FANDOM


Hinata Byakugan

O Byakugan de Hinata, um exemplo de Dōjutsu.

Dōjutsu (瞳術; Tv Brasileira "Jutsu Visual"; literalmente significa "Técnicas Oculares") são olhos com artimanhas ninja, e são obtidos através da linhagem sanguínea de certo clã ou sujeito. Eles não necessitam de Selos de Mão ao ativá-los, nem mesmo são classificados como estilo de Jutsu, e, em sua maioria facilitam o uso de técnicas ou a utilização de defesas contra Taijutsu, Ninjutsu e Genjutsu, assim se torna mais fácil lutar contra a maioria de seus inimigos.

Qualquer técnica que faça o uso da visão é classificável como Dōjutsu, assim como os olhos com artimanhas à mais de origem da Kekkei Genkai. Portanto, nem sempre é necessário um Dōjutsu de linhagem sanguínea ao usar técnicas oculares, e nem mesmo é necessário usar ou ter os dois olhos ao ativar o Dōjutsu.[1]

Dōjutsu Conhecido Editar

Byakugan Editar

Artigo principal: Byakugan

Símbolo Byakugan

O Byakugan (白眼; Literalmente significa "Olho Branco", que significa "Olho Branco Que Tudo Vê") é o Dōjutsu de Kekkei Genkai do Clã Hyūga. Esse dōjutsu se manifesta como olhos muito distintos, caracterizados por suas íris brancas ampliadas e feições sem pupilas visíveis. Quando o Byakugan é ativado, as pupilas do usuário se tornam mais distintas, e as veias se elevam perto das têmporas. A habilidade primária do Byakugan dá ao utilizador um campo de visão perto de 360º, exceto em um ponto cego na parte de trás do pescoço, por cima da primeira vértebra torácica.[2] Após a ativação do dōjutsu, é concedido automaticamente ao usuário uma visão de 50 metros de campo de visão em torno de si, que pode ser estendida por meio de treinamento.[3]

JōganEditar

Artigo principal: Jōgan

Símbolo Jōgan

O Jōgan (浄眼, Literalmente significa "Olho Puro") é um dōjutsu despertado por Boruto Uzumaki em seu olho direito e permite-o ver um chakra imperceptível a olhos comuns. No mangá, este dōjutsu é inexpressivo em aparência e com uma pupila pouco visível. Quando representado no anime, o dōjutsu possui uma cor azulada com uma esclera escurecida e uma pupila visível. Segundo um dos animadores de Boruto: Naruto Next Generations, o Jōgan está relacionado à dimensão do Clã Ōtsutsuki e seus poderes são uma combinação das habilidades do Byakugan e do Sensoriamento de Emoções Negativas de Naruto.

Ketsuryūgan Editar

Artigo principal: Ketsuryūgan

Símbolo Ketsuryūgan

O Ketsuryūgan (血龍眼; Literalmente significa "Olho de Sangue do Dragão") é um dōjutsu kekkei genkai, que aparece em alguns membros do clã Chinoike.[4] O Ketsuryūgan é reconhecido pelo seu aspecto avermelhado, conferindo uma aparência particular para os usuários deste dōjutsu, caracterizados como detentores de olhos vermelhos como sangue.


Mangekyō Sharingan Editar

Artigo principal: Mangekyō Sharingan

Símbolo MS Itachi

O Mangekyō Sharingan (万華鏡写輪眼; Literalmente significa "Olho Copiador Giratório Caleidoscópico"). O Mangekyō Sharingan é despertado através do trauma experimentado da morte da pessoa mais próxima do usuário do Sharingan. Com o usuário normalmente tendo que presenciar ou vivenciar isso em primeira mão, os Uchiha ao longo da história mataram as pessoas mais próximas a eles, a fim de acelerar este processo.[5] Para obter o Mangekyō Sharingan, a pessoa precisa sentir a emoção de perder um amigo ou familiar, porque meramente matá-los ou vê-los morrer não vai ativá-lo.

Rinnegan Editar

Artigo principal: Rinnegan

Símbolo Rinnegan

O Rinnegan (輪廻眼; Literalmente significa "Olho Saṃsāra" ou "Olho da Reencarnação") é reputado como o mais poderoso dos Três Grandes Dōjutsu (三大 瞳 术, San Daidōjutsu).[6] Ele é caracterizado por um padrão de ondulação que se espalha por todo o globo ocular, com íris roxa ou vermelha esclerótica, e íris com um padrão de tomoe. Diz-se que há muito tempo atrás, quando o mundo estava em desordem, uma pessoa é enviada para baixo dos céus para se tornar um "Deus da Criação", que irá acalmar o mundo, ou um "Destruidor", que irá reduzir tudo ao nada.[7]

Rinne Sharingan Editar

Artigo principal: Rinne Sharingan

Símbolo Rinne Sharingan

O Rinne Sharingan (輪廻写輪眼; Literalmente significa "Olho Copiador Giratório de Saṃsāra")[8] é o originador do Rinnegan e Sharingan. Ele tem mostrado a capacidade de lançar um poderoso genjutsu, bem como mudança através das dimensões. Ele caracteriza-se por um padrão de ondulação que se espalha sobre o globo ocular, com esclera e íris vermelhas, contendo nove tomoe.

