Wiki Naruto
Registre-se
Advertisement

Baki (バキ) é um shinobi de nível jounin de Sunagakure e um membro do conselho consultivo da vila.

Personalidade[]

Baki é um ninja leal e respeitado, embora, como muitos ninjas de Suna, ele é implacável e severo no campo de batalha, por ter sido treinado para colocar a realização das missões em primeiro do que salvar seus companheiros de equipe. Com sua experiência em batalha, ele tem muita confiança em seu poder. Ele também sabe de suas prioridades, como ele foi para Chiyo e Ebizō para lidar contra Sasori, ao contrário de ter outra reunião com o conselho.

Durante o Exames Chuunin, ele tinha confiança na capacidade de todos os membros de sua equipe, embora ele tenha comentado sobre Kankurō para não levar suas batalhas a sério o suficiente. Ele também se preocupava com frequência sobre a estabilidade mental de Gaara e seu controle sobre o Shukaku.

Aparência[]

Baki é um homem muito alto. Ele tem duas distintivas marcas vermelhas no lado direito do rosto, a única parte visível da sua cabeça, sendo o restante coberto por um pano que vem de turbante. Ele veste o traje padrão dos ninjas de Suna, completo com um colete e protetor de testa.

História[]

Naruto[]

Exames Chuunin[]

Artigo principal: Exames Chuunin (Arco) Baki apareceu pela primeira vez assistindo as rodadas preliminares do Exames Chuunin. Ele não falava muito, exceto para dar conselhos aos seus alunos e para avisar a Gaara para ele tomar cuidado e não matar seu oponente. Ele também comentou sobre o poder de Rock Lee e estava preocupado que Gaara não pudesse vencer essa luta. Baki foi visto novamente após a morte de Dosu quando esse tentou matar Gaara antes das rodadas finais do Exame, para que ele pudesse ter uma melhor chance de enfrentar Sasuke. Baki então conheceu Kabuto e discutiram a invasão de Suna e Oto em Konoha.

Baki matando Hayate

Baki mata Hayate.

Quando descobriram que um indesejado ninja de Konoha, Hayate Gekkō, estava ouvindo sua conversa nas sombras, Baki se ofereceu para matar Hayate como um sinal de confiança entre Suna e Oto. Hayate tentou fugir, mas Baki o alcançou. Hayate começou a lutar, mas, quando a sua Dança da Lua Crescente foi incapaz de derrotar Baki, ele foi morto pela Lâmina de Vento de Baki. Baki elogiou as habilidades de Hayate antes de matá-lo.

Esmagamento de Konoha[]

Artigo principal: Esmagamento de Konoha (Arco) Ele foi mostrado a seguir durante as rodadas finais do exame, que levaram à invasão dos shinobi de Suna e Oto em Konoha. Quando Gaara perdeu o controle, ele disse à sua equipe para levarem Gaara para um lugar seguro, notando que a sua transformação antecipada tinha mudado em pouco seus planos. No entanto, antes que ele pudesse segui-los, ele foi desafiado por Genma Shiranui, uma batalha que foi interrompida quando a invasão terminou.

Busca por Tsunade[]

Baki e mais alguns ninjas de Sunagakure vasculham o País do Vento para encontrar o Kazekage, onde acabam encontrando os corpos decompostos do Quarto Kazekage e seus guarda-costas, antes de perceber que todos tinham sido enganados por Orochimaru, Baki entendeu o plano de Orochimaru e amaldiçoa o mesmo.

Missão de Apoio a Sunagakure[]

Artigo principal: Missão de Apoio a Sunagakure No anime, Baki recomendou solicitar a ajuda de Konoha antes de dar a missão de perseguir os sequestradores de Matsuri a Kankurō, Temari e Gaara. Temari e Kankurō protestaram que o objetivo dos sequestradores era Gaara e se a missão seria atribuída a eles, Baki deveria pelo menos vir com eles. Baki se lembrou de sua conversa com um conselheiro sobre a possibilidade de deixar Gaara ir, mas não teve permissão para acompanhá-los. Ele não se juntou aos irmãos e disse que foi designado para uma missão diferente.

Naruto: Shippūden[]

Missão de Resgate do Kazekage[]

Artigo principal: Missão de Resgate do Kazekage

Baki como Conselheiro

Baki como um sênior no conselho de Suna.

Baki foi visto servindo em Suna no conselho. Durante a luta entre Gaara e Deidara ele foi rápido para ordenar a evacuação da aldeia, e ordenou que os shinobi restantes preparassem as medidas ofensivas para ajudar seu novo Kazekage. Mais tarde, quando Kankurō foi ferido por Sasori, Baki parecia estar preocupado com a condição dele.

Quando Kankurō conseguiu dizer o nome de seu oponente, que era uma das pessoas que tinham sequestrado Gaara, "Sasori da Areia Vermelha", Baki imediatamente tentou informar para recuarem ao esquadrão que tinha sido enviado para perseguir a Akatsuki, apenas para descobrir que tinham perdido o contato depois de recuperar Kankurō e foram provavelmente mortos. Ele decidiu, então, convencer os anciãos aposentados, Chiyo e Ebizō, que também eram avó e tio-avô de Sasori, respectivamente, para ajudar, revelando a associação de Sasori para fazer isso.

Mais tarde, durante o ataque do Time Kakashi contra a Akatsuki, Baki foi mostrado em uma reunião com outros membros do conselho, alguns dos quais estavam determinados em escolher o sucessor de Gaara, ao invés de tentar recuperá-lo. Quando Kankurō tentou atacar o que havia sugerido isso, Baki disse para ele parar, já que eles estavam na frente dos monumentos dos Kazekage, que era um lugar sagrado.

Reunião dos Cinco Kage[]

Artigo principal: Reunião dos Cinco Kage (Arco) Baki foi visto, juntamente com o resto dos moradores de Suna, desejando boa sorte para Gaara, Kankurō e Temari que estavam indo para a Reunião dos Cinco Kage. Depois que o trio voltaram para a aldeia, depois da reunião acabar, ele é visto em uma reunião com os Três Irmãos da Areia, juntamente com os outros Conselheiros da Areia, discutindo sobre o que aconteceu na reunião.

Habilidades[]

Baki é um poderoso jounin de sua aldeia, bem como um de seus conselheiros mais graduados: ele é muitas vezes mostrado a assumir o comando das operações militares, como pode ser visto durante o ataque de Deidara na vila no início de Naruto: Shippūden. Em Naruto, envolvendo shinobi de alto escalão de Konohagakure era de nenhum interesse para ele. Ele também aparece conhecedor de técnicas de outras aldeias, como ele também era capaz de reconhecer uma técnica de alto nível de Konoha à primeira vista.

Tendo em utilizado taijutsu como o seu primeiro ataque contra Hayate sugere que ele tem alguns peritos nesse estilo de luta. Ele também foi mostrado ser muito resistente no campo de batalha, capaz de facilmente levar um golpe de espada no ombro após a lâmina passar por parte de seu colete e parar a espada de Hayate com uma única mão.[3]

Ninjutsu[]

Mudança da Natureza[]

Kaze no Yaiba

Baki usando a Lâmina de Vento.

Baki pode usar o Estilo Vento, e parece ser muito adepto a ele, visto que ele pode criar uma lâmina intangível de vento com um aceno de mão para cortar através de seus adversários com facilidade, um ataque que ele afirma não ser "bloqueado".

Curiosidades[]

  • Apesar de Baki agora oficialmente ser um aliado de Konohagakure, a namorada de Hayate, Yūgao Uzuki, jurou vingar a morte de Hayate. Não está claro como os dois resolveram ou resolverão suas diferenças.
  • O rosto de Baki foi visto como uma máscara no omake do episódio 129 de Naruto: Shippūden, juntamente com a máscara de Tobi e a máscara de Haku.
  • Na versão brasileira da romance A História Secreta de Gaara: A Ilusão na Tempestade de Areia, Baki foi erroneamente chamado de chuunin (中忍; literalmente significa: "ninja médio"),[4] contrariando as informações do Primeiro e Terceiro Databook,[1][2] mas foi apenas um erro na tradução e, na verdade, Baki foi chamado de "shinobi de meia-idade" (中年の忍).[5]
  • De acordo com os databooks:
    • Seu passatempo é tomar banhos de areia.
    • Sua comida favorita é tofu liofilizado, enquanto sua menos favorita é sashimi feito com carne de cavalo.
    • Ele completou 694 missões oficiais: 116 rank D, 210 rank C, 251 rank B, 106 rank A, 11 rank S.
    • Sua frase favorita é "perseverança indomável" (堅忍不抜, kennin fubatsu).

Referências[]

Advertisement