Wikia

Wiki Naruto

Itachi Uchiha

6 259páginas
na wiki
Discussão0
Por favor note que este é o artigo da Wiki Naruto sobre o personagem. Se você está procurando o artigo sobre o capítulo 141, você deve se dirigir para Itachi Uchiha!!.
Itachi Uchiha[1][2][3][4]

UchihaItachi

Itachi

Informações
Estréia (Mangá)Capítulo 139
Estréia (Anime)Episódio 80
Estréia (Novela)Naruto Jinraiden: O Dia que o Lobo Uivou
Estréia (Filme)Naruto 6: Road to Ninja
Estréia (OVA)A Grande Gincana da Vila da Folha
Estréia (Game)Naruto: Ultimate Ninja 2
Aparece emAnime, Mangá, Game, Filme e Novela
JaponêsHideo Ishikawa
PortuguêsReinaldo Rodrigues
Kanjiうちはイタチ
RōmajiUchiha Itachi
EstadoMorto
SexoSímbolo Masculino Masculino
Aniversário09 de Junho
AlturaParte I: 175.2 cm
Parte II: 178 cm
IdadeParte I: 17-18
Parte II: 21
Tipo Sanguíneo AB
ClãSímbolo Clã Uchiha Clã Uchiha
Kekkei GenkaiSímbolo Sharingan Triplo Sharingan
Símbolo MS Itachi Mangekyō Sharingan
Elemento do ChakraSímbolo Katon Liberação de Fogo
Símbolo Suiton Liberação de Água
Símbolo Futon Liberação de Vento
Símbolo Inton Liberação de Yin
Símbolo Yang Liberação de Yang
FamíliaFugaku Uchiha (Pai)
Mikoto Uchiha (Mãe)
Sasuke Uchiha (Irmão)
Sarada Uchiha (Sobrinha)
ClassificaçãoRank-S
Nukenin
OcupaçãoCapitão da Anbu (Anterior)
AfiliaçãoSímbolo Konohagakure Konohagakure
Símbolo Akatsuki Akatsuki
TimesTime Ro (Apenas Anime)
ParceiroKisame Hoshigaki
Rank NinjaParte I: Símbolo ANBU Anbu
Parte II: Símbolo ANBU Anbu
Registro Ninja012110
Graduação (Genin)Símbolo Genin 7
Graduação (Chūnin)Símbolo Chunin 10

Itachi Uchiha (うちはイタチ, Uchiha Itachi) foi um prodígio do clã Uchiha de Konohagakure. Ele se tornou um criminoso internacional depois de assassinar seu clã inteiro, poupando apenas seu irmão mais novo, Sasuke. Ele se juntou a Akatsuki, onde ele entrou em frenquentes conflitos com Konoha e seus ninjas, incluindo Sasuke, que procurou vingar sua família. Depois de morrer durante uma batalha com Sasuke, as motivações de Itachi foram reveladas serem mais complicadas do que pareciam ele só queria proteger seu irmão e a vila, permanecendo um shinobi leal a Konohagakure até o fim.

Personalidade

Desde a tenra idade, Itachi era tranquilo e perspicaz. Ele viveu à distância, observando os indivíduos e ideias sem se envolver diretamente para que ele pudesse entendê-los completamente.[5] Embora esta abordagem o impedisse de se tornar próximo das outras pessoas, isso lhe permitiu pensar e agir sem preconceitos ou preconcepções, ao invés de avaliar as coisas estritamente em seus próprios méritos. Ele passou a pensar sobre os shinobi, as origens da vila e o seu futuro.[6] Por esta razão ele nunca teve a lealdade hipócrita ao seu clã que era tão comum entre os Uchiha; embora ele amasse sua família e queria o melhor para eles, ele sabia que havia coisas mais importantes do que as aspirações dos Uchiha.

Itachi chorando ao ter que matar seus pais

Itachi tremendo e chorando quando ele está prestes a matar seus pais.

Apesar de ser um pacifista por natureza, Itachi sentiu que suas próprias necessidades eram secundárias para o bem maior e; para esse fim, ele se tornou um shinobi. Ele treinou incansavelmente para melhorar a si mesmo o mais rápido que pôde e se submeteu a todas as inconveniências da vida shinobi sem se queixar, pela simples motivação de ser útil aos outros. Sendo um ninja extremamente habilidoso, Itachi podia abordar os problemas com menos violência do que os outros fariam, satisfazendo sua natureza pacífica. Estes dois extremos de sua personalidade entrou em conflito quando os eventos o direcionou para o Massacre do Clã Uchiha; com ele não querendo prejudicar a sua família e buscando uma solução pacífica, mas sabendo que o caminho com o menor derramamento de sangue seria o extermínio do clã. Quando a inevitabilidade do massacre se tornou mais evidente, a atitude normalmente educada de Itachi para com o seu clã se tornou mais violenta, criticando-o abertamente e atacando as escolhas que selaram o destino de seu clã e o seu próprio.

Apesar dos traumas que ele sofreu por matar sua própria família, Itachi não culpa aqueles entre a liderança de Konoha que lhe deu a missão; embora ele não confiasse em Danzō Shimura em um nível pessoal, ele sabia que Danzō só tinha os melhores interesses para a aldeia em seu coração. Mas Itachi – em parte pela necessidade de se juntar a Akatsuki – ficou muito alterado após o massacre, raramente ou nunca mostrando emoção. Ele se tornou mais propenso a demonstrações de força e permitia certos hábitos violentos de seu parceiro, Kisame Hoshigaki, sob o pretexto de que ele promovia os objetivos da Akatsuki.[7] Itachi não conseguia se manter totalmente em seu caminho pacifista, optando pelo confronto ou ordenando Kisame se a probabilidade de danos colaterais se tornava muito elevada para si ou para os outros. Apesar de Kisame, às vezes, protestar, ele considerava Itachi um bom amigo e passava a ouvir as suas instruções.

Itachi e Sasuke quando jovens

Itachi cutucando a testa de Sasuke.

A proteção de Konoha sempre foi a vanguarda na mente de Itachi,[8] mas foi sua dedicação a seu irmão, Sasuke, que tinha prioridade em todas as situações. Desde a época da infância de Sasuke, Itachi tinha a tarefa de cuidar dele. Eles passavam dias inteiros juntos nos bosques em torno de Konoha, tendo aventuras e realizando missões próprias. Quando Itachi começou a se tornar um ninja realizado e receber grande parte da atenção de seu pai, Itachi passou a ocupar o lugar de seu pai para o benefício de Sasuke, às vezes até mesmo se recusando a seguir a vontade de seu pai, a fim de fazer Sasuke feliz. Sasuke, querendo ser como seu irmão mais velho, muitas vezes pedia para Itachi treiná-lo nas artes ninja. Itachi quase nunca o fazia, cutucando sua testa e prometendo treiná-lo em outro momento.[9]

Itachi chorando

Itachi chorando ao deixar Sasuke.

A segurança de Sasuke finalmente convenceu Itachi à matar o resto dos Uchiha, acreditando que sua própria condenação valeu a pena para assegurar a sobrevivência de Sasuke. Mesmo que ele tenha feito isso por Sasuke, Itachi quis ser punido por seus crimes e escolheu Sasuke como o único a tomar a vingança contra ele. Para empurrar Sasuke nesse sentido, Itachi escondeu a verdadeira razão por detrás de suas ações e, em vez disso, assumiu uma persona de um homem que não tinha amor por seu irmão mais novo. Assumindo essa persona, Itachi se preocupava com Sasuke só por causa dos olhos que ele poderia tomar para ganhar o Mangekyō Sharingan Eterno. Suas ações na Akatsuki foram feitas para reforçar essa persona, e sempre que ele encontrava Sasuke ao longo dos anos ele passava a insultar sua fraqueza e encorajá-lo a ficar forte o suficiente para matá-lo. Seu plano era que, uma vez que ele tivesse sido morto por Sasuke, seu irmão seria considerado um herói. Itachi nunca quis revelar a Sasuke a verdade sobre o massacre Uchiha, e se ele descobrisse, Itachi esperava que a memória de um irmão mais velho odioso iria levá-lo a não acreditar.

Depois que ele morreu e foi reencarnado, Itachi descobre que seus planos fracassaram, em grande parte; Sasuke não é um herói e ele seguiu outro caminho após descobrir a verdade sobre Itachi. Naruto Uzumaki aponta para Itachi a falha em seus planos: ele estava tentando manipular Sasuke ao invés de ser honesto com ele e não confiava em sua própria força.[10] Reconhecendo o erro, Itachi fica livre para ser ele mesmo, em vez da persona que ele tinha fabricado, sendo abertamente gentil com os outros e exibindo um senso de humor seco, mesmo em situações estressantes.[11] Ele finalmente se abre com Sasuke quando eles se reencontram, admitindo o que ele fez e até mesmo compartilhando informações que Sasuke não sabia. Ele se desculpa com Sasuke por falhar em suas responsabilidades como um irmão mais velho, se perguntando se estar na frente com Sasuke desde o início poderia ter lhes permitido evitar a destruição dos Uchiha. Em seus últimos momentos juntos, Itachi diz a Sasuke que ele não precisa de seu perdão e que ele sempre vai amá-lo não importa o que aconteça.[12]

Aparência

  • A aparência de Itachi.
  • A aparência de Itachi durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi.

Apesar de seu status como um shinobi infame, a aparência de Itachi não era intimidante, além da intensidade de seu olhar. Enquanto vivia em Konoha, ele possuía um olhar gentil nos seus olhos, especialmente quando dirigido para seu irmão mais novo, Sasuke Uchiha. Depois de entrar para a Akatsuki, ele passou a usar um olhar mais severo, e muito intenso.

Itachi era um homem jovem, com olhos de ônix e cabelos negros que eram puxados para trás com um elástico vermelho em um curto rabo de cavalo que se estendia até suas omoplatas. O rabo de cavalo foi, porém, mais tarde, escondido pela gola alta do manto da Akatsuki que ele usava após ingressar na organização. Ele também tinha franjas que emolduravam o centro do rosto que se separavam e se estendiam até o queixo. A característica mais marcante de Itachi eram suas longas rugas sob os olhos. Itachi e Sasuke também têm semelhanças entre si em termos de sua aparência como Naruto quase confundiu Itachi com Sasuke quando se encontraram pela primeira vez,[13] enquanto Tobi e Kisame comentaram sobre sua semelhança quando se encontraram pela primeira vez com Sasuke.[14]

Quando ele morava em Konoha, suas roupas casuais consistiam em uma camisa preta com o símbolo do clã Uchiha nas costas com ataduras em torno de seus tornozelos e sandálias pretas. Ele também usava calça bege com uma bolsa de armas presa às costas. Enquanto seu cabelo ainda era usado em um rabo de cavalo, seu comprimento era consideravelmente mais curto, acentuando a testa de uma maneira semelhante ao penteado de Kabuto Yakushi, na Parte I e na maioria da Parte II. Quando em serviço, ele usava o uniforme padrão ANBU completo com protetores de braço, uma jaqueta à prova de balas e uma máscara de porcelana semelhante a uma doninha com uma marca de um triângulo escuro na parte de cima.[15] Como um membro da Akatsuki, ele usava um protetor de testa de Konoha com um corte no meio e o manto padrão da Akatsuki. Às vezes, ele desabotoava seu manto ao meio-peito e descansava seu braço esquerdo lá, em vez da manga. Após o manto ser incinerado pelo Kirin de Sasuke durante sua luta na Parte II, foi revelado que ele usava roupas semelhantes à dos outros membros da Akatsuki. Seu traje consistia em uma armadura de malha com detalhes em marinho sob uma camiseta idêntica com um cinto branco simples em torno da cintura, e calça azul escuro. Como a maioria dos membros da Akatsuki, ele usava o protetor de testa de sua aldeia natal, com uma linha horizontal arrancada por ele para simbolizar seus laços quebrados com a aldeia. Em seu dedo anelar direito ele usava o seu anel da Akatsuki, que era vermelho e tinha o kanji para "Vermelhão" (朱, shu). Ele também usava esmalte roxo nas unhas de seus dedos das mãos e pés e um colar que tinha três anéis de metal.

Depois de ser reencarnado, os olhos de Itachi tinham esclera preta como os outros shinobi que Kabuto reencarnou, e estava vestido com um manto vermelho-escuro.

História

Passado

Itachi1

Itachi quando era mais jovem.

Itachi nasceu no clã Uchiha como o filho mais velho de Mikoto e Fugaku Uchiha, e foi elogiado por todos como o melhor de sua geração, um gênio acima de todos os outros.[16] Mesmo para os padrões de batalha adeptas do clã Uchiha , as proezas de Itachi eram muito elevadas.[17] No entanto, poucos conseguiam entendê-lo.[18] Quando ele tinha apenas quatro anos, Itachi já havia presenciado inúmeras vidas perdidas devido à Terceira Guerra Mundial Shinobi, que o traumatizou emocionalmente e ele acabou se transformando em um pacifista.[19]

Itachi era uma criança muito perspicaz, sendo muito sábio para sua tenra idade e passou a maior parte de seu tempo pesquisando a história da vila a partir dos escritos que seus antepassados ​​deixaram para trás. Devido a isso, Itachi nunca foi limitada à visão de seu próprio clã, se preocupando mais com o destino da aldeia como um todo.[6]

Itachi quando criança

Itachi com seu irmão bebê, momentos antes do ataque da Kyūbi em Konoha.

Durante o ataque da Kyūbi em Konoha, Itachi foi deixado sozinho para cuidar de seu irmão bebê Sasuke e prometeu protegê-lo, não importa o que acontecesse.[20] No anime, foi mostrado que durante a sua infância, Itachi fez um jogo de coleta de pegadas de gatos com seu irmão. A última cópia de pata a ser coletado foi a de Nekomata, o qual Itachi derrotou e pediu para ele lutar contra Sasuke com toda sua força quando Sasuke ficou mais velho.[21]

Aos 7 anos, Itachi se formou na Academia sendo o melhor de sua turma depois de apenas um ano,[22][17] despertou o Sharingan aos 8 anos,[22] passou no Exame Chūnin aos 10 anos,[22] entrou na ANBU metade de um ano depois[23] e tornou-se capitão aos 13.[24] Em algum ponto no tempo em sua infância, Sasuke ajudou Itachi em uma de suas missões para capturar um javali gigante. Itachi disse para Sasuke evitar acertar seus pontos vitais. Ele então jogou kunai com selos explosivos ao redor do javali, para confundi-lo e dar à Sasuke uma oportunidade para atirar no javali. Sasuke, no entanto, acaba matando o javali. Depois de Sasuke se desculpar, Itachi disse que ele precisa treinar mais.[25]

Uchiha Anbu

Itachi durante a sua carreira no inicio da Anbu.

No anime, Itachi foi atribuído ao Time Ro sob o comando de Kakashi Hatake. Enquanto outros membros questionaram a sabedoria de deixar alguém tão jovem se juntar Anbu, Kakashi rapidamente reconhecendo os talentos de Itachi. Por sua primeira missão, ele se juntou Kakashi em um período de duas equipes para observar uma possível aliança entre Konoha ea Terra de madeiras, mas foi instruído a matar o shinobi do Grupo Prajñā se traiu Konoha para sua rolagem uma oferta de paz. Rapidamente, o grupo revelou a sua traição, para que Kakashi e Itachi rapidamente mataram. Depois, Kakashi parabenizou a este, por seu trabalho excepcional. Como Itachi comentou emprestado Sharingan de Kakashi, Kakashi apenas disse que vê-lo como um presente e um meio para proteger seus amigos. Mais tarde, Itachi encontrado no interior do Santuário Naka no monumento de pedra, lendo informação chocante através de seu Sharingan.[26]

Itachi era frequentemente elogiado por Fugaku, seu pai, que passou a maior parte de seu tempo cuidando de Itachi para ele herdar o título de líder dos Uchiha, e, portanto, inadvertidamente negligenciado seu filho mais novo. No entanto, durante este tempo Itachi mostrou grande afeição para com seu irmão mais novo e até mesmo encorajou seu pai para ir para a cerimônia de inscrição da Academia de Sasuke, algo que seu pai tinha se esquecido quando ele decidiu acompanhar Itachi em uma missão importante que iria tornar Itachi um membro da ANBU, caso fosse um sucesso.

A Família de Sasuke

Itachi com sua família.

Quando o clã Uchiha começou a planejar derrubar Konoha, Itachi, como um ANBU, foi encarregado de espionar a aldeia. Sabendo que um golpe de Estado iria acabar dando início a uma nova guerra shinobi mundial, Itachi começou a espionar os Uchiha em vez disso, e passou a transmitir as informações para o Terceiro Hokage e os anciões de Konoha. Embora o Terceiro Hokage tenha decidido compreender as razões dos Uchiha, a fim de encontrarem um modo pacífico para resolverem a situação, Danzō Shimura se encontrou secretamente com Itachi Uchiha e o induziu a escolher entre a vida dos membros do seu clã ou do seu irmãozinho.[27] Durante este tempo ele começou a agir estranhamente, não participando das reuniões do clã, falando contra o clã, e tornando-se o principal suspeito pelo assassinato de seu melhor amigo, Shisui Uchiha, que morreu afogado no rio Naka. Na realidade, Shisui morreu depois que ele confiou seu olho esquerdo para Itachi, sendo que o outro foi roubado por Danzō Shimura. Devido a isso, o clã perdeu a esperança em Itachi, e seu pai começou a mudar seu foco para Sasuke em seu lugar. Enquanto isso, as tentativas do Terceiro para negociar um fim sem derramamento de sangue das hostilidades entre as duas partes estava se provando ser ineficaz, por isso contra a vontade de Hiruzen, Danzō Shimura e o Conselho de Konoha ordenaram que Itachi destruísse o clã Uchiha.[28]

Itachi massacre

Itachi massacra o Clã Uchiha inteiro.

Antes da fatídica noite chegar, Itachi descobriu a existência de Tobi — sob o pretexto de ser o vingativo Madara Uchiha — que estava tentando reacender as chamas da guerra em Konoha. Em troca de não atacar Konoha, Itachi se ofereceu para ajudá-lo a reivindicar a vingança contra os Uchiha, que viraram as costas para ele décadas antes, fazendo Tobi concordar. Itachi massacra todo o seu clã durante a noite.[29] Apesar dessa ação, seus pais afirmaram que eles ainda estavam orgulhosos de seu filho mais velho, e pediram para ele cuidar de Sasuke. Itachi poupou Sasuke porque ele amava seu irmão mais novo, e, conforme o acordo entre ele e Danzō, não queria tirar a vida da pessoa mais importante para ele. Ele mentiu para seu irmão, fazendo-se como um vilão que tinha matado sua família inocente apenas para testar sua capacidade, e disse a Sasuke que ele não valia nem a pena matar. Itachi também revelou para Sasuke o lugar das reuniões secretas dos Uchiha, onde Sasuke pode aprender a verdadeira história e finalidade do Sharingan. Itachi também diz que para despertar o Mangekyō Sharingan, Sasuke tinha que matar a pessoa mais próxima a ele, e que, quando eles se encontrassem novamente, eles deveriam ter os mesmos olhos.

Itachi2 1

Itachi implorando para o Terceiro proteger Sasuke.

Sasuke conseguiu ficar de pé, despertando seu Sharingan, e começa a seguir Itachi. Ao chegar perto de Itachi, ele conseguiu derrubar seu protetor na testa. Itachi derrama uma lágrima quando ele foi pegar seu protetor na testa, então ele incapacita Sasuke, que acordou no hospital, só lembrando até o momento da conversa. Itachi, então, passou a ter esperança de que seu irmão mais novo um dia seria poderoso o suficiente para matá-lo, Itachi deixou a vila como um traidor.[30] Sabendo que Konoha ainda gostaria de eliminar Sasuke, Itachi implorou ao Terceiro Hokage para manter Sasuke seguro e ameaçou Danzō para não prejudicar Sasuke ou então ele iria revelar tudo o que sabia sobre os segredos de Konoha para as nações inimigas.

Orochimaru vs Itachi

Itachi corta a mão de Orochimaru.

Itachi se juntou a Akatsuki, a fim de manter um olho sobre a organização.[31] Durante seu tempo na Akatsuki, Orochimaru tentou roubar seu corpo para ganhar o Sharingan, mas Itachi o prendeu em um genjutsu e cortou sua mão esquerda.[32] Itachi, mais tarde, formou parceria com Kisame Hoshigaki, que inicialmente tentou intimidá-lo.[33] No entanto, eles eventualmente se tornaram bons parceiros. Algum tempo depois de Orochimaru fugir, Itachi ajudou a recrutar Deidara, derrotando ele na batalha usando apenas genjutsu, à qual Deidara jurou vingança.[34]

Em algum ponto no tempo, Itachi contraiu uma doença fatal. Ele manteve-se vivo através da ingestão de vários medicamentos, e pura "força de vontade", na esperança de viver o tempo suficiente para morrer pelas mãos de Sasuke.[35]

Parte I

Busca por Tsunade

Artigo principal: Busca por Tsunade Após a invasão em Konoha e a morte do Terceiro Hokage, Itachi e Kisame se infiltraram em Konoha para encontrar Naruto Uzumaki, o jinchūriki da Kyūbi no Yōko. Antes de procurar Naruto, os dois rapidamente pararam para tomar chá depois de uma sugestão de Kisame. Enquanto estavam lá, no entanto, suas roupas incomuns chamaram a atenção de Kakashi Hatake, que pediu para Asuma Sarutobi e Kurenai Yūhi segui-los. Itachi e Kisame quase conseguiram fugir da aldeia, mas Asuma e Kurenai conseguiram alcançá-los no tempo.

Tsukuyomi

Kakashi preso no Tsukuyomi de Itachi.

Quando os dois revelaram suas identidades, Itachi e Kisame foram rápidos em uma batalha contra Asuma e Kurenai depois que se recusaram a sair. Apesar de suas elevadas capacidades como jōnin, Asuma e Kurenai tiveram poucas chances contra os dois membros da Akatsuki. No entanto, a chegada de Kakashi conseguiu evitar que a luta se agravasse. Depois de uma curta batalha com Kakashi, Itachi ativou o seu Tsukuyomi do seu Mangekyō Sharingan e usou para atacar a mente de Kakashi, que deixou esse confinado em uma cama por vários dias. Depois Kakashi revelou que ele já tinha informações sobre a Akatsuki, Itachi mandou Kisame matar os Jōnin. No entanto, Might Guy, em seguida, surgiu, revelando que ele já tinha avisado a ANBU sobre a presença dos dois membros da Akatsuki. Itachi e Kisame recuaram, dizendo que não queriam começar uma guerra.

Itachi chuta Sasuke

Itachi chuta Sasuke contra a parede.

Itachi e Kisame descobriram que Naruto estava em um hotel juntamente com Jiraiya. Desinteressado em enfrentar um Sannin, Itachi usou um genjutsu em uma mulher bonita para levar Jiraiya para longe de Naruto. Tendo a chance, Itachi e Kisame confrontaram Naruto, no mesmo momento, Sasuke chegou na busca de vingança contra seu irmão. Itachi derrotou seu irmão com facilidade, enquanto Kisame e Naruto observavam, embora Jiraiya chegasse a tempo de salvar os dois meninos, não tendo caído no encanto da mulher hipnotizada como ele sabia que as mulheres bonitas geralmente não mostram interesse por ele.

Jiraiya imediatamente perguntou para Itachi e Kisame se o seu objetivo real era sequestrar Naruto. Eles confirmaram isso e Itachi entendeu que Jiraiya foi um dos que tinha dito para Kakashi sobre Akatsuki. Embora Jiraiya quisesse enfrentá-los e evitar que outras pessoas se machucassem, ele honrou os sentimentos de Sasuke, e permitiu-lhe lutar com Itachi de novo. Itachi usou seu Mangekyō Sharingan em Sasuke, reafirmando sua necessidade de ficar mais forte. Jiraiya salva Sasuke, no momento, usando a Invocação: Prisão da Boca do Sapo, que transformou o corredor do hotel inteiro em um estômago de sapo para interceptar Itachi e Kisame. Apesar da afirmação de Jiraiya que ninguém tinha escapado essa técnica antes, os dois membros da Akatsuki conseguiram escapar da técnica utilizando o Amaterasu de Itachi.

Embora fosse verdade, que ele deveria capturar Naruto, a única razão de Itachi voltar a Konoha depois da morte do Terceiro Hokage foi para lembrar a Danzō e os outros dois anciãos da aldeia de que ele ainda estava vivo e que eles não prejudicaram seu irmão mais novo.

Parte II

Missão de Resgate do Kazekage

Artigo principal: Missão de Resgate do Kazekage

NarutovsItachi3

Itachi lutando contra Naruto.

Enquanto a Akatsuki estava selando o Ichibi no Shukaku, eles descobriram que o Time Kakashi e Chiyo estava em rota para a sua localização. Itachi se ofereceu para distraí-los, de modo que Pain usou Shōten no Jutsu para criar um clone de Itachi no corpo de Yūra. O sósia, sob o controle de Itachi, enfrentou os ninjas de Konoha. Ele ficou impressionado com as melhorias de Naruto e Kakashi na força, mas porque o clone teve apenas uma parte de sua força comum, ele foi morto pelo Ōdama Rasengan de Naruto. No entanto, ele tinha conseguido bastante tempo.

Missão de Perseguição a Itachi

Artigo principal: Missão de Perseguição a Itachi Quando Sasuke foi derrotar Orochimaru, Itachi percebeu algo estranho. Kisame lhe perguntou o que estava errado e Itachi respondeu: "Não, não é nada". Depois que Kisame capturou o Yonbi, Itachi e Kisame se reuniram com o resto da Akatsuki. Lá, eles descobriram que Sasuke, depois de ter sido treinado por Orochimaru por dois anos e meio, tinha matado seu mestre. Algum tempo depois do Yonbi ser selado, Zetsu informou que Sasuke tinha sido morto pelo C0 de Deidara. Kisame perguntou para Itachi se ele estava chateado pela morte de Sasuke. No entanto, Itachi observou que Sasuke não estava morto, e fez alusão ao fato de que havia ainda um outro Uchiha independentemente.

O Conto de Jiraiya, o Destemido

Artigo principal: O Conto de Jiraiya, o Destemido

Confronto com Itachi

Itachi confrontando Naruto novamente.

Sabendo que seu fim estava próximo, um dos clones de Itachi confrontou Naruto, que estava procurando por Sasuke. Embora ele alegasse que queria apenas conversar, Itachi foi obrigado a se defender contra os ataques de Naruto. Depois de parar Naruto, Itachi perguntou por que ele mostrou tanto interesse em Sasuke, um traidor de Konoha. Naruto respondeu que ele era mais que um irmão de Sasuke, e que ele faria qualquer coisa para levar Sasuke para casa. Isso faz com que Itachi dê um pequeno sorriso, perguntando se ele sempre se sente assim, mesmo se Sasuke atacasse Konoha. Naruto respondeu apenas que, se isso acontecesse, ele iria parar Sasuke sem matá-lo e proteger a vila. Pelo conteúdo da resposta, Itachi deu um pouco do seu poder para Naruto, forçando-o a engolir um dos seus corvos, e esperava que ele nunca tivesse usá-lo.

Após o seu encontro com Naruto, outros de seus clones de Itachi foi se encontrar com Sasuke. Sasuke mostrou uma melhoria significativa em suas habilidades durante o confronto, então Itachi concordou em ter sua batalha final no Fortaleza Abandonada Uchiha. Ele esperou a chegada de Sasuke, instruindo a Kisame não deixar que os outros membros da equipe de Sasuke interferisse em sua batalha.

Predestinada Batalha entre Irmãos

Artigo principal: Predestinada Batalha entre Irmãos Itachi e Sasuke encontraram-se frente a frente e, enquanto trocava genjutsu, teve uma conversa sobre a história dos Uchiha, Madara e "verdadeiros" motivos de Itachi de querer tirar os olhos de Sasuke. Quando Sasuke conseguiu escapar do Tsukuyomi de Itachi, a batalha genjutsu terminou e a batalha ninjutsu começou.

Itachi usou o Amaterasu, mas Sasuke protegeu-se, derramando sua pele, uma técnica que ele era capaz de usar por causa de Orochimaru estar selado dentro dele. Usando a pele derramada como proteção, Sasuke desceu e disparou a Liberação de Fogo: Técnica do Grande Dragão de Fogo na direção de Itachi, embora ele só conseguisse queimar uma das mangas de Itachi. Quase sem chakra, ele diz para Itachi sobre seu jutsu final que, como Amaterasu, é impossível de se evitar. Sasuke então usou seu Kirin, em Itachi, que teve o seu manto da Akatsuki queimado como resultado.[36]

Serpentevssusanoo

Susanoo de Itachi vs Orochimaru.

No entanto, Itachi conseguiu sobreviver usando o Susanoo para se defender. Como o Kirin gastou todo o chakra de Sasuke, Orochimaru foi capaz de se libertar e violentamente apareceu através de sua Yamata no Jutsu. No entanto Itachi foi facilmente capaz de cortar as sete cabeças das serpentes, deixando apenas um cuja Orochimaru saiu de sua boca e agradeceu por Sasuke ter libertado-o, permitiando-lhe assumir o controle do corpo de Sasuke. Itachi, porém, esfaqueou Orochimaru com a espada Totsuka para selá-lo, fazendo o Susanoo remover, assim, o Selo Amaldiçoado do corpo de Sasuke.

Últimos momentos de vida de Itachi

Os últimos segundos de vida de Itachi.

Quando Itachi começou a enfraquecer, o Susanoo também enfraqueceu, Sasuke viu uma oportunidade para atacar, mas em vão, como Susanoo ainda era capaz de proteger Itachi. Sua última opção foi empurrar Sasuke contra uma parede e, como estava indefeso, Itachi estava caminhando até perto dele. Embora parecesse que ele iria atacar Sasuke, Itachi apenas tocou na testa de Sasuke com um dedo e sorriu antes de dizer: "Perdoe-me... Sasuke..." uma referência para quando sempre Itachi tocava na testa de Sasuke com o dedo quando eles eram mais jovens. Com esse ato, Itachi finalmente morreu pela sua doença fatal, que ele vinha usando medicamentos e força de vontade para se defender.

Poder

Artigo principal: Poder (Arco) No anime, Itachi é invocado por Kabuto para batalhar com o Time Kakashi, que estão investigando o massacre que aconteceu no buraco. Brevemente após ser invocado, o caixão de Itachi volta com Kabuto se questionando se a Reencarnação do Mundo Impuro estava incompleta.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem Regressiva

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem Regressiva Itachi foi invocado por Kabuto Yakushi através da Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro, juntamente com Nagato, Kakuzu, Sasori e Deidara como uma demonstração de seu poder para Tobi.[37]

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto Mais tarde ele é ressuscitado, juntamente com muitos outros ninjas poderosos para ajudar Tobi e Kabuto na Quarta Guerra Mundial Ninja. Ao receber ordens para a ir para a guerra, moveu-se na mesma direção que Kakuzu, com este último levando Nagato em suas costas.

Itachi e Nagato

Itachi e Nagato caminhando.

Sob o cair da noite, ele é visto ao lado de Nagato, ajudando-o a andar. Os dois têm uma conversa sobre a Akatsuki e o que o invocador tinha reservado para eles. Nagato observou como os dois estavam sendo usados, devido aos seus dōjutsu poderosos. Itachi então comenta que seu invocador tem a provável intenção de usar suas habilidades de genjutsu uma vez que o tempo é direito. Nagato comenta que Itachi era um verdadeiro shinobi envolto em trevas. Depois de parar em um santuário, eles continuam a discutir o plano de Tobi e sua estratégia. Quando Itachi e Nagato passeiam pelos bosques próximos de algumas montanhas, eles encontram Naruto e Killer B.

Itachi e Killer B

Itachi lutando com Killer B.

Surpreso com o crescimento de Naruto e subjugação da Kyūbi, Itachi diz à Naruto que ele tem algo diferente para lhe perguntar, mas antes que ele possa perguntar ele é forçado a atacar Naruto e B com a Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo e depois atacou diretamente com taijutsu. Com os ataques de Itachi, ele pergunta o que aconteceu com Sasuke à Naruto, tornando-se visivelmente surpreso e desapontado com a decisão de seu irmão de destruir Konoha e percebendo que Tobi sabia a verdade por trás do evento o tempo todo. Itachi pede para Naruto não contar a ninguém sobre a verdade por trás do massacre do clã Uchiha como ele queria que o nome de seu clã para manter sua honra, confiando Sasuke para Naruto e afirma que ele estava feliz que ele colocou sua confiança em Naruto. Como Itachi enfrenta Killer B diretamente, ele usa a versão da Liberação de Fogo: Fênix Sábia da Flor do Prego Carmesim, mas é bloqueada por B. Como ele se defende de vários ataques a partir de B, então ele recua no topo da convocação de Nagato e ativa o Mangekyō Sharingan e se pergunta o que vai acontecer como ele faz. Muito para o choque de Naruto, um dos corvos de Itachi sai da boca de Naruto.

Itachi atinge a invocação

Itachi atinge o Pássaro Gigante.

O corvo sai da boca de Naruto, Itachi e o corvo fecham os olhos. Itachi então ousa o Amaterasu para aparentemente atacar Naruto Uzumaki, mas na verdade o objetivo era o cão do Kuchiyose de Nagato. Quando Nagato, pergunta o que Itachi fez com o corvo, Itachi responde que, o seu plano funcionou e então ataca Nagato com o Amaterasu. Ele então explica que, havia implantado o Sharingan de Shisui Uchiha no corvo, e usando uma capacidade única de Shisui, ele foi liberado do controle de Kabuto Yakushi. Ele então explica que ele tinha feito o sharingan reagir para o seu Mangekyō Sharingan incorporando a mensagem "proteger Konoha" prevendo que Sasuke iria transplantar seus olhos e ganhar o Sharingan Eterno, e escapar da cegueira e se ele fosse atacar Konoha de qualquer maneira o corvo deveria ir e parar e lançar o Genjutsu nele. Quando B pergunta a ele porquê ele não fez desde o início com Sasuke, Itachi diz que ele não poderia, pois o sharingan de Shisui levaria mais de uma década para se regenerar, e em outro caso ele tinha outras coisas que ele queria fazer pra Sasuke com a sua morte. Depois de Naruto dizer para deixar o resto com ele, ele expressou a sua gratidão que Sasuke tinha um amigo como ele, depois ele foi atacado por um grande Shinra Tensei que, Nagato tinha usado para se livrar do Amaterasu, nesse momento Nagato estava sendo totalmente controlado por Kabuto

Susano'o

Itachi salva B e Naruto.

Naruto Uzumaki, estava com sua alma sendo arrancada por Nagato, então Killer B foi tentar salvá-lo, mas foi e Killer B com o seu Susanoo. bloqueado por Nagato, e ficou em risco, mas Itachi ativa o seu Susanoo e ataca Nagato, então Itachi salva Naruto e B. Itachi então contra-atacou, e acabou cegando o Caminho Exterior e o camaleão Kuchiyose que tinha uma visão compartilhada com Nagato. Então Nagato se move, e usa o Chibaku Tensei para prendê-los, depois de uma rápida análise, Itachi conclui que atacar a esfera, fazia com que ela parasse. Então eles fizeram isso, Itachi usou o Yasaka no Magatama, B usou o Bijūdama e o Naruto usa o Rasenshuriken, então eles disparam as técnicas contra a esfera e, quebram ela. Depois de a fumaça sumir, aparece Nagato pego pela Espada Totsuka de Itachi, então esse diz para, Nagato falar suas últimas palavras, por que ele seria selado para sempre.

Itachi continua sobre Sasuke

Itachi passa por Sasuke pela Floresta.

Então Nagato é selado, então Itachi diz para Naruto e B que, ele lidaria com a Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro, pois ele tinha um plano. Quando Naruto diz que vai cuidar da guerra sozinho, Itachi diz que Naruto realmente se tornou forte, mas ele estava esquecendo de uma coisa muito importante, ele se esqueceu que as pessoas que odiavam dele começaram a o reconhecer por que ele sempre trabalhou duro, por que ele queria ser reconhecido por eles. Itachi diz também que se Naruto começar a esquecer dos outros, e se tornar arrogante e egoísta, um dia Naruto se tornaria igual a Tobi. Itachi diz que o pai de Naruto, só se tornou Hokage por causa de Kushina e de seus amigos. Naruto então se desculpa, e Itachi queima o seu corvo, com o Amaterasu, alegando que Naruto não precisa do olho de Shisui, pois ele herdou os sentimentos de Shisui, e diz que vai deixar Sasuke com Naruto e seus amigos. Antes de sair, Itachi diz para B cuidar de Naruto, e então vai para o campo de batalha.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Combate dos Susanoo

Itachi combate o Susanoo de Sasuke.

Continuando sua rota para parar a Reencarnação do Mundo Impuro, Itachi passa por Sasuke, que fica bastante surpreso. O encontro com Sasuke, enquanto tentava encontrar uma maneira de parar a técnica de Kabuto, pressiona Itachi no entanto, recusando-se a reconhecer seu irmão que agora o estava perseguindo. Isso faz com que Sasuke manifeste a mão de seu Susanoo em um esforço para pegá-lo, mas Itachi simplesmente usa o seu próprio Susanoo para desviar este, antes de notar o seu choque de que agora Sasuke possuía a mesma técnica que ele. Bombardeado por uma série de perguntas, Itachi revela as verdadeiras razões por trás da sobrevivência de Sasuke no massacre, alegando a inocência da infância de Sasuke e seu próprio desejo de ser punido por outro Uchiha. Manifestando o seu pesar sobre o caminho que Sasuke tinha escolhido e culpando-se um pouco, ele resolveu não falar mais nada já que estava morto, o que leva Sasuke retrucar que Itachi ainda estava fugindo dele mesmo mesmo morto. Itachi quebra o silêncio para retucar isso, afirmando que ele não estava fugindo, mas que tinha tarefas mais importantes para realizar, em particular parar o Reencarnação do Mundo Impuro.

Itachi encontra Kabuto

Itachi encontra Kabuto.

Invocando vários corvos, Itachi tenta cegar seu irmão mais novo, enquanto ele avança. Destruindo uma parede com o braço do Susanoo, ele enfrenta Kabuto que está chocado. Kabuto o parabeniza por ter o encontrado mesmo ele usando uma barreira em torno de sua localização, Itachi diz a ele que, enquanto estava sob seu controle, ele podia sentir nitidamente onde a fonte de energia estava vindo. Kabuto revela que, mesmo que Itachi o matasse, a técnica não seria interrompida, Itachi comenta que parecia que sua tarefa seria muito pior do que o esperado.

Itachi e Sasuke se preparam para lutar

Itachi e Sasuke juntos para a batalha contra Kabuto.

Ouvindo Kabuto tentando convencer Sasuke à lutar contra ele, Itachi desvia a shuriken que Sasuke joga em Kabuto dizendo para seu irmão mais novo que Kabuto tinha de ser mantido vivo ou então a Reencarnação do Mundo Impuro nunca mais seria interrompido. Ao contrário de matar, ele iria usar o Tsukuyomi, a fim de descobrir como parar a técnica, em seguida, obrigar Kabuto a parar. Ele então diz Kabuto - que estava recitando a invulnerabilidade da técnica - que cada técnica tinha uma fraqueza e, neste caso, era ele. Como Sasuke se junta a ele, e o pergunta se dessa vez ele cumpriria a promessa ou faria igual antes, que ele sempre deixava para "depois", mas nunca fazia, Itachi responde que, a natureza de uma pessoa fica nela até sua morte, mas já que ele já tinha morrido, ele iria cumprir, é quando ele é interrompido por Kabuto.

Itachi e Sasuke liberam o Susanoo

Itachi e Sasuke contra Kabuto.

Como Kabuto coloca o seu capuz sobre o rosto, alegando que ele era timído, Itachi diz a seu irmão para ter cuidado com as cobras, uma vez que elas pareciam sentir eles claramente. Após ser informado de algumas das habilidades das cobras, Itachi provoca seu irmão mais novo chamando-o de " Hebi-Sensei ". Como Kabuto ataca com as cobras, os dois irmãos ativam seus Susanoo e bloqueiam o ataque. Ele diz para seu irmão não ser tão grosseiro depois que ele cortar as cabeças das cobras. Como Kabuto consegue enganá-los, Itachi diz para seu irmão mais uma vez para ter cuidado porque ele não era capaz de dizer onde o Kabuto verdadeiro foi devido a ele derramar sua pele. Chocado depois de ouvir a revelação de Kabuto que ele tinha encontrado a Caverna Ryūchi, Itachi confirma que várias de suas suspeitas estavam certas, afinal. Ele então se prepara já que Kabuto os ataca com a Arte Sábia: Técnica Branca Violenta.

Itachi corta o Chifre de Kabuto

Itachi corta o chifre de Kabuto.

Como a técnica é iniciada, Itachi corre para o lado de Sasuke antes dos efeitos da técnica começarem. Tapando os ouvidos e fechando os olhos de dor, Itachi percebe os mecanismos da intenção da técnica os cegando, prejudicando o seu sentido de audição, bem como, possivelmente, os paralizando com as vibrações adicionais. Usando o seu Susanoo para proteger Sasuke do ataque de Kabuto, Itachi depois afirma que ele não podia sentir a existência de Kabuto já que ele não possuia tal habilidade e ele só tinha visto o plano de ação de Kabuto. Como Kabuto tenta implantar a dúvida e a desconfiança entre os dois irmãos, Itachi pergunta para Sasuke se ele lembra do momento em que os dois lutaram com um javali gigante. Depois de Sasuke confirmar, Itachi diz que ele estaria indo com esse padrão de ataque. Formando sua Yasaka Magatama, Itachi lança-los[em Kabuto o que fornece uma abertura para Sasuke disparar sua flecha que chama a cobra que serve como cauda de Kabuto. Como Kabuto agora, no teto da caverna, Sasuke tenta utilizar sua espada para cortar o rabo, e Itachi intercepta. Como Kabuto revela que ele está sendo preso é um ardil, Itachi dispersa em um bando de corvos, chocando o último. Como ele volta ao normal, Itachi pega a katana e corta um dos chifres de Kabuto. Como Itachi retorna para Sasuke, ele diz a seu irmão mais novo que batar em um javali gigante provavelmente não era um problema para ele, para o qual as respostas de Sasuke lidar com a cobra antes dele foi a questão mais premente.

A Folha de Todos

Itachi e Kabuto se chocam.

Ouvindo Kabuto, mais uma vez tentando seduzir a lealdade de Sasuke, Itachi finalmente diz a seu irmão para não prestar atenção às palavras de Kabuto, como ele era um espião melhor e, assim, um mentiroso mais convincente do que a si mesmo. Ele então explicou que, enquanto a sua aldeia tinha o seu lado escuro e inconsistências, ele ainda permanecia o "Itachi Uchiha de Konoha". Apesar de admitir culpa pelo estado atual de Sasuke e assim, não estando em condições de criticá-lo, ele ainda quis dizer alguma coisa depois da derrota de Kabuto. Mais tarde, respondendo as reclamações de Kabuto de invencibilidade, Itachi declara que Kabuto não tinha conhecimento do verdadeiro poder dos Uchiha e que o dōjutsu final que iria decidir o seu destino. Repelido por Kabuto que intercepta ele, ele aconselha Sasuke ficar por perto. Antecipando-se do próximo ataque de Kabuto, Itachi usa seu Susanoo para proteger Sasuke, mas fica incapacitado. Como Kabuto se move para reescrever o talismã na cabeça de Itachi, Sasuke os protege com um anel de Amaterasu, que também anula a técnica, devido ao calor intenso das chamas. Itachi pede desculpas a seu irmão, então volta suas atenções para Kabuto e diz que, embora ele fosse diferente dele, ele podia simpatizar com ele, proque ele também não conseguia entender quem ele era ou o valor dos companheiros. Ele continua dizendo que os companheiros estavam lá para fazer o que você não podia e que aqueles que não são capazes de reconhecer a si mesmo foram condenados ao fracasso.

Itachi corta os ossos

Itachi ataca os ossos do jutsu de Kimimaro.

Rejeitando o louvor do Kabuto, Itachi afirma que ele havia fracassado e que o o nome "Uchiha" sozinho não era nada mais do que uma exposição de suas raízes. Implorando para Sasuke não matar Kabuto e em vez disso esperar até que os preparativos estejam completos, os irmãos foram atacados mais uma vez, como uma cópia de Sakon — que surgiu a partir da base da cobra de Kabuto — transformado em Jirōbō e viola o círculo de chamas. Sem pausa, os irmãos ao mesmo tempo usam Amaterasu e incinera enquanto se aproxima, incontáveis teias criadas por uma cópia de Kidōmaru. Preso entre mais teias e numerosos evasivos de ossos criados por uma cópia de Kimimaro, os dois se separam — como Itachi se foca em destruir o último — e usa o seu Susanoo para eliminar as ameaças. Os irmãos então recuam ainda mais para dentro da caverna, mas essa evasão foi de curta duração já que Kabuto apresentou uma cópia de Tayuya para usar um genjutsu auditivo, que paralisou os dois. Como Kabuto apresentou uma cópia da verdadeira forma, Itachi castigou sua crença de quea razão de uma pessoa de existir pode ser encontrada através da imitação de alguém que ela respeita. Sasuke diz para ele olhar em seus olhos, ele lançou o Tsukuyomi já que Sasuke usou o seu genjutsu do Sharingan, efetivamente permitindo-lhes a entrar na mente uns dos outros, e neutralizar a técnica de Kabuto na hora de parar a cópia da verdadeira forma de Orochimaru. Depois de declarar que ele iria usar Izanami agora, Itachi é subitamente cortado por Kabuto, que lançou um ataque surpresa emergente da boca da cópia de Orochimaru.

Izanami é ativado

Itachi toma o controle de Kabuto.

Chamando o seu irmão, que lhe comprou tempo suficiente para se regenerar, Itachi ataca Kabuto, que rebateu o ataque dirigindo a espada de Sasuke no peito de Itachi. Desaparecendo em um bando de corvos, ele corta o chifre de Kabuto, mais uma vez. Esta seqüência de eventos se repete várias vezes até que é revelado que Kabuto estava realmente preso dentro de Izanami, que continuaria essa seqüência de eventos. Explicando sobre Izanami e suas origens como a contrapartida de Izanagi ao seu irmão, Itachi explica para Sasuke indignado que ele usou esta técnica porque ele queria que Kabuto reconhecesse o seu verdadeiro eu, antes de morrer, ao contrário de si mesmo. Depois disso, Itachi declara que ele agora iria parar a Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro, que não tinha mais anexos ao mundo dos vivos, e que ele estava orgulhoso de ser capaz de proteger sua aldeia, mais uma vez. Ele também acrescentou que o fim da técnica era o mínimo que ele poderia fazer para aliviar o fardo que ele tinha colocado em Naruto. Aumentando a córnea que cobria os olhos de Kabuto, Itachi lança um genjutsu e ordena que Kabuto o ensine os selos para interromper a Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro.

Eu Vou Sempre te Amar

Itachi diz suas últimas palavras.

Após ser informado dos selos, Itachi manda Kabuto realizá-los. Ouvindo o estado de seu irmão de que ele ainda não conseguia perdoar Konoha pelo o que tinham feito com Itachi. Antes da Reencarnação do Mundo Impuro ser cancelada, Itachi se moveu para Sasuke com a mão estendida para bater-lhe na testa, como ele sempre fez em sua juventude, e afirmou que ele ainda podia fazer. Antes de sua consciência desaparecer completamente, Itachi usou seu Sharingan e compartilhou com Sasuke suas memórias e a verdade do que tinha acontecido, sobre o golpe de estado que os Uchiha planejavam, e suas consequências. Mostrando-lhe isso, Itachi disse para Sasuke que ele não queria mais mentir para Sasuke e contemplou que as coisas seriam diferentes se ele tivesse dito a Sasuke a verdade do que estava acontecendo no momento. Aparentemente, apontando indo para bater na testa de Sasuke mais uma vez, Itachi contou a seu irmão mais novo que ele não tem que perdoá-lo, mas não importa o que acontecesse com ele a partir desse ponto, ele sempre iria amá-lo, repousando a testa sobre seu irmão mais novo, sorrindo, com suas últimas palavras, e então, sua alma desaparece, indo ao além.

Habilidades

Itachi prepara o Yasaka no Magatama

Itachi usando uma de suas várias técnicas.

Itachi era um ninja de talento prodigioso, evidenciado pela sua rápida ascensão na hierarquia ninja. Ele era extremamente proficiente em todos os três principais conjuntos de habilidades ninja e ganhou elogios de aliados e inimigos; Orochimaru, um dos Sannin, admitiu abertamente que Itachi era mais forte do que ele.[38] Sasuke, que melhorou significativamente suas habilidades ao longo dos anos, não foi capaz de derrotar verdadeiramente Itachi, tendo morrido devido a sua doença terminal. Sendo um pacifista no coração, Itachi não costumava realmente lutar e preferia evitá-lo quando podia. Quando ele não podia, ele preferia acabar com a luta o mais rápido possível, o tempo todo se contendo. Mesmo se contendo desta forma, Kakashi Hatake, Kurenai Yūhi e Asuma Sarutobi (todos jōnin experientes) ainda foram levados ao seu limite contra Itachi.

Proezas Físicas e Chakra

Naruto vs. Itachi

Itachi batalhando com Naruto.

Sendo um Uchiha, o chakra de Itachi era naturalmente forte, mas suas reservas de chakra reais eram muito baixas, impedindo-o de participar de batalhas prolongadas. Na parte I, ele só podia usar o Mangekyō Sharingan três vezes em um dia, antes de ele precisar descansar significativamente, ao ponto de ele não ser mais capaz de manter até mesmo o seu Sharingan ativado. O uso constante de Itachi com seu Mangekyō durante sua batalha final com Sasuke contribuiu para sua morte, uma vez que sua doença piorou. Compensando essa limitação um pouco, ele tinha um controle de chakra muito refinado, sendo capaz de realizar suas técnicas com selos de uma mão.

Embora Itachi fosse muito hábil com taijutsu – o suficiente para derrotar facilmente três membros da Polícia de Konoha[39] -, na verdade, ele raramente se envolvia em combate corpo-a-corpo. O que ele usava consistentemente, no entanto, era uma impressionante velocidade e reflexos, especialmente com seus movimentos da mão. Isto foi estendido tanto para as armas de arremesso como os selos de mão, fazendo parecer como se ele pudesse realizar suas técnicas sem selos; até mesmo usuários qualificados do Sharingan tiveram dificuldade em acompanhá-lo.[40][41] Sua velocidade lhe permitia atacar primeiro em uma batalha, movendo-se imediatamente para o local do seu adversário, não lhe dando chance de iniciar um contra-ataque.[42] No anime, ele ainda foi capaz de acompanhar o incrivelmente rápido Shisui Uchiha.[43]

Ninjutsu

Karasu Bunshin no Jutsu

A Técnica do Clone de Corvo de Itachi.

Itachi podia invocar corvos, que normalmente apareciam em bandos para circular os adversários e distraí-los. Ele até mesmo integrava corvos em clones de si mesmo que se dispersavam após receberem ataques dos oponentes. Ele também era capaz de criar clones das sombras que podiam atrair os adversários antes de explodir. Itachi também era bem habilidoso com fūinjutsu, particularmente aqueles que iriam se ativar na presença do Sharingan de uma pessoa específica.[44][45]

Bukijutsu

Itachi Shurikenjutsu

A habilidade de Itachi em shurikenjutsu.

Sendo um Anbu de Konoha totalmente treinado, Itachi era hábil com uma espada, que era sua principal arma durante o Massacre do Clã Uchiha. Como muitos Uchiha, ele se especializou e era muito avançado com shurikenjutsu. Mesmo em sua juventude, Itachi conseguia acertar perfeitamente um intrincado conjunto de oito alvos, um dos quais ficava escondido em um ponto-cego, rebatendo com precisão uma kunai sobre a outra para garantir que atingiu o alvo.[46] Durante sua luta com o controlado Nagato, ele foi capaz de acertar os pontos cegos das invocações de Nagato, apesar de elas compartilharem seus campos de visão concedido pelo Rinnegan.[47] Itachi também era muito hábil com shuriken, com Sasuke afirmando que Itachi era melhor com essas ferramentas, até mais do que o seu próprio pai.[48] Ele também podia infundir fogo nas shuriken para um ataque duas vezes mais devastador.[49] Sua velocidade de arremesso era sem precedentes, o suficiente para se manter e, portanto, anular as vantagens da Invocação: Brilhante Criação da Lâmina Relâmpago.[50] Ele também era igualmente habilidoso com kunai, sendo capaz de usar kunai para treinar com adversários empunhando espadas.

Transformação da Natureza

Katon Gōkakyū no Jutsu

Itachi usando a Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo.

Sendo um Uchiha, Itachi tinha uma afinidade natural com a Liberação de Fogo, dominando a Liberação de Fogo: Técnica da Grande Bola de Fogo do clã em uma idade muito jovem. Ele costumava cobrir suas shuriken com fogo para aumentar as suas capacidades ofensivas.[49] Ele também era um usuário qualificado com a Liberação de Água, sendo capaz de executar a Liberação de Água: Técnica do Projétil do Dragão de Água sem uma fonte já existente de água,[51] bem como modificar a água existente em brocas para atacar os seus adversários por trás.[52] Suas outras transformações da natureza do chakra incluíam a Liberação de Vento, Yin e Yang.[4]

Genjutsu

Tsukuyomi

Itachi usando o Tsukuyomi em Kakashi.

Consistente com sua natureza pacifista, Itachi era especialista com genjutsu tipicamente derivados de seu Sharingan. Suas ilusões, que muitas vezes envolviam corvos, podiam ser iniciadas depois de apenas um breve momento de contato com os olhos. Suas ilusões eram tão perfeitas que até mesmo os alvos que tinham conhecimento de genjutsu não percebiam de imediato que tinham caído nas presas dele. Se os adversários tentassem evitar o contato visual com ele, Itachi podia lançar genjutsu apenas por apontar para eles. Além de ilusões básicas, Itachi podia usar genjutsu para compartilhar informações ou desativar psicologicamente os adversários, o que lhe permitia acabar com a luta antes mesmo de ela começar. De acordo com Ao, ele era a única pessoa que poderia usar seu genjutsu para assumir o controle de outros indivíduos fora da faixa de detecção até mesmo da Divisão de Sensores.[53] Contra outros usuários de genjutsu, ele podia refletir seus genjutsu contra eles.[54]

Dōjutsu

Sharingan

Sharingan (Itachi)

O Sharingan de Itachi.

Itachi despertou e dominou o Sharingan aos oito anos de idade,[55] demonstrando habilidade e poder superior ao da maioria dos membros de seu clã.[56] Ele mantinha seu Sharingan ativado quase constantemente com drenagem mínima sobre os seus níveis de chakra. O Sharingan lhe permitia ver chakra e prever os movimentos, bem como facilitar o seu uso de genjutsu. Com o Sharingan ele podia utilizar o Izanami, uma contrapartida para o mais perigoso Izanagi.[57]

Mangekyō Sharingan

Mangekyo (Itachi)

O Mangekyō Sharingan de Itachi.

Itachi despertou o Mangekyō Sharingan após testemunhar o suicídio de Shisui Uchiha. Seu design era de três curvas em espiral ao redor da pupila. Com seu olho esquerdo, ele podia usar o Tsukuyomi, um genjutsu que prendia a mente do oponente em um mundo ilusório, alterando sua percepção de tempo para fazer segundos de tortura parecem dias.[58] Com o olho direito, ele podia usar o Amaterasu, consumindo o que quer que ele olhasse com chamas negras que queimavam qualquer coisa, incluindo o fogo em si. Ele tinha a capacidade para extinguir o Amaterasu, mas nunca exibiu o tipo de transformação da forma que Sasuke exibiu mais tarde. Ele também podia selar o seu dōjutsu no Sharingan de outras pessoas para ativar sob condições específicas.[44]

Susanoo

O Susanoo completo de Itachi com o Espelho de Yata.

Tendo despertado o Mangekyō em ambos os olhos, Itachi também podia usar o Susanoo. Com suas manifestações mais simples, ele podia produzir armas extras ou ossos para melhorar suas opções em uma luta. Quando usado completamente, Itachi era cercado por um guerreiro espectral que o protegia de todos os danos, mesmo jutsu tão poderosos como o Kirin.[59] Além das espadas de chakra e o Yasaka Magatama comuns a todos os Susanoo, o Susanoo de Itachi também empunhava a Espada de Totsuka – uma espada etérea com a capacidade de selar qualquer pessoa que perfurasse em sua cabaça – e o Espelho de Yata – um escudo que foi dito ser capaz de refletir qualquer ataque, alterando a sua natureza de chakra para contrabalançar um ataque. O uso simultâneo de ambas as armas faziam o Susanoo de Itachi ser essencialmente invencível.[60]

O uso de qualquer uma destas técnicas necessitava de grandes quantidades de chakra para executar e deixava Itachi tão cansado depois que ele tinha que desativar seu Sharingan completamente. Toda vez que ele usava seu Mangekyō Sharingan sua visão se deteriorava, um processo que piorava progressivamente em cada ocasião. Os primeiros usos do Mangekyō só faziam seus olhos sangrarem, mas até o final de sua vida, ele alcançou o ponto onde ele estava quase cego, a maioria das coisas que ele olhava pareciam meros borrões.[61] Ele não sofreu essas deficiências depois de sua reencarnação e pôde usar todas as suas técnicas Mangekyō sem problemas.

Inteligência

O Mangekyo de Itachi em Sasuke

Como precaução, Itachi programa o Sharingan de Sasuke para reagir ao de Tobi.

Desde criança, Itachi tinha um grande senso e consciência do que estava acontecendo ao seu redor. Ele também foi abençoado com a habilidade inata para perceber a natureza de alguém. Foi por isso que Itachi teve um grande interesse na história da aldeia, e no legado que seus antepassados ​​deixaram. Devido ao seu modo de pensar, ele nunca foi ofuscado pela visão limitada do "clã", mas, na verdade, ele pensava na aldeia como um todo. Também foi observado que, aos sete anos de idade, Itachi já possuía um conhecimento comparável a um Hokage.[6]

Itachi foi mostrado por ser analítico e perspicaz, podendo deduzir o funcionamento e as fraquezas de poderosas técnicas, mesmo sob pressão.[62] Ele orquestrou sua batalha contra Sasuke para conseguir seus resultados desejados, e até mesmo fez um plano reserva caso seu plano original falhasse, selando o seu poder em Sasuke e colocando um corvo especial dentro de Naruto Uzumaki.[63][64] Caso Tobi entrasse em contato com Sasuke, ele transcreveu o Amaterasu nos olhos de Sasuke em uma tentativa de matar Tobi quando sua guarda estivesse baixa. Isso levou o homem mascarado notar que se ele não tivesse mantido alguns segredos de Itachi, ele teria morrido em sua última armadilha.[65]

Além de suas habilidades perceptivas, Kabuto também observou que Itachi possuía habilidade em enganar devido à capacidade deste último em ler os sentimentos das pessoas, e isso fez dele um ninja que viveu em mentiras até sua morte.[66]

Estatísticas

Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Terceiro 5.0 4.5 5.0 5.0 3.5 5.0 2.5 5.0 35.5

Legado

  • Postumamente, o amor de Itachi iria continuar a suportar através de Sasuke ...
  • ... E por aqueles mais próximos a ele.

Por seu próprio desiner, Itachi teve uma profunda influência na vida de Sasuke. Suas instruções na noite do Massacre do clã Uchiha para Sasuke ganhar poder a qualquer custo fez Sasuke se isolar de outras pessoas e evitar o companheirismo. Quando ele percebeu que ele estava ficando ligado aos membros do Time 7 e, a partir de sua perspectiva, deixando de não conseguir ficar mais forte por causa deles, ele desertou de Konoha para treinar com Orochimaru, impulsionando-o ao longo do caminho para a morte de Itachi. Após a batalha dos irmãos, os planos de Itachi começarem a falhar devido à interferência de Tobi, que esperou até a sua morte para se aproximar de Sasuke e revelar a verdade sobre o Massacre do clã Uchiha; Como resultado desta revelação, Sasuke resolveu destruir Konoha para aquilo em que ele acreditava que eles forçaram Itachi para fazer tudo oque fez. Itachi foi capaz de fazer as pazes com Sasuke em cima de sua reencarnação, limpando seus preconceitos e permitindo-lhe começar a decidir as coisas por si mesmo.

Após saber toda a verdade sobre Itachi, Sasuke reverte para a grande admiração que tinha por ele quando eles eram crianças e segue os passos de seu irmão. Ele não quer ver Konoha, a aldeia na qual Itachi se sacrificou, seja destruída e, portanto, ele vai ao campo de batalha para lutar contra Tobi e Madara para acabar com a Quarta Guerra Mundial Shinobi. Ele também vê a razão na decisão de Itachi para fazer escolhas difíceis e ser odiado por eles e por que razão dá mesma tarefa depois que acabou a guerra para se tornar a escuridão do mundo, usando seu poder para forçar a paz e assumidamente matar qualquer que fique em seu caminho. Embora esta seja novamente uma grande divergência dos planos de Itachi, outro dos planos de Itachi ele redime: Naruto, por insistência de Itachi, eventualmente convence Sasuke fazendo ele se arrepender dos erros que ele cometeu sem matá-lo depois de sua batalha final.

A Influência de Itachi se estende além de Sasuke: Danzō Shimura, apesar de sua diferença de opiniões com Itachi, acreditou que ele era um herói anônimo de Konoha que trabalhou abnegadamente para o bem da aldeia; os cinco Kage, apesar de não saber sobre o envolvimento de Itachi, o saudaram como o Salvador do mundo para acabar com a Reencarnação do mundo Impuro; Kabuto Yakushi lembrou-se de quem ele realmente é após o resultado do Izanami de Itachi e, inspirado por ele, Kabuto ressuscita Sasuke quando ele estava à beira da morte.

Anos após a quarta Guerra Mundial Shinobi, um dos experimentos de Orochimaru iria desenvolver uma admiração para o clã Uchiha e uma fixação por Itachi, tomando o nome Uchiha para si mesmo. Acreditando que Sasuke matou Itachi e o condenou como uma desgraça para o clã, um de seus objetivos é eliminá-lo como a vingança pelo "Assassinato" de Itachi.

Entre todas as outras coisas que Itachi deixou para trás depois de sua morte foi a sua tendência em cutucar a testa de Sasuke — que Sasuke começou a usar como um ato de carinho para Sakura — e por extensão, Sakura também mais tarde usaria isso como um ato de carinho para sua filha, Sarada — fazendo com que o amor de Itachi transceda gerações, até mesmo para as pessoas que nunca o conheceram.

Curiosidades

  • Itachi (鼬) pode ser traduzido como "doninha".
  • Itachi é altamente popular nas pesquisas de popularidade da série, continuamente sendo colocado nos dez primeiros e, uma vez, alcançando o sexto lugar.[67][68] Na última pesquisa de popularidade, ele subiu para o quinto lugar.[69]
  • Ele e Kisame foram os primeiros membros ativos da Akatsuki a aparecerem.
  • Itachi e Kisame fizeram uma pequena aparição no OVA Festival de Esportes de Konoha, onde eles estavam na fila para usar o banheiro, junto com muitos outros personagens aleatórios.
  • De acordo com o Terceiro Databook:
    • O hobby de Itachi era ir à lojas de doces.
    • Itachi desejava lutar contra Sasuke Uchiha.
    • Sua comida favorita era bolinho de arroz e repolho, e não gostava de bife de carne.
    • A palavra favorita de Itachi era "paz" (平和, heiwa).
    • Itachi completou 340 missões oficiais no total: 53 rank D, 152 rank C, 134 rank B, 0 rank A, 1 rank S.
  • Itachi sempre cutucou seu irmão mais novo, Sasuke Uchiha, na testa quando eram mais jovens, dizendo: "Perdoe-me Sasuke... Mais uma vez, da próxima vez." (「許せサスケ…また今度だ」, "Yuruse Sasuke… Mata kondo da"). Isto é referido muito pungente com as últimas palavras de Itachi, como ele cutuca a testa de seu irmão novamente e diz: "Perdoe-me Sasuke... ... E termina com esta." (「許せサスケ……これで最後だ」, "Yuruse Sasuke… …Kore de saigo da")
  • Itachi está empatado com Jiraiya tendo o maior total de estatísticas nos databooks.
  • Itachi é uma das poucas pessoas que sabe as identidades de ambos, pai e mãe de Naruto.[70]
  • Apropriadamente, o shinobi que foi sacrificado para sua reencarnação era um shinobi de Konoha, indicando sua afiliação com a aldeia.[71]
  • Amaterasu, a deusa Shintō do sol, tinha um corvo de três pernas chamado Yatagarasu. Além de ter uma técnica chamada Amaterasu (que ele usou contra o Pássaro Gigante de Bico de Broca de Pain, que também tinha três pernas), Itachi usa corvos em suas técnicas.
  • De acordo com a mitologia Shintō, a aparência de Yatagarasu foi considerada como um presságio para um ou outro algo realmente bom ou ruim. Sua aparência era permanente através do Koto Amatsukami, ou seja, Takagi no Kami e Amaterasu que enviaram Yatagarasu como um salvador para acabar com a guerra do imperador Jimmu. Isto se assemelha ao papel de Itachi, onde ele é liberado através de Koto-Amatsukami e torna-se um trunfo importante nos esforços da Aliança para acabar com a guerra shinobi.

Referências

  1. Primeiro Databook, página 37
  2. Segundo Databook, páginas 36-41
  3. Terceiro Databook, páginas 34-39
  4. 4,0 4,1 Quarto Databook, páginas 38 e 39
  5. Capítulo 145, página 8-9
  6. 6,0 6,1 6,2 Naruto capítulo 619, página 9
  7. Capítulo 143, página 8
  8. Capítulo 581, página 13
  9. Capítulo 145, página 5-8
  10. Capítulo 549
  11. Capítulo 579, página 3
  12. Capítulo 590, página 23
  13. Naruto capítulo 145, página 1
  14. Naruto capítulo 365, página 9
  15. Naruto capítulo 590, página 7
  16. Naruto capítulo 221, página 5
  17. 17,0 17,1 Naruto capítulo 221, página 9
  18. Naruto capítulo 145, páginas 8-9
  19. Naruto capítulo 400, página 4
  20. Naruto capítulo 502, página 2
  21. Naruto: Shippūden episódio 189
  22. 22,0 22,1 22,2 Naruto capítulo 145, página 9
  23. Naruto capítulo 220, páginas 15-16
  24. Naruto capítulo 142, página 12
  25. Naruto capítulo 580, páginas 9-12, 17
  26. Naruto: Shippuden episódio 357
  27. Naruto capítulo 590, páginas 8-10
  28. Naruto capítulo 590, páginas 5-10
  29. Naruto capítulo 401, página 10
  30. Naruto capítulo 401, páginas 7
  31. Naruto capítulo 401, página 6
  32. Naruto capítulo 345, página 9
  33. Naruto capítulo 508, página 6
  34. Naruto capítulo 359, páginas 7-15
  35. Naruto capítulo 401, páginas 14-15
  36. Naruto capítulos 390-391
  37. Naruto capítulo 489, págs 18-19
  38. Capítulo 140, páginas 5
  39. Capítulo 222, página 11
  40. Capítulo 142, página 9
  41. Capítulo 587, páginas 8
  42. Capítulo 141, páginas 16-17
  43. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Revolution, OVA cutscene
  44. 44,0 44,1 Capítulo 397, páginas 8-11
  45. Capítulo 550, páginas 10-13
  46. Naruto capítulo 220, páginas 3-6
  47. Naruto capítulo 552, página 3
  48. Naruto capítulo 223, página 17
  49. 49,0 49,1 Naruto capítulo 549, página 12
  50. Capítulo 387, páginas 4-7
  51. Capítulo 587, página 11
  52. Capítulo 142, página 8
  53. Capítulo 540, página 13
  54. Capítulo 141, página 15
  55. Capítulo 142, página 3
  56. Capítulo 222, página 7
  57. Capítulo 581, páginas 14-16
  58. Capítulo 142, página 17
  59. Capítulo 391, páginas 16-17
  60. Capítulo 393, página 9
  61. Capítulo 390, página 14
  62. Naruto capítulo 551, páginas 11-12
  63. Naruto capítulo 401, página 4
  64. Naruto capítulo 403, página 10
  65. Naruto capítulo 397, página 10
  66. Naruto capítulo 580, página 8
  67. Naruto capítulo 245, páginas 08-09
  68. Naruto capítulo 293
  69. Naruto capítulo 531
  70. Naruto capítulo 552, página 08
  71. Naruto capítulo 591, página 02

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Itachi Uchiha

  • madara e itachi

    10 mensagens
    • Fwy escreveu: Fwy  (Burocrata)Mural - Contribuições - Perfil Discutir por mortos é bestei...
    • De que adianta ter "inteligência" se você não tem poder suficiente? KKKK Resposta: Nada.
  • Formato Do Mangekyo Sharingan do Itachi

    2 mensagens
    • Qual o motivo do MS do Itachi aparecer durante a séria com duas formas ? Sem imagem Isso foi proposital ou não ? Sem imagem
    • Simplesmente a definição gráfica, que deixou-o mais fino. Obs.: Apaguei ambas as imagens porque elas estavam fora de nossas políticas...

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória