FANDOM

Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre a técnica. Caso você estiver procurando o artigo sobre o episódio 88 de Naruto: Shippūden, você deve ir para Liberação de Vento: Rasenshuriken!.

A Liberação de Vento: Shuriken Espiral (風遁・螺旋手裏剣, Fūton: Rasenshuriken) foi criada por Naruto Uzumaki após ele ter dominado a Liberação de Vento: Rasengan.

Visão Geral

Ao manipular o chakra da natureza vento da Liberação de Vento: Rasengan, Naruto foi capaz de criar quatro pontos de grande porte, fazendo com que o Rasengan assumisse a aparência de uma fūma shuriken gigante, com o Rasengan no centro permanecendo uma esfera perfeita. A técnica emite um ruído intenso semelhante a um grito, durante e após a formação. A fim de realizar isto, Naruto necessita da ajuda de dois clones das sombras; ele fornece o chakra, um clone é responsável pela transformação da forma e o outro proporciona a transformação da natureza.

Efeito do Rasenshuriken

O efeito do Rasenshuriken.

O Rasenshuriken cria inúmeras lâminas de vento microscópicas que danificam gravemente o corpo em um nível celular. Ele produz tantos ataques individuais que mesmo Kakashi Hatake não é capaz de contar todos com o seu Sharingan.[3] As lâminas de vento rompem todos os canais nervosos do corpo, deixando o alvo incapaz de se mover depois de ser atingido. Elas também atacam todo o sistema de circulação de chakra, que não pode ser reparado por qualquer tipo de ninjutsu médico.[4] Dependendo da gravidade da lesão, a vítima pode ser capaz de nunca mais conseguir executar uma técnica. Devido ao Rasenshuriken causar dano celular ao braço de Naruto quando ele usa a técnica sem arremessá-lo, Tsunade classificou-o como um kinjutsu e compara os efeitos da técnica com os do veneno.[5]

A esfera de vento criada pelo impacto

A esfera de vento criada pelo impacto.

Quando Naruto usa o Rasenshuriken pela primeira vez contra Kakuzu, este último é capturado em um vórtice de inúmeras lâminas de vento microscópicas, destruindo dois de seus corações.[6] Apesar do dano severo feito para suas células, o corpo de Kakuzu é deixado intacto depois de ser atingido. Depois que Naruto aprende a arremessar o Rasenshuriken, o dano é grandemente aumentado, não só é capaz de cortar montanhas rochosas,[7] mas quando o Caminho Humano de Pain é atingido por ele, a maior parte de seu corpo é desintegrada, deixando apenas a parte superior da cabeça.[8] Mesmo que agora possa ser arremessado, ele ainda pode ser empurrado para o adversário.[9][10]

Aperfeiçoamento

Expansão do Rasenshuriken

O Rasenshuriken se expande quando é arremessado.

Após aprender a usar o senjutsu, Naruto aperfeiçoou essa técnica para a Arte Sábia: Rasenshuriken (仙法・螺旋手裏剣, Senpō: Rasenshuriken).[11] Isso permite que ele o arremesse em seus adversários e elimina a ameaça de danificar-se com a técnica. Outra melhoria é que a shuriken agora se expande depois de ter sido arremessada, compensando a mira imprecisa ou adversários fugindo, através de um alargamento da área de efeito. No entanto, ele pode arremessar o Rasenshuriken tão rápido que isso é raramente necessário. Quando arremessado, o Rasenshuriken se torna o ataque mais rápido de Naruto, capaz de atravessar toda uma cratera do Chibaku Tensei — que era mais ou menos o tamanho de uma pequena montanha — num único segundo. Quando explodiu, ele levou uma grande parte dessa mesma área.[12] Naruto também pode usar isso através da Técnica dos Clones das Sombras.[13]

Naruto manipulando a direção do Rasenshuriken

Naruto manipulando a direção do Rasenshuriken.

Naruto também pode criar e arremessar esta técnica no Modo de Chakra do Nove-Caudas. Nesta forma, ele pode usar os braços de chakra extras no lugar de Clones das Sombras para criar o Rasenshuriken. Usando seus braços de chakra, ele pode guiar o Rasenshuriken em direção ao inimigo, permitindo-lhe redirecioná-lo de volta para eles, se o ataque inicial falhar. Ele também pode formar uma versão em miniatura do Rasenshuriken com apenas seu dedo indicador e dois pequenos braços de chakra. No anime, ele criou um Rasenshuriken enorme, de tamanho similar à Ultra-Grande Bola Rasengan.[14]

Naruto também pode criar e arremessar dois Rasenshuriken com ambas as mãos no Modo Bijū, sem a ajuda de seus clones das sombras, seu poder de corte aumenta tremendamente a tal ponto que um deles pode até mesmo cortar as caudas extremamente resistentes ​​do Dez-Caudas com relativa facilidade.[15]

Inconvenientes

No início, o Rasenshuriken necessitava de uma grande quantidade de chakra para ser executado e depois de criá-lo três vezes, usando seu próprio chakra, deixou Naruto extremamente cansado. No entanto, ele requer uma boa quantidade a mais de chakra para criar e, em seguida, arremessá-lo, o que, enquanto no Modo Sennin, pode ser usado duas vezes, além de outras variantes do Rasengan, com um máximo conhecido de três vezes.[16] Isto indica que um Rasenshuriken arremessado ocupa aproximadamente um terço de seu chakra sennin. Ele deve, então, voltar a entrar no Modo Sennin antes de usar a técnica novamente.

Além de ter o Rasenshuriken danificando seu braço, Naruto teve dificuldade em manter a estabilidade do Rasenshuriken, quando ele usou pela primeira vez. Ele era propenso a se dissipar antes de Naruto poder chegar a seu alvo, exigindo que ele use-o como uma arma branca e force-o no adversário, assim como ele faz com o Rasengan normal.

Curiosidades

Rasenshuriken - Segundo Artbook

Naruto, em sua forma jinchūriki inicial, com um Rasenshuriken laranja.

  • Embora a técnica tenha estreado no capítulo 339, Naruto usou-o fora do painel seis capítulos antes.
  • No episódio 168 do Shippūden, Naruto executa a técnica, sem a necessidade de seus clones das sombras.
  • No segundo artbook de Naruto[17] e no terceiro databook,[18] quando Naruto está em sua forma jinchūriki inicial, o Rasenshuriken tem a cor laranja. Masashi Kishimoto observa que isso seja porque, como o Rasengan, ele ainda tinha que decidir uma cor para a técnica. No entanto, nas capas coloridas dos capítulos 453 e 520, ele é branco azulado.
  • Em Naruto Shippūden 3: Herdeiros da Vontade do Fogo, Hiruko tenta absorver essa técnica, mas foi incapaz de combinar os altos níveis de transformações da forma e da natureza, como Naruto fez em primeiro lugar. A esfera começa a se formar em sua mão, mas torna-se instável e se dispersa, voltando contra ele.
  • Quando a versão de senjutsu desta técnica é lançada em Ultimate Ninja Storm 2 o Rasenshuriken atinge o alvo e o leva para o ar antes de explodir. Esta versão é referida como Verdadeira Liberação de Vento: Rasenshuriken (真風遁·螺旋手裏剣, Shin Fūton: Rasenshuriken).

Referências

  1. Terceiro Databook, páginas 298-299
  2. Quarto Databook, páginas 290-291
  5. Naruto capítulo 346, páginas 10-14
  11. Naruto: Shippūden episódio 447
  12. Naruto capítulo 442, páginas 5-8
  14. Naruto: Shippūden episódio 305
  15. Naruto capítulo 617, páginas 11-12
  16. Naruto capítulo 614, páginas 9-10
  17. Segundo Artbook, página 15
  18. Terceiro Databook, página 5

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Liberação de Vento: Rasenshuriken

  • Força?

    2 mensagens
    • Em questão de dano contra qualquer inimigo,um Rasenshuriken banhado de chakra Sennis é mais forte ou mais fraco que um banhado com o "ma...
    • não por que o chakra das nove caldas e mais forte do que p chakra sennin.
  • Rasenshuriken agora pode desintegrar?

    2 mensagens
    • O rasenshuriken ainda é fraco e faz ataque a nível celular ou ele pode desintegrar um inimigo inteiro
    • Com certeza a segunda opção.