FANDOM


Por favor, note que este é um artigo da Wiki Naruto sobre a anciã de Sunagakure. Caso você estiver procurando o artigo sobre a personagem exclusiva do anime, você deve ir para Chiyo.

Chiyo (チヨ, Chiyo) foi uma conselheira aposentada de Sunagakure. Ela também foi uma famosa marionetista e líder da Brigada de Marionetes e uma ninja médica.

Personalidade

Chiyo rindo.png

Chiyo rindo após enganar seu irmão.

Como uma veterana, Chiyo e seu irmão Ebizō possuem grande sabedoria, de tal forma que Baki pediu sua ajuda em maior perigo da aldeia. No entanto, eles tinham pouca motivação para a Sunagakure, já que quando se retiraram eles sentiram que a próxima geração deveria olhar por si mesma. Os irmãos ficaram um pouco decepcionados quando a aldeia se mostrou tão dependente dos outros. Chiyo poderia ser muito travessa agindo como se estivesse morta ou agir como uma mulher velha senil para enganar os outros. Chiyo, muitas vezes também tira conclusões precipitadas como pode ser visto quando ela atacou Kakashi Hatake por que ele parecia com o seu pai Sakumo.

Chiyo amava seu neto, Sasori, não se importando o quanto ele havia caído, que foi totalmente disposto a conceder vida a suas marionetes, ao custo de sua própria, o que foi dito ser o seu sonho. Na verdade, era apenas por causa da participação de Sasori na Akatsuki que ela aceitou o pedido de Baki para obter assistência. Este amor também a levou a suportar um rancor contra Sakumo Hatake por matar seu filho e sua nora, e como tal, ela tentou inicialmente matar Kakashi, confundindo-o com o pai, Sakumo. No entanto, no anime, foi mostrado que o amor de Chiyo para sua família também era dividido entre ela, bem como a sua devoção para a aldeia e seus pontos de vista como um ninja que estavam sendo destacado. Isto foi visto a partir de sua hesitação para tirar uma simples foto de família.

Chiyo mostrou cuidado e respeito com Sakura Haruno, apesar desta última ser aprendiz da rival de Chiyo. Ela também mostrou arrependimento por selar o Shukaku em Gaara, e deu sua vida para reviver este último como forma de arrependimento.

História

Passado

Chiyo jovem.PNG

Chiyo quando jovem.

Chiyo muitas vezes foi chamada de "Honorável Vovó Chiyo" (チヨバア様, Chiyo-baasama) pelos aldeões de Sunagakure, ela era a especialista em veneno e marionetes da aldeia. Ela e seu irmão Ebizō foram altamente reverenciados em Sunagakure e eram conhecidos como Irmãos Honoráveis (御姉弟, Gokyōdai). Chiyo era muito experiente quando se tratava de venenos que ela manipulou e usou suas habilidades muitas vezes durante a Segunda Guerra Mundial Shinobi, apenas para ser combatida inúmeras vezes pela perícia médica de Tsunade. E graças a isso guardou um rancor por Tsunade, que ela veio a chamar de "aquela garota lesma" (あのナメクジ娘, Ano Namekuji-musume), ou "Princesa Lesma" nas traduções para português. Durante a guerra, ela também lutou contra Hanzō e sua salamandra inúmeras vezes, vendo várias vezes ele usar o veneno da salamandra e, eventualmente, desenvolvendo um antídoto contra ele.

O nascimento de Gaara.png

Chiyo durante o nascimento de Gaara.

Chiyo foi a responsável por selar o Shukaku dentro de Gaara sob ordens do Quarto Kazekage, observando que apesar do Kazekage ter tido três filhos, apenas Gaara era compatível. Algum tempo depois, Chiyo e seu irmão retiraram-se dos assuntos de Sunagakure e passaram a pescar juntos, onde Chiyo fazia piadas sobre seu irmão, fazendo de conta que ela tinha morrido só para assustá-lo.

