Wikia

Wiki Naruto

Clã Uchiha

Discussão0
4 184 pages em
Este wiki
Clã Uchiha
Símbolo Clã Uchiha
(うちは一族 Uchiha Ichizoku)
Informações
Aparece em Anime, Mangá, Filme e Game
Kekkei Genkai Símbolo Sharingan Sharingan
Símbolo MS Itachi Mangekyō Sharingan
Símbolo Enton Enton
Afiliação Símbolo Konohagakure Konohagakure
Membros Conhecidos
Baru Uchiha (Apenas Anime)
Fugaku Uchiha
Hikaku Uchiha
Inabi Uchiha
Itachi Uchiha
Izuna Uchiha
Kagami Uchiha
Madara Uchiha
Mikoto Uchiha
Naka Uchiha (Apenas Anime)
Naori Uchiha (Apenas Anime)
Obito Uchiha
Rai Uchiha (Apenas Anime)
Sasuke Uchiha
Setsuna Uchiha
Shisui Uchiha
Tajima Uchiha
Tekka Uchiha
Teyaki Uchiha
Uruchi Uchiha
Yakumi Uchiha
Yashiro Uchiha
Jutsus
Katon: Gōkakyū no Jutsu
Sōfūshasan no Tachi
Uchiha Kaenjin
Uchihagaeshi

O Clã Uchiha (うちは一族, Uchiha Ichizoku) foi um dos quatro clãs nobres de Konohagakure,[1] e também tinha fama de ser do clã mais poderoso da vila,[2] produzindo shinobi que foram excepcionalmente talentosos e orientados para batalha. Juntamente com o clã Senju, eles fundaram Konohagakure, mas agora está quase extinto após os eventos do massacre do clã.

História Editar

Fundação Editar

Os Antigos Uchiha

O Clã Uchiha antes da fundação de Konoha.

O Clã Uchiha descende do mais velho dos dois filhos do Rikudō Sennin, Indra. O irmão mais velho herdou os "olhos" do Eremita, seu chakra poderoso e suas habilidades espirituais. Quando chegou a hora de o Sábio escolher um sucessor, ele questionou os dois sobre o curso de ação, que seguiria para trazer ordem ao mundo. O mais velho acreditava que o poder era o caminho para a paz, enquanto o mais novo, Ashura, acreditava que o amor seria o caminho. O Sábio favoreceu o ideal do irmão mais novo, e, portanto, designou o jovem como seu sucessor, fazendo com que o mais velho fosse preenchido com ciúme e ódio. A partir deste ódio veio o que Tobi chama de a "Maldição de Ódio" (憎しみの呪い, Nikushimi no Noroi). Do filho mais novo, descendeu o Clã Senju, que seriam os eternos rivais do Uchiha.

Antes da fundação das vilas ninja, os Uchiha foram um dos muitos clãs mercenários de aluguel. Por causa de seu Sharingan assim como sua proeza de combate, o clã Uchiha ficou conhecido como um dos dois mais fortes clãs, o outro sendo o clã Senju. Madara Uchiha foi particularmente poderoso, e, ao atingir o Mangekyō Sharingan, ele assumiu o controle do clã. Sob sua liderança, os Uchiha ficaram mais fortes, ficando acima do resto dos outros clãs de tal forma que, sempre que o clã Uchiha fosse contratado para um trabalho, do lado oposto contrataria os Senju, e vice-versa.

Konohagakure Editar

SenjuClan

A fundação de Konohagakure.

O clã Senju se cansou das lutas sem fim e se aproximaram do clã Uchiha com um tratado de paz. Madara temia que uma aliança iria arruinar os Uchiha, mas seu clã discordou, e ele foi forçado a aceitar o tratado. Os dois clãs se uniram para formar Konoha, com Hashirama Senju, líder do clã Senju, sendo escolhido como Hokage. Madara acreditava que esta era a prova de que os Uchiha seriam subservientes aos Senju, mas seu clã viu isso apenas como sua tentativa de reacender as chamas da guerra. Eles viraram as costas para ele, e ele desertou. Após a traição de Madara, o Segundo Hokage deu o controle da Polícia de Konoha aos Uchiha, como um sinal de confiança. De acordo com Tobi, esta foi realmente apenas uma maneira de manter os Uchiha sob controle e de mantê-los longe dos assuntos de Konoha. Ao longo dos anos, alguns Uchiha, como Setsuna, descobriram o verdadeiro significado deste motivo e tentaram se rebelar contra a aldeia como Madara fez, mas eles acharam que era tarde demais para fazer a diferença, como os Senju já haviam suprimido completamente os Uchiha.

Massacre Editar

Artigo principal: Massacre do Clã Uchiha Anos mais tarde, depois do ataque da Kyūbi no Yōko em Konoha, Konoha começou a suspeitar que os Uchiha estavam por trás do ataque por causa de sua capacidade de controlar a Kyūbi com seu Sharingan.[3] Tobi afirma que o clã foi forçado a viver em um canto da aldeia, banido do resto da comunidade, e colocada sob vigilância pesada.[4] Isso deu origem a descriminação com o clã e os Uchihas interpretaram isso como uma confirmação do que Madara havia advertido-os anos atrás , e começaram a planejar derrubar a vila.[5] Itachi discordou do golpe de Estado, e informou a liderança de Konoha do que os Uchiha estavam fazendo. Shisui Uchiha, que tinha sido dito para manter os olhos em seu melhor amigo Itachi, também discordou do plano do clã e se juntou a Itachi em sua missão de colocar um fim a isso. Ele tentou utilizar a capacidade de seu Mangekyō Sharingan: Kotoamatsukami para detê-los, mas, mais uma vez, Danzō, determinado em proteger a vila da única maneira que ele via que era possível, roubou olho direito de Shisui. Depois disso, Shisui e Itachi se reuniram tristes já que eles não conseguiram parar o clã, Shisui deu a Itachi seu olho esquerdo antes que Danzō tentasse pegá-lo também, dizendo-lhe para proteger a vila e o nome dos Uchiha. O Terceiro Hokage, Hiruzen Sarutobi que havia discordado sobre o tratamento que os Uchiha estavam recebendo, tentou negociar com uma solução mais pacífica, mas como o tempo passou, a estratégia parecia estar ficando cada vez mais inútil, Danzō tomou o assunto em suas próprias mãos e induziu Itachi para cometer o genocídio com ameaça de ações de seu clã, criando mais as crianças de guerra e inocentes, como seu irmão mais novo, tornando-se uma vítima.[6]

Itachi massacre

Itachi massacra o clã Uchiha inteiro.

Dentro de uma noite, todo o clã foi abatido com um único Uchiha deixado vivo: o irmão mais novo de Itachi, Sasuke. Sasuke iria passar os próximos anos de sua vida tentando vingar sua família e querendo matar Itachi, algo que Itachi tinha planejado desde o início. Depois de realizar este objetivo, Sasuke soube da existência de Tobi. Tobi, que é na verdade Obito Uchiha, outro sobrevivente do clã, que também era a pessoa por trás da ataque da Kyūbi, disse para Sasuke sobre a história dos Uchiha e por que Itachi havia dizimado eles, levando Sasuke, com a ajuda de Tobi, em destruir Konoha.[7] Mais tarde seria mostrado a verdade a Sasuke por si mesmo depois que Itachi foi reencarnado.

Habilidades Editar

Katon Gōkakyū no Jutsu

O Katon: Gōkakyū no Jutsu, a técnica assinatura dos Uchiha.

Os Uchiha eram famosos por seu chakra poderoso, técnicas excepcionalmente fortes e aptidão natural para qualquer coisa relacionada com o combate. O clã possuía uma aptidão inata para a transformação da natureza do tipo Katon, mesmo com o mais novo dos membros sendo capaz de usá-lo a partir de apenas uma observação.[8] Como tal, eles criaram vários modos de usar essa transformação natureza mais habilmente do que qualquer outro.[9] Sua técnica de assinatura é o Katon: Gōkakyū no Jutsu.[10] Os membros do clã não são reconhecidos como adultos pelo resto do clã até que eles possam usar com sucesso esta técnica.[11] Os Uchiha também foram muito conhecidos por seu domínio com as ferramentas ninjas. Eles mesmos inventaram muitos conjuntos de movimentos com a shuriken que exigiam o uso de fios finos de metal, sendo um exemplo o Sōfūshasan no Tachi. Eles eram, aparentemente, também um pouco hábil em Fūinjutsu , tendo criado o Uchiha Kaenjin que, ainda seguia a sua afinidade natural para o fogo, criando uma barreira que queima ao se fazer contato com ela.

Sharingan

O Sharingan.

O clã Uchiha era mais temidos pelo seu poderoso Sharingan, um Kekkei Genkai que lhes dá a capacidade de ver as "cores" do chakra, permitindo-lhes analisar e copiar as habilidades de seus oponentes, juntamente com uma série de outras habilidades. Apenas um seleto número membros do clã Uchiha manifestou o Sharingan. Devido à sua afinidade natural para a batalha e sua proficiência com o genjutsu ocular, muitos ninjas consideravam mais taticamente favorável fugir em vez de enfrentar um shinobi Uchiha em um combate um-a-um.[12] Entre as técnicas concedidas pelo Sharingan, o Izanagi e o Izanami são considerados proibidos, devido ao seu efeito de tornar o usuário cego em troca para a criação de um genjutsu capaz de escapar da morte ou prender o adversário sem falhas. Apesar de o clã ser temido por seu Sharingan, os olhos também foram transplantados em vários personagens de fora do clã.

Izuna e Madara despertam o MS

Madara e Izuna, os primeiros a despertarem o Mangekyō Sharingan.

Madara Uchiha foi o primeiro a desenvolver uma forma avançada do Sharingan, o Mangekyō Sharingan, o que pode ser ativado pela dor da perda de amigos próximos ou familiares. No entanto, o uso freqüente do Mangekyō Sharingan deteriora a visão do usuário e resulta em cegueira. Apenas tomando os olhos de um irmão que a visão pode ser restaurada, um processo que resulta na criação de um Eterno Mangekyō Sharingan (永遠の万華鏡写輪眼, Eien no Mangekyō Sharingan ). Itachi indicou que as complexidades do Mangekyō Sharingan só foram descobertas depois de décadas de tentativas e erros, o que implica que muitos ao longo da história do clã Uchiha tinham feito a tentativa de ganhar o Mangekyō Sharingan.

Um membro do clã, Madara, conseguiu despertar o Rinnegan.[13] Depois de ter integrado o DNA Senju em seu corpo, ele observou que o dōjutsu não apareceu até que ele foi se aproximando do fim de sua vida natural.[14]

Curiosidades Editar

  • Uchiha é uma outra maneira de pronunciar "uchiwa" (団扇, leque), que é o símbolo do clã Uchiha. Uchiwa pode ser usado para as chamas do ventilador, tornando a chama mais quente - referindo-se ao fato de que o Uchiha é um clã de usuários de técnicas de fogo.
  • A maioria das técnicas poderosas utilizadas exclusivamente pelos Uchiha (TsukuyomiAmaterasuSusanoo, Izanagi, Izanami e Kotoamatsukami) são chamados de deuses xintoístas do mito da criação japonesa.
  • A maioria dos membros do clã tendem a usar uma camisa de gola alta preta com o símbolo do clã Uchiha nas costas.
  • Itachi, Sasuke e Obito são os três Uchiha que permaneceram após o massacre, e todos os três, eventualmente, afiliaram-se com a Akatsuki e como Madara e seu irmão Izuna, despertaram o Mangekyō Sharingan.
  • Nas fases anteriores da série, Kakashi afirmou que há rumores de que o Sharingan do clã Uchiha foi derivado do Byakugan do clã Hyūga.[15] No entanto, Kurama é o único a saber toda a verdade sobre o clã Uchiha, mas ainda parece não ter nenhuma intenção de revelar o que sabe.[16]
  • De acordo com Obito, o clã Uchiha é destinado a uma vida de vingança contra seus odiados inimigos, o clã Senju e Konohagakure. No entanto, existem exceções na forma de Itachi e Shisui Uchiha, que aparentemente tinham ideais opostos.
  • Durante o ataque de Kurama em Konoha, os Uchiha estavam visivelmente ausentes.[17]
  • O clã tinha vários locais filiados com eles:
    • Uma loja Senbei que era famoso em toda a vila.
    • Um santuário, bem como o lugar das reuniões secretas sob esse santuário.
    • Um rio que corre através de seu composto.
    • Uma base de fornecimento em Sora-ku onde a Hebi visitou para pegar suprimentos.
    • Um esconderijo que serviu de cenário para a batalha final entre Sasuke e Itachi.

Referências Editar

  1. Primeiro Databook, página 215
  2. Naruto capítulo 7, página 2
  3. Naruto capítulo 399, página 15
  4. Naruto capítulo 399, página 16
  5. Naruto capítulo 399, página 17
  6. Naruto capítulo 590, páginas 5-10
  7. Naruto capítulos 399-401
  8. Naruto capítulo 223, páginas 6-8
  9. Naruto capítulo 315, página 13
  10. Naruto capítulo 260, página 15
  11. Naruto capítulo 223, página 9
  12. Naruto capítulo 257, páginas 5-6
  13. Naruto capítulo 560, páginas 14-15
  14. Naruto capítulo 606, página 13
  15. Naruto capítulo 78, página 13
  16. Terceiro Databook, página 70
  17. Naruto capítulo 502, página 2

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória