FANDOM


Explicação de Shino sobre Genjutsu

A funcionalidade de um genjutsu.

Genjutsu (幻術; Literalmente significa "Técnicas Ilusórias") são técnicas que são empregadas do mesmo modo que o ninjutsu, requerendo chakra e selos de mão. Porém, a diferença primária entre ambos é que os efeitos do genjutsu são ilusórios; ao invés de atacar o corpo da vítima, como taijutsu ou ninjutsu, técnicas de genjutsu manipulam o fluxo do chakra no cérebro da vítima, conseqüentemente causando uma perturbação nos sentidos. De acordo com Gengetsu Hōzuki, o genjutsu entra adequadamente na categoria geral da Liberação de Yin.[1]

Essas técnicas são usadas frequentemente para criar imagens falsas ou causar dor de um trauma (porque o corpo é induzido a acreditar que isso é dor); porém, existem vários outros usos dependendo da situação. Elas não são usadas com tanta frequência como o ninjutsu por não ferirem fisicamente o oponente, mas várias personagens fizeram delas mesmas muito conhecidas por sua grande proeza com genjutsu, como Itachi Uchiha, Kurenai Yūhi, o Segundo Mizukage e Tayuya. Genjutsu também pode ser usado para manipular os outros, parecido com lavagem cerebral ao alimentar a vítima com sugestões elusivas, o exemplo principal sendo Tobi controlando Yagura. Porém, existe pelo menos um genjutsu, Izanagi, que tem os efeitos opostos de um genjutsu normal, mudando a realidade para ilusão e vice-versa.

O Sharingan faz efeito

O efeito do Sharingan quando realiza um Genjutsu.

Genjutsu é criado quando um shinobi estende seu fluxo do chakra pelo sistema nervoso cerebral de seu oponente para controlar sua mente, assim afetando seus cinco sentidos. Aqueles com habilidades especiais como o Sharingan do Clã Uchiha ou com inteligência alta possuem uma facilidade maior no tempo de execução e combate ao genjutsu, sendo a atenção a chave para isso. Aqueles sob influência do genjutsu aparecerão ou inconsciente ou ainda se movendo sob a pretensão do genjutsu, sendo que isso é muito eficiente na batalha já que o usuário do genjutsu pode fazer parecer que ele está em outro lugar e atacar a vítima por trás, ou mudar o ambiente para fazer a vítima ver uma planície onde há um precipício.

Geralmente ataques de genjutsu requerem muita habilidade, já que, se feito incorretamente, não funcionará; até mesmo Jiraiya teve problemas em realizar tais técnicas. Genjutsu é freqüentemente mais usado por ninjas com um controle preciso de chakra e uma inteligência muito alta, os mais notáveis sendo Itachi e Kurenai.

Devido ao genjutsu afetar a atividade por toda a estrutura prosencéfala do cérebro, humanos, cachorros e outras espécies de mamíferos (e também todos os vertebrados) são portanto todas afetados por genjutsu; porém, os kikaichū, como todos os insetos, não possuem tal estrutura em seus cérebros, e assim não percebem a ilusão: assim como dito por Shino Aburame, insetos são guiados quase que unicamente pelos cinco poderosos sentidos, o que os torna imunes a genjutsu e dá ao clã Aburame uma habilidade de detectá-lo quando ninguém consegue.[2]

Shikamaru Nara afirma que entre os genjutsu, os mais perigosos são aqueles que afetam o oponente pelo som, permitindo que o usuário fique fora de vista. Tayuya é um grande exemplo desse tipo de combate a longa distância e baseado em som.

Combates ao Genjutsu

Para combater os efeitos do genjutsu, há várias opções:

  • Parar o fluxo de chakra de seus corpos, e então aplicar um poder mais forte para interromper o fluxo de chakra do oponente; isso se chama Dissipação de Genjutsu (幻術解, Genjutsu Kai). Isso também pode ser feito por um ninja não afetado ao aplicar uma onde repentina de chakra na pessoa afetada. Além disso, os bijū podem quebrar o genjutsu em seus jinchūriki de um modo parecido se eles possuem uma cooperação boa o bastante, como visto no caso de Killer B.
  • Causar dor intensa sem ser do genjutsu e utilizar a dor resultante para reordenar os sentidos (das duas primeiras opções, essa parece ser a mais eficiente em muitas situações, ou pelo menos a mais fácil).
  • Essa opção, acessível apenas para os possuidores do Sharingan, envolve quebrar ou ver por trás do genjutsu utilizando o Sharingan. Quebrar o Tsukuyomi é possível com um Sharingan normal, mas requer muita habilidade.
  • Pessoas normais podem às vezes treinar seus olhos (sem o Sharingan) para quebrar genjutsu por meio de métodos desconhecidos, como Deidara.
  • Pode-se prevenir que a pessoa lance genjutsu usando técnicas de obstrução como a Técnica de Ocultação na Névoa, assim impedindo que alguém fique preso num genjutsu ocular assim como Zabuza fez contra Kakashi.
  • No anime foi mostrado que o cheiro forte das bombas de pimenta malagueta podem combater genjutsu.

Embora existam esses métodos, algumas formas de genjutsu como o Tsukuyomi de Itachi e a Ilusão Demoníaca: Confronto do Canto de Sapo de Shima e Fukasaku não podem ser quebradas facilmente, ou devido a seu efeito quase instantâneo como no primeiro ou a habilidade de deixar o alvo inconsciente e paralisado ao mesmo tempo como no segundo. Além disso, a pessoa deve perceber que está sob os efeitos do genjutsu antes de tentar quebrá-lo. Isso pode ser efeito ao observar mudanças no próprio chakra como a habilidade de Karin de sentir chakra.

Referências

  1. Naruto capítulo 548, página 18
  2. Naruto episódio 206

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Genjutsu

  • Genjutsu só funciona em quem tem chakra ?

    6 mensagens
    • OitoTrintaDois escreveu: Todos os seres tem chakra, tanto os vivos quanto os não-vivos. Os vivos tem chakra comum e os não-vivos tem chakra...
    • Obrigado por tirar essa duvida.
  • Uchiha X Jinchūriki

    9 mensagens
    • Creio que seja possivel sim...Mas teria que ser um usuario de Sharingan muito abilidoso para invadadir o subconciente de um jin e controlar am...
    • Hallls escreveu: Creio que seja possivel sim...Mas teria que ser um usuario de Sharingan muito abilidoso para invadadir o subconciente de um ...

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.