Família de Sasori.png

Chiyo e sua família.

Chiyo também expressou o desejo de matar Sakumo Hatake para vingar a morte de seu filho e de sua nora, que deixou seu neto Sasori órfão. Depois Chiyo tentou ajudar a aliviar a dor de Sasori, cuidando dele e o ensinando a Técnica de Marionetes. Chiyo assistiu Sasori criar seus primeiros fantoches que se assemelhavam a seus próprios pais. Isso foi feito para preencher o vazio da morte de seus pais, No anime, quando ainda era criança, Sasori se tornou muito útil no desenvolvimento de marionetes e venenos para a aldeia, enchendo regularmente Chiyo de orgulho. Quando Chiyo viu Sasori continuar a mergulhar em seus bonecos, Chiyo ficou cada vez mais preocupada com o neto. No entanto, ela optou por permanecer indiferente, concentrando a maior parte de sua atenção em ajudar o vilarejo. Um dia, Komushi, um jovem shinobi e um dos únicos amigos de Sasori, foi gravemente ferido durante uma missão, o que lhe custou seu braço direito. Demonstrando um novo estilo ninjutsu de marionetes, Sasori substituiu o braço de Komushi por um braço de marionete totalmente móvel, revestido com o mais novo veneno de Sasori. Posteriormente, Komushi morreu acidentalmente após ingerir o próprio veneno. No que diz respeito à isso, Chiyo continuou indiferente, ela começou a notar um padrão em Sasori e decidiu investigar. Para seu horror, ela descobriu que Sasori pegou o cadáver de Komushi e o transformou em uma marionete humana.

Mais tarde, para espanto de Chiyo,  Sasori deixou Sunagakure e abandonou as marionetes de seus pais, mostrando que ele não tinha mais interresse neles.

Parte II

Missão de Resgate do Kazekage

Artigo principal: Missão de Resgate do Kazekage Depois de Gaara ser sequestrado e Kankurō ser envenenado por Sasori, Baki solicita que Chiyo ajude na cura do veneno, Chiyo inicialmente se recusa, não mais preocupada com o destino da aldeia, mas o envolvimento de Sasori a convence a ajudar. Apesar disso, o veneno de Sasori está além de sua experência de cura. Para sua consternação própria, ela admite que Tsunade seria a única capaz de curá-lo. Mesmo com esse reconhecimento, ela não está disposta a entrar em contato com Tsunade, acreditando firmemente que pedir ajuda a outras aldeias deixaria a sua mais fraca.

Quando o Time 7 chega depois de saber do sequestro de Gaara, Chiyo instantaneamente ataca Kakashi Hatake com a impressão equivocada de que ele é seu pai. Naruto bloqueia o ataque e Ebizō apura a confusão, após isso Chiyo joga fora o ataque com senilidade. Depois disso, Sakura diz que é capaz de curar Kankurō, para grande surpresa de Chiyo. Uma vez que Kankurō é curado, o time 7 se prepara para ir atrás da Akatsuki para resgatar Gaara, e Chiyo se junta a eles como uma conselheira de Sunagakure.

Conquista Habilidosa com um Corpo Humano.PNG

Chiyo usando Sakura para lutar contra o Sasori.

Depois de alcançar o esconderijo da Akatsuki, o Time 7 se divide para perseguir os dois únicos membros presentes; Kakashi e Naruto iriam atrás de Deidara, deixando Chiyo e Sakura para lutar contra Sasori. A batalhe começa a favor das duas, com Chiyo controlando Sakura para ajudá-la a evitar os ataques de Sasori e esmagar sua "armadura fantoche", Hiruko. A destruição de seu boneco obriga Sasori a se revelar, o que também revela o fato de que ele não tenha envelhecido um dia desde que partiu da vila à vinte anos atrás.

