FANDOM


Chōza Akimichi (秋道チョウザ, Akimichi Chōza) é um shinobi de nível Jōnin de Konohagakure e antigo companheiro de equipe de Shikaku Nara e Inoichi Yamanaka. Juntos, eles foram o trio Ino-Shika-Chō anterior. Ele é também o décimo quinto chefe do clã Akimichi (秋道15代目当主, Akimichi Jūgodaime Toshu).

Personalidade Editar

Ele é um homem gentil e carinhoso, com aparentemente grande sabedoria e compreensão do mundo, e tem um profundo amor por seu filho, Chōji. Ele não é, no entanto, alguém que repreende seu filho por suas ações, especialmente quando ele coloca os outros em perigo. Isto foi visto durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, onde Chōza pediu a seu filho para tomar controle do que estava acontecendo ao seu redor a sério, e agir com conformidade. Como o resto do seu clã, ele tem um grande apetite, e é propenso a comer de tudo em uma página inteira do menu. Ele também tem um grande orgulho de seu clã que também foi visto em seu filho, observando um futuro chefe do clã Akimichi, sabendo que não deve agir de forma covarde.[3]

Aparência Editar

Chōza (Full)

A aparência de Chōza.

Chōza tem longos cabelos vermelhos e marcas roxas em seu rosto — sendo essas marcações um traço comum no clã Akimichi. Ele usa uma roupa samurai que implica um terno preto concluído com uma armadura que tem o kanji de "comida" (食, shoku) sobre ele. Ele também usa um cinto de corda, mão-guardas, e em vez de um protetor de testa - um hachimaki amarrado na cabeça. Em algum ponto no tempo, ele também usava um par de brincos hooped de prata antes de passá-los para o seu filho. Depois que eles foram devolvidos a ele quando Chōji se tornou um chūnin e jurou seu juramento, ele não foi visto usando. Quando ele usa a Técnica do Tamanho Múltiplo, duas marcas aparecem sob seus olhos; essas marcas desaparecem quando ele retorna ao seu tamanho normal.[4][5]

História Editar

Passado Editar

Memorial dos clãs

Chōza com seu filho, Chōji no memorial.

No anime, chegando ao final da Terceira Guerra Mundial Shinobi, a origem do trio Ino-Shika-Chō foram designados para entregar um pedido de um tratado de paz entre a Konoha e Iwa. Antecipando o shinobi Iwa virar hostil, a reunião foi realizada estrategicamente na fronteira da Terra do Vento, sabendo que o Quarto Kazekage iria supervisionar a reunião deve uma fuga batalha em sua terra.[6] Durante o Ataque do Nove-Caudas em Konoha, Chōza e seus companheiros ajudaram na defesa da aldeia.[7] Alguns anos mais tarde, Chōza consola Chōji que foi tratado com indiferença por causa de seu peso e que estava sendo dito por outras crianças que os Akimichi eram ninjas inúteis. Chōza disse-lhe que um dia, ele teria verdadeiros amigos que iria perceber que não era o verdadeiro Chōji. Chōza é o chefe do clã Akimichi, e fazia parte do trio "Ino-Shika-Cho", junto com Shikaku Nara e Inoichi Yamanaka, seu nome sendo a parte Chō do nome do grupo. Em algum ponto no tempo antes de Chōji se tornar um Genin, ele o levou para o Memorial dos clãs Yamanaka, Nara e Akimichi, onde ele lhe contou sobre os três vínculos especiais do clã e seu futuro como o próximo chefe do clã Akimichi.

Parte I Editar

Exame Chūnin Editar

Artigo principal: Exames Chūnin (Arco) Ele fez a sua aparição oficial durante o Festival do Exame Chūnin, sentado ao lado de seus ex-companheiros de equipe que estavam falando sobre o fato de que Inoichi teve uma filha, e como problemático que foi, de acordo com Shikaku, enquanto Chōza estava olhando para o menu só para encomendar tudo na página que ele estava olhando. Quando Shikamaru veio para procurar seu pai, Chōza convidou-o para vir e comer com eles.

Esmagamento de Konoha Editar

Artigo principal: Esmagamento de Konoha (Arco)

Ino-Shika-Cho (Anterior)

Chōza e seus companheiros defendem Konoha.

Ele fez sua próxima aparição durante o final do arco Invasão Konoha utilizando a Técnica do Tamanho Múltiplo para pisar em alguns Shinobi de Otogakure, e mais tarde encontrou-se com Inoichi e Shikaku se reunir o original Trio Ino-Shika-Chō.

Missão de Recuperação de Sasuke Editar

Artigo principal: Missão de Recuperação de Sasuke Chōza visita o hospital depois de Chōji tomar as Três Pílulas Coloridas. Embora ele não seja capaz de ver Chōji porque ele está se recuperando, ele expressa alívio que Tsunade voltou para a aldeia e, assim, foi capaz de salvar a vida de seu filho.

Parte II Editar

Missão de Repressão da Akatsuki Editar

Artigo principal: Missão de Repressão da Akatsuki No anime, quando Shikamaru vem procurando Chōji em sua casa, Chōza e diz que ele está fora, nas colinas por trás da formação da casa.

Invasão de Pain Editar

Artigo principal: Invasão de Pain

Daburu Nikudan Sensha

Chōza e Chōji atacam Pain.

Quando a invasão de Pain começa, Chōza forma uma equipe que inclui Chōji para explorar a aldeia em busca de inimigos. Eles são atraídos para o local de batalha onde Kakashi estava lutando contra o Caminho Deva junto com o Caminho Asura Chōza e Chōji chegam ao local e esmagam o Caminho Asura, em seguida, eles voltam sua atenção para o Caminho Deva. Após o Caminho Deva lançar um contra-ataque para eles, Chōji e Chōza tentaram distrair Pain para que Kakashi pudesse aterrar um golpe final. Seus esforços falharam, resultando que Chōza ficasse gravemente ferido, e até Chōji acreditou que ele estava morto.

Na sequência, Chōza é aparentemente morto. A mini- Katsuyu logo se agarra a ele, permitindo que Tsunade pudesse monitorá-lo remotamente e determinar que ele ainda está vivo. Ela diz a Chōji isso e aconselha-o a levar Chōza para o hospital. Chōji permanece com Chōza para o restante da invasão. Mais tarde, ele assiste com descrença como Kakashi é revivido, perguntando o que estava acontecendo.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto Editar

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Hiashi, Chōza e Tnten (Primeira Divisão)

Chōza é atribuído à Primeira Divisão.

Quando a Quarta Guerra Mundial Ninja começou, Chōza foi colocado na Primeira Divisão, que foi enviado para a fronteira do País do Relâmpago para se defender contra um aproximando Akatsuki. Depois de usar a Técnica do Tamanho Múltiplo, Chōza encontrou um reencarnado Asuma Sarutobi e Dan Katō - o último dos quais observa que Chōza tinha crescido desde a última vez que se viram. Enquanto a batalha se seguiu, Chōza estava distraído com Dan enquanto outros membros da Divisão preparados para prendê-lo na Formação das Quatro Chamas Violeta.
Choza para cauda de Kinkaku

Chōza para a cauda de Kinkaku.

No meio da sua luta com Dan, Chōza também foi arrastado para outras batalhas que ocorrem no campo de batalha. Depois de Kinkaku transformado, Chōza bloqueou um balanço da cauda estendida de Kinkaku. Quando Chōji mais tarde teve dificuldades lutando contra Asuma, Chōza entrou na frente do ataque de Asuma queima para protegê-los. Ele lembrou Chōji de seu dever como o próximo chefe Akimichi, dando seu filho a determinação que ele precisava para enfrentar seu mestre. Chōza em seguida, assistiu com orgulho como Chōji usando o Modo Chōji Borboleta, juntamente com o Bombardeio do Projétil de Borboleta para derrotar Asuma.
Choza e Choji atacam Gedo Manzo

Chōza e Chōji atacando a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior.

Ao cair da noite, Dan tinha sido contido e Chōji havia derrotado o outro ninja reencarnado ainda em jogo. A aparente vitória foi de curta duração, no entanto como Tobi logo apareceu no campo de batalha e invocou a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior. Chōza e seu filho usaram a Técnica do Super Tamanho Múltiplo e enfrentaram a estátua, mas não são páreos para ele, só sendo arremessados para trás. Retornando ao seu tamanho normal, Chōji cai para baixo com o resto de sua equipe como a estátua vai em um ataque máximo. Após o desaparecimento do ataque.

Depois Tobi recuou, ele e o resto da aliança shinobi em círculos, conforme as instruções de Shikamaru. Isso foi feito até que Naruto chegou à sua localização e diferenciado entre os shinobi reais a partir do Exército de Zetsu Branco. Quando o clone de Naruto finalmente chega, ele agradeceu-lhe por ter vindo um lhe informou que a sede já lhes havia dito tudo.

Como Chōza continuou sua conversa com Dan, enquanto guardava a barreira, ele informou que Madara Uchiha havia reencarnado como bem e que Tsunade - na qualidade de Hokage - e os outro Kage estavam enfrentando-o no campo de batalha que chocou Dan. Embora Chōza elogiou Tsunade como Hokage, Dan disse Chōza que só Hashirama Senju poderia derrotar Madara, e implorou-lhe que procurasse a cabeça por trás da Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro e detê-lo, em vez de guardar a barreira - vendo esta como a única forma para parar Madara deixando Chōza a se perguntar se realmente Madara era invencível.

Com a Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro liberada, Chōza assistiu em choque como Dan estava envolto em uma luz do tipo antes de seu corpo começar a desconstruir. Como Dan recuperou o domínio sobre seus próprios movimentos, Dan pediu a Chōza remover a barreira, Chōza concordou. Percebendo suas intenções quando Dan usou a Técnica de Transformação em Espírito para assumir o controle de seu espírito ascendente, Chōza implorou-lhe para se apressar e ver Tsunade como seu tempo era limitado. Depois de Dan despedir, Chōza felizmente explicou os mecanismos por trás da técnica de Dan para um Shinobi de Konoha.

Habilidades Editar

Sendo um Akimichi, Chōza pode converter calorias em chakra, a fim de executar técnicas secretas do seu clã, como líder, é provável que ele tenha sido muito habilidoso em todas essas técnicas. Ele foi capaz de prestar assistência a Kakashi Hatake contra o Caminho Deva, bem como colocar o Caminho Asura fora de batalha por um tempo, depois deste ter sido paralisado por Kakashi através do Liberação de Relâmpago: Técnica Clone das Sombras. Como a maioria dos membros de seu clã, ele também empunha um bō, que em batalha tinha a capacidade de aumentar proporcionalmente com ele quando utilizada a Técnica do Tamanho Múltiplo. No anime, ele poderia usar esse bō para criar um turbilhão enorme, forte o suficiente para enviar dezenas de inimigos aos ares, enquanto criava uma sombra que cobria quase todo o campo de batalha, dando suporte às técnicas de seu companheiro Shikaku Nara.[8]

Chōza tem mostrado uma incrível quantidade de força física em suas aparições, ele foi capaz de parar uma das caudas de Kinkaku [9], bem como parar a Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, criando uma abertura para o seu filho atacá-lo[10]. Chōza foi capaz de suportar o Liberação de Fogo: Pilha Ardente de Cinzas de Asuma sem receber danos significativos.[11]

Técnicas do Clã Akimichi Editar

Baika no Jutsu

Chōza usando a Técnica do Tamanho Múltiplo.

Como chefe, ele provavelmente está bem versado ​​na maioria, se não todas as técnicas de seu clã. Ele demonstrou habilidade com a Técnica do Tamanho Múltiplo, capaz de ficar nessa forma por um longo período de tempo sem qualquer esforço perceptível sobre ele ou suas reservas de chakra, e o Tanque da Bala Humana, que ele usou ao lado de seu filho durante sua batalha com Pain [12]. Ele também usou a Técnica do Tamanho Múltiplo Parcial para esmagar o Caminho Asura. Todas estas giram em torno de capacidade especial do clã para aumentar o tamanho das suas várias partes do corpo.

Curiosidades Editar

  • Um conceito inicial de Chōza pode ser visto no primeiro capítulo da série. No entanto, nesta descrição, ele teve três tomoe em sua armadura em vez do kanji obrigatório "shoku" de seu clã, e ele tinha um pedaço de corda ao redor de sua cabeça, em vez de pano.
  • Curiosamente, na maioria dos casos, no anime, as partes do cabelo de Chōza mais perto de seus ouvidos são descritos como de cor marrom, enquanto o resto de seu cabelo é vermelho, como se estivesse usando um cocar. No mangá, No entanto, não há nenhuma indicação de que tal.
  • De acordo com o databook (s):
    • O hobby de Chōza é visitar todas as lojas de comida.

Referências Editar

  1. Segundo Databook, página 15
  2. Quarto Databook, página 17
  3. Naruto capítulo 533
  4. Naruto capítulo 529, páginas 3
  5. Naruto capítulo 529, páginas 12
  6. Naruto: Shippūden episódio 349
  7. Naruto capítulo 502, página 7
  8. Naruto: Shippūden episódio 239
  9. Naruto capítulo 529, página 3
  10. Naruto capítulo 537, pagína 2
  11. Naruto capítulo 533, pagína 10
  12. Naruto capítulo 423

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Chōza Akimichi

  • morte

    2 mensagens
    • choza morreu?
    • Fwy
      Após a guerra, quando Kabuto dissipou o Edo tensei, o Choza não foi mostrado. Nem mesmo nos filmes posteriores ou em al...

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.