FANDOM


Sendo esta uma das maiores dúvidas sobre a série, e uma das mais perguntadas, tentarei explicar o assunto da forma mais simples possível. Todas as informações contida nesse artigo, são fundamentadas com todas as evidências recolhidas na série até então. Podendo ter o conceito alterado conforme a vontade do novo autor da obra.

Afinal, Naruto perdeu o Modo Sábio dos Seis Caminhos?

A resposta definitivamente é, não. Muitas pessoas acabaram identificando esse modo, utilizando características que embora tenha uma ligação muito forte, não possuem dependência uma da outra. Antes de tudo, precisamos entender o que realmente é este modo, o que ele faz, e quais são as vantagens. Para isso, utilizarei a própria página do Jin no Sho, traduzida e revisada pelo Administrador e Tradutor Fwy.


Definição

No começo da página 310 do Jin no Sho, temos as seguintes informações:

Descomplicando - Modo Sábio dos Seis Caminhos1


"Um estado mental divino concedido pelo Ancestral dos Shinobi, que permite controlar todas as coisas e entender seus funcionamentos."

"O usuário obtém inconscientemente a capacidade de flutuar do Sábio dos Seis Caminhos."

Através desse fragmento já temos uma noção completa do que se trata exatamente este poder. Diferente do que muitos fãs afirmam, o Modo Sábio dos Seis Caminhos não é um simples Modo Sábio avançado; não é um modo que possui um manto de chakra que foi utilizado apenas na guerra ninja e nunca mais voltou a utilizar, e não é nenhum um upgrade de poder de destruição como muitos insistem em afirmar.
O Modo Sábio dos Seis Caminhos é um estado mental onde o usuário adquire uma espécie de iluminação, um entendimento de como tudo funciona, permitindo-lhe ser capaz de controlar todas as coisas. Ou seja, não é um upgrade físico, mas sim, um upgrade mental. Onde Naruto se torna capaz de realizar coisas praticamente divinas, usando o seu poder que ele já possuía: o Modo Sábio e o Modo Kurama. Através dessa compreensão divina, Naruto consegue administrar com maestria todo o seu poder, explorando ele a uma forma nunca vista antes.


Descomplicando - Modo Sábio dos Seis Caminhos2

Já nesta imagem, nos é explicado quais são os critérios para alguém ser digno deste poder:

  • Rigor em seus treinamento: algo que Naruto sempre nos mostrou, através de seus árduos treinamentos, com o objetivo de salvar seu amigo e realizar seu sonho em se tornar Hokage.
  • Sensibilidade e métodos inusitados de controlar seu chakra: vimos isso na forma como Naruto sempre buscou as coisas. Mesmo ele não entendendo o que lhe era explicado, ele sempre encontrava seu próprio jeito para fazer as coisas. Graças a essa criatividade, ele foi capaz de realizar feitos com o chakra, que superam a habilidade de Minato e Kushina, como dito pela própria Kurama ao ver que Naruto manipulava o chakra dela como se fosse algo comum para ele.
  • Confiança inabalável não importando o seu sofrimento: mesmo tendo crescido sem pais, e com uma aldeia toda que o odiava sem ele saber o motivo, mesmo tendo seu mestre assassinado por uma organização, Naruto sempre seguiu seu caminho. Em nenhum momento ele deixou ser corrompido pelo ódio ou pelo desejo de vingança. Ele sempre continuou acreditando em si mesmo, mesmo sendo ingênuo, ele provou que é possível alcançar seus objetivos e continuar com seu jeito de ser intacto.
  • Coragem para não desistir: era um dos seus lemas. Não importa o quão crítica estava a situação, ele jamais se rendia.
  • Espírito de liderança: um poder oculto que Naruto emanava a todos a sua volta sem ele perceber. Naruto fazia com que as pessoas ao seu redor manifestassem uma grande vontade de querer ajudar Naruto. Algo que nos foi falado através da conversa entre Kakashi e Chiyo.

Somente as pessoas que preencherem tais requisitos, serão merecedoras desse poder. E não é a pessoa que escolhe esse poder, mas o poder que escolhe a pessoa.


Descomplicando - Modo Sábio dos Seis Caminhos3

E no último fragmento, temos as legendas onde explicam que graças a esse modo, Naruto conseguiu realizar a proeza de chutar uma Esfera da Busca da Verdade, e adquiriu uma incrível habilidade de detecção, sendo capaz de sentir sombras de outra dimensão, e obteve uma capacidade reflexiva que equivale à de Madara mesmo sendo o Jinchuriki do Dez-Caudas.


Aparência

A aparência do usuário quando utiliza esta técnica, acaba confundindo a cabeça de todos, gerando inúmeras dúvidas e discórdia entre as fanbases. O maior fator que contribuiu para isso, foi o fato de que Madara menciona que Naruto se tornou usuário do Senjutsu do Seis Caminhos e no mesmo momento, nos deu o close nas costas de Naruto onde nos mostrou o símbolo do Rinnegan e nove magatama, que é o símbolo do Hagoromo. Mas se pensarmos bem, isso não faz sentido, pois como Madara chegou essa conclusão, se o mesmo não viu esse símbolo em Naruto? Madara teve certeza que Naruto obteve esse tipo de Senjutsu, mesmo não tendo a chance de ver esse símbolo nas costas do Uzumaki. Devido ao fato do visual do manto de chakra que Naruto utilizou ali, muitos se deixaram levar por essa característica, renegando a ideia de que Naruto nunca mais utilizou o Modo Sábio dos Seis Caminhos, já que ele não tinha mais o modo de chakra exclusivo, símbolo nas costas,não conseguia mais flutuar, não manifestou mais as Esferas da Busca da Verdade. E com isso, irei comentar sobre cada uma dessas características detalhadamente para acabar de vez com uma dúvida que ronda a comunidade desde o final de 2014.

Modo de Chakra Exclusivo

Como foi explicado no Databook, o Modo Sábio dos Seis Caminhos é um estado mental divino, ou seja, é um poder que afeta a mente do usuário, e não o seu corpo fisicamente. Se apoiar no visual do modo de chakra para apontar que Naruto perdeu esse poder é extremamente equivocado. O manto de chakra é um poder derivado dos jinchuuriki e do Tenseigan e não tem nada a ver com o Modo Sábio dos Seis Caminhos. É verdade que a aparência desse modo acabou adquirindo um visual diferente do comum, mas vale lembrar que foram várias as mudanças de visual que o manto do Naruto sofreu:

  • Quando Naruto obteve o chakra da Kurama possuía aquele primeiro design básico;
  • Quando fez amizade com Kurama e teve acesso a todo o chakra dela, sofreu a segunda alteração do visual;
  • Quando obteve o chakra das nove bijuu, adquiriu o mesmo símbolo dos jinchuuriki do Dez-Caudas;
  • Quando conseguiu a outra metade do chakra da Kurama;
  • Quando Naruto apareceu no filme The Last: Naruto o Filme;
  • Quando apareceu no filme Boruto: Naruto o Filme, onde demonstrou duas versões do manto;
  • Ao estrear no mangá Boruto: Naruto Next Generations, onde também demonstrou duas versões do manto;
  • E ao sofrer a adaptação para o anime Boruto: Naruto Next Generations, onde também demonstrou duas versões do manto de chakra.

Ou seja, o visual do manto não importa, porque além de ser um poder completamente separado e ser derivado da Kurama, ele sofreu várias alterações no visual.

Símbolo do Rinnegan e os Nove Magatama

Este também não pode ser contado como uma prova. O fato do close nas costas do Naruto não significa nada, já que esse símbolo não tem peso ou importância nenhuma na série, visto que nem o próprio Databook deu atenção para isso. Madara afirmou que Naruto tinha o Senjutsu do Seis Caminhos não pelo símbolo de suas costas no qual ele sequer viu, mas sim pelo fato de existir nove esferas pretas de chakra flutuando em suas costas. As Esfera da Busca da Verdade é uma técnica possível de ser utilizada através do Senjutsu do Seis Caminhos! Foi justamente por isso que Madara teve a certeza que Naruto tinha esse Senjutsu, porém o close das costas do Naruto acabou ocultando esse fato para os leitores. Senjutsu do Seis Caminhos, como diz a tradução Técnica Sábia do Seis Caminhos, é um ramo de técnicas que só são possíveis de serem utilizadas com o poder do Hagoromo, e as Esfera da Busca da Verdade é uma dessas técnicas.

Ausência da Capacidade de Flutuar

Sendo esta também um dos supostos empecilhos que invalidavam a presença do Modo Sábio dos Seis Caminhos, no episódio 47 de Boruto: Naruto Next Generations, Naruto combinou a Capacidade de Flutuar com o Flash Amarelo, conseguindo voar e possuir velocidade tão alta a ponto de ultrapassar um trem, logo, mais um item sem sentido.

Naruto voando

Ausência das Esferas da Busca da Verdade

Esse foi um dos maiores fatores que contribuíram para desacreditarem no Modo Sábio dos Seis Caminhos na nova saga, porém como foi visto, não existe nenhuma menção sequer sobre exigir as esferas para ter esse modo. Vale lembrar que, Modo Sábio dos Seis Caminhos e Esferas da Busca da Verdade, são duas técnicas que possuem páginas separadas no Databook. Naruto ao acessar o Modo Sábio dos Seis Caminhos, obteve o conhecimento necessário para criar essas esferas que o ajudaram no combate final. O fato dele não ter as manifestado até então foi puro caso de roteiro, já que ele precisa ser nerfado para dar oportunidade para o inimigo manter uma luta nivelada contra o nosso querido Naruto.

E com isso, chego ao final desta publicação! Espero que tenham gostado e compreendido esse misterioso e apelão poder da série. Dúvidas? Sugestões? Deixe nos comentários abaixo.