FANDOM

Isobu (磯撫, Isobu), mais conhecido como o Três-Caudas (三尾, Sanbi), é uma das nove Bestas com Cauda. Antigamente ele foi selado em Yagura Karatachi de Kirigakure.

Personalidade

Como seus irmãos, Isobu não gostava de Kurama por sua arrogância e crença de que sua força se baseia em seu número de caudas, bem como tinha um grande respeito e admiração para com o Sábio dos Seis Caminhos, louvando-o por seus esforços para trazer a paz no mundo através da união das pessoas e nunca esquecendo suas palavras finais. Igual as demais Bestas com Cauda, Isobu também detinha um intenso ódio, hostilidade e desconfiança dos seres humanos devido aos séculos de escravidão e tratamento negativo que lhe impuseram. Isso é explorado no anime, onde a Tartaruga Gigante agiu de forma selvagem e agressiva com qualquer um que se aproximava dele através de rompantes furiosos além de apenas rugir de maneira animalesca.

Entretanto, em sua reunião com Naruto com os outros jinchūriki e as Bestas com Cauda, Isobu fala de forma tímida, referindo-se a si mesmo como "boku" (ボク), que é normalmente utilizado por garotos. Ele também ficou visivelmente desconcertado e constrangido enquanto ouvia Yagura tentar chamar a atenção de Naruto. Referente a seu jinchūriki, o fato dele ter cooperado completamente com Yagura, indica que Isobu não é tão grosseiro ou franco quanto alguns de seus irmãos.

Aparência

  • A aparência completa de Isobu
  • A aparência de Isobu quando jovem

Isobu assemelha-se principalmente a uma grande tartaruga, mas com uma casca semelhante a de um caranguejo, com espigões espalhados por todo o seu corpo, e três caudas semelhantes a de um camarão. Como uma Besta com Cauda, ele ​​é extremamente gigantesco e maciço, superando completamente construções rochosas e edifícios enquanto rivaliza em corpulência com Shukaku, Son Gokū e Gyūki. Todavia, em termos de estatura, ele é o mais baixo dentre seus irmãos. Sob a sua concha, o tecido de seus músculos é vermelho. Ele tem um par de braços e mãos semelhantes as humanas com longas unhas, no entanto não possuí patas traseiras. Seu rosto que possui também um semblante humano, fica escondido entre uma grande testa e maxilar inferior — sendo que ambos têm espigões. No mangá, seus olhos são vermelhos e têm pupilas cor carmesim enquanto no anime, são vermelhos com pupilas amarelas.

Seu olho direito está constantemente fechado desde sua criação. Durante os últimos dias restantes do Sábio dos Seis Caminhos, Isobu era essencialmente muito parecido com seu eu atual, embora fosse menor em tamanho, com espigões mais curtos em torno de seu corpo, mas ainda era muitas vezes maior do que o Sábio.[3]

História

Passado

Isobu recém nascido

Um Isobu recém nascido.

Isobu surgiu ao ser criado por Hagoromo Ōtsutsuki, que usando sua Técnica da Criação de Todas as Coisas logo após sua vitória sobre o Dez Caudas, separou o chakra do ser e o dividiu em nove entidades separadas que viriam a serem conhecidas como Bestas com Cauda, de modo que assim garantir que ele nunca iria ressurgir depois de sua morte. Logo após criá-las, Hagoromo as armazenou dentro de si, a fim de não só cuidar delas, mas também ensiná-las a confiar e ajudar os seres humanos.[4][5][6]

Rikudo Sennin e os Bijuu

As jovens Bestas com Cauda com Hagoromo.

Algum tempo depois de ser criado, em seus últimos dias, Hagoromo sentou-se com todas as jovens Bestas com Cauda e lhes disse que elas estariam sempre juntas, mesmo quando separadas, e que um dia elas se tornariam uma entidade mais uma vez com nomes diferentes, bem como formas também, então quando chegasse a hora elas entenderiam o que é o verdadeiro poder. [3] No anime, antes de sua morte, Hagoromo enviou Isobu para viver em um templo construído com o objetivo de protegê-lo em uma região que rodeia um grande lago enevoado que mais tarde se tornaria parte do País da Água.[7]

Rin e Isobu

Rin como jinchūriki de Isobu.

Durante a Primeira Guerra Mundial Shinobi, Hashirama Senju capturou oito Bestas com Cauda e vendeu Isobu junto de Saiken a Kirigakure na primeira Reunião dos Cinco Kage, como sinal de amizade e para garantir um equilíbrio de poder entre as novas aldeias.[8] Décadas depois, Isobu foi selado dentro do corpo de uma Rin Nohara sequestrada de Konohagakure. Eles conspiraram para que Rin fosse levada de volta para sua aldeia como um cavalo de Troia, liberando a Besta com Cauda para causar estragos em Konoha. No entanto, isto falhou, como Rin estava plenamente consciente de sua condição e optou por se suicidar pelas mãos de seu amigo e companheiro de equipe, Kakashi Hatake, antes que o objetivo de Kiri pudesse ser concretizado.[9]

Yagura e Isobu

Yagura como jinchūriki de Isobu.

Devido a morte de seu jinchūriki sem ter sido extraído, Isobu acabou "morrendo" também até ser eventualmente revivido e retornado a posse de Kirigakure, sendo depois selado dentro de Yagura Karatachi - o Quarto Mizukage, que conseguiu ganhar o controle completo e harmonia com ele.[10] Posteriormente, Yagura caiu sobre o controle de um homem mascarado que se proclamava "Madara Uchiha" através de um genjutsu, fazendo com que consequentemente, a Tartaruga Gigante também estivesse sobre seu poder.[11] É desconhecido o que aconteceu com Isobu após isso e como fora libertado, mas no anime, ele é dito ter desaparecido após a Terceira Guerra Mundial Shinobi[12] e quando a Akatsuki foi atrás dele, a besta estava em estado selvagem e escondida dentro de um grande lago.

Parte II

Missão de Repressão da Akatsuki

Artigo principal: Missão de Repressão da Akatsuki

Isobu

Isobu confronta Deidara e Tobi.

No mangá, Tobi e Deidara confrontam a besta no período em que Naruto Uzumaki está passando por seu treinamento com a Liberação de Vento, no qual ele aparece e começa a perseguir Tobi. Quando o Três-Caudas fica distraído, Deidara molda um peixe de argila explosiva na tentativa de capturá-lo. Não ficou claro se isto marcou o fim da batalha, como o restante da luta não foi apresentado, embora em última análise, Isobu acabou sendo derrotado e deixado inconsciente. Enquanto os dois rebocam o Três-Caudas até o esconderijo da Akatsuki após a batalha, Tobi diz, entusiasmado, que sua técnica especial foi capaz de nocautear a besta, mas Deidara pensa o contrário. Mais tarde ele é selado na estátua de selamento.

Aparição do Três-Caudas

Artigo principal: Aparição do Três-Caudas

Yukimaru invoca o Sanbi definitivamente

Isobu emerge do lago.

No anime, Orochimaru instruí Kabuto Yakushi e o Time Guren para levarem um jovem rapaz chamado Yūkimaru até um lago. Depois que eles chegam, Kabuto força Yūkimaru para liberar todo o seu chakra, o que faz o Três-Caudas começar a subir até a superfície do lago. Com a ajuda de Guren, a besta é completamente revelada, e eles tentam capturá-la. Suas tentativas se revelam serem insuficientes, como a besta cria uma grande onda de maré para arrastar seus atacantes para longe e depois libera uma Névoa Ilusória para afastá-los.

A onda ganha a atenção de um grupo de shinobi de Konoha próximos do local, os quais tentam usar a Barreira de Selamento de Quatro-Cantos para prenderem a besta em sua própria dimensão permanentemente. Assim que o processo de selamento começa, os ninjas de Konoha são interrompidos por Guren, o que leva a besta a atacar todos. Yūkimaru é capaz de acalmar a besta temporariamente, mas, depois que ele fica cansado, o Três-Caudas volta sua atenção para ele. Guren e Naruto Uzumaki vem em sua defesa, mas são engolidos no processo. Com a ajuda de seus aliados do lado de fora, eles são capazes de escapar, e os ninjas de Konoha tentam mais uma vez selar a besta.

Isobu é capturado pela Akatsuki

A Akatsuki se prepara para selar Isobu.

Quando o selamento está quase completo, Yūkimaru, irritado com a aparente morte de Guren, faz a besta se libertar de suas amarras. O Três-Caudas fica furioso, atacando todos por perto, esmagando Nurari, Kigiri e Kihō no processo. Suas tentativas de ataque contra Yūkimaru, no entanto, não surtem efeito. É somente através do uso da Liberação de Vento: Projétil de Chamas do Óleo de Sapo que a besta é afastada. A tentativa de selamento fica deixada aos membros da Anbu, enquanto o restante dos ninjas de Konoha voltam para casa. Deidara e Tobi da Akatsuki logo encontram esses membros Anbu e os eliminam, capturando em seguida Isobu de dentro do lago e o levando para um dos esconderijos da organização, sendo selado mais tarde dentro da estátua.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Os bijuu

Os jinchūriki restantes se transformam em suas Bestas com Cauda.

Depois de Son Gokū ser selado na Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, Tobi, que tinha a intenção de ir com tudo a partir desse ponto, força Yagura a se transformar completamente no Três-Caudas. As Bestas com Cauda inimigas se preparam para atacar os shinobi, mas são repelidas por um Naruto totalmente transformado. Sem perder tempo em seus ataques, o Três-Caudas se esquiva de Naruto e Kurama usando um ataque rolante e logo em seguida contra-ataca após o Seis-Caudas os imobilizar, mas a tartaruga é parada por Gyūki. Libertando-se das garras do Oito-Caudas, as bestas inimigas se reagrupam e, em seguida, preparam uma Bola da Besta com Cauda colaborativa, a qual se choca contra a de Naruto e Kurama.

Naruto se enconta com os Bijus

Isobu, juntamente com os outros jinchūriki e as Bestas com Cauda se encontram com Naruto.

Quando Naruto entra em um plano mais profundo da consciência das Bestas com Cauda, Isobu (que se lembra de conhecê-lo no anime), se apresenta ao jovem shinobi. Mais tarde, quando Isobu é libertado do receptor de chakra, ele concorda com a crença de Kurama de que Naruto é a pessoa que o Sábio dos Seis Caminhos havia falado para eles há muito tempo, antes de ser novamente selado dentro da Estátua Demoníaca.

Nascimento do Jinchūriki do Dez-Caudas

Artigo principal: Nascimento do Jinchūriki do Dez-Caudas

Bestas Liberadas

Isobu é libertado junto com as outras Bestas com Cauda.

Isobu aparece ao lado das outras Bestas com Cauda, com exceção de Gyūki e Shukaku, quando o Dez-Caudas olha para Naruto. A imagem das Bestas com Cauda, juntamente com uma silhueta do Sábio dos Seis Caminhos, obrigam o Dez-Caudas a evoluir ainda mais. Mais tarde, Naruto, com a ajuda do restante das Forças Aliadas Shinobi, consegue libertar Isobu puxando-o pelo chakra para fora do corpo de Obito, juntamente com as outras bestas.
Bestas com Cauda vs Madara

As Bestas com Cauda atacam Madara.

Quando Madara corre em direção as Bestas com Cauda, tanto Shukaku como Gaara conjuram inúmeras balas de areia e são capazes de conter os movimentos do Uchiha. Usando a oportunidade para atacar, cada uma das Bestas com Cauda desfere um golpe em seu oponente, permitindo uma abertura para que a dupla manipule a areia para usar o seu Selamento do Grande Funeral do Deserto em Camadas, no entanto, Madara consegue escapar da pirâmide de areia com o seu Susanoo. Após Naruto, no Modo Besta com Cauda, prender Madara contra o chão com uma de suas caudas, Isobu e as outras Bestas com Cauda se juntam e fazem o mesmo para aumentar o dano, mas o Uchiha sobrevive aos ataques e se retira para uma distância segura. Depois de recuperar o seu próprio olho Rinnegan direito com um clone de Zetsu Branco, Madara invoca rapidamente a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior a partir do corpo de Obito, e usa o Rinnegan para repelir as Bestas com Cauda. Com as Bestas com Cauda atordoadas, Madara então passa a acorrentá-las e as selá de volta na estátua.

As Bestas reunidas

As Bestas com Cauda se reúnem com Hagoromo e Naruto.

Mais tarde, o chakra que Isobu transferiu para Naruto anteriormente se manifesta dentro do subconsciente dele, junto com as outras Bestas com Cauda para conversarem com o jovem jinchūriki e o espírito de Hagoromo Ōtsutsuki. Lá, todos eles expressam sua crença compartilhada para o Sábio de que Naruto é a criança da profecia.

Ataque de Kaguya Ōtsutsuki

Artigo principal: Ataque de Kaguya Ōtsutsuki

O Dez-Caudas é selado (Anime)

As Bestas com Cauda são libertadas a partir do Dez-Caudas.

Depois das ambições de Madara serem interrompidas por Zetsu Negro, o qual revela ser o manipulador silencioso da história shinobi desde que foi criado pela primeira vez por Kaguya Ōtsutsuki, a entidade negra usa o corpo de Madara como um meio para ressuscitar sua criadora. Durante a batalha contra a princesa, Isobu e as outras Bestas com Cauda continuam a apoiar Naruto, dando-lhe o seus poderes combinados para dominá-la. Em última análise, Kaguya é derrotada por Naruto e Sasuke, que usam o Seis Caminhos — Chibaku Tensei para ejetar todas as Bestas com Cauda de seu e selá-la dentro de uma lua recém-criada dentro de sua própria dimensão.

Chibaku Tensei (Sasuke - Anime)

As Bestas com Cauda são seladas no Chibaku Tensei de Sasuke.

Depois de o espírito de Hagoromo juntamente com o espirito de todos os antigos Kage invocarem tanto as Bestas com Cauda como o Time 7 de volta ao mundo real, as bestas começam a discutir os seus planos para o futuro, uma vez que foram finalmente libertadas e no anime, riem de Kurama quando a mesma não admite que passou a gostar da companhia de Naruto. Sasuke, no entanto, revela suas verdadeiras intenções: remover tantas pessoas quanto possível que possam ficar no caminho de seus planos de liderar o mundo através de uma revolução para acabar com o sistema Shinobi atual, inclusive matando todos os atuais Kage e as Bestas com Cauda. Sasuke então subjuga rapidamente as Bestas com Cauda com seu Rinnegan e selá todas dentro de seu Chibaku Tensei, Naruto os tranquiliza de que ele irá salvá-los mais uma vez. Depois de Naruto ser capaz de derrotar e reformar Sasuke, os dois dissipam o Tsukuyomi Infinito e Sasuke liberta Isobu, juntamente com as outras Bestas com Cauda, a partir de suas prisões.

Habilidades

Artigo principal: Formas Jinchūriki

Isobu destruindo Konoha

O poder destrutivo de Isobu.

Sendo uma das Bestas com Cauda, Isobu é uma das criaturas mais poderosas do Mundo Shinobi e seu poder fora grande o suficiente para Kirigakure estar confiante em querer desencadeá-lo dentro de Konohagakure para destruí-la. No anime, na tentativa de capturá-lo de seu lago ou selá-lo em sua dimensão aparte, a Tartaruga Gigante mostrou ser mais do que um desafio tanto para o Time Guren quanto o Time de Procura a Orochimaru, tendo continuamente repelido ambos os grupos e os dominado com suas investidas, os obrigando a terem de recuar e, em última análise, desistirem de tentar enfrentá-lo.

Proezas Físicas e Chakra

Bola da Besta com Cauda (Isobu)

Isobu criando uma Bola da Besta com Cauda.

Como uma Besta com Cauda, Isobu detêm uma enorme quantidade de chakra, o qual ele pode transferir para os outros além de poder criar a Bola da Besta com Cauda. Devido ser feito de puro chakra, Isobu não pode ser realmente morto, como se ele ou os seus jinchūriki morrem, seu chakra voltará a reunir-se com o tempo.[13] Entretanto, como seus irmãos, devido a natureza de sua origem, Isobu é vulnerável a ser suprimido, dominado ou controlado pelo poderes do Rinnegan, Sharingan (junto a sua forma evoluída) e a Liberação de Madeira respectivamente.[14][15]

Batida da Sombra

Isobu rolando feito uma bola.

Igual as outras Bestas com Cauda, Isobu possui uma grande força bruta, sendo capaz com um único balanço de qualquer uma das suas três caudas perfurantes, atacar seus oponentes e romper a maioria das defesas além de gerar grandes ondas em seu lago.[16] Posteriormente, juntamente com seus irmãos, Isobu conseguiu quebrar e obliterar o humanoide Susanoo reforçado com senjutsu de Madara Uchiha.[17] Apesar de seu grande tamanho, Isobu é enganosamente ágil tanto na superfície quanto embaixo d'água, sendo capaz de percorrer ou nadar em grandes distâncias velozmente. Ele também pode rolar feito uma bola para se mover rapidamente e atacar seus oponentes, fazendo pleno uso das saliências em seu escudo de um modo semelhante ao Tanque da Bala Humana Espinhenta do clã Akimichi.[18] A pele dura de Isobu e sua concha também lhe dão uma defesa adicional, permitindo-lhe resistir a quase todas as formas de ataque. No anime, a única fraqueza conhecida de Isobu é o seu olho; embora sejam tão fortes como a sua pele e concha, como ele não pode endurecer seus olhos, ele mantêm um deles fechado o tempo todo.

Ninjutsu

Entrada da dimensão de Isobu

Entrada da dimensão de Isobu.

No anime, as habilidades Isobu foram muito exploradas e elaboradas. Ele pode criar ondas de choque para repelir ataques e produzir grandes ondas em torno dele, permitindo-lhe subjugar a Liberação de Cristal de Guren várias vezes ao longo de sua batalha. Quando Isobu come alguma coisa, milhares de versões em miniatura de si atacam o que foi comido dentro de seu estômago, provavelmente para acelerar o processo de digestão. Também foi mostrado que ele é capaz de materializar uma entrada para uma dimensão separada em que ele pode esconder a sua presença, até que ele fique pronto para voltar para onde quer que ele escolha.[19]

Transformação da Natureza

Bola de Água de Isobu

Isobu disparando duas esferas de água.

Sendo uma tartaruga, Isobu tem uma afinidade com a Liberação de Água, podendo transferi-lo para o seu jinchūriki.[20][21] No anime, ele mostrou poder disparar poderosas explosões de água que são capazes de destruir todo um lado de um penhasco bem como pode controlar a água pré-existente ao seu redor para lançá-la abaixo de seu oponente e jogá-lo no ar. Isobu também poder gerar, através de seu casco, uma grande quantidade de névoa capaz de encobrir uma extensão região.

Outras Habilidades

Isobu tem a capacidade de criar coral que geralmente usa para imobilizar os alvos que toca, sendo que essa habilidade também pode ser transferida para seu hospedeiro.[22] No anime, ele mostrou a capacidade de produzir uma ilusão dentro da névoa que libera que é capaz de explorar as inseguranças da vítima, forçando a vítima a enfrentá-las.[23]

Curiosidades

  • 'Isobu' (磯撫) significa literalmente 'pancada de praia', e também é uma adaptação do nome do yōkai do mar Isonade (磯撫で). O Isonade tinha uma cauda enganchada, similar ao bastão de Yagura.
  • Como Rin morreu sem ter Isobu extraído de seu corpo, Isobu é a primeira Besta com Cauda conhecida que "morreu" e foi revivida.
  • No arco Aparição do Três-Caudas, a captura de Isobu ocorreu muito mais tarde do que no mangá, mas foi realizada da mesma maneira.

Referências

  1. Terceiro Databook, páginas 198-199
  2. Quarto Databook, páginas 148-151
  3. 3,0 3,1 Naruto capítulo 572, páginas 10-11
  4. Naruto capítulo 467, páginas 15-16
  5. Naruto capítulo 510, páginas 11-12
  6. Naruto Shippūden episódio 462
  7. Naruto: Shippūden episódio 464
  8. Terceiro Databook, página 183
  9. Naruto capítulo 629, páginas 14-16
  11. Naruto capítulo 507, páginas 12-15
  12. Naruto: Shippūden episódio 100
  13. Naruto capítulo 503, páginas 14-17
  14. Naruto, capítulo 597, página 10
  15. Naruto, capítulo 609, página 2
  16. Naruto: Shippūden episódio 99
  17. Naruto capítulo 658, páginas 13-15
  19. Naruto: Shippūden episódio 108
  20. Naruto capítulo 317, páginas 1-4
  22. Quarto Databook, página 319
  23. Naruto: Shippūden episódio 100

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Isobu