FANDOM


Asuma Sarutobi (猿飛アスマ, Sarutobi Asuma) foi um jōnin do clã Sarutobi de Konohagakure, assim como um ex-membro dos Doze Guardiões Ninja. Ele também foi o líder do Time 10, que consistia em Shikamaru Nara, Ino Yamanaka e Chōji Akimichi.

Personalidade Editar

Asuma e Hiruzen

Asuma jogando shōgi com Hiruzen (Seu pai).

Asuma era um indivíduo tipicamente descontraído, e não se envolvia em coisas que não fossem absolutamente necessárias, como visto quando ele decidiu não ajudar a salvar Hinata Hyūga durante sua luta nos exames Chūnin. Ele era um fumante inveterado, mas, apesar disso, ele interrompia abruptamente seu hábito em certas circunstâncias, como quando seu pai morreu,[5] ou quando descobriu que Kurenai estava grávida.[6][7] Nem sempre vendo seu pai olho à olho, Asuma mais tarde veio a respeitar o papel de seu pai como Hokage: referindo-se a ele como um grande pai, e estava orgulhoso de ter nascido no clã Sarutobi.[8]

Asuma e Shikamaru

Asuma jogando shōgi com Shikamaru.

Apesar da personalidade muito contundente de Asuma, muitas vezes ele chamava seus alunos por suas principais características, um "glutão" (Chōji), uma "matraca" (Ino), e um "preguiçoso" (Shikamaru), apesar disso ele tinha um relacionamento muito bom com todos os três. Muitas vezes ele os levou para o Yakiniku Q para almoçar e jantar, onde frequentemente Chōji comia demais, fazendo Asuma ter que pagar mais e pedir desculpas enfaticamente ao proprietário. Para ajudá-los a superar suas naturezas de baixo desempenho, ele tentava usar o suborno e a enganação para manipulá-los a fazer o que ele queria. Isto foi visto mais com Chōji, o qual Asuma foi frequentemente capaz de seduzir em ação com a promessa de comida e até mesmo Shikamaru com quem ele teve que usar jogos como shōgi para avaliar seu nível de habilidade. Dentre seus alunos, Asuma passava mais tempo com Shikamaru. Asuma e Shikamaru muitas vezes jogavam shōgi ou Go em seu tempo livre, embora Asuma nunca tenha sido capaz de vencer Shikamaru.[9] Foi Asuma quem primeiro descobriu que um preguiçoso como Shikamaru era realmente um gênio, com um QI acima de 200.[10]

Ao longo da série, tinha sido fortemente sugerido que Asuma estava envolvido romanticamente com sua colega jōnin Kurenai Yūhi, tendo sido próximos durante a infância. Os dois apareceram juntos na maioria de suas cenas, e os outros personagens faziam disso um ponto a salientar sobre esse fato em várias ocasiões. Quando Kakashi Hatake encontrou os dois juntos em uma loja de bolinhos de massa, Kakashi perguntou se eles estavam em um encontro, para o qual Asuma respondeu rapidamente mudando de assunto.[11] Em um flashback, foi mostrado Asuma comprando flores para uma pessoa que ele se recusou à dar o nome, embora Ino tenha pedido para ele dizer Olá a Kurenai para ela de qualquer maneira, para o qual Asuma nervosamente se perguntou como ela sabia.[12] Durante a batalha de Asuma contra Hidan e Kakuzu, Kurenai foi muitas vezes mostrada se perguntando sobre o seu progresso, parecendo estar ansiosa. Quando ela soube de sua morte, ela caiu de joelhos enlutada. Mais tarde, ela colocou flores em seu túmulo durante seu funeral. A verdade sobre sua relação foi então clara quando Kurenai revelou que ela estava grávida de Asuma.

Aparência Editar

  • A aparência de Asuma.
  • A aparência de Asuma durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi.

Asuma era um homem alto, de pele bronzeada, olhos castanhos, cabelo preto e espetado, curto e barba. Sua roupa consistia no uniforme padrão dos ninja de Konoha, com as mangas arregaçadas até metade do caminho, colete, sandálias shinobi regulares e protetor de testa. Ele também usava um cinto que tinha o kanji para "Fogo" (火) marcado sobre ele em torno de sua cintura, um par de pulseiras pretas e ataduras enroladas em torno dos braços de suas mangas.

Quando genin, ele usava uma camisa branca de manga curta, com um colar azul e preto sobre sua armadura de malha, juntamente com um colete branco simples, com um par de calças pretas e um cinto branco.[13] No anime, foi mostrado que enquanto ele era um membro dos Doze Guardiões Ninja, ele usava uma camisa de manga comprida simples com bandagens nos braços, calças, uma faixa que denotava que ele era um guardião e uma jaqueta com gola de pele. Ele também usava suas facas de trincheira com ele nesse ponto.

História Editar

Passado Editar

Os jovens durante o ataque da kyubi

Asuma junto com seus colegas durante o ataque da Kyūbi.

Asuma nasceu como filho de Hiruzen Sarutobi e, de Biwako Sarutobi. Durante a cerimônia de entrada da Academia, Asuma fez amizade com Kurenai Yūhi. Mais tarde, ele aplaudiu a seus colegas durante a terceira rodada dos Exames Chūnin. Por volta da época do ataque da raposa, ele, juntamente com os outros ninjas jovens também foi barrado pelo Pai de Kurenai de participar na defesa da aldeia. Alguns anos após o evento, Asuma se tornaria um tio para Konohamaru. Mais tarde, ele se tornou um Chūnin e mais tarde um Jōnin.  Cerca de sete anos antes do início da série, ele teve um desentendimento com seu pai, e deixou Konoha para perseguir seus interesses pessoais. Durante sua ausência, ele se tornou um dos Doze Guardiões Ninjas, um grupo que protegia o daimyō do País do Fogo, indicados pela faixa na cintura. Durante este tempo, ele desenvolveu uma forte amizade com o monge Chiriku, que viria a se tornar o monge chefe do Templo do Fogo. Antes de retornar a Konoha para retomar o serviço militar ativo, ele acumulou uma recompensa de 35 milhões de ryō no mercado negro, algo que parecia ser particularmente orgulhoso. Depois de voltar para a aldeia, retomou as suas funções jōnin. Cerca de 12 anos após o ataque do Nove-caudas, vendo o colega cair na auto-piedade mais profunda de perder Obito Uchiha e Rin Nohara, Asuma, juntamente com Might Guy e Kurenai decidiu falar com o terceiro Hokage, manifestando sua desaprovação de Kakashi sendo na Anbu com tanta amargura e sugeriu, em vez disso, que ele seja re-atribuído como um jōnin senei na esperança de restaurar a bondade de Kakashi.

Parte I Editar

Exames Chūnin Editar

Artigo principal: Exames Chūnin (Arco) Quando Chōji, temendo a concorrência, disse que desistiria de sua luta durante o Exame Chūnin, Asuma o convenceu, dizendo que, se ele ganhasse, ele o levaria para uma churrascaria. Asuma também alegou que se ele parasse o jogo, a partida ficaria fora de mão, como os outros Jōnin fizeram durante a luta de Hinata Hyūga. Depois, ele ajuda Shikamaru a treinar para segunda parte do Exame Chūnin, e depois diz para Chōji que, ele o levaria para uma churrascaria se ele o ajudasse à treinar Shikamaru.

Esmagamento de Konoha Editar

Artigo principal: Esmagamento de Konoha (Arco)

Asuma lutando contra os ninjas de Oto

Asuma lutando contra os ninjas de Oto.

Durante a invasão de Konoha, Shikamaru foi deixado sozinho para se defender contra um grupo de invasores de ninjas de Otogakure. Mais tarde, quando Shikamaru tinha se esgotado, e os dez ninjas de Oto estavam prestes a acabar com ele, Asuma apareceu e, sozinho, derrotou o grupo, salvando o seu aluno. Após a invasão, ele participou do funeral de seu pai.

Busca por Tsunade Editar

Artigo principal: Busca por Tsunade

Asuma encara Kisame

Asuma encara Itachi e Kisame.