Sharingan Editar

Artigo principal: Sharingan

Símbolo Sharingan Triplo

O Sharingan (写轮眼; "Olho Copiador Giratório") é um dōjutsu kekkei genkai, que aparece em alguns membros do Clã Uchiha.[9] O primeiro dos poderes do Sharingan é ser capaz de ver o fluxo de chakra. O Sharingan em si dá cor ao chakra, permitindo que o portador diferencie-os.[10] Eles também são capazes de dizer se uma pessoa está sob um genjutsu, porque o fluxo de chakra da pessoa estaria irregular. A segunda habilidade mais importante do Sharingan concede ao usuário uma incrível clareza de percepção, permitindo-lhes reconhecer facilmente genjutsu e diferentes formas de chakra, embora não na mesma medida como o Byakugan.

Tenseigan Editar

Artigo principal: Tenseigan

Símbolo Tenseigan

O Tenseigan (転生眼; Literalmente significa "Olho da Reencarnação") é um poderoso dōjutsu utilizado por Toneri Ōtsutsuki. Sendo uma evolução do Byakugan, o Tenseigan apresenta mais ou menos o mesmo nível do Rinnegan em termos de força. Nesse sentido, ao usá-lo, Toneri se dizia ser tão poderoso quanto Madara Uchiha. Ele também permitiu Toneri a utilizar o Modo de Chakra do Tenseigan.

Outros Dōjutsu Editar

Dōjutsu de Ranmaru (Apenas Anime) Editar

Artigo principal: Dōjutsu de Ranmaru

Símbolo Kekkei Genkai de Ranmaru

Ranmaru possuía uma kekkei genkai de dōjutsu, que, quando ativada, faz com que seus olhos a brilhem na cor vermelha. Ele lhe concede habilidades como visão penetrante, ver e ouvir coisas à longas distâncias, a execução de um genjutsu irresistível, bem como a capacidade de impedir outros dōjutsu como o Byakugan que seu próprio dōjutsu tem sido comparado.

Dōjutsu de Shion (Apenas Filme) Editar

Artigo principal: Dōjutsu de Shion

Símbolo Olho da Sacerdotisa

Este dōjutsu é uma habilidade involuntária, que permite que Shion preveja quando alguém irá morrer. Enquanto a previsão está em processo, seus olhos assumem um padrão geométrico sagrado, adquirindo uma aparência semelhante a um caleidoscópio de cor roxa e lilás.

Olho Noturno (Apenas Anime) Editar

Artigo principal: Olho Noturno

Símbolo Dojutsu de Yome

O Olho Noturno (夜目, Yome) é um dōjutsu utilizado por Yome, em que ela dilata as pupilas de seus olhos para rastrear os inimigos através da reflexão de minúsculas gotículas de água. De acordo com Sen, uma vez que Yome tenha fixado sua visão, seu alcance visual chega à dezenas de quilômetros. Yome também pode usar essa habilidade para aumentar suas habilidades de evasão durante um combate.

Técnica de Controle de Corpos (Apenas Anime) Editar

Artigo principal: Técnica de Controle de Corpos

Símbolo Dojutsu Controlador

Este dōjutsu usado para controlar o corpo de alguém através do contato visual. Quando usado, a íris e a pupila do usuário encolhem e as veias da escalera tornam-se mais proeminente. Primeiro, o usuário faz contato com os olhos, quando a vítima chama a atenção do usuário, o usuário tem controle direto sobre a vítima.

Inspiração Editar

O conceito de Dōjutsu talvez tenha surgido com o romance de Futaro Yamada em 1959 dos Pergaminhos Ninja de Kōga (甲賀忍法帖, Kōga Ninpōchō). O romance conta a história de dois clãs de ninja em criação seletiva, nessa criação seletiva se manifesta mutações, tais como os misteriosos Dōjutsu dos herdeiros desses clãs.

Porém, o conceito de Dōjutsu talvez tenha uma relação com o clássico personagem titular de Jornada ao Ocidente, o Deus Rei-Macaco, Sun Wukong: Depois de ter comido todos os "pêssegos da imortalidade", as "pílulas da longevidade e bebeu todo o "vinho da imortalidade", e, em seguida, foi capturado depois de uma longa rebelião contra o Céu, o Deus Rei-Macaco, Sun Wukong, foi então selado no forne de Oito Trigramas de Lao Tzu para ser queimado a cinzas, a fim de Lao Tzu recuperar suas pílulas de longevidade. Mas depois de 49 dias, Sun Wukong estourou - mais forte do que nunca - seu corpo ter sido refinado pelas chamas em vez de ser reduzido a cinzas. Seus olhos tinham também tornar-se uma cor vermelha e dourada de fogo, tornando-se conhecido como o "Olhos-dourados-do-olhar-impetuoso" (火眼金睛, Huǒyǎn-JinJing); uma doença ocular que permitiu Sun Wukong agora ver o que está realmente lá, só de olhar e a capacidade de ver e reconhecer a verdadeira forma do mal, apesar de qualquer forma que ele assumiu - mas, da mesma forma, ele também deu-lhe uma fraqueza ao fumo, nebulizando sua visão.

Veja Também Editar

Referências Editar

  1. Naruto capítulo 658, página 8
  2. Naruto capítulo 196, página 8
  3. Naruto capítulo 172, página 10
  4. Sasuke Shinden capítulo 4
  5. Naruto capítulo 386, página 13
  6. Naruto capítulo 373, página 2
  7. Terceiro Databook, página 313
  8. Quarto Databook, página 230
  9. Naruto capítulo 12, página 7
  10. Naruto capítulo 361, página 17

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Dōjutsu