Agora desmascarado, Sasori traz a primeira das suas marionetes humanas: o Terceiro Kazekage. Este boneco é dedicadamente mais poderoso do que Hiruko, e Chiyo é forçada a invocar os fantoches da mãe e do pai de Sasori para se defender de seus ataques poderosos. Mesmo com as duas marionetes, Chiyo é dominada pelas técnicas com a areia de ferro do Terceiro Kazekage, que provam ser a maior fraqueza de um fantoche, deixando Sakura ser a única capaz de destruir o boneco do Kazekage.

Técnica de Selamento - Rugido Final do Leão.PNG

Sasori capturado pelo Canhão da Cabeça de Leão de Chiyo.

Com outra marionete destruída, Sasori revela o segredo de sua juventude: ele converteu-se em uma marionete. A única parte viva restante dele é seu coração, o tornando difícil de matar. Uma vez que ela nem Sakura pode destruir seu corpo fantoche, Chiyo convoca a Coleção de Dez Bonecos de Chikamatsu. Para zombar da invocação, Sasori invoca cem das suas marionetes, um feito só possível graças a seu antigo corpo. Na batalha que se seguiu, Chiyo destrói muitas das marionetes de Sasori e vice-versa, visto que ambas as coleções parecem ser mais ou menos igual no poder porque, apesar do fato de Sasori sobrecarregar Chiyo, em números, a qualidade eo trabalho em equipe de seus bonecos superam o seu.

Usando uma esfera de vedação de chakra especial, dado a ela por Chiyo, Sakura tenta selar o Sistema de Circulação de Chakra de Sasori, apenas para pegar seu corpo fantoche vazio. Sasori, tendo abandonado ele momentos antes, ele simplesmente vai para um corpo livre e tenta esfaquear Chiyo com uma espada envenenada. Sakura toma o golpe em seu lugar, dando a chance de Chiyo esfaquear o coração de Sasori com os bonecos de seus pais na forma de um abraço. Antes de Sasori morrer, ele insiste que, pelo menos, Sakura não pode ser salva. Chiyo discorda, e usa uma técnica de força de transfêrencia de vida especial para curá-la. Embora isto seria fatal para um shinobi normal, Sakura não estava completamente morta, assim Chiyo não morreu no processo. Após Sasori morrer, Chiyo especula que ele tinha tomado o ataque de bom grado, já que ele simplesmente queria que seus pais o abraça-se.

Depois de se reunir com Kakashi e Naruto, que conseguiram recuperar o corpo de Gaara, Sakura diz que Gaara está morto, fazendo que Naruto se rompa em lágrimas. Embora Chiyo tente acalmá-lo, Naruto a ataca, a culpando pela sua morte dizendo que se ela não tivesse selado o Shukaku em Gaara ele não teria morrido. Em uma tentativa de pedir desculpas pelo que tinha feito, Chiyo tenta reviver Gaara. Embora ele seja inicialmente incapaz devido a seu chakra estar muito baixo, Naruto doa um pouco do seu próprio para terminar a ressureição. Com o renascimento de Gaara, Chiyo percebe que o futuro de Konoha e Suna será muito melhor do que as coisas estavam no seu tempo, e então morre pacificamente com sua visão de que o mundo mudou graças a Naruto.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Chiyo, Kimi e Hanzo.PNG

Chiyo quando ressuscitada.

Em preparação para a Quarta Guerra Mundial Ninja, Chiyo é ressucitada por Kabuto Yakushi para lutar contra a Aliança Shinobi. No anime, foi revelado que Kabuto pretendia obter o DNA de Sasori para reencarná-lo, mas Chiyo é equivocadamente reencarnada em vez disso, embora ele a reconheceu como uma reencarnação famosa e útil.[4] Após ser mobilizada, ela se torna parte do grupo que Chūkichi pede assistência, ao lado de Kimimaro e Hanzō. Com isso, Chiyo observa que a técnica tinha sido melhorada desde o tempo de Tobirama Senju e que a pessoa que reviveu eles deve ser outra coisa, para ligar tantas almas de uma só vez.

Hanzo, Chiyo, Kimimaro e Chukichi.PNG

Os reforços se encontram com a Divisão de Ataque Surpresa.

No encontro com os remanescentes da Divisão de Ataque Surpresa, onde Deidara foi preso, Chiyo comprimenta Kankurō por derrotar Sasori. Quando a oposição começa sua retirada com seu grupo em busca, ele jura se vingar de quem ressucitou ela, enquanto preucupada e envergonhada por ter se fingida de morta. Isso resulta em uma discussão com Hanzō, que a chama de "bruxa fantoche", ao que ela retruca dizendo que ele era um "mascarado ambulante".

Depois de Hanzō invocar a sua salamandra e reconhecendo a Névoa Venenosa que ela exalava, Chiyo informa a Kankurō que a criatura necessita de cinco minutos para gerar e utilizar a toxina, mas que ele sabia o antídoto, tendo lutado com Hanzō antes. Engajada com os reforços da Quinta Divisão com Kimimaro no dia seguinte, usando um samurai incapacitado como uma marionete. No anime, Kankurō interveio e libertou o samurai de seu controle. Por esse tempo, ela percebe que Kankurō tem os bonecos mãe e pai ao lado do boneco escorpião, a culpa de Chiyo por sua incapacidade de salvar Sasori é trazida para a luz. Ela encontra boas lembranças de seu neto juntamente com o mau, Chiyo admite que os bonecos estão em boas mãos ela ainda continua atacando involuntariamente Kankurō. Chiyo observa a chegada do clone de Naruto. Lembrando que sua altura não era a única coisa que havia mudado, ela é então aparentemente atingida pela Liberação de Vento: Rasenshuriken de Naruto, mas no anime, ao lado de Kimimaro, ela foi capaz de desviar antes que fosse atingida.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax

Chiyo se liberta.png

A alma de Chiyo é libertada.

Com a Reencarnação do Mundo Impuro liberada, Chiyo – que ainda estava lutando contra as Forças Aliadas Shinobi – é envolvida por uma luz, antes de começar a se decompor. Como seu espírito sobe, ela afirma que agora poderia finalmente morrer mais uma vez. No anime, Kankurō chega a tempo de ver o processo. Ele fica triste ao ver idosa mestre de marionetes aposentada ir embora mais uma vez, Chiyo reconhece a habilidade do jovem na mesma arte, e orgulhosamente instrui Kankurō a continuar com a Técnica de Marionetes.[5]

Habilidades

Jikki Uematsu no Shū.png

Chiyo manipulando os corpos dos Samurai com os seus Fios de Chakra.

Apesar de sua idade, Chiyo ainda era uma ninja poderosa, e era muito respeitada em toda Sunagakure. Mesmo a rival dela, Tsunade, tem um grande respeito por ela. E com a assistência de Sakura Haruno, ela também foi capaz de derrotar Sasori. Suas habilidades e seu renome eram grandes o suficiente para Kabuto reencarná-la para a Quarta Guerra Mundial Shinobi. Chiyo foi também uma das poucas reencarnações que nunca foi selada pelo inimigo, ela foi parada em vez disso, depois que Itachi Uchiha fez Kabuto liberar a Reencarnação do Mundo Impuro.

Mestre do Marionetismo

Chiyo era uma mestre de renome no Técnica de Marionetes, famosa por suas habilidades, tanto na criação e na capacidade de controlá-los, a ponto de ser um ícone de valos inestimável para Sunagakure. Ela passou essas habilidades para seu neto, Sasori, alegando que sua técnica era tradicional em sua família. Ela modificou dois bonecos normais desarmados em bonecos capacidades intensas de batalha, até o ponto onde eles eram capazes de levantar-se contra o Terceiro Kazekage (conhecido como o mais forte na história de Sunagakure), que foi convertido em uma marionete humana por Sasori. Estes bonecos foram equipados com cordas de arame que se estendem a partir de ambas as mãos dos bonecos. Quando conectados eles têm a capacidade de cortar a maioria das coisas, incluindo a Manipulação da Força de Mil Mãos de Sasori. Ela também poderia usar a Performance da Marionete: Conquista Habilidosa com um Corpo Humano, que lhe permitia controlar efetivamente um ser humano se ela estivesse sem marionetes no seu arsenal. Ela tinha grande habilidade com Fios de Chakra, como ela poderia colocá-lo em outro fantoche, sem o adversário perceber e suprimi-los ao ponto que tornou-se invisível, bem como utiliza-los para o controle de armas.

Jikki Chikamatsu no Shū.PNG

As marionetes de Chiyo da Técnica Branca Secreta: A Coleção de Dez Marionetes de Chikamatsu.

Chiyo, como Sasori, modificou uma parte de seu corpo e transformou seu braço em um braço mecânico. Ela normalmente o manteve equipado com um escudo de chakra, e podia substítui-lo por qualquer outro braço de marionete se algo acontecesse com ele. Ela também instalou esse escudo sobre os bonecos Mãe e Pai. Seus mais fortes bonecos, no entanto, foram os dez bonecos criados pelo primeiro usuário da Técnica de Marionetes, Monzaemon Chikamatsu. Que ela foi capaz de controlar eles com apenas um dedo por boneco, uma habilidade que transforma ela em um dos maiores mestres de marionetismo. Estas marionetes foram extremamente poderosas, usando o trabalho em equipe para executar ataques poderosos, e foram equipados com poderosas técnicas, como a Sucção Esmagadora das Três Jóias e o Fūinjutsu: Shishi Heikō. Com a ajuda de Sakura, as dez marionetes de Chiyo foram capazes de dominar as cem de Sasori, embora a maioria das marionetes de Chikamatsu, foram destruídas no processo.

Outras habilidades

Chiyo curando Gaara.PNG

Chiyo usando Reencarnação da Própria Vida em Gaara.

Embora prefira usar marionetes em batalha, Chiyo demonstrou durante seu equivoco com a identidade de Kakashi que ela era altamente qualificada em taijutsu de quão facilmente ele lutou contra Naruto e seu clone. Ela possuía conhecimentos avançados de fūinjutsu como ela era a única responsável pela selagem do Shukaku em Gaara. Ela também era uma ninja médica altamente capacitada, mas, principalmente, usou seu conhecimento médico como uma especialista em veneno, o que lhe permitiu criar poderosos venenos que em toda a vida só foram anulados por Tsunade, que é conhecida como a maior Iryō-nin do mundo. Ela também comentou que enfrentou membros Uchiha no passado e sabe como lidar com genjutsu. Ela criou uma uma técnica que dá vida, que resultaria na sua própria morte se ela fosse utilizada, que queria utilizar para Sasori, a fim de dar vida a seus pais fantoches. Ela afirmou que ela a usou para lutar com Hanzō e sua salamandra o tempo todo, permitindo-lhe conhecer a lista de ingredientes do antìdoto para combater o gás venenoso lançado pela salamandra.

Estatísticas

Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Terceiro 5.0 4.5 3.5 5.0 3.5 4.0 2.0 4.5 32.0

Curiosidades

  • De acordo com o databook:
    • O passatempo de Chiyo era se fingir de morta, jogar senil e pescar
    • A comida favorita de Chiyo eram pratos de feijão e batatas. Sua menos favorita era sashimi.
    • Chiyo desejava lutar com o Presa Branca da Folha.
    • A frase favorita de Chiyo era "treinada por cem batalhas" 百戦錬磨, Hyakusen Renma). Essa expressão se refere a uma riqueza de experiências adquiridas através das lutas.

Referências

  1. Terceiro Databook, páginas 100-102
  2. Quarto Databook, página 116
  3. Capítulo 254, página 5
  4. Naruto: Shippūden episódio 316
  5. Naruto: Shippūden episódio 340

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Chiyo

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória