Wikia

Wiki Naruto

Iruka Umino

Discussão2
4 637 pages em
Este wiki
Iruka Umino [1][2]

Iruka Umino

Iruka Full

Informações
Estréia (Mangá): Capítulo 1
Estréia (Anime): Episódio 1
Estréia (Filme): Naruto o Filme: Conflitos Ninjas no País da Neve
Estréia (OVA): Naruto Shippūden: UNSG anime cutscenes
Estréia (Game): Naruto: Clash of Ninja
Aparece em: Anime, Mangá, Game e Filme
Seiyū: Toshihiko Seki
Taisuke Yamamoto (Criança)
Wataru Takagi (Ninja de Ame)
Dublador Brasileiro: Silvio Giraldi
Kanji: うみのイルカ
Rōmaji: Umino Iruka
Sexo: Símbolo Masculino Masculino
Aniversário: 26 de Maio
Altura: Parte I: 178 cm
Parte II: 178 cm
Peso: Parte I: 66,2 kg
Parte II: 66,2 kg
Idade: Parte I: 22-23
Parte II: 26
Tipo Sanguíneo: O
Família: Pai de Iruka (Pai)
Mãe de Iruka (Mãe)
Afiliação: Símbolo Konohagakure Konohagakure
Ocupação: Professor da Academia
Rank Ninja: Parte I: Símbolo Chunin Chūnin
Parte II: Símbolo Chunin Chūnin
Registro Ninja: 011850
Graduação (Genin): Símbolo Genin 11
Graduação (Chūnin): Símbolo Chunin 16

Iruka Umino (うみのイルカ, Umino Iruka) é um shinobi de nível chūnin de Konohagakure que atua principalmente como um instrutor na Academia.

Personalidade Editar

Iruka é descrito como sendo  de grande coração e de coração mole. Isso geralmente é visto através de seus métodos de ensino, muitas vezes dando um olhar atento sobre os seus alunos à medida que progridem. Isso, entretanto, não significa que ele é ingênuo, já que ele pode ser severo quando a situação pede por isso na maioria das vezes visto quando ele grita com seus alunos, a fim de conseguir que eles lhe obedeçam. Apesar da tragédia de perder seus pais em uma idade jovem, Iruka permaneceu um indivíduo determinado e de temperamento forte com uma grande disposição. Isto é visto a partir de sua falta de hostilidade contra Naruto Uzumaki, que foi muitas vezes vítima da raiva equivocada pela Kyūbi, que foi selada dentro do Naruto.

Como uma criança que cresceu sem seus pais, Iruka começou a fazer palhaçadas na Academia a fim de obter o reconhecimento de outras pessoas que caso contrário não o notariam ou olhariam para ele com pena por ser um órfão. Isto permitiu-lhe também ver alguns desses sinais e entender o que eles queriam dizer quando exibidos por Naruto. Devido a natureza carinhosa e compassiva de Iruka, Naruto vê ele como um mentor e Iruka, por sua vez, vê Naruto como um irmão mais novo. Os dois aproveitam seu prato favorito de ramen no Ramen Ichiraku sempre que Naruto retorna de uma missão, onde Iruka tem a oportunidade de ver como Naruto está se desenvolvendo como um ninja. A recusa inicial de Iruka em permitir que Naruto se graduasse não foi por maldade, mas apenas por um grande carinho e um desejo para que Naruto trabalhe mais e alcance seu próprio potencial.

Ele também tem um grande senso de dever, honra e altruísmo como visto quando ele protegeu Naruto do ataque de Mizuki, sofrendo um ferimento de shuriken em suas costas a fim de protegê-lo. Ele admira muito tanto o Terceiro Hokage que estava lá para ajudá-lo durante o seu período conturbado como uma criança e acredita firmemente na Vontade do Fogo da aldeia. Como resultado, ele considera as crianças da aldeia como a espinha dorsal de Konoha — até mesmo estando disposto a sacrificar a própria vida para garantir a sua segurança.

Aparência Editar

Iruka jovem

Iruka quando criança.

Iruka é um homem de estatura média. Ele tem cabelo preto (castanho no anime) que ele mantém em um rabo de cavalo, olhos escuros e uma cicatriz que atravessa a ponte de seu nariz — que ele tem desde a sua juventude. Ele usa o uniforme padrão de Konoha completo com o protetor de testa, sandálias e colete. Suas mangas também são enroladas cerca de ¼ acima. Quando criança, ele usava uma roupa simples, juntamente com malha de armadura debaixo dela.

História Editar

Passado Editar

Iruka e sua Mãe

Iruka com sua mãe durante o ataque da Kyūbi em Konoha.

Os pais de Iruka foram mortos no Ataque da Kyūbi em Konoha doze anos antes do início da série. Inicialmente, um jovem Iruka estava presente no campo de batalha, e queria ficar, a fim de proteger sua mãe. Seu pai declarou que era dever dos pais manter seus filhos seguros de danos. Ele foi forçadamente removido do campo de batalha por um shinobi desconhecido.[3]

Como sua família faleceu, Iruka não tinha ninguém para lhe dar atenção. Iruka posteriormente se tornou um brincalhão, tentando ganhar a atenção para afastar a solidão.[4] Ele iria gastar seu tempo no monumento onde os nomes de seus pais foram gravados, e, em seus momentos mais sombrios seria animado pelo Terceiro Hokage.[5] Mizuki foi um amigo de infância de Iruka após o Ataque da Kyūbi, e geralmente fazia ele se sentir melhor. No anime, notou-se que devido as outras pessoas darem mais atenção para Iruka do que para Mizuki, a bondade de Mizuki para com Iruka revelou-se ser um ato apenas para ganhar a aprovação do Hokage, o tempo todo fazendo Iruka discretamente miserável.

Iruka decide ser professor

Iruka decidindo se tornar um instrutor da Academia.

No anime, foi revelado que Iruka se tornou um professor, porque ele queria passar a Vontade do Fogo para a próxima geração desta maneira, inspirado pela sabedoria do Terceiro Hokage. Quando Naruto tornou-se seu aluno, ele achou estranho lidar com a pessoa que contém o próprio monstro responsável pela morte de seus pais. Ele tentou dizer ao Terceiro Hokage que ele não poderia ensinar Naruto, embora ele tenha sido desiludido pela noção de Kakashi Hatake. Mais tarde, Naruto entrou na mata para roubar itens de cadáveres. Iruka o perseguiu e o protegeu de espiãs que estavam atacando Naruto, eventualmente apoiado por Kakashi. Após salvar Naruto e trazer de volta o documento anexado ao artefato que o último recuperou, ele agradeceu o Terceiro por atribuir Naruto a ele. Assim, ele resolveu ser franco e lidar com Naruto estritamente em sala de aula a partir de então, a fim de treiná-lo para se tornar um bom shinobi.[6]

Parte I Editar

Introdução Editar

Iruka protege o Naruto

Iruka protege Naruto.

Quando Naruto conseguiu escapar dos outros ninjas depois de profanar o Monumento Hokage com pichações, Iruka capturou seu aluno e o repreendeu por não se concentrar nos próximos exames de graduação. Enquanto Naruto deveria se transformar em Iruka, em vez disso ele se transformou em uma garota nua, com Iruka sofrendo um sangramento nasal maciço antes de repreender Naruto. Iruka então puniu Naruto ordenando-o que limpasse o Monumento Hokage, mas, em seguida, convidou-o para o Ramen Ichiraku, onde ele soube do desejo de Naruto de ser Hokage.

No dia seguinte, quando Naruto falhou em criar pelo menos um clone, Iruka o reprovou, apesar da falsa reconsideração simpática de Mizuki. Quando Mizuki enganou Naruto para roubar o Pergaminho dos Selos, Iruka rastreou Naruto antes de ser atingido por uma rajada de kunai e percebeu que o garoto foi enganado. Iruka, em seguida, protegeu Naruto da fūma shuriken de Mizuki após Naruto descobrir que ele é o jinchūriki da Kyūbi. No entanto, Naruto, em seguida, fugiu apesar dos apelos de Iruka. Com a intenção de proteger Naruto, independentemente de ele saber a verdade, Iruka insistiu que ele nunca odiou Naruto e o viu apenas como um ninja de sua aldeia. Presenciando Naruto criar uma grande quantidade de clones avançados após ser estimulado por sua fé nele, Iruka permitiu que Naruto se graduasse na Academia, dando-lhe o seu próprio protetor de testa.

Exame Chūnin Editar

Quando o Time 7 é colocado no Exame Chūnin, Iruka expressaram preocupação e, como tal, no anime, ele testou pessoalmente cada membro individualmente para ver se eles estavam prontos, disfarçando-se como um ninja de Amegakure. Uma vez que eles passaram a segunda fase do exame, ele agiu como um mensageiro que lhes concedeu o acesso às preliminares.

Invasão de Konoha Editar

Durante a invasão de Konoha, Iruka escoltou seus alunos para a segurança nos abrigos atrás do Monumento Hokage, prometendo que ele e os outros instrutores iria protegê-los, "mesmo à custa de nossas vidas". Ele compartilhou olhares de preocupação com Konohamaru quando a representação de Hiruzen rachou, mais tarde confortando Konohamaru durante o funeral do Terceiro Hokage.

Busca Por Tsunade Editar

Iruka encontrou Naruto no seu favorito Ramen Ichiraku para ouvir Naruto falar sobre sua aventura e, posteriormente, explicou a Naruto que eles têm que fazer muitas missões para mostrar às outras aldeias que eles ainda eram fortes, mesmo que sua força tenha sido cortada pela metade.

Mizuki Contra-Ataca Editar

Iruka lutando contra Mizuki

Iruka lutando contra um Mizuki transformado.

Na sequência da invasão, Iruka foi obrigado a suspender os seus deveres de ensino, a fim de ir em missões e preencher o vazio de pessoal. No anime, ele foi auxiliado por Pakkun para encontrar Mizuki e ir atrás de Naruto e Tonton. Quando Iruka aparece, eles enviam Tonton de volta para a aldeia e Pakkun conduz Naruto e Iruka para Shizune. Shizune conduziu-os na perseguição à Mizuki, e eles logo caem em uma armadilha. Iruka então revelou que Shizune não é a Shizune mas o próprio Mizuki. Enquanto Naruto luta contra Fūjin e Raijin, Iruka enfrenta Mizuki. Iruka queria trazer o "velho" Mizuki de volta, mas Mizuki revelou que ele só era bom para Iruka, porque ele é o favorito do Terceiro Hokage. Mizuki levou Iruka para um edifício usado para testar os instrutores da Academia e eles lutaram lá. Depois disso, Naruto e Pakkun encontraram-se com Iruka e eles foram até a namorada de Mizuki, Tsubaki. Tsubaki os ajudou a alcançar Mizuki, mas já era tarde demais. Mizuki tinha bebido a fórmula e tornou-se mais forte e monstruoso. Eles lutaram novamente, com Mizuki tendo uma vantagem. Iruka veio com um plano para prender Mizuki, dando a Naruto uma chance de usar Rasengan em Mizuki.

Arma Final Editar

Mais tarde, ele encontrou tempo no final da Parte I para ver Naruto antes dele deixar a vila para treinar com Jiraiya.

Parte II Editar

Resgate do Kazekage Editar

Iruka se encontrou com Naruto, quando ele voltou dois anos e meio depois, e o animou depois que ele descobriu que todos os seus amigos tinham avançado na classificação durante sua ausência.

Invasão de Pain Editar

Iruka conforta Naruto

Iruka confortando Naruto após a morte de Jiraiya.

Após Jiraiya ser assassinado, Iruka confortou Naruto e disse que Jiraiya sempre seria orgulhoso dele. Ele prosseguiu dizendo a Naruto que Jiraiya sempre se vangloriava sobre ele, e havia mencionado várias vezes que ele pensava em Naruto como um neto. Iruka também lembrou que ele era agora o único a exercer o legado de Jiraiya. Durante o ataque de Pain em Konoha, Iruka foi encontrado por um dos corpos de Pain enquanto ajudava um ninja ferido. Ele se recusou a dizer a Pain onde Naruto estava, e quase foi morto. Kakashi interveio, no entanto, permitindo que Iruka tivesse uma chance de levar o ninja para o hospital para mais tarde se juntar a um esquadrão de ninjas de Konoha para ajudar a repelir a invasão.

Na sequência do ataque de Pain, Iruka foi visto pela última vez, aparentemente ferido, mas vivo, tendo sido protegido por uma das divisões da Katsuyu. Após Pain ressuscitar todos que ele havia matado, Iruka foi visto de pé junto com o resto dos aldeões. Ele se lembrou dos dias em que Naruto estava na Academia, e comparou-o ao presente enquanto assistia Naruto sendo aplaudido por toda a aldeia. Após estas memórias, um sorriso orgulhoso se abriu em seu rosto.

Histórias de Konoha Editar

No anime, Iruka foi visto mais tarde reunindo-se com seus colegas professores Suzume e Daikoku Funeno, fazendo os preparativos para recuperar os itens para a classe. Ele vê a Academia e se lembra de como ele primeiramente se tornou professor de Naruto.

Guerra Mundial Shinobi Editar

Kekkai de Iruka

Iruka tenta impedir Naruto de sair.

Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Naruto e Killer B, como os últimos dois jinchūriki, foram confinados em uma ilha para mantê-los longe das garras da Akatsuki, (Naruto não tendo conhecimento disto, e da guerra). Depois que Naruto começou a ficar desconfiado e tentou sair, um punhado de shinobi tentou pará-lo e convencê-lo a voltar para dentro. Iruka estava entre eles, e ele convenceu Shibi Aburame a deixá-lo falar com Naruto. Iruka tentou enganar Naruto fazendo-o acreditar que ele recebeu uma segunda missão na ilha. No entanto, Naruto decidiu ir para fora de qualquer maneira e usou o Modo Sennin para passar pelos guardas, no processo, perdendo seu protetor de testa. Antes que ele pudesse sair, no entanto, ele foi preso pelo Kagemane no Jutsu de um membro do clã Nara, mas não antes dele sentir a guerra que estava sendo travada lá fora.

Com Naruto exigindo a verdade, Iruka revelou que havia um guerra feroz, a fim de protegê-lo, e tentou convencê-lo a não intervir e arriscar ser capturado. Quando Naruto declarou que iria acabar com a guerra por conta própria, Iruka disse que Naruto era como um irmão mais novo para ele, e ele não seria capaz de suportar se Naruto fosse capturado. Naruto afirmou que Iruka foi o primeiro que o reconheceu e lhe deu seu protetor de testa e perguntou-lhe por que ele duvidava de sua força agora.

A Promessa de B

Iruka bate os punhos com B.

Olhando para baixo, para o protetor de testa caído de Naruto, Iruka decidiu entregá-lo de volta a ele, apenas para erguer uma barreira para prender Naruto. Naruto, porém, entrou em seu Modo de Chakra da Nove Caudas e facilmente rompeu a barreira e resistiu a todas as tentativas de dominá-lo, antes de fazer seu caminho para o campo de batalha. Em seu caminho, Naruto encontrou um bilhete em seu protetor de testa, de Iruka, dizendo-lhe para voltar vivo. Quando Killer B chegou, Iruka lhe disse para proteger Naruto e eles bateram os punhos. O Hachibi disse que ele não poderia ficar de olho em Naruto, mas B disse que ninguém podia, e disse a Iruka que ele estava no coração de Naruto e tudo o que ele ensinou ainda estava lá dentro, até hoje.

Habilidades Editar

Como instrutor chefe da Academia, ele é claramente proficiente em todas as formas de habilidades básicas ninja. Ele tem alguma habilidade em Ninjutsu de Barreira, uma vez que ele é visto criando uma barreira em uma tentativa de conter Naruto. Iruka também é muito perspicaz, já que ele é capaz de avaliar as situações cuidadosa e rapidamente, enquanto sob ameaça.

No anime, as habilidades de Iruka foram expandidas e foi mostrado que ele tinha algum conhecimento de genjutsu, como demonstrado quando ele atuou como um ninja de Amegakure inimigo para testar Sakura,[7] e ele também viu através do genjutsu de Mizuki.[8] Durante o arco Mizuki Contra-Ataca, Iruka também mostrou alguma habilidade em taijutsu, ao manter-se de igual para igual com o agora melhorado Mizuki em seus ataques. Iruka também foi mostrado usando o Fūbaku Hōjin, que consiste em fixar um conjunto de selos explosivos e, uma vez que o alvo entre na área, os selos explodem se o alvo se mover.[9]

Além disso, no anime, Iruka exibiu o que parece ser uma habilidade de ecolocalização onde ele pode obter uma imagem de sonar dos arredores de sua área, talvez brincando com o significado do seu nome, "golfinho".[8]

Estatísticas Editar

Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Primeiro 3.0 3.0 2.5 4.0 2.5 2.5 3.0 3.5 24.0
Segundo 3.5 3.5 2.5 4.5 2.5 2.5 3.0 4.0 26.0
Terceiro 3.5 3.5 2.5 4.5 2.5 2.5 3.0 4.0 26.0

Video Games Editar

Iruka Umino é um personagem jogável nos seguintes jogos:

Nome do Jogo

Lançamento Japônes Lançamento Inglês
Naruto Shippūden: Ninja Destiny 2 24 de Abril de 2008 15 de Setembro de 2009 
Naruto Shippūden: Ninja Destiny 3 28 de Abril de 2009
Naruto: Clash of Ninja 11 de Abril de 2003 07 de Março de 2006 
Naruto: Clash of Ninja 2 04 de Dezembro de 2003 24 de Novembro de 2006 
Naruto: Gekitō Ninja Taisen! 3 20 de Novembro de 2004
Naruto: Gekitō Ninja Taisen! 4 21 de Novembro de 2005
Naruto: Path of the Ninja 2 13 de Julho de 2006 14 de Outubro de 2008 
Naruto: Shinobi no Sato no Jintori Kassen 18 de Abril de 2013 26 de Junho de 2003
Naruto: Ultimate Ninja 2 30 de Setembro de 2004 12 de Junho de 2007

Curiosidades Editar

  • Apesar de ter feito poucas aparições mais tarde na série, ele terminou entre os cinco primeiros em todas as pesquisas até a pesquisa mais recente.
  • Iruka foi um dos cinco personagens que estiveram no Top Dez de todas as Pesquisas de Popularidade dos Pesonagens.
  • No primeiro databook, a idade de Iruka foi dada como 25. No segundo, ela foi listada como 23.
  • O nome "Umino Iruka", quando separado como "umi no iruka", significa "golfinho do mar".
  • De acordo com o(s) databook(s):
    • O hobby de Iruka é ir para as fontes termais.
    • A comida favorita de Iruka é ramen do Ramen Ichiraku, enquanto que sua menos favorita é mazegohan (混ぜ御飯, arroz misturado); um tipo de takikomi gohan, mas com os ingredientes adicionados em várias etapas durante o cozimento.
    • Iruka deseja lutar contra Kurama[10] e seus alunos.[2]
    • Iruka completou 573 missões oficiais no total: 288 rank-D, 183 rank-C, 90 rank-B, 12 rank-A, 0 rank-S.
    • A palavra favorita de Iruka é "Confie" (信頼, Shinrai).

Referências Editar

  1. Segundo Databook, páginas 54-55
  2. 2,0 2,1 Terceiro Databook, página 49
  3. Naruto capítulo 503, páginas 6-8
  4. Naruto capítulo 1, página 35
  5. Naruto capítulo 139, páginas 8-10
  6. Naruto Shippūden episódio 177
  7. Naruto episódio 21
  8. 8,0 8,1 Naruto episódio 145
  9. Naruto episódio 147
  10. Primeiro Databook, página 27

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória