FANDOM


Chakra (チャクラ, chakura) é essencial até mesmo para as técnicas mais básicas; ele é feito moldando a energia física (身体エネルギー, shintai enerugī) presente em cada célula do corpo e a energia espiritual (精神エネルギー, seishin enerugī) adquirida do exercício e a experiência. Assim que moldado, ele pode ser canalizado através do sistema circulatório de chakra, que para o chakra é o que o sistema circulatório é para o sangue, para qualquer um dos 361 pontos de chakra (chamados tenketsu) no corpo. Por meio de vários métodos, sendo o mais comum os selos de mão, o chakra pode ser manipulado para criar um efeito que não seria possível de outro jeito, como por exemplo andar sobre a água, exalar fogo ou criar ilusões.

Moldando diferentes taxas das duas energias, novos tipos de chakra podem ser formados. A maioria dos ninjas possuem uma afinidade natural a um tipo de chakra, mas eles têm a capacidade de criar chakra elementar além da sua própria afinidade. Existem cinco tipos básicos, cada um mais forte e mais fraco que o outro, mas suas forças, fraquezas e relações com cada um são todas exploradas. Também há o uso do Yin e Yang e o balanceamento das energias físicas e mentais. Além desses cinco elementos, certas kekkei genkai podem misturar chakra elementares para formar novas naturezas, como, por exemplo, é possível combinar água e vento em gelo. Enquanto muitos ninjas podem usar mais de um tipo de chakra, muitos poucos podem usá-los simultaneamente.

Origem

De acordo com a Madara Uchiha, o chakra era originalmente algo pertencente à Shinju. Quando a princesa Kaguya Ōtsutsuki comeu o fruto do Shinju, ela se tornou a primeira pessoa na história a empunhar chakra. Com seu novo poder ela pôs fim as guerras que assolavam as terras. Seus filhos, Hamura e Hagoromo Ōtsutsuki, o último dos quais viria a ser o homem conhecido como o Sábio dos Seis Caminhos, foram as primeiras pessoas a nascerem com chakra.[1] Foi Hagoromo que espalhou o chakra para os outros, com a intenção de usar o chakra para ligar a energia espiritual das pessoas para que eles pudessem entender um ao outro, mesmo sem falar. Isso ficou conhecido como Ninshū (忍宗; Literalmente significa "Seita Shinobi"), tendo como seu objetivo levar o mundo em direção à paz. No entanto, as pessoas não usaram na forma como o Sábio esperava, em vez de usar o chakra para ligar as suas energias espirituais e físicas internas. Eles amassaram seu chakra interno para amplificar e armá-lo, tornando-se o que é hoje conhecido como ninjutsu. No final, eles acabaram usando seu chakra em batalha, assim como a mãe de Hagoromo Kaguya fez.[2]

Chakra Normal

Diagrama do Chakra (Normal).svg

Os dois componentes do chakra: energia espiritual e energia física.

Após Hagoromo Ōtsutsuki espalhar seu chakra, ele tornou-se uma forma de energia que todos os seres vivos produzem naturalmente até certo grau. Contida nas “bobinas de chakra” que principalmente cercam e conectam-se a cada órgão produtor de chakra, a energia circula por todo o corpo numa rede chamada “Sistema de Circulação de Chakra” (parecido com o sistema cardiovascular). Certos grupos, como os ninjas, aprenderam a gerar mais chakra e soltá-lo para fora de seus corpos através de seus “pontos de chakra” (tenketsu) para realizarem técnicas especiais (jutsu). O chakra não é normalmente visível ao olho humano, apesar do chakra poder ser visto em situações onde uma pessoa libera o máximo possível de seu chakra. Isso é raramente visto devido a certas restrições de certos pontos de chakra (Oito Portões), limitando a quantidade de chakra que um indivíduo pode liberar num único momento. Chakra também pode ser visto quando se realizam técnicas específicas (tais como o Rasengan) que usam um alto nível de controle do chakra.

Todos os diferentes tipos de técnicas, ninjutsu, genjutsu, dōjutsu, e assim por diante, precisam de chakra. Porém, taijutsu é diferente, geralmente não requerendo chakra, e sim apenas resistência. Enquanto os ninjas ainda precisam de uma quantidade determinada de chakra para viverem (energia de força vital), taijutsu regular não requer qualquer moldagem ou manipulação de chakra (com poucas exceções). Um ataque normal como um soco ou um chute entra nessa categoria.

Chakra é a forma resultante de energia quando duas outras formas de energia são misturadas juntas. As duas energias são referidas como “energia física” e “energia espiritual”. A energia física é coletada das células do corpo e pode ser aumentada através do treinamento, estimulante e exercício. A energia espiritual é derivada da consciência da mente (a alma) e pode ser aumentada através do estudo, meditação e experiência. Fazendo essas duas energias ficarem mais fortes ira em troca tornar o chakra criado mais poderoso. Portanto, praticar uma técnica repetidamente construirá a experiência, construindo a própria energia espiritual, e com isso permitindo que mais chakra seja criado. Como resultado, o ninja é capaz de realizar a mesma técnicas com mais poder. Esse mesmo ciclo se aplica a energia física, exceto pelos métodos, que podem ser, por exemplo, exercícios.

O termo geral para a fonte de chakra, as energias física e espiritual que um indivíduo tem, é chamado de "resistência total". A quantidade máxima de chakra que um indivíduo pode criar e reter num dado momento é chamada de "nível de chakra".

Assinaturas de chakra podem ser alteradas através da absorção de DNA a partir de várias pessoas, como visto em Kabuto Yakushi. Ao misturar várias assinaturas de chakra em conjunto, criou-se uma totalmente nova, de modo que nem mesmo os sensores que estão familiarizados com ele podem reconhecê-lo pelo seu chakra.[3]

Forma do Chakra

Artigo principal: Transformação da Forma Muitas técnicas tomam uma certa forma que é geralmente controlada precisamente de uma mão para a outra, através do chakra. Um bom exemplo disso é o Rasengan. Naruto usa uma de suas mãos para controlar o chakra, e o move com a outra numa maneira circular, que eventualmente cria uma esfera de puro chakra.

Chakra Elemental

Artigo principal: Transformação da Natureza

Diagrama de Relacionamento Elemental.svg

Um diagrama circular das fraquezas de diferentes elementos. No sentido horário começando pelo topo: Fogo, Vento, Relâmpago, Terra e Água.

Baseado em qual ninjutsu o ninja usa, a quantidade de chakra será diferente, assim como o elemento que o ninja aplica. Os cinco tipos elementares principais são também os nomes das Cinco Grandes Nações Shinobi: Fogo, Vento, Relâmpago, Terra e Água. Cada ninja tem o potencial de utilizar melhor um desses estilos e potencialmente mais. Os usuários do Rinnegan de alguma forma possuem mais facilidade em controlar todos os cinco elementos.

Elementos avançados como a Liberação de Madeira e a Liberação de Gelo são criados com a combinação de diferentes tipos elementares de chakra. Isso é possível com uma kekkei genkai ou tendo uma Besta com Cauda com tal elemento.

Porém, no primeiro filme mostrou que shinobi da Terra da Neve são capazes de realizarem técnicas de Liberação de Gelo sem uma linhagem sanguínea manipulando o gelo ao redor deles. Kajika também podia usar uma técnica de água que produzia gelo.

Controle do Chakra

Fluxo do Chakra.png

O fluxo de chakra dentro de uma pessoa.

Controle de Chakra (チャクラコントロール, chakura kontorōru) é um termo que se refere ao seu controle de chakra e aptidão para controla-lo. Em Naruto, o chakra leva tempo e uma grande quantidade de treino para se desenvolver gradualmente. Assim, a chave não é na verdade ter chakra, mas ser capaz de controlá-lo suficientemente e conservá-lo. Todos possuem chakra, mas apenas ninjas experientes podem “moldá-lo” e “manipulá-lo” corretamente até sua extensão máxima. Moldagem do chakra envolve a extração das energias de ambas as células do corpo e da consciência da mente, em seguida misturando-as juntamente dentro do indivíduo. A quantidade de cada energia diferenciará baseada no tipo de técnica que o ninja deseja executar. Em outras palavras, o ninja poderia criar muito ou pouco chakra para uma dada técnica, resultando em um uso ineficiente do chakra. Além disso, até mesmo quando um ninja pode moldar a quantidade correta de chakra, se ele não pode manipulá-lo apropriadamente, a técnica desejada ou não será tão efetiva ou não será executada. Gasto de energia também criará fraquezas como exaustão precoce, que pode comprometer a capacidade do ninja em batalhas de longa duração. Métodos de treinamento geral para melhorar a moldagem e manipulação de chakra incluem os exercícios Prática de Concentração da Folha, Prática de Caminhada na Superfície da Água e Prática de Escalada em Árvore.

Como um estágio intermediário, alguns ninjas podem manipular parcialmente seu chakra. Isso significa que eles podem usar seu chakra, mas não controlá-lo efetivamente, o que resulta numa técnica mal executada, um exemplo disso sendo Naruto ao tentar usar o Técnica de Clonagem na Academia. Para manipular o chakra com mais facilidade, selos de mão podem ser usados. Com eles usuários podem controlar seu chakra com uma eficiência muito maior, permitindo-os executar seus técnicas mais efetivamente. Técnicas diferentes também requerem o uso de diferentes selos de mão.

Quando se cria um ninjutsu, os dois métodos de manipulação de chakra são referidos como Transformação da Forma e Transformação da Natureza.

  • Transformação da Forma lida com o controle da forma, movimento e potência do chakra.
  • Transformação da Natureza lida geralmente com a mudança das propriedades físicas do chakra em um elemento. Existe também a Transformação da Natureza do Yin e Yang, que lida com a mudança da taxa das energias física e espiritual dentro do chakra.

Esses dois métodos podem ser feitos separadamente ou juntamente para criar uma técnica.

O termo geral para a moldagem exata e a manipulação apropriada do chakra chama-se “controle do chakra”. Pessoas com controle de chakra avançado são geralmente ninjas médicos ou tipos sensores, ambos dos quais requer-se controle extremo do chakra para ser efetivo. Genjutsu aparentemente também requer bom controle de chakra.

Uma boa maneira de desenvolver o chakra no corpo é girá-lo numa espiral firme. Girar o chakra para a direita ou esquerda depende do modo que o cabelo do usuário cresce, seja na direção da direita ou da esquerda.[4][5] Um oponente pode anular uma técnica ao absorvê-la e reverter o giro do chakra dentro de seu próprio corpo.[6]

Cores de Chakra

Visão do Sharingan.png

O chakra sendo visto através do Sharingan.

Embora no anime o chakra seja azul como padrão, originalmente, no mangá, a cor do chakra difere de pessoa para pessoa, tendo cada variação características únicas. Apesar de o chakra ser geralmente invisível, aqueles com certos dōjutsu, como o Sharingan, Rinnegan ou Byakugan, podem ver a cor do chakra de alguém, enquanto ninjas do tipo sensor mostraram-se capazes de descrever as singularidades do chakra de cada indivíduo.

Chakra Amarelo

Chakra Amarelo de Naruto.png

O chakra amarelo de Naruto.

O Chakra Amarelo (黄色チャクラ, Kīro Chakura) foi inicialmente mencionado por Naruto Uzumaki durante seu treinamento com Jiraiya antes da terceira fase dos Exames Chūnin, onde Naruto diz normalmente sentir seu chakra com a cor amarela, enquanto em outros momentos ele o sente vermelho, o que se dá devido à influência da Raposa Demônio de Nove Caudas.[7] Karin comenta que o chakra de Naruto é quente e brilhante, exatamente o oposto de Sasuke.[8] Possivelmente, Naruto possui essa cor do chakra devido ao fato de ser uma das reencarnações de Asura Ōtsutsuki, que mostrou ter o chakra amarelo.

Itachi Uchiha também é um usuário desta cor de chakra, como visto através da cor de seu Susanoo no mangá,[9] embora ele seja vermelho no anime.[10]

Chakra Azul

Chakra Azul.png

O Chakra Azul.

O Chakra Azul (青チャクラ, Aoi Chakura) é utilizado por Madara Uchiha, como visto através da cor de seu Susanoo. Madara foi notado por ter nascido com um chakra extremamente poderoso, mesmo para os padrões dos Uchiha.[11] As propriedades dessa cor de chakra são em sua maioria desconhecidas, no entanto, Kurama, a Raposa Demoníaca de Nove Caudas, observou que o chakra de Madara era muito mais sinistro do que o seu próprio.[12]

Após receber o chakra de Obito, Kakashi foi capaz de manifestar seu próprio Susanoo. A cor adotada foi azul, porém em uma tonalidade mais clara.[13]

Chakra de Luz Branca

Rastro branco do sabre (Mangá).png

O Chakra de Luz Branca.

O Chakra de Luz Branca (白光チャクラ, Hakkō Chakura) pode ser observado através do uso do Sabre de Chakra da Luz Branca, uma tantō originalmente pertencente à Sakumo Hatake e que mais tarde foi herdada por Kakashi Hatake. A espada, que possuía uma lâmina reta com um pequeno circulo à guarda mão, exalava um traço de chakra branco quando era balançada, dando assim à Sakumo o título de "Presa Branca da Folha" (木ノ葉の白い牙, Konoha no Shiroi Kiba).[14]

Chakra Laranja

Chakra Laranja.png

O Chakra Laranja.

O Chakra Laranja (オレンジチャクラ, Orenji Chakura) é usado por Hinoko e possui propriedades revitalizantes e energéticas, que ela usa em sua Agulha de Chakra. Essa cor de chakra é mencionada em Shikamaru Hiden: Uma Nuvem se Acumulando na Escuridão do Silêncio.

Chakra Roxo

Chakra Roxo.png

O Chakra Roxo.

O chakra roxo é utilizado por Orochimaru, Sasuke, Indra, Sasori e Hamura. Esse chakra é totalmente oposto ao amarelo, como Karin observou que o chakra de Sasuke havia crescido e estava mais frio e obscuro quando ele foi vítima da Maldição de Ódio, ainda mais depois de encontrar-se com Danzō Shimura.[15][16][17] Mesmo Kurama, observou que o chakra de Sasuke tornou-se ainda mais sombrio do que o seu próprio e, até mesmo, assemelhando-se ao de Madara.[18]

Em The Last: Naruto o Filme, Hinata Hyūga recebeu parte do chakra de Hamura Ōtsutsuki, que possui cor roxa. O chakra roxo de Hamura tem propriedades distintas, visto que apenas com ele é possível tocar no Tenseigan de Hamura sem ter seu chakra totalmente drenado.

Chakra Verde

Artigo principal: Ninjas Médicos

Palma Mística Dupla de Sakura (Mangá Colorido).png

O chakra de Sakura visto através da Palma Mística.

O chakra verde é normalmente utilizado por ninjas médicos, como Sakura Haruno e Tsunade Senju, tendo propriedades regenerativas e cicatrizantes. Os usuários desse chakra demonstraram um controle de chakra refinado, o que é essencial para a execução de ninjutsu médico.

No anime, Shisui Uchiha era capaz de manifestar sua própria forma de Susanoo, que era materializado por um chakra de cor esverdeada.[19]

Chakra Vermelho

Chakra Vermelho das Bestas com Cauda.png

O Chakra Vermelho singular das Bestas com Cauda.

Artigo principal: Bestas com Cauda e Jinchūriki O Chakra Vermelho (赤いチャクラ, Akai Chakura) é exclusivo para as Bestas com Cauda, criaturas titânicas feitas a partir do chakra do Dez-Caudas, por vezes referidas como "Monstros de Chakra" (チャクラのバケモノ, Chakura no Bakemono).[20] Elas possuem reservas de chakra extremamente elevadas, muito acima dos demais shinobi. Por causa de seu imenso poder, as Bestas com Cauda foram caçadas por inúmeros seres humanos ao longo dos tempos e, geralmente, eram tratadas como armas.

O chakra das Bestas com Cauda pode ser divido em chakra positivo preto (+の黒チャクラ, purasu no kuro chakura) e chakra negativo branco (−の白チャクラ, mainasu no shiro chakura) que, ao serem equilibrados com uma relação de 8:2, respectivamente, permitem formar a Bola da Besta com Cauda.[21]

A fim de manter controle sobre as Bestas com Caudas, os humanos passaram as sela-las dentro de si, tornando-se jinchūriki das mesmas. Os jinchūriki pode acessar o chakra da besta, concedendo-lhes capacidades sobre-humanas, como força, velocidade e fator de cura mais elevado.[22]

Chakra Negro

Chakra Negro.PNG

O chakra negro.

Artigo principal: Zero-Caudas

O Chakra Negro (闇のチャクラ, Yami no Chakura) é um chakra único formado das emoções negativas do coração. Criado pelo Reibi, que se alimenta das emoções negativas das pessoas ao redor, ele demonstrou ser extremamente poderoso, sendo usado para ativar o Ancor Vantian do País do Céu, além de conceder a Shinnō técnicas poderosas aparentemente sem nenhum efeito colateral, apesar de que ele eventualmente destrói a mente e apodrece a alma do usuário.

Chakra de Sete Cores

Artigo principal: Rasengan de Sete Cores

Nanairo no Chakura.png

O Rasengan de Sete Cores.

O Chakra de Sete Cores (七色のチャクラ, Nanairo no Chakura) é um chakra único, visto no primeiro filme da série, que assume uma aparência multicolorida, semelhante à um arco-iris. Embora ele seja considerado fictício, mesmo no próprio filme, Naruto Uzumaki consegue utiliza-lo através de seu Rasengan ao refletir a luz no gerador espelhado do País da Neve. A julgar pelo quão longe ele faz o oponente voar, pode-se assumir que o chakra de sete cores não é apenas um espetáculo colorido, mas de alguma forma aumenta a sua energia também.

Tipos de Chakra

Chakra Medicamente Alterado

Injeção de Chakra.PNG

O chakra sendo injetado.

Artigo principal: Prescrição de Fortalecimento: Injeção de Chakra

Este chakra extra permite que o usuário utilize ninjutsu elemental de alto nível. Ele também permite que o usuário use técnicas elementais que ele não seria capaz de dominar normalmente. O chakra não é infinito, e deve ser reposto ao longo do tempo. Além disso, apenas um tipo de chakra elemental pode ser injetado na pessoa de cada vez, como Neji observou que Shizuku foi visto com um elemento completamente diferente do encontro anterior.

Chakra da Sacerdotisa

Esfera Protetora de Luz.PNG

O chakra de luz da sacerdotisa.

Artigo principal: Sino de Segurança Místico

Chakra da Sacerdotisa (巫女チャクラ, Miko Chakura) tem um aspecto único e brilhante. Com esse chakra, Shion pode enviar raios rosas brilhantes cortando a seus adversários, criar uma barreira para protegê-la de ocorrências negativas e transformá-la em uma forma angelical. Ela também usou o chakra místico do sino para criar uma esfera de proteção em torno de um alvo designado, como ela fez em volta de Naruto Uzumaki, e usar o chakra dele com Naruto para formar o Super Rasengan do Chakra de Naruto e Shion. Miroku temia que, se Shion estivesse corrompida, seus poderes seriam mais mortais do que de um gigantesco demônio.

Chakra de Hagoromo

Chakra do Seis Caminhos

Naruto, Sasuke e Hagoromo (Anime).png

Hagoromo dando o seu Chakra para Naruto e Sasuke.

Artigo principal: Hagoromo Ōtsutsuki Chakra do Seis Caminhos (六道チャクラ, Rikudō Chakura; TV Brasileira "Chakra do Seis Caminhos") é o chakra extremamente poderoso de Hagoromo Ōtsutsuki, herdado de sua mãe. Esse tipo de chakra pode ser adquirido através do próprio Hagoromo, combinando o chakra de seus dois filhos, Asura e Indra, formando o Rinnegan, ou virando jinchūriki do Dez-Caudas.[23] Através desse chakra, é possível obter o Poder do Seis Caminhos (六道の力, Rikudō no Chikara), no qual aumenta o poder das técnicas do usuário a um nível extremamente poderoso.

Chakra Sábio do Seis Caminhos

Artigo principal: Senjutsu do Seis Caminhos

Chakra Sábio do Seis Caminhos (六道の仙人チャクラ, Rikudō no Sennin Chakura; TV Brasileira "Chakra Sábio do Seis Caminhos") é o chakra de Hagoromo, misturado com Energia natural, criando uma forma extremamente poderosa de chakra, necessário para obter o Senjutsu do Seis Caminhos. Naruto utiliza esse chakra em combinação com o chakra das nove bestas com cauda, no qual, aumenta todos os seus atributos de uma maneira assustadora, podendo enfrentar Madara em sua forma como jinchūriki do Dez-Caudas.

Obito teve acesso a esse chakra, quando ele absorveu de Madara, no qual ele usou para manipular o material presente no Zetsu Negro, para criar uma Esfera da Busca da Verdade.

Chakra de Hamura

Hakke Sōjishi Hōgeki.png

Hinata usando o chakra de Hamura.

O Chakra de Hamura (ハムラのチャクラ, Hamura no Chakura) é um chakra único de Hamura Ōtsutsuki, que possui propriedades especiais e é essencialmente igual ao chakra do Seis Caminhos, passado pela linhagem dos clãs Ōtsutsuki e Hyūga. Apenas aqueles que o possuem são imunes ao Jujutsu do Recipiente de Energia e portanto podem tanto tocar como destruir o Tenseigan de Hamura. Curiosamente, o chakra de Hinata Hyūga se tornou roxo escuro ao se misturar com o chakra dado por Hamura.

Chakra do Senjutsu

Diagrama do Chakra (Senjutsu).svg

Os três componentes do chakra Senjutsu: energia espiritual, energia física, e energia natural.

Artigo principal: Senjutsu

Chakra Senjutsu (仙術チャクラ, Senjutsu Chakura; TV Brasileira "Chakra da Técnica Sábia") é o chakra necessário para realizar senjutsu, que contem a energia encontrada na própria natureza. Ela é uma fonte poderosa de energia, capaz de conceder ao ninja força e velocidade aumentadas e resistência para taijutsu, assim como também fortalecendo técnicas de ninjutsu e genjutsu. O chakra sábio é criado com uma mistura tripla e balanceamento da própria energia física e energia espiritual, assim como a energia natural (自然エネルギー, shizen enerugī) da atmosfera/ar e do solo/terra. Já que as três energias precisam ser balanceadas igualmente, quanto maior for o nível de chakra de um indivíduo, maior será a quantidade de energia natural que pode ser adicionada. Apenas aqueles com tal capacidade grande de chakra podem juntar energia natural necessária para entrar num estado poderoso chamado Modo Sábio. Além disso, somente quando uma pessoa permanece “perfeitamente parada”, a fim de não interromper o fluxo da natureza ao redor dela como ondas numa lagoa, pode sentir e explorar apropriadamente a energia natural. Permanecer completamente firme por um período de tempo leva uma grande quantidade de concentração e paciência, exigindo um estado mental de muita calma e motivação.

Chakra Líquido

Chakra Líquido.png

O Chakra Líquido de Jako.

Artigo principal: Chakra Líquido O Chakra Líquido[24] é característico de Jako, que alega ser uma pessoa tão suja que seu chakra se transformou no que é. Ao ser liberado, seu chakra assume uma consistência líquida que pode se solidificar em uma substância semelhante à borracha.[25]

Poder do Meteorito

Episódio 183.png

Chakra do Método do Pavão Misterioso.

Artigo principal: Método do Pavão Misterioso e Meteorito

O Poder do Meteorito[26] é utilizado para fortalecer o chakra dos shinobi de Hoshigakure, que podem manipular seu chakra numa variedade extensa de habilidades ao preço de dano extremo ao seus corpos. O nome da técnica de Hoshigakure, o Método do Pavão Misterioso, é baseado na manifestação pura do chakra como caudas de chakra roxo rosado parecida com as penas da cauda de um pavão.

Poder

Clone do Nove-Caudas com sete caudas.PNG

O Poder sendo liberado da Lança do Céu.

Artigo principal: Lança do Céu O Poder (力, Chikara) foi uma poderosa fonte de chakra que foi selada dentro da Lança do Céu. Quando liberado, ele causa efeitos climáticos adversos, como nuvens tempestuosas e raios. Aqueles que banham no Poder acabam tendo seu corpo deformado e transformado, adquirindo habilidades imensas.

Presente do Grupo Eremita

Raigo.PNG

Chakra do Senzoku no Sai.

Artigo principal: Senzoku no Sai

O Presente do Grupo Eremita (仙族の才, Senzoku no Sai; TV Brasileira "Presente nos Eremitas") é um tipo especial de chakra usado pelos ninjas monges do Templo do Fogo. Ele requer treinamento diário e duro para ser dominado. Esse chakra é requerido para desfazer a Parede de Ferro Selada dando acesso ao templo. Ele também é requerido para a técnica Abordagem Acolhedora: Mil Braços Assassinos.

Ryūmyaku

O poder de Ryūmyaku.PNG

A fonte de Ryūmyaku.

Artigo principal: Controle de Chakra de Ryūmyaku e Fonte de Ryūmyaku O Ryūmyaku (龍脈; Literalmente significa "Veias de Dragão") é uma antiga fonte de chakra que flui profundamente sob Rōran e pode conceder poder ilimitado para aqueles que a possuem. Somente os herdeiros de sangue do reino podem abrir ou fechar o fluxo, mas depois que é aberto, qualquer um pode usá-lo. O usuário é capaz de converter o chakra e usá-lo de várias maneiras, inclusive para fornecer energia para uma cidade inteira e controlar um grande número de marionetes.

Curiosidades

  • Apesar de chakra ser geralmente invisível, aqueles com certos dōjutsu, como o Sharingan, Rinnegan ou Byakugan, podem ver a cor do chakra de alguém. Aparentemente cada pessoa tem uma cor diferente de chakra. É também interessante notar o fato de que quantidades suficientemente imensas de chakra são visíveis a olho nu.
  • Pessoas relacionadas possuem assinaturas de chakra parecidas.[27]
  • Assinaturas de chakra também variam entre diferentes populações.[28]
  • Até certo ponto, o chakra também parece refletir a personalidade e emoções de seu dono, como Karin observou que chakra de Sasuke havia crescido mais frio e obscuro, quando ele foi vítima da Maldição de Ódio ainda mais depois de ver Danzō Shimura, enquanto ela descreveu o de Naruto como brilhante e quente.
  • O Chakra e sua assinatura, em si podem ser modificados de acordo com Treinamento, modificações celulares ou físicas, de acordo quando Karin não conseguiu reconhecer o chakra de Kabuto quando o mesmo estava curando Sasuke, por Kabuto ter mudado tanto seu chakra a ponto de ela não poder reconhecê-lo.
  • Minato Namikaze, parcialmente apoiado em um episódio do anime, menciona que chakras com assinaturas parecidas ressonam quando estão próximos.[29][30]
  • No anime, o resultado da última colisão do Chidori e do Rasengan por Naruto e Sasuke no Vale do Fim foi uma explosão branca rodeada pelas sete cores, porém é desconhecido se esse resultado deve-se ao Chakra de Sete Cores.[31]

Veja Também

Referências

  1. Naruto capítulo 646, páginas 6-9
  2. Naruto capítulo 665, páginas 6-7
  3. Naruto capítulo 667, página 2
  4. Naruto episódio 87
  5. Naruto capítulo 151, página 11
  6. Terceiro Databook, página 296
  7. Naruto capítulo 91, página 16
  8. Naruto capítulo 488, página 8
  9. Capa do volume 58
  10. Naruto: Shippūden episódio 138
  11. Naruto capítulo 398, páginas 16-18
  12. Naruto capítulo 309, página 3
  13. Naruto capítulo 688, páginas 16-17
  14. Naruto capítulo 239
  15. Naruto capítulo 460, páginas 14-15
  16. Naruto capítulo 464, página 17
  17. Naruto capítulo 484, página 9
  18. Naruto capítulo 309, páginas 3-5
  19. Naruto Shippūden: Ultimate Ninja Storm Revolution, cenas cortadas do OVA
  20. Naruto capítulo 256, página 14
  21. Naruto capítulo 519, páginas 16-17
  22. Naruto capítulo 28
  23. Naruto capítulo 680, página 12
  24. Naruto CCG, ID IJ-880
  25. Naruto: Shippūden episódio 194
  26. Naruto CCG, ID BPJ-622
  27. Naruto capítulo 525, página 3
  28. Naruto capítulo 547, página 2
  29. Naruto Shippūden 4: A Torre Perdida
  30. Naruto: Shippūden episódio 70
  31. Naruto: Shippūden episódio 477

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Chakra

  • Vocês acham que o anime banalizou o conceito de chakra

    5 mensagens
    • Não é que o chakra do Madara era amarelo, mas sim, pode ter sido um efeito do Rinne Tensei estranho que o anime resolveu colocar p...
    • E aquele chakra roxo que ponharam no Hashirama no anime eu só consegui. Ver a versão preta e branca desse capítulo 620 do mangá por isso ...
  • Liberação de chakra biju

    11 mensagens
    • Ameip escreveu: E nao matar ninguém até Susanoo sem armadura do Madara suportou o tenpeinchii nuiguem da aliança Shinobi morreu nesse ataq...
    • Eu nao falei que cúpula da Kurama destruiria, falei uma explosão de chakra do juubi

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória