Fandom

Wiki Naruto

Kamui

9 655páginas
na wiki
Adicione uma página
Discussão11 Share

Kamui[1][2]
Jikukan Ninjutsu.png
Nome
Kanji神威
RōmajiKamui
Português LiteralAutoridade dos Deuses
Mangá PaniniPoder Divino
GamesPoder Divino, Ninjutsu de Transporte
OutrosMigração Espaço-Temporal (時空間移動, Jikūkan Idō)[3]
Estréia
MangáCapítulo 276
AnimeEpisódio 29 (Shippūden)
FilmeNaruto Shippūden o Filme 3: Herdeiros da Vontade do Fogo
GameNaruto Shippūden: Ultimate Ninja 5
Aparece emAnime, Mangá, Game e Filme
Informações
ClassificaçãoSímbolo MS Kakashi.svg Kekkei Genkai, Ninjutsu, Ninjutsu Espaço-Tempo, Ninjutsu de Barreira, Dōjutsu
ClasseOfensivo, Defensivo, Suplementar
AlcanceTodos os Alcances

Kamui é um poderoso dōjutsu do Mangekyō Sharingan cujo cria um exclusivo e específico tipo de ninjutsu de espaço-tempo. A técnica permite que o usuário alcance dois feitos muito distintos, porém intimamente associados — teletransporte e intangibilidade.

Visão Geral

Madara Espaço Karin Sasuke.png

A dimensão do Kamui.

O Kamui permite ao usuário transferir alvos para outra dimensão e trazê-los desta, da qual eles são incapazes de escapar. Kakashi comparou as características desta técnica com as da Técnica do Deus Voador do Trovão, mas observou que o Kamui parece ser mais avançado, pois não requer selos nem marcações de invocação para ser executada.[4] Minato Namikaze admitiu que esta técnica mostrou-se superior ao ninjutsu de espaço-tempo dele e do Segundo Hokage.[5]

Uso

Kamui (Tobi - Mangá).PNG

Obito usando o Kamui para se teletransportar.

Esta técnica forma um vácuo espiral a partir do centro do olho do usuário, que suga o alvo para seu interior e distorce a sua forma até que seja transportado para outra dimensão. Absorvendo seu próprio corpo para a distorção, o usuário pode se teletransportar para praticamente qualquer local que desejarem. Ao utilizar o Kamui para teletransportar-se, qualquer coisa que o usuário estiver tocando será sugada junto dele,[6] e seu chakra se torna indetectável.[7] Com um único olho, esta técnica foi rápida o suficiente para evitar um ataque de Naruto Uzumaki em seu Modo de Chakra do Nove-Caudas,[8] embora mais lento do que a velocidade em que as Esferas da Busca da Verdade podem viajar.[9]
Shurikens na outra dimensão.png

Obito lançando múltiplas shuriken da dimensão do Kamui.

Depois de aprisionar um alvo dentro da dimensão do Kamui, o usuário pode ejetá-lo do seu olho a qualquer momento.[10] Isso pode ser feito com diferentes graus de força, permitindo que o usuário ejete armas a um momento, dando os adversários pouca oportunidade para reagir em conformidade.[11] Apesar de nem sempre estar presente, Obito poderia manter alvos sob genjutsu enquanto eles estivessem confinados dentro da dimensão do Kamui, mantendo-os incapacitados para durante longos períodos.

Kamui pode sincronizar com outro ninjutsu de espaço-tempo, concedendo o acesso do usuário a dimensão da técnica sincronizada, bem como quaisquer outras dimensões ligadas.[12] Uma vez que a dimensão foi marcada, o usuário pode viajar livremente entre ele e a dimensão do próprio Kamui.[13]

Olho Esquerdo

Kamui (Kakashi Hatake).PNG

Kakashi usando o Kamui com distância.

O olho esquerdo de Obito é capaz de utilizar uma versão de longo alcance do Kamui, que pode transportar alvos de qualquer lugar dentro do campo de visão do usuário. O alvo é cercado por uma barreira espacial, onde a localização e o tamanho da barreira varia, e quando o usuário foca no alvo, o espaço no centro da barreira distorce e transporta tudo dentro para outra dimensão.[14] O tamanho da barreira pode ser expandido, visto que Deidara foi forçado a se afastar em um esforço para escapar dos efeitos da técnica.[15]

Olho Direito

Kamui (Homem Mascarado - Anime).PNG

Obito usando o Kamui em si próprio para atravessar Minato.

O olho direito de Obito usa uma versão de curto alcance do Kamui, que só pode transportar alvos em estreita proximidade com o usuário; contato físico com o alvo é aparentemente necessário.[16] No entanto, este olho pode utilizar uma variação única de teletransporte semelhante à intangibilidade total. Quando ativado, qualquer parte do corpo do usuário que se sobrepõe a outro objeto tem sua consistência física teletransportada para a dimensão do Kamui, fazendo parecer que o usuário pode atravessar objetos sólidos.[17]

A técnica de Tobi.png

O princípio de funcionamento por trás da intangibilidade de Obito.

Tornando intangível todo o seu corpo, o usuário pode esconder sua presença completamente e apagar todos os vestígios do seu chakra. Isto também permite que o usuário viaje livremente através do chão, permitindo-lhe realizar emboscadas de baixo para cima.[18] Esta intangibilidade pode ser estendida a qualquer coisa que o usuário estiver tocando no momento da ativação,[19] desde que ele seja capaz de manter contato físico com pelo menos uma parte do objeto desejado.[20] Esta habilidade também permite que o usuário ignore até mesmo o ninjutsu de barreira mais forte.[21]

Ambos os Olhos

Quando ambos os olhos são usados juntos no mesmo alvo, o processo de teletransporte funciona duas vezes mais rápido, tornando-se mais rápido ainda que a velocidade de uma Esfera da Busca da Verdade quando usada como projétil.[22] Com os dois olhos, o usuário pode criar duas distorções ao mesmo tempo e conectá-las. Isto foi demonstrado quando Obito primeiramente usou o Kamui do olho esquerdo para sincronizar com o Yomotsu Hirasaka, e depois usou o Kamui do olho direito para se teletransportar através do portal para outra dimensão.[23] O usuário também é capaz de criar portais na sua linha de visão para se conectar a duas dimensões.[24] Usando ambos os olhos juntamente do Chakra dos Seis Caminhos, o usuário é capaz de aprimorar todas as suas técnicas, podendo ao infligir ataques no alvo, teletransportar as áreas de contato para a dimensão do Kamui.[25]

Desvantagens

Olho Esquerdo

O Mangekyō Sharingan é um dōjutsu que, com o uso contínuo, pode deixar o usuário cego. Uma vez que esta é a fonte do Kamui, usá-lo em sucessão rápida coloca o corpo de Kakashi em risco também. Como seu Sharingan foi transplantado, o uso desta técnica representa um risco ainda maior para Kakashi. Semelhante ao Amaterasu, o uso repetido da técnica coloca uma grande pressão sobre o usuário, fazendo com que seus olhos comecem a sangrar, se usado muitas vezes.

Kakashi é capaz de utilizar esta técnica até pelo menos três vezes em um determinado dia, mesmo quando se inicia com força total. Na primeira vez em que ele foi mostrado o controle sobre o tamanho da barreira era imperfeito. Com o tempo seu controle melhorou, como ele foi capaz de tragar com precisão pequenos objetos em movimento rápido, como um prego. Kakashi ainda é capaz de tragar as flechas do Susanoo de Sasuke. Ele também se tornou capaz de usar esta técnica várias vezes em um único dia.

Olho Direito

Tobi é atingido pelo Rasengan.png

Os efeitos dos danos que Obito recebeu na outra dimensão, visto a partir do exterior.

No caso de Obito o ponto fraco principal desta técnica é a de que ambos os aspectos não podem ser utilizados simultaneamente, como Obito deve tornar-se e manter-se tangível, a fim de transportar a si mesmo ou a outros, isso proporciona uma oportunidade pequena, em que ele é incapaz de passar através de objetos e, consequentemente, é vulnerável a danos. Esta deficiência significa que ele também deve materializar-se quando ejetar itens armazenados, assim, apresentando a mesma vulnerabilidade. Além disso, de acordo com Konan, Obito só pode permanecer intangível por aproximadamente cinco minutos por vez e deve se tornar tangível para se teletransportar. Ela também revela que o tempo que ele leva para absorver algo, é proporcional à sua massa, assim levando mais tempo para absorver a si mesmo do que outra pessoa ou objeto.

Além disso, devido à natureza da intangibilidade de Obito, as partes do seu corpo que residem na outra dimensão ainda podem interagir normalmente com outros objetos, que também são contidas dentro dessa dimensão, o que significa que pode ser danificada por tais objetos. Como esta técnica se origina do Sharingan de Obito Uchiha, do qual tanto Kakashi e Obito possuem, os dois compartilham a mesma dimensão quando eles teletransportam objetos, uma característica que Kakashi explora para prejudicar Obito em várias ocasiões durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi.

Ao contrário de Kakashi ou quaisquer outros usuários do Mangekyō Sharingan, o uso extensivamente contínuo de Obito sobre a técnica Kamui parece não cansá-lo, e nem mesmo deteriorar sua visão.

Influência

Kamui é a palavra de um ser divino na mitologia Ainu, embora quase nunca é escrito com kanji nos tempos modernos. Em um contexto mais geral japonês, Kamui refere-se ao poder e a majestade dos deuses, particularmente o Kami do Xintoísmo.

Curiosidades

  • Quando Kakashi tentou usar essa técnica em Tobi, ele lhe disse para não se incomodar tentando, pois seria inútil. Isso foi mais tarde revelado ser devido ao fato de os dois estavam usando a mesma técnica, partilhando assim a mesma dimensão, tornando o ataque inútil.
  • No Terceiro Databook, parece que outros usuários do Mangekyō Sharingan podem acessar a técnica, embora não esteja confirmado.
  • Obito mais tarde percebeu que depois de se tornar o jinchūriki do Dez-Caudas ele não podia mais "viajar através das dimensões". [26] No entanto, Madara foi capaz de se teletransportar como o jinchūriki do Dez-Caudas.[27]
  • Há casos no anime, onde Obito transporta alvos a Dimensão do Kamui sem estabelecer contato físico com eles.[28][29] Da mesma forma, no mangá, ele aparentemente transporta Sakura Haruno fora da dimensão do Kamui sem tocá-la.[30]
  • Em Road to Ninja: Naruto o Filme, Criação da Akatsuki e vários episódios do anime, Obito é mostrado sendo capaz de acessar o Kamui sem ter que ativar seu Mangekyō Sharingan.
    • Madara depois de resgatar Obito após os acontecimentos da Ponte Kannabi, menciona que o fato de Obito ter sobrevivido depois de ser soterrado pelas rochas, foi como se ele tivesse "atravessado por elas" o que indica que possivelmente Obito usou o Kamui sem estar ciente disto, apesar de que na época ele não tinha despertado o Mangekyō Sharingan. [31]

Veja Também

Referências

  1. Terceiro Databook, páginas 240-241
  2. Quarto Databook, página 242
  6. Naruto capítulo 509, páginas 6-7
  9. Naruto capítulo 666, páginas 5-6
  11. Naruto capítulo 598, páginas 4-6, 9-12
  12. Naruto capítulo 683, páginas 14-15
  13. Naruto capítulo 685, página 5, 9-12
  14. Terceiro Databook, páginas 240-241
  15. Naruto capítulo 276, páginas 4-11
  17. Naruto capítulo 597, páginas 7-8
  18. Naruto capítulo 475, páginas 2-3
  19. Naruto capítulo 467, páginas 5
  22. Naruto capítulo 666, páginas 13-15
  23. Naruto, capítulo 685, páginas 3-4
  24. Naruto capítulo 685, páginas 7-8
  25. Naruto capítulo 689, páginas 1-3
  27. Naruto, capítulo 674, página 17
  28. Naruto: Shippūden Episódio 205
  29. Naruto: Shippūden Episódio 208
  30. Narutocapítulo 675, páginas 1-2

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Kamui

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória