FANDOM

Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre o evento. Caso você estiver procurando o artigo sobre o arco da série, você deve ir para Exames Chūnin.
A terceira parte do Exame

A arena para as preliminares em Konoha.

Os Exames de Seleção Chūnin (中忍選抜試験, Chūnin Senbatsu Shiken)[1] são testes que tem a finalidade de testar as habilidades dos genin. Se o genin tem um bom desempenho, ele será considerado para a promoção para chūnin.

O Exame Editar

Para se tornar um Chūnin, um genin participa de um exame em larga escala, conhecido como os Exames de Seleção Chūnin, com a sua equipe.

Konohagakure Editar

Atualmente Editar

Pelo menos na Vila da Folha, os Exames de Seleção Chūnin são divididos em três etapas diferentes, que utiliza todos os meios para provar que o genin tem as habilidades e julgamentos necessários para se tornar um Chūnin e elimina aqueles que não são hábeis o suficiente. O teste pode variar de ano para ano, assim, os detalhes específicos para cada tarefa podem ser diferentes.

  • A primeira etapa (supervisionada por Ibiki Morino) é uma prova escrita, que inclui questões difíceis relacionadas com diferentes temas ninja, e é projetado para ser muito difícil de ser respondida por um genin normal. Ele verifica a coleta de informações e a decisão de confiar em suas habilidades, pois, para passar, os participantes devem encontrar uma fonte confiável de informação, então discretamente enganá-los sem ser pego pelos vigilantes. Como tal, os vigilantes colocam chūnin dentro dos participantes para proporcionar uma fonte viável de respostas. No entanto, ninjas extremamente inteligentes podem resolver tais questões sem recorrer a tal, um exemplo proeminente é Sakura Haruno. Depois de um certo período de tempo, o procurador vai lançar a décima e última questão, quem errar a questão será proibido de entrar no exame novamente, mas eles podem ir embora agora e tentar no próximo ano. Ele testa a sua determinação e vontade de assumir riscos, e se decidir ficar, eles imediatamente passam, mesmo se eles não conseguem responder às outras nove perguntas, como pode ser visto com Naruto Uzumaki, que era incapaz de responder até mesmo uma única pergunta e deixou sua prova completamente em branco. Todos os três membros de uma equipe devem passar por esta parte do exame, a fim de avançar. No anime, onde é afirmado que Ibiki Morino tinha supervisionado os exames anteriormente, foi revelado que ele havia selecionado diferentes cenários para a décima questão, com soluções diferentes, como dar a escolha de desistir e fazer toda a equipe falhar ou continuar e o membro com menor pontuação na equipe será forçado a permanecer um genin para sempre (a solução é desistir, ao invés dos membros do time se sacrificarem para ganho pessoal).
  • A segunda etapa (supervisionada por Anko Mitarashi) testa as habilidades de realizar uma missão e as habilidades de sobrevivência na vida real, sem um sensei, pois os participantes ficam presos dentro de uma área de treinamento perigosa e eles devem chegar à torre central e sobreviverem cinco dias sem ajuda externa. Cada equipe recebe ou um Pergaminho do Céu (天の書, Ten no Sho) ou um Pergaminho da Terra (地の書, Chi no Sho) e as equipes são obrigadas a possuir os dois para passar para a terceira fase, forçando-os a lutar um contra o outro e manterem o seu próprio. Kabuto também mencionou que é possível para as equipes se reunirem múltiplas cópias de pergaminhos para trocar por informações de outras equipes sobre a força e habilidades de outras aldeias, para dar-lhes a outros ninjas de sua aldeia, ou simplesmente para reduzir o número de pergaminhos disponível e, portanto, o número de equipes que irão chegar à etapa seguinte. Além disso, as equipes não podem abrir os pergaminhos até chegarem à torre, pois os pergaminhos possuem um feitiço que deixa o leitor inconsciente até o tempo do estágio acabar. Quando uma equipe chega e entra na torre, eles devem abrir os pergaminhos que iniciam uma Técnica de Invocação que invoca um ninja mais experiente que irá parabenizar a equipe. Todos os três membros de uma equipe devem passar por esta parte do exame, a fim de avançar.
  • Se muitas equipes ninja passarem pelo segundo estágio, preliminares poderão ser realizadas neste momento. No Arco Exame Chūnin, sete equipes, um número anormalmente elevado, completou a segunda fase do teste. Nas preliminares, os ninjas foram escolhidos aleatoriamente e individualmente para lutar uns contra os outros, os perdedores neste round extra não pode avançar para a fase final e, portanto, não pode ser promovido a chūnin. Deste ponto em diante, os membros da equipe não precisam mais ganhar todas suas respectivas batalhas para que seus companheiros avancem.
  • A terceira e última etapa (supervisionada por Genma Shiranui, originalmente por Hayate Gekkō) consiste em lutas de torneio semelhantes às duas etapas anteriores, observados por um conselho de daimyō e vilas ninjas que decidem quem se torna um Chūnin e quem não se torna. Este exame começa um mês após a segunda fase (ou as preliminares), para permitir que os participantes se preparem. Enquanto os vencedores são capazes de continuar e lutar contra o próximo adversário, a aptidão, ao invés de ganhar, é avaliada para determinar se um candidato é promovido, por exemplo, Shikamaru Nara perdeu sua primeira partida, mas ainda é promovido por causa de sua aptidão estratégica. Desta forma, qualquer pessoa que passe para a terceira fase dos Exames tem uma chance de se tornar Chūnin. No entanto, também é possível que nenhum dos candidatos se tornem chūnin se os juízes acreditarem que eles não tem as qualificações adequadas. Aqueles que vencerem e avançarem para a próxima rodada tem mais chances de mostrar sua aptidão.

Durante os exames, a morte pode estar envolvida. Como tal, os participantes são obrigados a assinar um formulário de autorização para reconhecer e aceitar esses riscos. Um exemplo é quando Gaara massacra o Time Shigure.

Anteriormente Editar

Originalmente em Konoha, os Exames de Seleção Chūnin passavam por três rounds, cada um semelhante ao atual. A principal diferença entre os dois é que a segunda etapa na Floresta da Morte, que consistia em jogos regulamentados, tornando-se significativamente mais segura. Isto é provavelmente devido ao Exame Chūnin ter sido realizado apenas em Konoha, ao contrário das outras aldeias. As fases também são monitoradas pelo Hokage e pelos Jōnin líderes das equipes competidoras.

  • Primeira Fase: Embora nada se sabe sobre a primeira fase original, é provavelmente semelhante ao teste de escrita utilizado durante os exames posteriores em Konoha.
  • Segunda Fase: Partidas em Equipe (supervisionado pelo Pai de Kurenai Yūhi) A segunda etapa consistia em jogos pré-regulamentados na Floresta da Morte.
  • Terceira Fase: Partidas Individuais: A terceira etapa inicial é praticamente idêntica à utilizada no Arco Exame Chūnin, exceto que ele parece seguir um estilo de suporte, ou seja, um concorrente pode ter que derrotar mais de um oponente.

Sunagakure Editar

Na nona OVA de Naruto, Gaara hospeda um Exame Chūnin para ajudar a encontrar mais candidatos potenciais ao cargo de Chūnin para participar da Quarta Guerra Mundial Shinobi. Foi comentado por Temari que o estilo de exame foi irregular por este motivo. Como os Exames Chūnin de Konoha, ele parece ser baseado em platéia. O uso de senjutsu foi proibido durante o exame devido a ser uma vantagem injusta que Naruto Uzumaki iria possuir.

  • A fase preliminar é mostrado que muitos genin estão trancados em um grande deserto vazio cercado e perigoso conhecido como Área de Broca ou Mar Demoníaco para uma quantidade desconhecida de tempo. Os únicos habitantes conhecidos no espaço deserto parecem ser grandes insetos carnívoros. Fora isso as plantas não parecem existir, animais e rochas são conhecidos. A finalidade desta fase parece ser semelhante à Segundo Etapa de Konoha, embora seja desconhecida a maneira de se passar pela fase.
  • A fase final do exame consiste em batalhas um-a-um em que o vencedor se torna Chūnin. O estágio é realizado na borda do espaço deserto em uma grande arena. Esta fase parece seguir regras semelhantes à fase preliminar opcional de Konoha, enquanto ainda permanecem semelhantes à sua parte final.

Exames Patrocinados Editar

No anime, Konohagakure e Sunagakure realizam um Exame Chūnin conjunto durante o intervalo de tempo entre a Parte I e a Parte II. Embora eles convidem todas as outras aldeias para participar (com exceção de Otogakure, devido aos eventos que ocorrem no Exame Chūnin anterior), só Takigakure, Kusagakure e Amegakure aceitam. Os genin participantes tiveram que entrar como parte de uma equipe de três homens. Embora significassem publicamente a crescente aliança entre Konoha e Suna, os exames eram, na verdade, um plano para atrair a Akatsuki, orquestrado especificamente por Tsunade e Gaara.[2]

Sunagakure & Konohagakure Editar

  • Primeira Fase (supervisionada por Shikamaru Nara): Todos os genin recém-chegados esperam em uma fila para a primeira fase dos exames. Todos os genin participantes são colocados em três salas separadas para fazer o teste, que é supervisionado por Shikamaru. Caso algum deles obtenham uma pontuação maior ou abaixo da média, eles não passarão do teste. Quando os genin terminam suas provas escritas, Shikamaru os informa de uma segunda parte. Para a segunda parte, todos devem escrever no verso das suas folhas quem eles escolheriam como uma distração, se sua equipe estivesse cercada, dentro de um limite de tempo de 3 minutos. Com a primeira fase dos Exames Chūnin concluída, aqueles que passaram são instruídos a partirem para Suna para a próxima fase, que será supervisionada por Temari.[3]
  • Segunda fase (supervisionada por Temari): testa as habilidades de realizar uma missão e as habilidades de sobrevivência na vida real, sem um sensei, pois os participantes ficam presos dentro de uma área de treinamento perigosa e eles devem chegar à torre central e sobreviverem três dias sem ajuda externa. Cada equipe recebe ou um Pergaminho do Céu (天の書,Ten no Sho) ou um Pergaminho da Terra (地の書,Chi no Sho) e as equipes são obrigadas a possuir os dois para passar para a terceira fase, forçando-os a lutar um contra o outro e manterem o seu próprio. . Além disso, as equipes não podem abrir os pergaminhos até chegarem a torre, pois os pergaminhos possuem um feitiço que deixa o leitor inconsciente até o tempo do estágio acabar. Quando uma equipe chega e entra na torre, eles devem abrir os pergaminhos que iniciam uma Técnica de Invocação que invoca um ninja mais experiente que irá parabenizar a equipe. Todos os três membros de uma equipe devem passar por esta parte do exame, a fim de avançar.

História Editar

No passado, cada aldeia realizou seu próprio Exame Chūnin. Após a Terceira Guerra Mundial Ninja, as aldeias aliadas concordaram em realizar os exames junto na aldeia selecionada que iria sediar o exame. Isto foi feito para melhorar as relações entre as aldeias e evitar a guerra entre elas. Outra vantagem é que os ninjas que fazem o exame podem atrair clientes que estão interessados ​​em contratá-los. Devido ao número crescente de ninjas em cada aldeia, os exames estão acontecendo duas vezes a cada ano. Os exames também são usados ​​como um dispositivo de jogos de azar e durante a Invasão em Konoha, Sunagakure e Otogakure usaram o exame em sua vantagem para declarar guerra contra Konoha.

Curiosidades Editar

  • De acordo com Kabuto, durante os primeiros Exames Chūnin visto no anime e mangá, o número de participantes de diferentes aldeias foram os seguintes:[4][5]
  • No primeiro OVA de Naruto, Kakashi mencionou que no passado, os genin eram mandados para Akagahara com o sonho de se tornar o melhor ninja e aqueles que retornavam com segurança eram aceitos como chūnin.
  • Embora existam ninjas de Getsugakure mostrados na primeira fase, eles não são mencionados.[6][7]
  • Na nona OVA de Naruto, o uso de senjutsu era contra as regras durante o exame, devido a ser uma vantagem injusta.
  • No Arco País do Chá, durante uma missão de escolta, é revelado que o inspetor do primeiro exame, Ibiki Morino, reprovou seu irmão mais novo, Idate Morino por arriscar o futuro de sua equipe.[8]
  • Anos atrás, os inspetores do exame foram colocados uns contra os outros; Anko enfrentou Hayate e Ibiki.

Referências Editar

  1. Naruto episódio 60
  2. Naruto: Shippūden episódio 395
  3. Naruto: Shippūden episódio 397
  5. Naruto episódio 23
  8. Naruto episódio 105

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Exames Chūnin