Fandom

Wiki Naruto

Hiruzen Sarutobi

10 142páginas
na wiki
Adicione uma página
Discussão3 Compartilhar

Hiruzen Sarutobi (猿飛ヒルゼン, Sarutobi Hiruzen) foi o Terceiro Hokage (三代目火影, Sandaime Hokage, Literalmente significa "Terceira Sombra do Fogo") de Konohagakure. Sendo um discípulo do Hokage anterior da vila, Hiruzen era um ninja poderoso, aclamado como o Deus Shinobi (忍の神, Shinobi no Kami, "O Shinobi Supremo"). Embora ele seja originalmente o professor dos Sannin, várias gerações de ninjas de Konoha se beneficiaram de sua sabedoria durante sua vida.

Personalidade

Devido à longa vida que ele viveu, Hiruzen serviu como uma fonte de sabedoria por grande parte da série (E por muitos shinobi de sua vila), passando seus conhecimentos para a próxima geração. Como Hokage, ele também tinha o hábito de tentar terminar as coisas de forma pacífica, e fazia o que podia para evitar o derramamento de sangue entre os seus aliados e seus inimigos. No início da série, Hiruzen era uma das poucas pessoas que viam Naruto mais do que o recipiente de Kurama, e, como tal, ele se tornou alguém que Naruto realmente admirava, até mesmo pensando em Hiruzen como um avô.

De acordo com Kakashi Hatake, Hiruzen amava seus alunos profundamente, inclusive Orochimaru, não importando o quão baixo ele tenha caído.[8] Este ideal decorre de sua crença de que a próxima geração de Konoha é um recurso precioso que deve ser protegido. No entanto, foi a mesma crença que forçou Hiruzen a permitir que Orochimaru escapasse depois de descobrir suas experiências em replicar o DNA de Hashirama ao custo de muitas vidas, permitindo assim que, sem saber, seu ex-aluno cometesse ainda mais tragédias. Hiruzen nota que ele é muito compassivo e empenhado como pessoa, deixando as tarefas mais dissimuladas, mas sendo necessário, para Danzō, embora, eventualmente, ele perca a confiança nele depois que ele liderou o Massacre do Clã Uchiha. Por isto, ele admite que ele acreditava que ele havia falhado em levar adiante a missão de trazer estabilidade para a aldeia, que ele havia prometido ao Segundo Hokage.[9]

Hiruzen também era um pouco pervertido, como ele gostava de passar grande parte de seu tempo livre conversando com meninas, o que era o seu passatempo favorito,[1] e quando Jiraiya ainda era seu aluno, ele se ofereceu para ajudar Jiraiya a testar sua técnica que permitiria ao usuário espionar mulheres nuas sem ser percebido. Com até mesmo Jiraiya, neste caso, observando as qualidades pervertidas de seu sensei. Ele também foi vítima da Técnica Sensual de Naruto em mais de uma ocasião, desmaiando depois de vê-la.

Hiruzen também é mostrado ter um senso de humor, mesmo durante situações mortais. Quando Orochimaru lhe disse para parar de brincar, uma vez que eles não estavam na Academia, Hiruzen responde que dependendo da qualidade da técnica de Orochimaru, ele poderia mandá-lo de volta para a Academia.

Aparência

Hiruzen jovem.png

Hiruzen na idade adulta como Hokage.

Hiruzen era um homem de pele clara de estatura abaixo da média, com cabelo cinza e espetado. Durante o período em que ele treinava os Sannin, ele tinha um pequeno cavanhaque. Em sua juventude, ele tinha o cabelo castanho escuro e uma pele bronzeada. Ele também tinha inicialmente uma única linha que descia verticalmente nos cantos externos de cada olho, que se estenderam para baixo de seu rosto quando ele envelheceu, chegando até as suas bochechas. Quando velho, a idade não mudou muito a sua aparência geral. Suas únicas mudanças foram leves; tendo bochechas mais profundas, algumas rugas, uma verruga perto de sua narina esquerda e algumas expressões hepáticas.

Antes de se tornar Hokage, ele usava um peitoral de aço cinza com protetores de ombro e braços também cinza, além de usar protetores que cobriam suas pernas, uma bolsa amarrada a parte inferior das costas com ataduras, um protetor de testa padrão e um coldre de kunai em sua coxa direita. Mais tarde, durante o seu reinado como Hokage, Hiruzen passou a usar o uniforme oficial — que consistia em um chapéu habitual e haori, juntamente com um quimono completamente vermelho que era amarrado com uma faixa branca. Com a idade, ele também passou a ter o habito de fumar um cachimbo. Ele também ocasionalmente usava uma camisa laranja, com o kanji para fogo (火, hi) em suas costas. Seu traje de combate consistia em um macacão preto, que contava com segmentos de malha sobre as porções inferiores de seus membros e uma manopla cinza que cobria seu punho direito, antebraço e cotovelo. Ele também usava um capuz blindado com um protetor de testa de Konoha sobre ele, que contava com duas longas tiras.[10] O kanji para "Terceiro Hokage" era inscrito em uma peça adicional de metal na parte de trás de sua roupa, embora no momento do ataque de Kurama quando ele se aposentou do cargo, ele tinha apenas o kanji para "fogo" (火, hi).[11] Ele também tinha dois coldres de shuriken amarrados em ambos os lados das costas. Quando criança, Hiruzen foi visto usando um quimono curto azul-claro que era amarrado com uma faixa laranja, com o símbolo de Konoha em suas costas.[12][13]

História

Passado

Hiruzenjovem.png

Hiruzen quando era jovem.

