FANDOM


Iwagakure (岩隠れの里, Iwagakure no Sato; Literalmente significa "Vila Oculta da Pedra") é a vila oculta do País da Terra. Como um dos Cinco Grandes Países Shinobi, Iwagakure tem um kage como seu líder, conhecido como Tsuchikage, tendo quatro durante toda sua história. As cordilheiras rochosas que circundam todo o país fornecem uma proteção natural, da qual seus aldeões se orgulham muitíssimo, sendo, também, meio de obter um lucro maior em questão da segurança. A infraestrutura da aldeia é construída a partir de rochas, moldada em estruturas semelhantes a torres, interligadas por meio de pontes. O gabinete do Tsuchikage parece ser a estrutura mais alta, com um telhado cônico e o kanji para "Terra" (土, Tsuchi) sobre ele.

O traje padrão para os ninjas de Iwa consistem em uma roupa vermelha — que podem ter uma ou ambas as mangas — uma lapela na lateral sem uma manga e uma jaqueta marrom, com a opção de adicionar uma bolsa de primeiros-socorros à ela. Eles também tendem a usar armaduras de malha em torno de seus tornozelos. Grande parte dos ninjas de Iwa são habituados com a Liberação de Terra. Iwagakure é conhecida pela forte personalidade de seus ninjas, de forma com que o Tsuchikage dê uma ordem e ela seja devidamente cumprida, sem hesitação, mesmo que isso signifique sua morte.[1]

História

Fundação

Representação do Primeiro Tsuchikage

Representação de Iwagakure na época que fora fundada por Ishikawa.

Iwagakure fora fundada após a Era dos Estados Combatentes por Ishikawa, o Primeiro Tsuchikage. No anime, a aldeia fora a terceira das cinco vilas principais a se estabelecer como parte dos Cinco Grandes Países Shinobi.[2] Pouco se sabe sobre os primeiros dias de Iwa. No anime, o clã Kamizuru é sugerido ser um dos clãs fundadores de extrema relevância durante a formação da vila.[3] Devido a proximidade de Iwa com Sunagakure, culminou-se numerosos conflitos ao longo dos anos entre ambas as aldeias, o suficiente para que a inimizade entre seus ninjas se tornasse profundamente arraigada.

Primeira Guerra Mundial Shinobi

Artigo principal: Primeira Guerra Mundial Shinobi

Primeira Reunião dos Cinco Kage (Anime)

A primeira Reunião dos cinco Kage é convocada.

Quando a Primeira Guerra Mundial Shinobi eclodiu pouco após a formação das aldeias shinobi, o Primeiro Hokage convocou a primeira reunião dos cinco Kage em Konohagakure de modo a iniciar as negociações de paz lhes vendendo as bestas com cauda que tinha capturado como um sinal de amizade e para garantir um equilíbrio de poder entre as novas aldeias[4], sendo que no fim da reunião, Iwagakure comprara o Quatro e a Cinco-Caudas. Todavia, apesar dessa tentativa de paz, Madara Uchiha fez esforços não sancionados pelo Hokage ou pelo resto de Konoha para tornar Iwa subserviente a Konoha, levando as relações entre as aldeias acabassem por ser rompidas e estenderam ainda mais guerra que se seguia.[5] No anime, algum tempo após a morte de Ishikawa, o clã Kamizuru lideraram uma tentativa de invasão por Iwa em Konoha, apenas para serem repelidos e em grande parte mortos pelo clã Aburame. Os Kamizuru foram tão derrotados que perderam seu status e respeito em Iwa, sendo que consequentemente, seus números começaram a diminuir, caindo em total desgraça.

Em algum momento desta época tumultuosa, logo após o inicio do governo de como Segundo Tsuchikage, Iwagakure começara a tentar ativamente adquirir outras bestas com cauda, apesar de já terem o Quatro e Cinco-Caudas em sua posse.[6] Isso levou a aldeia a criar e usar táticas desleais contra os outros vilarejos que culminaram com que Iwa ganhassem uma reputação ruim entre os Cinco Grandes Países Shinobi.[7][8] Essa atitude desleal e dissimulada parece ter levado Iwa a ter diversos conflitos contra Kirigakure, principalmente devido a rivalidade de Mū com o Segundo Mizukage, que se enfrentaram incontáveis ​​vezes e matariam um ao outro no que seria sua batalha final.[9] A liderança da aldeia então foi passada para o aluno de Mū e neto de Ishikawa, Ōnoki, que se tornou o Terceiro Tsuchikage.

Em geral, a guerra apenas verdadeiramente terminaria quando Iwa e as outras aldeias principais fizeram um tratado de trégua, mas só depois que todas os Cinco Grandes Países foram seriamente prejudicados.

Segunda Guerra Mundial Shinobi

Artigo principal: Segunda Guerra Mundial Shinobi Quando a Segunda Guerra Mundial Shinobi iniciou devido a desigualdade econômica entre os países ter se tornado um sério problema e as nações usarem a força militar para expandir seus territórios, Iwagakure lutara contra Konoha e Suna através de Amegakure.[10] Enquanto é altamente desconhecido como Iwa agiu durante o conflito contra Konoha, Iwa sofrera baixas consideráveis em suas fileiras ninja devido as táticas de envenenamento mortais usadas por Suna em seus confrontos.

Logo após a segunda guerra terminar, um tratado fora feito entre Iwa e as demais aldeias principais para reduzir os tamanhos de suas forças durante tempos de paz.

Atividades Encobertas

Apesar do tratado, assim como no governo de Mū e seguindo o mesmo exemplo de Kumogakure na época, o governo do Terceiro Tsuchikage também fez Iwagakure trabalhar nos bastidores contra suas aldeias vizinhas, como por exemplo, usando mercenários como a Akatsuki para realizar missões nas quais a aldeia não poderia estar diretamente envolvida ou que lhes faltavam recursos. Isso, em última análise, reforçou ainda mais o afastamento da aldeia das outras vilas principais das atividades pacifistas.

Terceira Guerra Mundial Shinobi

Artigo principal: Terceira Guerra Mundial Shinobi

Ponte Kannabi inteira

A ponte Kannabi. Um caminho vital para a linha de fornecimento de Iwagakure durante a guerra.

Por causa da diminuição no potencial bélico das aldeias, quando a Terceira Guerra Mundial Shinobi estourou, como as outras aldeias, Iwa teve de enviar muitas crianças jovens ao campo de batalha, perdendo suas curtas vidas. Durante a guerra, Iwagakure se tornou o palco principal do conflito, enfrentando principalmente Konohagakure sobre questões políticas. O conflito foi intenso o suficiente para alcançar o território de Kusagakure. Pouco a pouco, Iwa conseguia aumentar suas forças contra Konoha, de tal forma que a fez recuar de volta ao País do Fogo. No entanto, depois que Konoha destruiu a Ponte Kannabi, principal linha de comercialização e informações de Iwa, eles perderam vantagem na guerra. Além de Konoha, Iwa lutou também contra Kumogakure, porém, pouco se sabe sobre as batalhas entre ambas aldeias afora o fato que causaram a morte do Terceiro Raikage após o mesmo enfrentar sozinho 10.000 ninjas que perseguiam seu pelotão.[11]

No anime, após o Relâmpago Amarelo de Konoha derrotar mil shinobi de Iwa em uma única batalha, levou o Terceiro Tsuchikage a cogitar uma trégua. Como o Terceiro Hokage também tinha se cansado de sacrificar mais vidas a um impasse contínuo, ambos finalizaram o conflito com um tratado de paz sobre a objeção do alto escalão em suas respectivas aldeias.

A tragédia do Desfiladeiro Yosuga

Artigo principal: Tragédia do Desfiladeiro Yosuga

Tragédia do Desfiladeiro Yosuga

A Tragédia do Desfiladeiro Yosuga.

No anime, algum tempo depois da Terceira Guerra Mundial Shinobi, Kiri e Iwa juntaram forças em uma missão para recuperar informações roubadas por Kumogakure. Uma vez que a informação foi garantida, Iwa traiu Kiri e matou a maioria dos ninjas enviados na missão para levar as informações para si, um incidente que viria a ser conhecido como Tragédia do Desfiladeiro Yosuga. Desde o evento, Kirigakure não estava em bons termos com Iwagakure por mais de dez anos antes da formação das Forças Aliadas.

Deserção de Deidara & Perda dos jinchūriki

Deidara, aluno do Terceiro Tsuchikage e membro do Corpo de Explosão, roubou uma técnica proibida para promover suas atividades artísticas, e desertou depois de usar sua nova arte de deixar as estruturas de aldeia em ruínas, tornando-se um bombardeiro terrorista para locação antes de seu recrutamento forçado para Akatsuki.

Como muitas aldeias, Iwagakure também tinha começado a selar suas bestas com cauda em jinchūriki uma vez que não conseguiram desde o governo do Segundo Tsuchikage adquirir as outras bestas que estavam em posse das demais vilas principais; o mais recente jinchūriki do Quatro-Caudas foi Rōshi e o mais recente jinchūriki da Cinco-Caudas foi Han. Enquanto Rōshi deixou a aldeia em algum momento para entender melhor e controlar o poder da besta dentro dele[4], Han fora reconhecido mundialmente por suas proezas com ninjutsu a vapor durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi.[12] É sugerido que Iwa não valorizou seus jinchūriki, tendo ficado felizes quando Akatsuki os capturou. Todavia, dado as palavras do Terceiro Tsuchikage durante a Reunião dos Kage, sugere-se que isso não é inteiramente verdade, já que ele considera o fato de a Akatsuki ter capturado ambos seus jinchūriki como um embaraço para o vilarejo.

Pós-Esmagamento de Konoha

Artigo principal: Esmagamento de Konoha No anime, Iwa ataca Konoha após a invasão de Suna e Otogakure a fim de tirar proveito de sua mão de obra enfraquecida, mas é impedida por Kosuke Maruboshi.

Quarta Guerra Mundial Shinobi

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi

Iwa Infinito Tsukuyomi

Iwa aprisionada no Deus: Natividade de um Mundo das Árvores.

Iwagakure se junta às Forças Aliadas Shinobi durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi para se opor à Akatsuki. Embora inicialmente planejando continuar a minar as outras aldeias como há anos, após uma conversa com o Quinto Kazekage convence o Terceiro Tsuchikage de que Iwa perdeu seu rumo. Como tal, o Terceiro defende a cooperação com as outras aldeias e envolve-se pessoalmente em várias batalhas para dar o exemplo. No anime, ele até pede desculpas às outras aldeias por ações anteriores contra eles que ele sancionou. Apesar dos habitantes das vilas estarem entre a massa presa no Tsukuyomi Infinito e no Deus: Natividade de um Mundo de Árvores, a guerra foi por fim vencida e os esforços do Terceiro de restaurar a reputação de Iwa se tornam bem-sucedidos.

Queda da Lua

Artigo principal: The Last: Naruto o Filme

Iwagakure é atingida por um dos meteoritos caídos da Lua

Iwagakure é atingida por um dos meteoritos caídos da Lua.

Dois anos após Quarta Guerra Mundial Shinobi acabar, Iwa e o resto do mundo é assolada pela ameaça da queda da Lua causado por Toneri Ōtsutsuki. Conforme os destroços que caiam da Lua ameaçam causar sérios danos a aldeia, Ōnoki usou sua Liberação de Poeira para tentar elimina-los, porém, não conseguiu impedir todos, que consequentemente avariaram grandemente o vilarejo. É desconhecido se Iwa serviu como um refúgio para refugiados do País da Terra. Com a crise se tornando terrível, os Kage entram em contato e decidem que a Lua deve ser destruída, porém, após a equipe enviada para lá de Konoha obter sucesso em impedir a queda do corpo planetário, a decisão é cancelada.

Boruto: Naruto Next Generations

Durante o governo da Quarta Tsuchikage Kurotsuchi, todos os cinco Kage e, consequentemente, as vilas principais estão em bons termos.

Locais

Clãs

Veja Também

Curiosidades

  • De acordo com o Segundo Fanbook, Iwagakure tem uma população de quatro de cinco estrelas, uma força militar de quatro de cinco estrelas e uma força econômica de duas de cinco estrelas.
  • Inicialmente, no anime, Kurotsuchi e Akatsuchi foram os únicos entre os ninjas de Iwagakure a serem ilustrados com camisas e protetores de testa vermelhos, distinguindo-se no mangá. O resto mantiveram sua cor marrom nas camisas e protetores de testa azuis, uma vez que foram coloridos antes dessa modificação. Esses erros foram corrigido a partir do episódio 254 de Naruto: Shippūden.

Referências

  1. Primeiro Fanbook de Naruto
  2. Naruto: Shippūden episódio 369
  3. Naruto episódio 150
  4. 4,0 4,1 Terceiro Databook, página 183
  5. Naruto capítulo 525, página 1
  6. Quarto Databook, página 220
  7. Naruto capítulo 553, página 7
  8. Naruto capítulo 547, páginas 9-10
  9. Naruto capítulo 525, página 3
  10. Naruto capítulo 446
  11. Naruto capítulo 553, página 12
  12. Quarto Databook, página 147