FANDOM

Izuna Uchiha (うちはイズナ, Uchiha Izuna) foi um shinobi do Clã Uchiha. Ele juntamente de seu irmão, Madara Uchiha, eram conhecidos como os dois membros mais fortes de seu clã.

Personalidade

Izuna era uma pessoa dedicada e harmônica. Ele também apareceu ser muito competitivo com seu irmão, Madara, em termos de habilidade como eles muitas vezes lutaram um contra o outro na tentativa de aprimorar as habilidades de ambos. Izuna admirava Madara grandemente e foi mesmo em descrença quando, Madara admitiu ser mais fraco que Hashirama; da mesma forma, Izuna estava exultante quando Madara despertou seu Sharingan logo depois quando ele cresceu, o amor de Izuna para seu clã cresceu e lutou ferozmente para protegê-lo. Ele veio logo para compartilhar a opinião do seu clã sobre o clã Senju, mesmo pedindo para Madara, enquanto gravemente ferido, para não cair em "falsas" as propostas de trégua de Hashirama. Ele admirava o seu irmão mais velho e mais tarde ele deu seus olhos como um presente antes de morrer como um meio de garantir que Madara será capaz de proteger melhor o futuro do clã.

Devido à capacidade do Sharingan de prever o futuro, Izuna sentia pena por aqueles que não possuem um, vendo isso como uma maldição.[3] Ironicamente, ele não estava ciente da conexão do Sharingan e a maldição de seu clã, Izuna não sabia que ele estava realmente amaldiçoado e não aqueles que não têm um Sharingan.

Aparência

Izuna era um homem de pele clara, com cabelos longos e negros que tinha um tom azul para ele e foi amarrado em um rabo de cavalo. Sua franja era repartida ao centro do rosto para enquadrar os dois lados. Ele usava a roupa Uchiha padrão, que consistia de uma camisa de gola alta, azul com o símbolo Uchiha na parte superior das costas e calças azuis, que foram envoltas em ataduras nas extremidades. Em sua cintura, ele tinha um cinto curativo que segurava um saco que presumivelmente havia ferramentas ninja. Como uma criança, o rabo de cavalo estava ausente e seu cabelo era espetado nas costas, e ele usava as vestes-de-colar-alto padrão usados por outros Uchiha da Era das guerras com o simbolo Uchiha na parte de trás, com uma placa no peito blindado. De acordo com Hashirama Senju, Izuna tinha uma semelhança impressionante com Sasuke.

História

Passado

Tajima e Izuna aparecem

Izuna e Tajima encaram Butsuma e Tobirama.

Como uma criança que cresceu durante a era devastada pela guerra, Izuna uma vez acompanhou seu pai em uma missão para matar Hashirama Senju, quem Madara, ainda que inconscientemente, tinha reuniões. Uma vez lá, Izuna e seu pai foram confrontados por Butsuma e Tobirama, o último dos quais ele reconheceu pelo nome.[4]

Os Uchiha e Senju se Confrontam

Izuna e seu pai entrando em confronto com Tobirama e Butsuma Senju.

Quando Izuna entrou em confronto com Tobirama, sem que ele soubesse, Butsuma tinha lançado um ataque contra ele, esperando assassiná-lo e ganhar uma vantagem de derrotar o Tajima. Este ataque, no entanto, foi desviado por seu irmão que Madara tinha intervindo entre os dois lados, juntamente com Madara. Izuna mais tarde mostrou choque quando Madara observou que Hashirama era mais forte do que ele, mas mais tarde ficou exaltado ao ver que seu irmão havia despertado o Sharingan. Anos mais tarde, com as batalhas entre os dois clãs travadas, Izuna foi mortalmente ferido pela técnica de Tobirama. Com Hashirama pleiteando com Madara para chegar a um acordo de paz, Izuna disse a seu irmão para não ouvir suas mentiras. Madara, mais tarde, volta ao campo de batalha, sem seu irmão, notando que o ataque Tobirama tinha sido fatal. Agora com o Eien no Mangekyō Sharingan — a força que ele notou ter recebido de seu irmão — Madara mesmo assim foi derrotado pelos Senju, e foi lá que Madara disse à Hashirama que ele já não tinha quaisquer irmãos, nem confiança para o Senju e a única maneira de recuperá-la, era se ele se matasse, ou a Tobirama.[5]

O corpo de Izuna

Izuna no caixão.

Oitenta anos antes do início da série, Izuna e seu irmão mais velho Madara foram os membros mais talentosos do clã Uchiha. Eles geralmente competiam uns com os outros todos os dias, a fim de ficarem mais fortes. Ambos despertaram seu Sharingan cedo na vida, e que se tornaram os primeiros Uchiha a despertarem o Sharingan. Madara usou o poder de seu Mangekyō Sharingan para assumir o controle do clã, com Izuna ao seu lado. Quando Madara finalmente ficou cego, ele pegou os olhos de Izuna para recuperar sua visão.[6] Itachi Uchiha sugeriu que seus olhos tinham sido levados à força,[7] porém Tobi insistiu que Izuna tinha voluntariamente desistido de seus olhos para o bem de seu irmão e de todo o clã, vendo que Madara necessitaria para se manter forte para proteger o clã de seu crescente número de inimigos.[8] Izuna morreu honrosamente em batalha, lutando até a morte, mesmo em seu estado cego.[1]

Habilidades

Izuna e Madara despertam o MS

Izuna e Madara com seus Mangekyō Sharingan.

Izuna foi notado como tendo um talento prodigioso e foi um dos Uchiha mais poderosos na história. Ele e seu irmão competiram diariamente para aprimorar suas habilidades. Ambos tinham chakra excepcionalmente forte, mesmo para membros Uchiha, e treinavam diariamente para aprimorar suas habilidades.[9] Sua destreza lhe permitiu lutar em igualdade de terreno com Tobirama Senju — Um Shinobi notado como um dos mais fortes e mais rápidos de seu tempo.[10]

Ninjutsu e Kenjutsu

Gōkakyū no Jutsu (Izuna)

Izuna utilizando a Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo.

No anime, Izuna mostrou-se proficiente no uso de Liberação de Fogo, capaz de executar a técnica assinatura de seu clã, a Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo, com potência suficiente para dispersar uma Liberação de Água: Técnica do Projétil do Dragão de Água.[11] Izuna também foi hábil em kenjutsu, empunhando uma espada quando visto em batalha.[12] Ele poderia proficientemente empunhá-la, permitindo-o atacar em diferentes padrões.

Dōjutsu

Sharingan

Genjutsu Sharingan (Izuna)

Izuna utilizando o Genjutsu: Sharingan.

Izuna dominou seu Sharingan em uma idade muito jovem, ao lado de Madara. Sua destreza com o dōjutsu era tal que o seu clã logo reconheceu seu alto nível de habilidades mesmo entre sua excelência na batalha do clã. Com ele, Izuna ganhou acesso a várias habilidades genéricas do dōjutsu, incluindo ver eventos com grande detalhe e com isso facilmente iludir a maioria dos ataques inimigos.

Mangekyō Sharingan

Junto com seu irmão, Izuna se tornou o primeiro Uchiha a despertar o Mangekyō Sharingan. O seu mangekyō ficou com a aparência de três barras alongadas de sua pupila. Embora nunca tenha sido visto usando este em batalha ou qualquer uma de suas técnicas adquiridas, as novas habilidades oculares de Izuna o levantaram rapidamente junto com Madara para as funções de liderança dentro de seu clã.

Legado

Izuna sem olhos

Izuna doa seus olhos para Madara.

Enquanto posando como Madara, Obito Uchiha alegou que a morte de Izuna após dar a Madara seus olhos desempenhou um grande papel no antagonismo de Madara para o Clã Senju, quando propôs uma trégua. Madara teria pensado no sacrifício de Izuna para mantê-lo forte e proteger o clã como sendo em vão. Olhos Izuna continuaram a ser de grande importância, em primeiro lugar, através da concessão do Eien no Mangekyō Sharingan de Madara, e na sua velhice, Madara também desperta o Rinnegan com os olhos de Izuna. Os mesmos olhos foram depois transplantados em Nagato, que mais tarde viria a tornar-se Pain e uma poderosa figura de proa da Akatsuki, e depois para Obito Uchiha, que veio a compartilhar os ideais de Madara, e ao mesmo tempo colocando como ele, mergulhou o mundo em uma Quarta Guerra Mundial Shinobi.

Curiosidades

  • Izuna (饭 纲) É o nome de um espírito de uma raposa no Japão e de uma montanha. O último é geralmente chamado de Monte Iizuna, no entanto. Iizuna, escrita com o mesmo kanji, também é o nome japonês para o mínimo doninha. Nome Izuna também pode ser de um deus mítico e espírito do vento chamado Izuna que se apresenta sob a forma de um tengu, o que pode ser uma referência a uma forma perfeita do Susanoo que se assemelha a um tengu.
  • Izuna e Obito compartilham a mesma data de aniversário, e tipo sanguíneo.
  • De acordo com o databook (s):
    • O passatempo de Izuna era treinar com Madara.
  • De seu encontro com Tobirama no passado, os dois poderiam ter uma relação semelhante à de seus pais e irmãos.

Referências

  1. 1,0 1,1 Terceiro Databook, página 33
  2. Quarto Databook, página 37
  3. Naruto Shiipūden episódio 368
  4. Capítulo 622, páginas 16-17
  5. Capítulo 624
  6. Capítulo 386, páginas 5-8
  7. Capítulo 386, página 8
  8. Capítulo 399, página 4
  9. Capítulo 386, página 5
  10. Naruto: Shippūden episódio 368
  11. Naruto: Shippūden episódio 368
  12. Capítulo 624

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Izuna Uchiha

  • Izuna e madara?

    2 mensagens
    • 1 izuna e madara foram dito serem igualados sem mse sharigan eterno mais foi mostrado dado supor no próprio anime que madara superior tanto ...
    • Por partes 1-Não dá para supor  que Madara seja mais forte ou mais fraco que o irmão naquela época já que no filler só mostra uma br...
  • Porque Izuna não usou Izanagi

    4 mensagens
    • Mas ate uchihas comuns sabiam usar essa técnica
    • Depende, são vários fatores: *Izuna confiava demais no seu poder; *Roteiro, pois Madara não teria o FMS; *O uso do Danzou se difere do ...