Quando ele e Kurenai se encontra com Kakashi na frente de um restaurante, ele e Kurenai perseguem dois invasores da vila, que até o momento, eram desconhecidos. Então, eles logos encontram Itachi Uchiha e, Kisame Hoshigaki e, começam a lutar, então, Asuma conseguiu pegar Kisame desprevenido com suas lâminas de seu chakra, deixando um corte na bochecha de Kisame abaixo do olho. Testemunhando a lâmina feita de chakra de vento, Kisame então usa a Liberação de Água: Técnica do Projétil do Tubarão de Água. Então, Kakashi Hatake chegou a tempo de copiar a técnica, e usou para bloquear o ataque de surpresa no próprio Asuma. Asuma, Kurenai e Kakashi então se defrontaram com os dois membros da Akatsuki, apenas para Kakashi ser vítima do Tsukuyomi de Itachi. Então, Might Guy chegou bem a tempo de parar a dupla da Akatsuki e comprar tempo para o resto de seus companheiros, dizendo à Kurenai e Asuma, como enfrentar um shinobi que usa o Sharingan como Itachi. No entanto, a dupla da Akatsuki foge para buscar seu verdadeiro alvo, Naruto Uzumaki.

Missão de Recuperação de Sasuke Editar

Artigo principal: Missão de Recuperação de Sasuke Antes de Chōji ser convocado para o esquadrão montado por Shikamaru para rastrear o renegado Uchiha Sasuke e o Quarteto do Som, Asuma o repreendeu para o treinamento, e para o fazer comer menos. Após Chōji recuperar de sua batalha contra Jirōbō, ele rapidamente recuperou o peso perdido, mas também se aproximou de Asuma para um treinamento mais intenso, o que Asuma fez de acordo, com admiração.

Missão de Rastreamento a Mizuki Editar

Artigo principal: Missão de Rastreamento a Mizuki No anime, Asuma e Kurenai foram mandados por Tsunade para trazer o criminoso Mizuki para interrogatório, a respeito de seu suposto envolvimento com Orochimaru. O par chegou Prisão de Segurança Máxima de Konoha, apenas para serem saudado por um enxame de detentos liberados, incluindo os Lendários Irmãos Estúpidos. Em desvantagem, os dois foram espancados até ficarem inconsciente e mais tarde encontrados por Naruto, que os levou para hospital, para o tratamento médico.

Interlúdio Editar

Seguindo os Passos de Naruto: Os Caminhos dos Amigos Editar

Artigo principal: Seguindo os Passos de Naruto: Os Caminhos dos Amigos Cerca de dois anos após Naruto deixar a aldeia com Jiraiya para treinar, Konoha decide sediar a fase inicial dos Exames Chūnin ao lado de Sunagakure. Mais tarde, enquanto o Time Asuma começa a discutir sua adesão aos exames, eles observam que, como Shikamaru já um chūnin e, portanto, não elegível para participar, ele deixou o resto da equipe com um desfalque.[14] Após a primeira parte dos exames acabarem — realizada em Konoha — Asuma e Kurenai agem como supervisores na segunda etapa do exame, informando as equipes genin que não faziam parte das primeiras 30 equipes que chegaram ao posto de controle, que eles já foram desclassificados e não poderiam participar da segunda etapa. Mais tarde, após o segundo exame começar, ele, Kurenai e Guy recebem a notícia de Tsunade para se manterem vigilantes contra as potenciais tentativas de assassinos contra Gaara, como muitos ainda o rejeitam como Kazekage.[15]

Parte II Editar

Asuma fez sua estréia na segunda parte em pé junto ao túmulo do Terceiro Hokage, onde ele comentou sobre como ele estava finalmente começando a entender o que o terceiro tinha ensinado. Asuma confessou que ele sempre foi desanexado de Konoha, mas depois de ver como seu pai sacrificou-se para a aldeia, ele agora era o orgulho de ser um membro do clã Sarutobi. Mais tarde, quando Naruto começou a treinar para dominar o chakra de vento, ele foi pedir ajuda à Asuma, que também era um usuário do elemento vento, para obter ajuda. Asuma concordou em dar-lhe ajuda, se ele concordasse em pagar a refeição seguinte de sua equipe.

Doze Guardiões Ninja Editar

Artigo principal: Doze Guardiões Ninja (Arco) Depois de ouvir sobre os ataques a aldeias que fazem fronteira com o País do Fogo, Asuma se uniu com seus alunos para investigar. Para sua decepção, cada uma das aldeias ditas foram completamente aniquiladas. Ao voltar para Konoha para relatar, ele descobriu que Sora, o filho de seu antigo companheiro de equipe dos Guardiões, Kazuma, que estava participando temporariamente do Time 7, enquanto Sai estava se recuperando.

Inicialmente, Sora foi bastante indiferente com Asuma, apesar do fato de que ele já foi um aliado de seu pai, mas depois Asuma concordou em ensiná-lo, junto com Naruto, como usar eficazmente o chakra do elemento vento, e Sora começou a ficar mais simpático com ele. Rapidamente, Asuma percebeu que, Sora tinha um chakra excepcionalmente forte, não muito diferente de Naruto. Como um ato de bondade ainda, Asuma deu uma nova garra de metal para Sora que, tinha perdido a sua última.

Sora, mais tarde, ficou sabendo a verdade sobre a relação de Asuma com seu pai, ficando sabendo que Asuma que o tinha matado. Em um acesso de raiva, Sora atacou Asuma, usando tudo o que ele aprendeu com Asuma contra ele. Asuma conseguiu incapacitar Sora, mas Sora ainda estava muito cheio de raiva para ouvir Asuma.

Asuma depois de derrotar Kazuma

Asuma derrota Kazuma.

Mais tarde, durante um ataque à Konoha, Asuma descobriu o verdadeiro plano para ressuscitar quatro usuários de relâmpago dos Doze Guardiões, para que pudessem usar uma grande técnica para destruir Konoha. Depois de ter sido inicialmente derrotado por seu ex-amigo, Kitane, ele conseguiu "matar" ele e parar a conclusão da técnica. Ele então descobriu que o cérebro por trás da invasão não era outro senão o próprio Kazuma. Depois de uma batalha aquecida, Asuma conseguiu derrotar Kazuma. Como Kazuma morreu falando sobre o futuro do País do Fogo, Asuma calmamente disse que seu futuro seria bom, porque ele iria fazer com que o seu "rei" verdadeiro permanecesse seguro.

Missão de Repressão da Akatsuki Editar

Artigo principal: Missão de Repressão da Akatsuki Asuma se uniou com Shikamaru, Kotetsu Hagane e Izumo Kamizuki como membros dos Vinte Pelotões. Sua equipe, juntamente com todo o grupo, foi mandado a procurar e, se possível, capturar um par de membros da Akatsuki que entraram no País do Fogo. Asuma e sua equipe eventualmente rastreou os membros da Akatsuki, Hidan e Kakuzu , em uma estação de Recompensas, onde eles rapidamente descobriram que Hidan era imortal depois de seu primeiro ataque.

A situação piorou, quando Hidan contra-atacou, o que resultou em ele se tornar 'ligado' em Asuma através de um ritual. Hidan assumiu uma forma de ceifeira, semelhante à uma caveira, onde qualquer dano causado em Hidan, Asuma sentiria também. Alguns pensamentos rápidos de Shikamaru conseguiram desvendar o ritual de Hidan, permitindo Asuma para decapitá-lo com suas lâminas de chakra estendidas. Surpreendentemente, a cabeça decepada de Hidan começou a falar, proferindo palavrões para Asuma e Kakuzu (que não o ajudou).

Asuma lutando contra Hidan

Asuma lutando contra Hidan.

Kakuzu finalmente entrou em cena como o seu parceiro pegando o protetor de testa que, tinha caído, e costurando a cabeça de Hidan e a colocando de volta para seu corpo. Com seu corpo restaurado, Hidan retomou o ritual, e se perfurou no coração. Embora o golpe não tenha matado instantaneamente Asuma, o golpe foi muito fatal. O resto do Time 10 chegou como ajuda, que, combinada com uma chamada telepática de Pain, forçando a dupla da Akatsuki sair. Antes de morrer, Asuma deixou algumas palavras de despedida com seus alunos, e fumou o seu último cigarro.

Últimos momentos de Asuma

Os últimos momentos de Asuma.

Mais tarde, enquanto Shikamaru estava exigindo vingança contra Hidan por matar Asuma, Asuma apareceu para Shikamaru antes, e felicitou-o para finalmente derrotar o imortal. Depois de confiar a sua Vontade de Fogo para Shikamaru, Asuma desapareceu em uma nuvem de fumaça de cigarro pouco antes de seu aluno acabar com Hidan com uma enorme explosão. Além disso, em sua memória por flashback, Shikamaru foi finalmente capaz de entender quem é o Rei do shōji no mundo real. Era a próxima geração de shinobi, como o filho de Asuma e Kurenai, e como eles iriam aprender a cuidar e viver em paz pelo mundo shinobi nos dias de hoje. Foi por isso que Asuma confiou o seu bebê como aluno de Shikamaru.

Poder Editar

Artigo principal: Poder (Arco) No anime, Asuma é invocado por Kabuto para batalhar com o Time Kakashi, que estão investigando o massacre que aconteceu no buraco. Brevemente após ser invocado, o caixão de Asuma volta com Kabuto se questionando se a Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro estava incompleta.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto Editar

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto

Os Shinobi de Konoha se Movendo

Asuma emergindo do litoral.

Em preparação para a Quarta Guerra Mundial Ninja, Asuma é ressuscitado por Kabuto Yakushi para lutar contra as Forças Aliadas Shinobi antes de ser mobilizados junto com Hizashi Hyūga e Dan Katō. Informado por Dan de sua situação atual, ele afirma que ele tinha um sentimento ameaçador. Se deslocando para o País do Relâmpago, Asuma emerge do mar entre o Exército de Zetsu Branco com os outros, antes de se envolver com os adversários da Primeira Divisão . Confrontando Chōza Akimichi com Dan, inicialmente, ele logo se separa e começa a lutar com outros shinobi, envolvendo vários em chamas.

O trio Ino Shika Cho Parte Para Cima

Asuma vs. Ino-Shika-Chō.

Asuma mais tarde se reúne com os seus ex-alunos, e os elogia no seu crescimento esplêndido, antes de envolvê-los em combate. Movendo involuntariamente, Asuma tenta fornecer assistência no que pode, aconselhando-os sobre os melhores métodos para enfrentá-lo. Apesar de ser hesitante, Shikamaru e Ino são capazes de lutar, independentemente de sua relutância, mas Chōji não consegue atacar o seu querido mestre. Isso cria uma oportunidade para Asuma usar a sua Liberação de Vento: Técnica da Nuvem de Poeira , no entanto, Ino consegue levar Chōji fora de seu trajeto, causando o ataque bater e destruir a máscara de relâmpago de Kakuzu. Asuma tenta em vão provocar Chōji, mesmo indo tão longe a ponto de chamá-lo de gordo, mas em última análise, obrigando seus companheiros a vir em seu auxílio, mais uma vez.

Asuma diz suas Últimas Palavras

Asuma preso por sua arma.

Ino toma controle do corpo de Chōji, a fim de lutar com Asuma em seu lugar, mas quando ela tenta pressionar a importância de suas ações, Asuma explora sua distração, atacando com a sua Liberação de Fogo: Pilha Ardente de Cinzas. Chōza então mergulha na frente do ataque, protegendo-os e, finalmente, proporcionando Chōji com a motivação necessária. Observando nova confiança de Chōji e sua “metamorfose” , Asuma fica feliz e encoraja-os a derrotá-lo. Superado pelos esforços combinados de Ino e Shikamaru, Asuma é incapaz de evitar o ataque de Chōji e é jogado em uma montanha, onde ele fica, ironicamente, imobilizado graças a suas antigas armas. Complementando seus alunos em sua perfeita formação e agradecendo-lhes, Asuma é completamente selado pelo Time de Selamento.

Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax Editar

Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax Mais tarde, com a liberação da Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro, uma luz se envolta sobre o corpo selado de Asuma como a técnica é dissipada e sua alma retorna à vida após a morte.

Habilidades Editar

Raigo Senjusatsu (Asuma)

Asuma usando Abordagem Acolhedora: Mil Braços Assassinos.

Asuma era um grande e talentoso shinobi de nível jōnin, tendo até mesmo sido uma vez parte dos Doze Guardiões Ninja — uma equipe de elite escolhida a dedo que serviu para proteger o daimyō do País do Fogo, um papel que mais tarde lhe valeu uma recompensa de 35 milhões de ryō. Durante o esmagamento de Konoha, ele pôde matar nove ninjas de Otogakure — que foram anotados por serem de nível chūnin ou acima — com muito pouco esforço.[16][17] Ele pôde lutar contra Hidan, um poderoso membro da Akatsuki, enquanto também protegia sua equipe usando seu conjunto de habilidades. Bem respeitado na aldeia, ninjas como Shikaku Nara elogiaram Asuma como um grande shinobi que não era fácil para derrotar.[18] Ele também estabeleceu um recorde em grande proezas militares — algo que muitos shinobi têm admirado.[3]

Ninjutsu Editar

No anime, Asuma foi ensinado em como usar a técnica definitiva do Templo do Fogo, a Abordagem Acolhedora: Mil Braços Assassinos, o que lhe permitiu manifestar o espírito do Kannon de Mil Braços para defendê-lo e atacar todos os inimigos.[19]

Bukijutsu Editar

Asuma usando Chakura Nagashi

Asuma com suas Lâminas de Chakra.

Asuma foi aclamado como um dos shinobi mais hábeis de Konoha no combate corpo a corpo.[3] Seu estilo de batalha girava principalmente em torno de taijutsu, combinado com suas facas de trincheira especiais para criar um estilo de luta do tipo corpo a corpo. Estas facas são feitas de um metal especial que é capaz de facilmente ser infundido com chakra. Com sua Andorinha Voadora, ele podia estender as lâminas com o seu chakra para ferir um inimigo vários centímetros fora do alcance físico da lâmina, bem como aumentar o poder de corte das lâminas ao ponto de cortar facilmente árvores, pedras e até mesmo ferro. Ele também era fisicamente forte o suficiente para combater um dos ataques de Kisame Hoshigaki usando suas facas de trincheira.

Transformação da Natureza Editar

Fūton - Fūjin no Jutsu

Asuma usando Liberação de Vento: Técnica da Nuvem de Poeira.

Asuma tinha a capacidade de usar tanto as transformações da natureza da Liberação de Fogo e Vento. Ele usava principalmente sua habilidade com a manipulação do vento em combinação com suas facas de trincheira para aumentar a sua letalidade. Enquanto treinava Naruto Uzumaki sobre a natureza do chakra vento, Asuma explicou que reforçado com ele por alguém com uma afinidade com a Liberação de Vento, as facas de trincheira possuiriam um poder impressionante o suficiente para perfurar através da rocha.[20] Asuma foi também bem versado com técnicas de vento variadas, como a Liberação de Vento: Técnica da Nuvem de Poeira. No anime, foi mostrado que ele podia usar seu chakra vento para levitar suas facas de trincheira e controlá-las remotamente.

A proficiência de Asuma com técnicas da Liberação de Fogo foi demonstrada principalmente através do seu uso da Liberação de Fogo: Pilha Ardente de Cinzas, onde ele expira uma nuvem de cinzas superaquecida capaz de causar queimaduras de terceiro grau. Pelo fato de serem cinzas e não chamas, o ataque permanece no ar ao redor do alvo, e, por conseguinte, permanece potente por um longo período de tempo. A cinza na verdade é pólvora, que pode ser inflamada em uma explosão devastadora, causando danos intensos.

Estatísticas Editar

Databook Ninjutsu Taijutsu Genjutsu Inteligência Força Agilidade Estamina Selos Manuais Total
Primeiro 4.5 4 3.5 4 4 4.5 3.5 3.5 31.5
Segundo 4.5 4.5 3.5 4.5 4 4.5 3.5 3.5 32.5
Terceiro 4.5 4.5 3.5 4.5 4 4.5 3.5 3.5 32.5

Curiosidades Editar

  • De acordo com o(s) databook(s):
    • O passatempo de Asuma era jogar shōgi.
    • Asuma desejava duelar com Shikamaru em um jogo de shōgi.
    • As comidas favoritas de Asuma eram salsicha e soba com tororo. Sua menos favorita era aspargos.
    • Asuma completou 719 missões oficiais no total: 111 rank-D, 193 rank-C, 217 rank-B, 178 rank-A, 20 rank-S.
    • Frase favorita de Asuma era "Agora não!" (今のナシ!, Ima no nashi!)

Referências Editar

  1. Primeiro Databook, página 72
  2. Segundo Databook, página 89
  3. 3,0 3,1 3,2 Terceiro Databook, páginas 84-86
  4. Quarto Databook, página 100
  5. Naruto capítulo 321, página 16
  6. Naruto capítulo 322, página 2
  7. Naruto capítulo 328, página 9
  8. Naruto capítulo 314, páginas 14-15
  9. Naruto capítulo 328, página 8
  10. Naruto capítulo 107, páginas 12-14
  11. Naruto capítulo 140, página 15
  12. Naruto capítulo 328, página 11
  13. Naruto capítulo 604, páginas 3-4
  14. Naruto: Shippūden episódio 395
  15. Naruto: Shippūden episódio 399
  16. Naruto capítulo 118, página 8
  17. Naruto capítulo 119, páginas 8-10
  18. Naruto: Shippūden episódio 82
  19. Naruto: Shippūden episódio 77
  20. Naruto capítulo 317, página 17

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Asuma Sarutobi

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.