Nascido no clã Sarutobi e sendo filho de Sasuke, Hiruzen foi um prodígio que realmente se destacou por seus talentos. Ele e seus ex-companheiros de equipe, Homura Mitokado e Koharu Utatane, eram estudantes de Tobirama Senju, o Segundo Hokage. Ele também foi treinado por Hashirama Senju, o Primeiro Hokage. Embora ele fosse um amigo de Danzō Shimura durante sua infância, Danzō desenvolveu uma rivalidade unilateral com Hiruzen, que sempre conseguiu ficar um passo à frente dele. Durante a Primeira Guerra Mundial Shinobi, o Time Tobirama junto com Danzō, Kagami Uchiha e Torifu Akimichi são perseguidos por ninjas de Kumogakure. Sabendo que um deles teria que ser um chamariz e se sacrificar para que os outros pudessem escapar, Hiruzen se oferece. No entanto, Tobirama decide ser o chamariz ele mesmo, nomeando Hiruzen como seu sucessor, intensificando a rivalidade entre seu aluno e Danzō. Mais tarde em sua vida, ele se casou com Biwako e se tornou pai de pelo menos duas crianças, com uma delas sendo Asuma Sarutobi e a outra ainda não sendo revelada. Seus filhos, mais tarde, o tornam avô de pelo menos, dois netos: Konohamaru Sarutobi e Mirai Sarutobi.

Time Hiruzen2.PNG

Hiruzen com sua equipe.

Antes da Segunda Guerra Mundial Shinobi, Hiruzen se tornou o professor de Jiraiya, Orochimaru e Tsunade.[14] No anime, outro de seus alunos foi Kosuke Maruboshi, ao qual ele ensinou algumas de suas técnicas pessoais.[15] Quando Jiraiya começa a relaxar em seu treinamento, Hiruzen tenta motivá-lo, mostrando as suas habilidades pessoais ao usar o Kuchiyose no Jutsu e invocar Enma. Espantado com a invocação de Hiruzen, Jiraiya fica realmente inspirado a se esforçar mais, levando o jovem ninja a aprender senjutsu.[16] Observando o talento natural de Orochimaru, Hiruzen passa a vê-lo como um gênio que aparece uma vez a cada geração.[17] Ele também vê a dor emocional que Orochimaru passa depois de perder seus pais. No entanto, ao explicar a ele o significado simbólico de uma cobra branca que o menino encontra junto ao túmulo de seus pais, Hiruzen inconscientemente faz seu aluno trilhar uma estrada escura, durante a tentativa de guiá-lo.[18] Depois de servir como Hokage por muitos anos, Hiruzen começa a procurar por um sucessor para o título. Apesar de ele desejar dar a posição para Orochimaru, ele nota que Orochimaru só está interessado no poder que o cargo oferece e,[17][19] inicialmente, ele escolhe Jiraiya.[20] No final da Terceira Guerra Mundial Shinobi, Hiruzen procura acabar com o derramamento de sangue e formar um tratado de paz com Iwagakure. Danzō fica enojado com essa ideia, já que vários shinobi de Konoha morrem para vencerem esta guerra. Decidindo assumir a responsabilidade pessoal por essas perdas, apesar de muitos em Konoha não gostarem da ideia, Hiruzen decide deixar o cargo de Hokage.[21] No fim, Hiruzen nomeia o aluno de Jiraiya, Minato Namikaze, como seu sucessor.[22]

Grupo de Hiruzen vs Kurama.png

Hiruzen e um grupo de shinobi se preparam para enfrentarem o Nove-Caudas.

Após o fim da Terceira Guerra Mundial Shinobi, Hiruzen, sabendo do perigo de Kurama se soltar durante o parto de sua jinchūriki atual, Kushina Uzumaki, atribuí a Biwako e a alguns Anbu, para a segurança, para supervisionarem o processo de nascimento em um local seguro nos arredores da aldeia. No anime, ele também sugere a Minato fazer seu aluno, Kakashi Hatake, a atuar como um guarda-costas pessoal de Kushina durante sua gravidez. No entanto, após Kushina dar à luz, um homem mascarado encontra o local e mata todos os seguranças e a parteira antes de liberar Kurama para destruir Konoha. Preparando-se rapidamente para defender a sua aldeia, Hiruzen é abordado por Danzō, que insiste que os Uchiha e o poder de seus Sharingan não devem serem usados contra a raposa demônio, já que há grande possibilidade de outro como Madara Uchiha tentar assumir o controle do poder da raposa para seu próprio ganho. Relutante, Hiruzen concorda e diz para Danzō que ele deve mandar os Uchiha agirem puramente na defesa dos aldeões.[23] Sem saber como Kurama se soltou, Hiruzen, no entanto, lidera vários ninjas para subjugar a Nove Caudas antes de Minato chegar e se teletransportar junto com a besta para longe da aldeia. Hiruzen logo chega ao local quando Minato decide selar Kurama em seu próprio filho e percebe que Minato pretende usar o Selo Consumidor do Demônio Morto para isso. Desejando intervir, Hiruzen se vê incapaz, já que Kushina ergue uma barreira.[24] Forçado a ficar fora da barreira, Hiruzen assiste com horror quando o Quarto Hokage e sua esposa sacrificam suas vidas para salvarem seu filho do ataque final de Kurama. Com a raposa demônio selada dentro da criança, Minato morto, e Kushina morrendo, a barreira se dispersa e Hiruzen rapidamente corre para o lado de seus aliados, pegando cuidadosamente o recém-nascido. Kushina diz para Hiruzen que o nome do bebê deve ser Naruto e implora para Hiruzen cuidar dele, para o qual Hiruzen promete firmemente, logo após, Kushina finalmente morre.[25]

Naruto e Hiruzen comendo juntos.png

Naruto e Hiruzen comendo peixe juntos.

Com Minato morto, Hiruzen assume o papel de Hokage, mais uma vez e, decido em proteger a criança órfã, ele decide dar o sobrenome de sua mãe para esconder sua relação com o Relâmpago Amarelo.[26] Com isso, Hiruzen também aprova uma lei na aldeia onde ninguém deve falar da besta selada dentro do jovem, na esperança do último desejo de Minato em seu filho ser visto como um herói ser honrado, mas as pessoas que viveram em primeira mão a devastação que a Nove Caudas causou foram incapazes de fazer isso. E, apesar da lei de Hiruzen ser obedecida — com aqueles que não há respeitavam sendo severamente punidos — os filhos dos aldeões, também passaram a temer e a não gostarem de Naruto, simplesmente porque seus pais o faziam.[27] Certo dia, Hiruzen encontra-se com Naruto próximo a um lago onde ele estava comendo peixe, então ele se apresenta como um velho que estava andando por ali. Ao ver que Hiruzen estava com fome, Naruto lhe oferece um peixe, então eles comem juntos enquanto ele conta histórias.[28]

Algum tempo depois de retomar o seu posto, Hiruzen começa a investigar uma série de desaparecimentos em Konoha, desde crianças até adultos Anbu. Uma noite, no anime, Hiruzen pega Kakashi tentando entrar na Residência do Hokage para encontrar os registros do Liberação de Madeira do Primeiro Hokage. Apesar da invasão, o Terceiro Hokage mostra os registros para Kakashi e explica que no passado eles tentaram recriar a Liberação de Madeira, mas ele terminou em fracasso e com a morte das cobaias, em última análise, deixando a pesquisa de lado e considerando-a como proibida, além de expressar seu pesar no fracasso, como ele acredita que ela poderia ter ajudado a salvar muitas vidas durante o ataque recente da Nove Caudas. Ainda confiando em Kakashi, Hiruzen também informa sobre a investigação de pessoas desaparecidas, observando sua suspeita de que alguém está retomando a pesquisa sobre a Liberação de Madeira. Kakashi, que havia começado a se ressentir com relação a Hiruzen por não deixá-lo tomar parte na luta contra a Kyūbi e, possivelmente, salvar seu falecido sensei Minato, recupera a confiança em Hiruzen e revela que Danzō planeja assassinar o Terceiro. No dia seguinte, Kakashi se disfarça de Hiruzen para atrair os assassinos, enquanto Hiruzen se revela diante de um Danzō chocado. Quando Danzō percebe que estava encurralado, Hiruzen perdoa seu amigo de infância, optando por ignorar o atentado com a promessa de que Danzō irá dedicar sua vida a proteger a vila. Mais tarde naquela noite, Hiruzen pede para Kakashi trabalhar como seu braço direito assim como ele fez com Minato, o qual ele concorda e revela para Hiruzen sobre um menino da Raiz que tem a habilidade de usar a Liberação de Madeira, para o qual Hiruzen já tinha as suas suspeitas e promete investigar isso.[29]

Mais tarde, descobre-se que Orochimaru é quem estava por trás dos sequestros, tendo utilizado as pessoas que ele raptou como cobaias em sua busca pelo poder absoluto. Quando Hiruzen encontra Orochimaru em seu esconderijo secreto, Orochimaru permite que seu antigo mestre tenha a chance de matá-lo. Em última análise, Hiruzen não consegue fazê-lo, permitindo que Orochimaru fuja.[30] No anime, apesar disso, ele planeja impedir a fuga de Orochimaru com Kakashi. Fazendo o jovem Anbu esperar do lado de fora do covil de Orochimaru, ele rapidamente ataca Orochimaru, segurando-o tempo o suficiente para que uma cobra se aproxime de Orochimaru. Sabendo do amor que Orochimaru têm por cobras, Hiruzen planta um papel explosivo dentro de sua boca, detonando-o uma vez que a cobra alcança o Sannin, ferindo Orochimaru gravemente. Mais tarde, Hiruzen mobiliza todos os membros da Anbu para caçarem Orochimaru na tentativa de capturá-lo.[31] Depois de Orochimaru fugir, não querendo que a aldeia passasse pela vergonha de ser conhecida por ter um de seus melhores ninjas cometendo tais atos contra Konoha, Hiruzen trabalhou muito duro para enterrar esse segredo. Três anos mais tarde, um dos laboratórios abandonados de Orochimaru é descoberto, e ele envia Kakashi para investigá-lo pessoalmente.[32] Após Kakashi retornar, o jovem Anbu relata para Hiruzen que o menino usuário da Liberação de Madeira salvou sua vida, mas também abandonou sua missão, fazendo com que Danzō decida puni-lo por isso. Sabendo o quão extremo Danzō pode ser, Hiruzen usa o envolvimento de Kakashi como uma brecha para interferir nos negócios da Raiz, fazendo Yūgao Uzuki entregar um pedido de convocação para Danzō. Quando Yūgao volta para informar que Danzō aparentemente estava em outro lugar, Hiruzen vai para a sede da Raiz pessoalmente. Ele chega a tempo de salvar Kakashi e o menino usuário da Liberação de Madeira, "Kinoe", do ataque de Danzō em razão de sua invasão e traição, respectivamente. Hiruzen diz para Danzō que Kakashi foi enviado por ele pessoalmente com um pedido de convocação, Danzō diz que não recebeu nenhuma carta e manda seus homens pararem. Hiruzen então volta sua atenção para Kinoe, insistindo para Danzō que a aldeia precisa do poder da Liberação de Madeira para mais do que apenas missões secretas. Em última análise, Danzō concede o pedido de Hiruzen para Kinoe ser transferido para o comando direto do Hokage.[33]

Alguns anos mais tarde, uma potencial aliança é estabelecida entre Konoha e o País da Madeira. Como um sinal de confiança, os dois países decidem negociar pergaminhos secretos. Enquanto Hiruzen começava a fazer os preparativos para a troca, Might Guy se encontra com o Hokage. Temendo que seu querido amigo estava perdendo a sagacidade, Guy pede para Hiruzen colocá-lo na equipe Anbu de Kakashi. Apesar de reconhecer as habilidades de Guy como um ninja, Hiruzen afirma categoricamente que a natureza de Guy não é adequada para estar na Anbu, negando o pedido de Guy. Mais tarde, Hiruzen atribuí a Guy, juntamente com Kosuke Maruboshi e outros dois ninjas para se encontrarem com o Grupo Prajñā para fazerem a troca de pergaminhos. Junto com Danzō, Hiruzen também atribuí a Kakashi e o mais novo recruta do Time Ro, Itachi Uchiha, para observarem a troca de longe e eliminarem os shinobi do País da Madeira caso haja uma traição. Após as duas equipes voltarem para aldeia, com a aliança se revelando uma farsa pelo lado do País da Madeira, Guy se aproxima de Hiruzen novamente sobre seu pedido de admissão na Anbu. Embora concorde que ele não está adequado para essas funções depois de assistir Kakashi e Itachi matarem os ninjas da madeira, ele ressalta que Kakashi não é adequado também.[34] Mais tarde, Kurenai Yūhi e Asuma juntos com Guy, sugerem ao Hokage que Kakashi deva ser um jōnin sensei na esperança de aquecer o seu coração novamente, algo que Hiruzen concorda.[35]

Itachi2 1.png

Itachi pedindo para o Terceiro Hokage proteger Sasuke.

Dois anos depois, Hiruzen e o conselho decidem promover Itachi a capitão Anbu, apesar de ter apenas 13 anos.[36] Mais tarde, Hiruzen descobre sobre o plano do clã Uchiha contra a aldeia e tenta encontrar uma solução pacífica para os dois lados. No entanto, antes de chegar a tal alternativa, Danzō induz Itachi para matar seus parentes.[37] Vendo as ações de Danzō, Hiruzen expressa seu desdém por Danzō instigar Itachi a tomar esse caminho. Não sendo mais capaz de confiar em Danzō, ele retira Danzō de seu lugar no Conselho de Konoha e ordena que a Raiz seja dissolvida.[36] Antes de Itachi deixar a aldeia como um nukenin, o jovem procura o Terceiro e pede para ele proteger seu irmão mais novo e não lhe dizer a verdade, além de agradecer a Hiruzen, Hiruzen agradece Itachi por ajudar a vila a evitar uma guerra civil, apesar de odiar os meios que foram utilizados.[38] Em gratidão pelas ações de Itachi, Hiruzen promete não mudar a fórmula da barreira da vila, para que assim Itachi possa ver seu irmão de longe. Mais tarde, percebendo que colocar um coração bondoso como Itachi na Anbu foi um erro, Hiruzen decide não cometer o mesmo erro novamente e dispensa Kakashi da Anbu e o torna um jōnin sensei, para salvar Kakashi de perder a sua própria bondade.[36] Ele passou a assistir Kakashi testar os novos alunos em potencial para a sua equipe genin, observando com decepção que a escuridão de Kakashi ainda não desapareceu.[35] Mais tarde, em algum momento no anime, Hiruzen atribuí a Yakumo do clã Kurama a aprimorar seu genjutsu sob a orientação de Kurenai Yūhi.[39] No entanto, Kurenai descobre uma personalidade má dentro de Yakumo e Hiruzen, infelizmente, lhe dá a permissão de selar as habilidades de Yakumo para evitar que seu alter ego mate Yakumo ao custo de acabar com o clã Kurama.[40]

Parte I

Prólogo — País das Ondas

Artigo principal: Prólogo — País das Ondas Hiruzen apareceu pela primeira vez na Parte I, quando dois homens relataram a ele que Naruto Uzumaki tinha vandalizado o Monumento Hokage. Ele então foi visto ao lado de Iruka Umino após o teste de graduação dos ninjas da Academia ninja de Konoha, contando a Iruka que precisavam conversar e eles estavam falando depois sobre Naruto. No mangá, quando Naruto tentou roubar o Pergaminho do Primeiro Hokage, Hiruzen encontrou-o e comicamente caiu contra sua Técnica Sensual. Mais tarde, quando Naruto consegue roubar o pergaminho, Hiruzen foi visto instruindo um grande grupo de shinobi para parar e capturar Naruto, observando todo o incidente — incluindo Mizuki revelando suas intenções — a partir de uma bola de cristal.

Embora criticando imagem do Registro ninja de Naruto, no anime ele se tornou o alvo da Técnica Sensual do menino, e sucumbiu aos mencionados. Ele foi, então, sem sucesso "desafiado" por Konohamaru Sarutobi que seguiu Naruto na saída. Ele então assistiu ao confronto entre Naruto e Ebisu, pensando que ele seria muito afetado pela Técnica Sensual, corando no mero pensamento dele.

Ele foi visto com os jōnin de Konoha que em breve seria atribuído o seus times genin. Ele disse para Kakashi Hatake que ele estaria levando o Time 7. Ele e Kakashi, então, visitaram o apartamento de Naruto, apontando algumas coisas como o leite expirado que causou muita dificuldade à Naruto depois de beber. Ele foi então falar com Iruka sobre os métodos de ensino de Kakashi, e mostrando um livro do número de estagiários que Kakashi falhou para Iruka. Iruka só podia olhar em choque após constatação de que nenhum time genin atribuído à Kakashi efetuou uma marca que passasse.

Após Time 7 completa sua missão rank-D, Hiruzen felicita-los em seu sucesso. Porque a missão consistia apenas de encontrar um gato perdido, Naruto reclama que a missão foi muito fácil e exige que sua próxima missão seja mais difícil, para constrangimento de Kakashi. Hiruzen tenta explicar como as missões são atribuídas por nível de habilidade e que, como genin, não se pode esperar para realizar missões mais difíceis ainda. Naruto não cede, então Hiruzen concorda em atribuir-lhes uma missão rank-C: escoltar Tazuna ao País das Ondas.

Exames Chūnin

Artigo principal: Exames Chūnin (Arco) Ele apareceu pela primeira vez neste arco consultando os jōnin sobre sua decisão de registrar seus genin nos próximos Exames Chūnin. Asuma Sarutobi, Kurenai Yūhi, e Kakashi Hatake consideram dignos todos os seus alunos. A partir daí, seguiu-se um argumento ligeiro entre Iruka e Kakashi onde Iruka afirmou que Naruto e seus companheiros não estavam preparados para tal desafio. Kakashi silenciou-o, dizendo que eles não eram mais alunos de Iruka e sim ninjas de Kakashi. Hiruzen foi então enviado para a torre na Floresta da Morte após Anko Mitarashi encontra-lo e ter sido derrotada por Orochimaru. Depois de ouvir a mensagem de Orochimaru para ele, ele tentou aliviar a dor de Anko a partir do Selo Amaldiçoado.

Após a segunda parte do exame, ele é visto felicitando todos os genin que passaram, e explicando a próxima rodada. Em seguida, ele testemunhou as rodadas preliminares das partidas finais, apenas para dizer aos genin avançados sobre o desafio e sua formação. De lá, ele foi visto dando relatório para o conselho que Hayate Gekkō tinha sido morto, e que Orochimaru pode ter sido envolvido. Ele então decidiu continuar o Exame Chūnin normalmente. Mais tarde naquele dia, ele assegurou Anko, que o visitou para se desculpar, que ela não precisa se ​​sentir culpada por voltar viva da Floresta da Morte, após seu encontro com seu antigo mestre. Ele então partiu para um pouco de ar alguns segundos depois a cabeça para o Monumento Hokage, onde deu uma palestra para os alunos da Academia sobre o que realmente significa ser um shinobi. Quando o tempo da terceira parte do exame vem, Hiruzen estava presente em um estádio como um dos juízes. Ele saudou o Quarto Kazekage que realmente foi representado por Orochimaru.

Esmagamento de Konoha

Artigo principal: Esmagamento de Konoha (Arco)

Orochimaru se revela para Hiruzen.PNG

Orochimaru tira seu disfarce de Kazekage.

Quando a invasão em Konoha começou, Hiruzen foi forçado a lutar contra Orochimaru, que se infiltrou na vila e planejou destruir Konoha inteira, podendo matar Hiruzen e raptar Sasuke. Logo após a batalha começar, Orochimaru ressuscita Hashirama e Tobirama, de modo que Hiruzen podia sentir o prazer de lutar contra seus antigos professores.[41] Hiruzen resolveu rapidamente matar seus mestres e usaram uma técnica de fogo muito poderosa que foi facilmente contrariado por uma das paredes de água de Tobirama que se transformou em um ataque que foi parado por um muro de terra de Hiruzen. Hiruzen foi, então, capturado pela Liberação de Madeira de Hashirama. Mesmo após a invocação de Enma libertar Hiruzen da madeira, na sua velhice, era incapaz de derrotar os dois Hokage, além do fato de que todos so danos feitos aos dois Hokages foram regenerados. Ele foi ainda mais inibido pelo seu desejo de não magoar. A presença de Orochimaru também impediu a luta de Hiruzen, como vendo o quão monstruoso seu aluno tesouro havia se tornado partiu seu coração.

Técnica Secreta Proibida - Selo Ceifeiro da Morte!.PNG

Hiruzen lutando para selar a alma de Orochimaru.

Não tendo outra opção, Hiruzen usou uma combinação de clones de sombra e o Selo Consumidor do Demônio Morto para selar as almas de seus antigos professores.[42] Ele lança um adeus sincero aos seus professores, e voltou sua atenção para Orochimaru. Hiruzen tentou selar a alma de Orochimaru também. Sentindo que Hiruzen estava prestes a matá-lo, Orochimaru chamou sua Kusanagi até ele, cortando Hiruzen pelas costas.

Apesar da lesão fatal, Hiruzen continuou tentando remover a alma de Orochimaru, despreocupado com a espada nas costas, devido à morte a ser garantida como um resultado do uso do Selo Consumidor do Demônio Morto. Depois de uma hora se passar, Hiruzen chegou a um acordo com o fato de que ele era muito velho e fraco para remover completamente a alma de Orochimaru. Fazendo o pouco que podia, e com a esperança de corrigir seu erro de deixar Orochimaru escapar anos anteriores, Hiruzen selou os braços de Orochimaru, para garantir que ele jamais fosse capaz de usar outro jutsu de novo, como um castigo pela obsessão de poder de Orochimaru.

Sarutobi morto.png

A morte de Hiruzen.

Quando Orochimaru começou a amaldiçoar seu ex-mestre pelo o que tinha feito, Hiruzen se despediu de Orochimaru em silêncio, e manifestou a esperança de que eles se encontrariam novamente. Sabendo que a aldeia foi salva, e vendo Orochimaru como o menino que um dia foi, Hiruzen morreu com um sorriso. 

Parte II

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Os Hokage reencarnados.png

Hiruzen é reencarnado ao lado de outros três Hokages.

Durante a busca por respostas de Sasuke Uchiha, a alma de Hiruzen é libertada do Shinigami e, posteriormente, reencarnada com a Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro ao lado de seus antecessores, Hashirama e Tobirama, e seu sucessor Minato Namikaze por Orochimaru utilizando clones dos esporos de Zetsu como sacrifícios. Depois que ele e Minato explicam como tinham sido libertados do Selo Consumidor do Demônio Morto e reencarnados novamente, Hiruzen fica chocado ao pensar que Orochimaru o trouxe de volta para destruir Konoha, antes de descobrir que a razão era para dar respostas a Sasuke. Vendo que Sasuke descobriu a verdade, Hiruzen solenemente confirma tudo relacionado ao massacre do clã Uchiha é verdade.

Chocado quando seu ex-sensei fica prestes a tomar medidas contra Sasuke, por esse dizer que as palavras de Hashirama irão decidir se ele vai ou não se vingar da vila, Hiruzen dá um suspiro de alívio quando o Primeiro é capaz de parar o seu irmão, apesar de quase destruir o Santuário Naka no processo. Questionando Orochimaru quando o Sannin observa que eles não têm tempo para uma longa discussão, Hiruzen fica chocado ao ouvir que havia uma guerra em curso e ainda mais que Madara está participando dela. Hiruzen opta por ir para o campo de batalha imediatamente e depois ter sua discussão, porém, como eles estão ligados por Orochimaru, Hiruzen fica sem escolha a não ser cumprir o desejo do Primeiro em tirar a escuridão iminente que rodeaia Sasuke, ameaçando corrompê-lo. Quando Hashirama termina a sua história, Hiruzen ecoa os sentimentos de Tobirama de que vários Uchiha haviam superado as limitações do seu clã e tinham colocado a vila em primeiro lugar. Ele também observa que Shisui Uchiha, o filho de Kagami, um subordinado de Tobirama e melhor amigo de Itachi também herdou a vontade de Hashirama. No lado de fora do Santuário Naka, Hiruzen aproveita a oportunidade para questionar os motivos de Orochimaru em renunciar suas ambições antes de subir em seu busto no Monumento Hokage ao lado dos outros respectivos Hokage. Hiruzen diz que fazia tempo que ele havia participado de uma guerra e que ele irá dar o seu melhor.

Os Hokage chegam.png

Hiruzen e os outros Hokages chegam ao campo de batalha.

Chegando com Hashirama e Tobirama, Hiruzen elogia seu sucessor, dizendo que ele está rápido como sempre. Respondendo as perguntas dos shinobi curiosos, Hiruzen diz que foi Orochimaru quem lhes havia reencarnado e que eles estão lá para pôr fim à guerra. No comando de Hashirama, os Hokage entram em ação e Hiruzen pergunta se Minato já marcou os locais antes dele ser teletransportado para o local designado. Usando o Shikisekiyōjin, os quatro Hokage são capazes de capturar com sucesso o Jūbi.

Hashirama, Tobirama e Hiruzen confrontam Obito.png

Hiruzen e os outros Hokages enfrentam Obito.

Hiruzen e os outros Hokage depois olham quando Naruto, Sakura e Sasuke invocam suas criaturas para a luta. Lembrando-se de seus próprios alunos, depois de ver a lesma, a cobra e o sapo invocados, Hiruzen reconhece que é realmente o alvorecer de uma nova era. Com isso, ele os estimula a atacar o Jūbi. Hiruzen é mais tarde enviado para longe quando Obito destrói as Quatro Formações Vermelhas Yang depois de se tornar o Jinchūriki do Jūbi.

Nascimento do Jinchūriki do Dez-Caudas

Artigo principal: Nascimento do Jinchūriki do Dez-Caudas Mais tarde, ele desloca-se para enfrentar Obito ao lado de Hashirama e Tobirama, onde ele admite que embora possa soar arrogante, ele têm que concordar com Hashirama de que até ele foi ultrapassado por Obito.

Gudōdama (Obito Uchiha - Variante de Lança).PNG

Hiruzen é oprimido por Obito.

Escapando do ataque de Obito, Hiruzen vê os corpos de Hashirama e Tobirama serem destruídos pelo novo jinchūriki. Sob o comando do Tobirama, Hiruzen salta para um lugar seguro e observa Tobirama usar sua Multiplicação Mútua dos Papéis Explosivos. Após a explosão, Hiruzen confronta Obito diretamente, lançando uma shuriken gigante replicando-a. Devido a isso, Obito ataca ele diretamente, O Professor deduz que a misteriosa substância que esta sendo usada por Obito é semelhante à Liberação de Poeira, mas com duas capacidades: ofensivas e defensivas. Ele também nota que a substância é mais do que provável ser constituída por, pelo menos, quatro transformações da natureza mas, ao mesmo tempo, não pode ser mantida durante períodos de tempo prolongados. Enquanto ainda analisa a técnica, Hiruzen é atingido por seu oponente que usa a técnica para dominá-lo rapidamente e aniquilar a metade superior do corpo do Hokage.

Hiruzen salva Naruto (Anime).png

Hiruzen salva Naruto do Shinju.

Mais tarde, Obito manifesta a intenção de continuar o Plano Olho da Lua, libertando o Jūbi, a besta se transforma na Árvore Divina. As raízes cobrem Naruto, e Hiruzen, juntamente com Enma transformado destroem as raízes. Se desculpando pelo atraso, Hiruzen é capaz de salvar o jovem, e Tobirama teletransporta-os para longe.

Quando mais pessoas caem perante ao Shinju, Hiruzen analisa severamente a natureza do método de ataque de Obito. Orochimaru observa que esta atitude não é do feitio de seu antigo sensei. Hiruzen pergunta a seu ex-aluno qual é o status dos atuais Kage, para o qual Orochimaru observa que eles tinham feito tudo o que podiam e devem estar chegando em breve. Quando a moral das Forças Aliadas caí, Hashirama, com a ajuda da Técnica de Transmissão da Mente do Corpo de Ino Yamanaka, se comunica telepaticamente com todos no campo de batalha para informá-los sobre o que o seu eu original tinha descoberto sobre o Plano Olho da Lua, bem como tentar motivá-los a continuarem lutando. Quando as palavras de Hashirama não conseguem inspirar ninguém, Naruto, em seu Bijū Mōdo reforçado com senjutsu se conecta com a telepatia de Ino e faz suas emoções e memórias pessoais serem transmitidas para todos. Hiruzen então observa com tristeza quando Naruto se lembra de seu próprio funeral, Hiruzen fica ainda mais triste ao descobrir que seu filho, Asuma, tinha morrido também.

Hiruzen ataca o Shinju (Anime).png

Hiruzen destrói um dos galhos do Shinju.

Questionando Orochimaru sobre suas reais intenções enquanto a Aliança se mobiliza, o Sannin observa que ele não têm nenhum interesse nesta guerra. Ele, no entanto, observa que o plano de Obito para conquistar o mundo irá interferir com suas experiências, assim, decidindo entrar na briga. Após Orochimaru parar a árvore com cobras, Hiruzen destrói um dos galhos do Shinju com seu bastão. Mais tarde, quando Naruto — assistido por toda a Aliança Shinobi — começa um cabo-de-guerra contra Obito, Hiruzen nota que a flor do Shinju suspendeu sua floração e manda todo mundo ajudá-lo.

Hiruzen contra Tobi.png

Hiruzen lutando contra Tobi.

Apesar de serem bem sucedidos em parar Obito, eles logo são confrontados com o fato de que Madara foi capaz de se ressuscitar. Logo após, eles são atacados por Tobi que usa uma versão em miniatura do Arte Sábia da Liberação de Madeira: Várias Milhares de Mãos Verdadeiras. Quando os cinco rostos ao longo da estátua abrem suas bocas, se preparando para atacá-los com todos os cinco elementos, Hiruzen neutraliza o ataque com a ajuda de cinco clones das sombras e fazendo cada um deles lançarem um dos elementos para contrabalançar o ataque. Após Tobi terminar abruptamente sua batalha, ele e Tsunade olham mortificados quando vêem o dōjutsu de Madara refletido na lua.

Ataque de Kaguya Ōtsutsuki

Artigo principal: Ataque de Kaguya Ōtsutsuki

Hagoromo se manifesta (Anime).PNG

Hagoromo se manifesta para Hiruzen e os Outros Hokages.

Após as pessoas que o rodeavam serem presas no Tsukuyomi Infinito, Hiruzen tenta libertar sua discípula dos galhos do Shinju. Após isso falhar, Hiruzen segue em direção ao poderoso chakra que surgiu. Após chegar ao local junto com os outros Hokage, eles discutem sobre a situação de o Shinju tomar conta de todas as pessoas que vivem, bem como só encontrarem a metade inferior de Madara. Antes que eles pudessem tomar uma decisão sobre o seu próximo passo, Hagoromo se manifesta diante deles. Os Hokage ouvem o Sábio implorar sua ajuda, e mais tarde, juntamente com a ajuda dos outros ex-Kage que o Sábio invoca para a Terra Pura, eles invocam o Time 7, os Bijū e Madara a partir da dimensão de Kaguya.

Hagoromo então desativa a Reencarnação do Mundo Impuro, permitindo que os Hokage reencarnados retornem à Terra Pura, enquanto sua alma parte, Hiruzen confia ao Time 7 a proteção do mundo.

Habilidades

Hiruzen foi um dos shinobi mais poderoso da história. Na verdade, ele era tão poderoso que ele ficou conhecido como o Deus Shinobi (の忍神, Shinobi Kami) no seu auge. De acordo com Iruka, ele dizia ser o mais forte Hokage que Konoha já teve. Ele também foi o Hokage com mais vida longa e com maior tempo em poder como Hokage. Sua destreza se deteoriou visivelmente em sua velhice, com Orochimaru observou que Hiruzen poderia tê-lo matado, se ele fosse dez anos mais jovem. Apesar disso, ele manteve habilidade suficiente em, um esforço, para derrotar os reencarnados Primeiro e Segundo Hokage.

Taijutsu

Hiruzen em confronto com Tobirama.png

Hiruzen em combate corpo a corpo com Tobirama.

Apesar de ser uma pessoa de idade, ele ainda foi capaz de mostrar o poder de ataque considerável, como na luta contra Orochimaru, usando o Enma transformado para esmagar até mesmo a Madeira de Hashirama com sucesso e superando até Orochimaru, que estava armado com a Kusanagi.

Ninjutsu

Shiki Fūjin.PNG

O Selo Consumidor do Demônio Morto de Hiruzen.

Hiruzen foi chamado de O Professor (プロフェッサー, Purofessā), devido ao seu domínio de todas as formas de combater um shinobi e seu amplo conhecimento dos jutsu, supostamente conhecer todas as técnicas dentro de Konoha. A primeira técnica dele vista foi a Técnica do Telescópio, que lhe permitiu observar os outros através de sua bola de cristal por longas distâncias.[43] Com a Shuriken de Telha, ele conseguia lançar telhas nas proximidades de um adversário com intensidades variadas, e lançando um shuriken único, com um adversário, ele poderia replicá-la contra o adversário através da Técnica do Clone da Sombra de Shuriken. A técnica mais poderosa de Hiruzen era o Selo Consumidor do Demônio Morto, que lhe permitia selar a alma do adversário, porém, a técnica resultou na morte de Hiruzen devido ao seu grande poder.

Orochimaru mostrou alguma surpresa quando ele não usou mais a Técnica dos Clones das Sombras durante sua batalha. Um agente da Anbu que assistia a cena da batalha de perto mencionou que os níveis de chakra de Hiruzen caíram tanto a um ponto em que ele não pode mais usar a técnica de clones das sombras. Embora isso possa contradizer a grande quantidade de técnicas que ele usou em sua batalha com Orochimaru, ele também poderia mostrar o seu controle de chakra grande, necessitando apenas a quantidade mínima de chakra para utilizar cada técnica.

Transformação da Natureza

Batalha das cinco Naturezas.png

Hiruzen usando todos os cinco elementos simultaneamente.

Hiruzen foi altamente qualificados em ninjutsu elementar, sendo uma das poucas pessoas capazes de empunhar todas as cinco transformações da natureza . Ele era capaz de usar todas as cinco transformações da natureza ao mesmo tempo, via a si mesmo e quatro clones de sombra, para contrabalançar um ataque similar a técnica de Tobi.

Karyūdan.png

Hiruzen usando Liberação de Fogo: Projétil do Dragão de Fogo.

As técnicas mais orientada para a batalha, e que ele mais utilizou consistia em ataques elementais, como ele tinha uma afinidade com o fogo e a terra. A Liberação de Fogo: Projétil de Chama do Dragão de Fogo permitia que ele exalasse um fluxo de fogo de sua boca. A Liberação de Terra: Fluxo de Terra do Grande Rio criava um rio de lama embaixo do oponente para deixá-lo sem equilíbrio, e ele podia usar a lama com a Liberação de Terra: Projétil do Dragão de Terra, que cria a cabeça de um dragão que lança bolas de lama em um adversário. Ele também havia mostrado adepto em jutsu de colaboração elemental, como pode ser visto quando ele acendeu os projéteis de lama com a Liberação de Fogo: Projétil do Dragão de Fogo, criando um fluxo de lava, que pode derreter praticamente qualquer coisa. A Liberação de Terra: Parede do Estilo Terra permitia Hiruzen cuspir um fluxo de lama que se solidifica em um escudo protetor.

Técnica de Invocação

Enma aparece.PNG

Enma, a invocação pessoal de Hiruzen.

Hiruzen também tinha uma invocação única: Enma, o Rei Macaco. Enma era capaz de se transformar em um bastão resistente como um diamante, e que poderia alterar a sua largura e comprimento de vontade, ou formar uma gaiola para proteger Hiruzen. Enma parece ser uma invocação pessoal de Hiruzen, e esse último mostrou grande proficiência em usar a invocação como uma arma.

Estatísticas

Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Primeiro 5.0 5.0 5.0 5.0 3.0 3.0 3.0 5.0 34.0
Segundo 5.0 5.0 5.0 5.0 3.0 3.0 3.0 5.0 34.0

Curiosidades

  • O nome do seu pai e do seu clã, inspirado por Sasuke Sarutobi, significa "pular como um macaco", reforçada pela sua Técnica de Invocação, que convoca Enma. Tobirama também o apelidou de "macaco" (サル, Saru).
  • Muitos aspectos de seu personagem foram pegos da literatura chinesa clássica Jornada ao Oeste. Hiruzen pode invocar Enma, que tem uma semelhança muito forte com Sun Wukong (孙悟空, Rei Macaco), o protagonista do romance, e a arma escolhida por Hiruzen é idêntica ao cajado mágico do Rei Macaco.
  • O fantasma de Hiruzen pode ser visto brevemente em Naruto: Shippūden episódio 129.
  • Durante o confronto com Orochimaru, talvez como uma premonição de sua morte, o rosto de Hiruzen no Monumento Hokage foi rachado.
  • Hiruzen compartilha o mesmo apelido com o Rikudō Sennin. Ambos eram conhecidos como "Deus Shinobi" (忍の神, Shinobi Kami).
  • Masashi Kishimoto, previsto inicialmente para Hiruzen ser um cão, mas acabou despejado a ideia por ser "muito estranho".
  • De acordo com o Databook de Naruto:
    • Suas comidas favoritas são Hijiki e bolas de peixe sardinha.
    • Sua comida menos favorita é Narazuke.
    • Desejava lutar contra Konohamaru adulto.
    • Sua frase favorita era a Verdade Absoluta (真谛, Shintai)
    • Seu hobby era conversar com jovens garotas.

Referências

  1. 1,0 1,1 Primeiro Databook, páginas 117-119
  2. Segundo Databook, páginas 143-145
  3. Terceiro Databook, páginas 170-171
  4. Quarto Databook, páginas 170-171
  5. Naruto capítulo 118, página 3
  6. Naruto capítulo 94, página 12
  7. Naruto capítulo 121, página 3
  8. Naruto capítulo 483, página 17
  9. Naruto capítulo 627, página 5
  10. Naruto capítulo 117, página 12
  11. Naruto capítulo 502, página 9
  12. Naruto: Shippūden episódio 211
  13. Naruto capítulo 481, page 12
  14. Naruto capítulo 139, páginas 9-11
  15. Naruto: Shippūden episódio 190
  16. Naruto: Shippūden episódio 127
  17. 17,0 17,1 Naruto capítulo 122, página 7
  18. Naruto capítulo 344, páginas 16-17
  19. Naruto capítulo 121, página 7
  20. Naruto capítulo 366, página 12
  21. Naruto: Shippūden episódio 349
  22. Naruto capítulo 116, página 3
  23. Naruto: Shippūden episódio 358
  24. Naruto capítulos 500-504
  25. Naruto: Shippūden episódio 350
  26. Naruto capítulo 440, página 5
  27. Naruto capítulo 2, páginas 13-14
  28. Naruto: Shippūden episódio 480
  29. Naruto: Shippūden episódio 351
  30. Naruto episódio 72
  31. Naruto: Shippūden episódio 352
  32. Naruto: Shippūden episódio 355
  33. Naruto: Shippūden episódio 356
  34. Naruto: Shippūden episódio 357
  35. 35,0 35,1 Naruto: Shippūden episódio 360
  36. 36,0 36,1 36,2 Naruto: Shippūden episódio 359
  37. Naruto capítulo 590, página 6-10
  38. Naruto capítulo 400, página 15
  39. Naruto episódio 203
  40. Naruto episódio 205
  41. Naruto episódio 69
  42. Naruto episódio 73
  43. Naruto episódio 1

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Hiruzen Sarutobi

  • Hiruzen Sarutobi Vs Danzou Shimura

    7 mensagens
    • Hiruzen leva essa, apesar do Izanagi do Danzou, ele perdeu para o Sasuke justamente por ser limitado, já Hiruzen foi um dos únicos a u...
    • - Mokuton valeria pouca coisa, já que o Danzo evita usá-lo e o Hiruzen lidou com um Mokuton mto mais forte (Hashirama Edo do Orochimaru)...
  • Hiruzen!!! Hokage imcopetente???

    14 mensagens
    • Saikaneha escreveu:Tiago666kk escreveu:quem apoiava danzou fielmente era so a AnBU raiz  a maioria esmagadora apoiava Hiruzen, você acha tam...
    • Tiago666kk escreveu: Só era preciso capturar vivo algum dos participantes do ataque e levar para o Inoichi e Ibiki que encontrariam provas N...

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória