. O shinobi foi morto em sua tentativa pelo pai de Hinata, Hiashi Hyūga.

Todavia, Kumo negou todas as acusações de Konoha sobre as intenções de seu emissário e pediu o corpo de Hiashi em troca, do contrário, a guerra recomeçaria. A fim de evitar isso, Hizashi Hyūga, irmão gêmeo de Hiashi, decidiu ir no lugar de seu irmão, de modo que assim protegesse não só o chefe do clã Hyūga, mas também os segredos do Byakugan, dado que com sua morte, seu selo amaldiçoado seria ativado e os segredos do dōjutsu seriam guardados.

Massacre do Clã Uchiha

Artigo principal: Massacre do Clã Uchiha

323v

O massacre do clã Uchiha.

A liderança de Konoha acreditava que um Uchiha era responsável pelo ataque da Raposa Demoníaca de Nove Caudas e, como tal, cortou os Uchiha de grande parte dos assuntos internos da aldeia. Irritado com os maus tratos, muitos dos Uchiha começaram a tramar um golpe de estado que arrebataria o controle de Konoha. No entanto, alguns Uchiha viram os perigos de tal empreendimento, como poderia desencadear uma Quarta Guerra Mundial Ninja. Um desses foi Itachi Uchiha, que se tornou um espião da liderança de Konoha. Depois que as negociações de paz falharam, Danzō Shimura ordenou que Itachi destruísse seu clã em troca de poder poupar seu irmão mais novo, Sasuke. Itachi, com assistência de Tobi, fez como instruído, mas encenou eventos para parecer como se agisse sozinho e com propósitos egoístas para que Sasuke algum dia se vingasse contra ele pelo que fez com sua família.

Esmagamento de Konoha

Artigo principal: Esmagamento de Konoha

Esmagamento de Konoha

Esmagamento de Konoha.

Durante a Parte I, Konoha é o local dos Exames Chūnin. Durante a fase final dos exames, a vila é invadida por ninjas de Otogakure e Sunagakure, em uma tentativa de acabar com a paz e a prosperidade que Konoha tem desfrutado desde a Terceira Guerra Mundial Shinobi. Os invasores são repelidos, mas Konoha sofre pesadas baixas, incluindo Hiruzen. Apesar de Tsunade rapidamente substituí-lo como Quinto Hokage, a recuperação para o resto das forças militares de Konoha é lenta. A aldeia era insuficiente até a Parte II, deixando-a incapaz de responder adequadamente aos eventos ocorridos no ínterim, como a deserção de Sasuke Uchiha.

Ataque de Pain

Artigo principal: Ataque de Pain

Konoha destruída por Pain

Konoha destruída por Pain.

Mais de três anos após o fracassado do Esmagamento de Konoha, os Seis Caminhos da Dor da Akatsuki atacam a vila em um esforço para capturar Naruto. As forças de Konoha têm algum sucesso enquanto lutam contra os Pain individualmente, mas não podem fazer nada para impedir a destruição da aldeia pelo Shinra Tensei do Caminho Deva de Pain. Naruto volta a Konoha pouco depois e derrota Pain antes de confrontar Nagato, o homem por trás dos Pain. Depois de Naruto convencê-lo de que suas ações estavam erradas, Nagato dá sua vida para reviver todos que morreram durante a invasão. Tsunade é deixada em coma ao se esgotar para proteger Konoha do ataque de Pain, levando Danzō Shimura a assumir temporariamente o cargo como seu substituto e candidato a Sexto Hokage. Danzō supervisiona o início do longo processo de reconstrução da aldeia e lida com as conseqüências imediatas do ataque de Pain.

Quarta Guerra Mundial Ninja

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Ninja

Deus - Natividade de um Mundo de Árvores

Konoha aprisionada no Deus: Natividade de um Mundo das Árvores.

Por causa da crescente ações da Akatsuki, as aldeias ninja decidem formar as Forças Aliadas Shinobi para se oporem à organização na Quarta Guerra Mundial Shinobi. Danzō é morto logo após o acordo da Aliança, mas Tsunade acorda de seu coma a tempo de começar a supervisionar os esforços de guerra. Apesar de ainda estar em construção, Konoha é usada como um refúgio para refugiados que fogem de países onde muitos dos combates devem acontecer.[26] No momento em que a guerra é vencida, a maior parte da aldeia foi restaurada.[27] Como resultado da guerra, a população de Konoha sofreu muito, mas gradualmente se recuperou.[28]

Queda da Lua

Artigo principal: The Last: Naruto o Filme

Konoha é quase destruída

Konoha é quase destruída por um dos destroços da Lua.

Dois anos após Quarta Guerra Mundial Shinobi acabar, Konoha e o resto do mundo é assolada pela ameaça da queda da Lua causado por Toneri Ōtsutsuki. Em meio a esse evento, ele também sequestrou Hanabi Hyūga a fim de roubar seus olhos e obter o Tenseigan, levando o Sexto Hokage, Kakashi, a enviar um time para resgatar a jovem. Konoha também é usada como um refúgio para refugiados de todo País do Fogo onde os destroços da Lua ameaçavam cair. A vila em si é quase destruída por um dos maiores destroços da Lua caídos do espaço, porém, graças a repentina intervenção de Sasuke, ela é salva.

Boruto: Naruto Next Generations

Konoha (Parte IV)

Konoha modernizada.

Após a quarta grande guerra, Konoha experimentou um impulso na população sob a liderança de Kakashi Hatake e Naruto Uzumaki, como o Sexto e Sétimo Hokage respectivamente. A aldeia cresceu em tamanho e uma série de arranha-céus foram construídos atrás do Monumento Hokage. A aldeia tem experimentado uma revolução técnica, com computadores, telefones celulares e óculos de alta tecnologia que estão disponíveis. A mudança tem sido observada por vários indivíduos, tais como Sarada Uchiha, que tem chamado Konoha de uma cidade agora, em vez de aldeia.

Ataque dos Ōtsutsuki

Artigo principal: Boruto: Naruto o Filme Quinze anos após o fim da Quarta Guerra Mundial Ninja, Konoha é mais uma vez o local dos Exames Chūnin. Durante a fase final dos exames, a vila é invadida pelos membros dos clã Ōtsutsuki, Momoshiki e Kinshiki, que buscam raptar Naruto a fim de obter o chakra do Nove-Caudas. Os invasores partem após capturarem o Sétimo Hokage, mas não antes de destruírem o local do exame no processo e causar algumas baixas. Apesar das adversidades, os demais Kage se juntaram a Sasuke Uchiha e Boruto Uzumaki para resgatarem Naruto da dimensão dos Ōtsutsuki, tendo no processo, eliminado ambas as ameaças.

Destruição

Konoha Destruida

Konoha novamente destruída.

Quatro anos após o ataque dos Ōtsutsuki a Konoha, a vila inteira, incluindo o Monumento Hokage e a cidade por trás dele, é destruída quase que completamente. A razão para devastação parece ter sido causada por Kawaki.

Locais

Clãs

Líderes dos Clãs de Konoha

Líderes de clã de Konohagakure na época do ataque da Raposa Demônio de Nove Caudas.

Dentro da aldeia existem muitos poderosos e respeitados clãs. Destes, existem quatro clãs que são considerados clãs nobres. Estes são os: clãs Aburame, Akimichi, Hyūga e Uchiha - o último dos quais era considerado o clã mais poderoso da aldeia.[31][32] Todos os clãs conhecidos na aldeia são:

Protocolos de Emergência

Konoha tem um protocolo no caso de a aldeia estar sob ataque.[34]

  1. Elimine as unidades inimigas.
  2. Se a fase 1 não for viável, evacue todos os civis para o abrigo mais próximo, escondido por toda a aldeia.
  3. Use todas as forças da aldeia para eliminar o inimigo com força total usando a vantagem do campo de origem.

Veja Também

Curiosidades

  • O segundo fanbook de Konohagakure deu uma população de cinco de cinco estrelas, uma força militar de três das cinco estrelas, e uma força econômica de dois de cinco estrelas. Ele tem a maior população de todas as cinco principais aldeias shinobi.
  • O hiragana あん (an) é pintado sobre os portões de entrada da aldeia (um hiragana em cada porta). Isto significa ermida ou retiro. No Kanji, o personagem é 庵.
  • Masashi Kishimoto afirmou que Konohagakure foi modelado depois de sua própria cidade natal.
  • No primeiro volume de Naruto, página 87, há um esboço do centro de Konoha. Se você olhar de perto, você também pode ver um outdoor com uma versão em quadrinhos de Masashi Kishimoto com um pincel.
  • Após a destruição de Konoha, havia muito poucos vislumbres da aldeia durante sua reconstrução no mangá até capítulo 616, mostrando a aldeia olhando como fez antes da invasão. No anime (assim como em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm 3), a maioria da vila foi construída dentro da cratera causada por Pain.

Referências

  1. Naruto capítulo 625, página 12
  2. Naruto — Primeiro Fanbook
  3. Naruto capítulo 625, página 8
  4. Naruto capítulo 623, página 9
  5. Naruto: Shippūden episódio 464
  6. Segundo Databook, página 279
  7. Naruto capítulo 399, páginas 7-8
  8. Naruto capítulo 575, páginas 8-11
  9. Naruto capítulo 500, páginas 2-4
  10. Terceiro Databook, página 183
  11. Naruto capítulo 648
  12. Naruto: Shippūden episódio 395
  13. Primeiro Databook, página 116
  14. Naruto capítulo 527, páginas 4-5
  15. Naruto capítulo 481, páginas 4-10
  16. Naruto Hiden: Kai no Sho Fanbook Premium Oficial — Os Arquivos Secretos da Guerra Mundial Shinobi, páginas 112-115
  17. Naruto capítulo 445, página 3
  18. Naruto capítulo 498, página 14
  19. Naruto capítulo 542, página 12
  20. Capítulos de Naruto 542-543
  21. Naruto capítulo 629, página 14
  22. Naruto, capítulo 604, páginas 10-19
  23. Naruto capítulo 629, páginas 14-15
  24. Naruto: Shippūden episódio 144
  25. Naruto: Shippūden episódio 349
  26. Naruto capítulo 517, página 2
  27. Naruto capítulo 616, página 1
  28. Sasuke Shinden: Livro da Alvorada
  29. Naruto: Shippūden episódio 359
  30. Boruto capítulo 13, página 23
  31. Primeiro Databook, página 215
  32. Naruto capítulo 7, página 2
  33. Naruto: Shippūden episódio 453
  34. Naruto episódio 79
  1. Não está claro se os Senju ainda existe formalmente como um clã, como não se sabe de nenhum aldeão vivo de Konoha que tenha seu sobrenome.
pt-br:Konohagakure

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Konohagakure

  • Clã Uchiha vs shinobis de konoha

    2 mensagens
    • '''Local:''' konoha e arredores '''Intenção:''' prender se tiver possibilidade, ...
    • Konoha vence. Os Uchiha fica em desvantagem tanto em forças individuais quanto em número, de ninjas relevantes o Clã só possui o Shisui ...
  • Os civis das vilas ninjas sabem usar o chakra?

    2 mensagens
    • Em Naruto fica implícito que todo ser humano possui chakra, mas em geral vemos apenas os ninjas usando paa fins militares. Os civis das vi...
    • Talvez em Boruto isso tenha sido mostrado, no mangá do Naruto não lembro de algo do gênero.