FANDOM

Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre a técnica concedida pelo Sharingan. Caso você estiver procurando o artigo sobre o capítulo, você deve ir para Izanagi.

Izanagi é um genjutsu que é lançado sobre o próprio usuário, é um dos mais poderosos genjutsu, pois, assim como seu homólogo, o Izanami, ele quebra as barreiras entre ilusão e realidade.

Uso

Quando ativado, o usuário remove as fronteiras entre realidade e ilusão no seu espaço pessoal. Até certo ponto isso permite que o usuário controle seu estado de existência, mas normalmente só é ativo para os mais breves dos momentos.[2]

Enquanto o usuário permanece fisicamente real, enquanto lutando, essa técnica é capaz de transformar qualquer ocorrência, incluindo lesões e até a morte infligida a eles, enquanto a técnica está ativa em meras "ilusões". Sempre que o usuário recebe um ferimento fatal, ele ou ela automaticamente desaparece como se fossem uma ilusão o tempo todo e depois retorna de volta à realidade, real e fisicamente ilesos. A técnica é baseada em uma habilidade, que o Rikudō Sennin tinha, conhecida como "Criação de Todas as Coisas" (万物創造, Banbutsu Sōzō). O processo usado é explicado inicialmente envolvendo a administração da imaginação, e a energia espiritual que constitui a base do chakra Yin para criar conteúdo e forma do nada. Então, através da aplicação da vitalidade e energia física, que constitui a base do chakra Yang, ele daria vida à forma anterior. Assim, uma técnica com o poder de transformar a imaginação em realidade nasceu, conhecida como Izanagi.[3]

O Izanagi só pode ser usado por aqueles com as características genéticas do Rikudō Sennin. Os Uchiha, descendidos do Sábio, são capazes de realizar o Izanagi com seu Sharingan. Em troca do controle breve da realidade que lhes permite, o Sharingan com que o Izanagi é lançado torna-se cego. Por esta razão, os Uchiha o classificaram como um kinjutsu. Danzō Shimura, em um esforço para fazer uso prático da técnica, tinha dez Sharingan embutidos em seu braço direito.

Para fazer uso total do Izanagi, os usuários também devem ter as características genéticas dos Senju, que também são descendentes do Sábio.[3] Parcialmente por esta razão Danzō teve pouco do DNA de Hashirama Senju transplantado em seu braço, que se estendeu a vida útil do Izanagi de cada Sharingan para um minuto, permitindo que ele utilize a técnica em até dez minutos no total, com intervalos entre elas como ele considerar necessário. No entanto, devido Danzō não ser um Uchiha, seus níveis de chakra caem substancialmente toda vez que um novo Sharingan é usado para ativar a técnica.[4] Obito também faz uso do DNA de Hashirama, mas, em contraste com Danzō, ele afirma ter ganhado o controle sobre o DNA de Hashirama e, como tal, possui a forma completa do Izanagi.[3]

Influência

Como as várias técnicas utilizadas com o Sharingan, esta técnica é nomeada como um Deus do Xintoísmo. Neste caso, é Izanagi, que, juntamente com sua irmã e esposa Izanami, criou as ilhas e outras divindades do Japão.

Uma das histórias mais famosas sobre Izanagi narra o conto de como ele vai para Yomi, o submundo japonês, para recuperar Izanami depois que ela morreu dando à luz ao Deus do fogo do Xintoísmo, Kagutsuchi. Em Yomi, ele consegue chegar a Izanami e ambos tentam sair. No entanto Izanagi não podia olhar para ela antes de fugir. Logo antes de chegar á saída, Izanagi olha para trás e vê-la em uma forma decadente. Assustado, Izanagi foge de Yomi e bloqueia a caverna. Izanami amaldiçoa Izanagi dizendo que ela vai matar 1.000 pessoas por dia. Em resposta, Izanagi diz que 1.500 pessoas vão nascer a cada dia.

Depois de sua tentativa fracassada de obter Izanami, ele lava-se em um córrego. Como ele limpa o olho esquerdo, Amaterasu nasce, como ele limpa seu olho direito, Tsukuyomi nasce, como ele limpa o nariz, Susanoo nasce.

Curiosidades

  • Em Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Generations, Danzō usa isso como sua técnica final, deixando a sua Liberação de Madeira sair do controle, criando uma árvore que esmaga a si mesmo e o adversário, e ativa o Izanagi no último momento para escapar ileso.
  • No passado, os membros do clã Uchiha usaram esta técnica durante uma batalha importante que eles tiveram que vencer a qualquer custo. No entanto, eles logo começaram a abusar das habilidades concedidas por esta técnica, como tal Izanami foi criado como uma forma de punir os abusadores de Izanagi.[5]
  • No anime, durante a história de Itachi sobre o Izanagi e Izanami Sasuke, Izanagi foi usado além da realidade pessoal do usuário para trazer uma faixa inteira de pessoas volta à vida, mesmo que eles não estavam usando o Izanagi, sendo possivelmente um erro de enredo.
  • O anime faz outros erros no que Izanagi realmente faz e é capaz de fazer. Por exemplo, quando usado por Danzō, cada ataque faria que um de seus olhos de Sharingan fechasse ao usar Izanagi em vez do fechamento quando o prazo termina.
  • Quando o Izanagi foi primeiro usado por Danzō e Obito, os olhos que foram convertidos a técnica fecharam as pálpebras como indicação de sua cegueira. No entanto, mais tarde no anime, quando Itachi explicou sobre Izanagi e Izanami a Sasuke, os flashbacks mostram que o olho transforma-se em preto e branco. O mangá mais tarde segue esta representação, mostrada quando Madara usou o Izanagi para escapar de sua morte, seu olho direito ficou em preto e branco.
  • Apesar de Madara ter usado o Selo de Transcrição: Izanagi no Mangá, ele não é listado como usuário do Izanagi no quarto databook.[1]

Referências

  1. 1,0 1,1 Quarto Databook, página 231
  3. 3,0 3,1 3,2 Naruto capítulo 510, páginas 10-13
  4. Naruto capítulos 478-479
  5. Naruto capítulo 587, páginas 4-6

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Izanagi

  • Sasuke poderia usar izanagi e izanami?

    6 mensagens
    • 3XMatheus escreveu: Não, ele não pode usar. Nunca teve uma citação de que Sasuke poderia usar nenhuma dessas habilidades. Foi mencion...
    • 3XMatheus escreveu: Não, ele não pode usar. Nunca teve uma citação de que Sasuke poderia usar nenhuma dessas habilidades. Qualquer Uch...
  • Izanami e Izanagi

    5 mensagens
    • Como foi dito, Madara possuía o Mangekyou Sharingan eterno e ficou cego do olho direito após utilizar o Izanagi.
    • Rodrigo criei um tópico no painel de discussão de Naruto sobre batalha do Madara e Hashirama poderia me responder por favor

Também no FANDOM

Wiki aleatória